Resultados 1 a 7 de 7

Tópico: A Pesca Do Carapau

  1. #1
    helldanger1
    Visitante

    Padrão A Pesca Do Carapau

    A pesca à bóia no mar de há uns anos para cá, tem vindo a conquistar muitos adeptos, que procuram nos portos ou nas zonas rochosas uma alternativa à pesca de fundo na praia. De facto este tipo de pesca quer se pratique com engodo ou sem ele, é normalmente mais produtiva. Na pesca com engodo o segredo de uma boa pescaria está em saber escolher e depois "fazer" um pesqueiro; na pesca sem engodo há que procurar o peixe de pedra em pedra "pesca do engano" as técnicas que se podem utilizar são muitas e dependem não só do tipo de peixe que estamos a pescar como do estado do mar, etc. Hoje vamos falar-vos de uma pesca por onde muitos pescadores iniciam este desporto apaixonante: a pesca do carapau à bóia.
    O carapau (Trachurus trachurus) surge perto da nossa costa entre a Primavera e o Outono, podendo esporadicamente aparecer noutras alturas do ano, em situações de mar calmo e águas claras durante vários dias. Pesca-se o carapau entre o anoitecer e o amanhecer de preferência em noites escuras. Como se trata de um peixe gregário que nada em grandes cardumes, proporciona pescarias muito boas. Quanto ao material de pesca deve-se usar uma cana de acção até 60 gramas e semi-parabólica com cerca de 5 metros (cana HIRO POWER (X) 500). É de preferir uma cana deste tipo às canas de acção de ponteira, porque os carapaus muitas vezes ferram mal o anzol e como têm uma boca muito frágil, que rasga facilmente durante a retirada do peixe da água, acabam por se perder. As canas de acção semi-parabólica por trabalharem com mais flexibilidade atenuam o efeito que o anzol mal ferrado pode provocar, permitindo ao pescador experiente melhores resultados. O carreto a utilizar deve ter uma boa recuperação e ser suficientemente ligeiro para não provocar cansaço ou mal estar (por exemplo os carretos da SHIMANO SEDONA 4000 F GR ou SYMETRE 4000 FE). Uma bóia do tipo pesca à bolonhesa com 6 a 10 gramas e de antena intermutável para utilizar o starlight. Quanto aos starlight devemos ter sempre de várias cores. Muitas vezes juntam-se num pesqueiro várias dezenas de pescadores, e se os starlight forem todos da mesma cor, pode gerar-se alguma confusão na ferragem do peixe, pois estamos a olhar para a bóia do vizinho pensando tratar-se da nossa bóia. Se utilizarmos um starlight de cor diferente da que utilizam os pescadores à nossa beira, evitamos este problema. a linha no terminal com diâmetro de 0,18 a 0,23 e anzol tipo 10515 BLN da MUSTAD nº8/2.
    Nos pesqueiros de águas fundas podem-se utilizar as "mitralliette" iscada, ou não, com bons resultados
    Estes aparelhos compostos de vários anzóis montados com iscos artificiais, são excelentes para pescar em áreas profundas. Podem ser montados com uma bóia ou apenas com uma pequena chumbada pescando-se ao sentir. As cores mais atraentes podem variar consoante a "comedia" que os carapaus perseguem no momento. Normalmente preferem as amostras que imitem o camarão (cor-de-rosa fluorescente) ou os alevins de sardinha (madre-pérola, verde fluorescente.
    cumpts
    hell

  2. #2
    Gforum Sénior Avatar de Doninha
    Data de Ingresso
    Sep 2006
    Localização
    Minho
    Idade
    46
    Posts
    151

    Padrão

    mais uma vez obrigado amigo pela dica

  3. #3
    helldanger1
    Visitante

    Padrão

    Nos dias em que pegam mal nestes aparelhos, devemos experimentar iscá-los com sardinha ou camarão, se mesmo assim não querem pegar, será melhor pescar apenas com um anzol pequeno e um aparelho mais fino.



    Para atrair o carapau devemos utilizar engodo à base de sardinha. Ao engodo de sardinha bem esmagada e fresca, deve juntar-se uma farinha afundante na seguinte proporção: 3 partes de sardinha esmagada, 2 partes de farinha afundante (por exemplo 3000 MER da SENSAS), junta-se a esta mistura água até obter uma papa homogénea. A preparação do pesqueiro deve ser feita ao cair da noite com uma engodagem forte. Depois dos carapaus aparecerem as quantidades de engodo devem diminuir, mas deve-se engodar mais vezes. Manter o peixe no pesqueiro nem sempre é fácil, pelo que se tem de dar a maior importância à engodagem.

    Outra técnica utilizada com bastante sucesso, é a utilização de uma luz forte (normalmente candeeiro a petróleo) junto à água, sendo muito importante não provocar sombras que se projectem na água.

  4. #4
    helldanger1
    Visitante

    Padrão


  5. #5
    Gforum Iniciado
    Data de Ingresso
    Jun 2010
    Idade
    54
    Posts
    3

    Padrão

    Boas

    Tenho dificuldades em trabalhar com estes aparelhos (net), mas .... venho por este meio, pedir a vossa colaboração para apanhar alguns carapaus.
    Gostaria de aprender em fazer umas montagens, uma vez que não percebo nada de pesca.
    No próximo sabado vou para Peniche e gostaria de fazer uma pescaria.
    Vamos lá ver se meto a minhoca de molho e não apanho nada, o que será mais certo.

  6. #6
    Gforum Iniciado
    Data de Ingresso
    Jun 2010
    Idade
    54
    Posts
    3

    Padrão

    Boas

    Cá estou eu novamente para vos chatear.

    Por duas (2) vezes que fui pescar aos carapaus, em Peniche, arranquei mais duas (2) derrotas, então não é que os vizinhos do lado, tanto do lado direito, como no lado esquerdo, tiraram peixe, e eu a vê-los tirar. , sou mesmo um tanso.
    Bom, tambêm não queria trazer o peixe todo que existisse lá no mar, mas ..... !
    Ao menos podia ter apanhado um peixito pequeno, mas nem isso.
    Tambêm não foi por falta de material de pesca, cana da Barros Nortada (topo de gama de 2010) de 5m, fio da Prosargos Team (Ocean Power) 0.25mm, na linha madre, boia fixa ou de correr de 10g, fio de empate com um metro e meio (1.5m) de comprimento, e por fim, anzol da Mustad 515N nº6.
    Algo falhou, seria que o meu material não era o mais indicado ?
    Gostava de ouvir as vossas opiniões.

    Desde já peço desculpa, por esta tragédia.

    Boas pescarias a todos/as

    Raul Mateus

  7. #7
    Gforum Iniciado
    Data de Ingresso
    Jun 2010
    Idade
    54
    Posts
    3

    Padrão

    MALTA

    Obrigado pelas dicas.


    Boas pescarias a todos, agora vou pescar para outro lado.



    Raul Mateus

Tópicos Similares

  1. Pesca Com Pluma
    Por Fonsec@ no fórum Plumas/Moscas
    Respostas: 5
    Último Post: 29-08-2008, 19:14
  2. Pesca do Bonefish
    Por Fonsec@ no fórum Plumas/Moscas
    Respostas: 0
    Último Post: 30-01-2007, 21:58

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •