Quem está pensando em remodelar a casa e trazer novos ares aos ambientes não pode deixar de conhecer as ferramentas de modelagem digital de interiores. Contudo, você não precisa ter certificados e mais certificados de cursos complexos para aprender a utilizar tecnologias como o AutoCAD e outros softwares do tipo.

O Space Designer 3D é uma ferramenta muito simples, que não exige nenhum tipo de curso ou certificado. Basta que você tenha alguma noção de inglês para poder usá-lo sem nenhum problema. Assim, para começar a usar este programa, você só precisa clicar no botão acima e, depois, no botão “Start Now”.


Em seguida, um quadro aparece para que você decida o que pretende fazer neste primeiro momento. Entretanto, as duas únicas opções para essa visita inaugural é criar uma conta ao clicar em “Register” ou então testar antes de se cadastrar, clicando em “Just try-it”. Se quiser tentar esta opção, o Baixaki recomenda, afinal é um "test drive”.


Adicionando elementos

Quando você estiver modelando sua casa, vai notar que muitos elementos precisam ser adicionados. Como em qualquer lugar, é preciso haver sofás, mesas, estantes e uma série de outras coisas. Note que há uma grade de objetos para serem arrastados até o seu “novo lar” à direita da tela. Portanto, tudo o que você precisa fazer é clicar em uma categoria disponibilizada pelo menu dropdown e escolher.


Adicionando cômodos

Para adicionar mais salas e quartos à sua casa nova, selecione a aba “Room” e clique em “Create New Room”. O Space Designer 3D pede que você nomeie este novo espaço. Depois, para criar paredes, demarque com o mouse os pontos que terão paredes, interligando-os.

Em seguida, clique no menu dropdown e selecione “Construction”. Uma série de opções de materiais de parede, piso e outros vai aparecer para que você selecione aquele que combina melhor com a sua casa.


Quando já tiver um cômodo pronto, veja que as opções de janelas e portas foram adicionadas ao menu da direita. Clique e arraste para a planta baixa, ou seja, o seu projeto. Em seguida, se você quiser visualizar sua casa em 3D, basta clicar no botão “3D View” no canto superior direito da área de edição.

Para isso, é recomendável que você tenha bastante memória disponível no computador. Do contrário, o desempenho será muito baixo e o tempo para carregar as imagens pode demorar mais do que o esperado. Assim, é bom que você feche outras janelas enquanto estiver usando o Space Designer 3D.

DOWNLOAD