Dicas de bricolage e decoração

Com a chegada do bom tempo... aumentamos os nossos espaços de lazer para o exterior, torná-los num espaço agradável, impõe-se! Então como transformar o terraço ou a varanda um lugar fresco e aprazível?...

As soluções diferem consoante os materiais que estão aplicados e os vários tipos de mobiliário que tem guardado. Assim apresentamos algumas soluções.


Comece por fazer algumas reparações para depois, poder decorá-lo:


Como reparar pequenas fissuras no estuque utilize uma espátula triangular e alargue-a um pouco de seguida humedeça a superfície com uma esponja cheia de água, aplique o gesso com a espátula, deixe secar e passe uma lixa de grão fino.

Em peças de madeira quando o parafuso roda de forma lassa, a substituição por outro maior nem sempre resolve, o mais eficaz será, encher o furo com aparas de madeira ou paus de fósforo e voltar a enroscar é mais do que provável que fique fixo. Mas para um trabalho mais perfeito, faça um furo com um berbequim utilizando uma broca para madeira com um diâmetro de 8 mm, e insira um bucha de madeira, com o mesmo diâmetro. No centro desta, faça um furo preparatório com uma verruma, unte o parafuso com parafina e aparafuse-o.

A colagem de objectos de pequenas dimensões em superfícies envernizadas, certifique-se de que os elementos vão aderir bem, fazendo um teste com uma fita adesiva, aplicando sobre as zonas que quer fazer as colagens. Se ao arrancá-la, verifica que trás fragmentos de verniz, convém decapar a superfície. Se pelo contrário, o verniz se mantiver, bastará lixar a zona e desengordurá-la, antes da colagem.


O tratamento a dar ao pavimento, depende do material que está aplicado assim para:

• Tijoleira » Esfregue muito bem com água e sabão, em caso de existir residias de massa ou tintas utilize um ácido decapante (sempre devidamente protegido, com luvas e mascara), volte a enxaguar e deixe secar bem, de seguida e aplique uma camada de cera liquida.

• Mármore » Lave com água e sabão neutro. As manchas de gordura limpam-se com água quente e óxido de sódio. Depois de seco aplique a pincel Silicone liquido, um excelente selante para pedras.

• Mosaico » Fica na perfeição se o lavar com uma mistura de vinagre e detergente, não abrasivo diluídos em água.


Como devolver ao mobiliário um aspecto de novo:

• Madeira »Limpe-a com chá de camomila ou com leite quente, depois de seca dê-lhe brilho passando um pano embebido em azeite.

• Ferro » Para retirara ferrugem misturar óleo de soja com cinza de madeira e esfregar com um pano de lã, limpar com água e sabão. Dê brilho com uma escova ou um pano embebido em óleo.

• Plástico » Lave-os bem, disfarce os riscos esfregando-os com algodão e pasta de dentes branca ou aguarrás deixe secar e limpe-os com um pano humido.

• Bambu » Aspire muito bem até retirar todo o pó, de seguida dê brilho passando um pano embebido em sumo de limão.

• Teca » Limpe-a com água quente, sabão neutro e uma escova macia, se existirem manchas passe uma lixa fina, aspire e e aplique uma camada de óleo par madeiras.

• Vime » Elimine o pó com pressão de vapor de água. Depois, esfregue com uma escova macia molhada em água quente e amoníaco. Dê brilho com cera natural. Para ficar mais rijo, passe um pano molhado com água e sal.

Os toldos também requerem, alguns cuidados especiais, se são de algodão ou acrílico, retire e limpe-os com o aspirador. Esfregue as manchas com água e sabão. Mas para nódoas específicas existem alguns processos eficazes:
Humidade: adicione à água com sabão algumas gotas de amoníaco e limpe bem a zona com esta solução.

Mofo: Introduza o tecido em leite por duas horas. Deixe secar bem e lave normalmente.

Relva: impregne a mancha com álcool a 90º e lave.

Ferrugem: cubra a mancha com sal e sumo de limão e deixe actuar durante uma hora.

Lama: depois de seca escove muito bem. Molhe o tecido em água com um pouco de vinagre passe por água limpa.


O seu espaço de Verão ficará, completo com pequenos pormenores decorativos que o tornará mais fresco e confortável colocando, vasos com plantas altas, criando sombras e privacidade. Deste modo para a decoração propomos.

Boquês de ervas aromáticas ... tem uma utilidade preciosa nesta época que inicia, faça raminhos com manjericão, alfazema e menta, distribua-os pelas mesas ou fixe-os às paredes, em pequenos vaso ou cestos. Aromatizam, decoram e servem de insecticida caseiro.

Quanto aos assentos saiba que ... a altura ideal que deve ter é entre os 40 e 42cm, no máximo 45cm de altura, nunca mais que isso, porque são as dimensões que melhor acompanham, a curvatura do joelho. Coloque sobre estes

<>... guarde as forras quentes até o próximo Outono e substitua-as por outras de tecidos leves e estivais sendo os mais indicados: as sedas, algodão e linho. Quanto ás cores combine tons intensos, como os vermelhos, roxos ou laranjas com os tons pastel como os beijes, verdes água, amarelos e lilás.
Nas janelas inove e fixe um varão para cortina no exterior, com um tecido semitransparentes e que conjugue com a cortina interior, assim pode manter as janelas abertas, mesmo à noite mantendo a privacidade e evitando a entrada de insectos. O tecido mais indicado: A Organza poderá ser uma boa aposta.

Quando os sofás... para o exterior quando têm uma profundidade exagerada e sendo necessário reclinarmo-nos bastante até ao encosto, tornando-se incómodo. Carrega-lo de almofadas nem sempre é solução. Faça um encosto de espuma densa do comprimento total, com um formato triangular ou cilíndrica para colocar entre o assento e as costas, completando com duas ou três boas almofadas de dimensões adequadas, transformando assim o seu sofá mais confortável e com nova decoração.


Por fim desfrute... o bom tempo convida às refeições no exterior, se decidir faze-lo pode afastar as moscas colocando sobre a mesa várias taças com cebola picada. Mas atenção que terá de ser cebolas com cheiro, ou seja aquelas que nos fazem chorar.