Resultados 1 a 11 de 11
Like Tree1Likes

Tópico: Ajuda

  1. #1
    Gforum Iniciado
    Data de Ingresso
    Feb 2011
    Idade
    48
    Posts
    6

    Padrão Ajuda

    Boas, peciso que alguem "se poder ou souber" onde posso comprar um transformador 12v 0 12v DC para 220v 0 220v AC.
    Obrigado

  2. #2
    Super-Moderador Avatar de marques 1956
    Data de Ingresso
    Sep 2006
    Localização
    zona centro
    Idade
    58
    Posts
    1.673

    Padrão

    boas

    companheiro

    se nao me engano deves querer um converssor de 12v- para 220v~

    mas só que depois terás que fazer uma alteraçao na saida, e tudo depende do consumo que neçessites.

  3. #3
    Gforum Junior
    Data de Ingresso
    Dec 2008
    Localização
    barcelos
    Posts
    78

    Padrão

    Citação Postado originalmente por yoshua Ver Post
    Boas, peciso que alguem "se poder ou souber" onde posso comprar um transformador 12v 0 12v DC para 220v 0 220v AC.
    Obrigado
    Encontras isso na Wort**

  4. #4
    Super-Moderador Avatar de marques 1956
    Data de Ingresso
    Sep 2006
    Localização
    zona centro
    Idade
    58
    Posts
    1.673

    Padrão

    boas

    acho que o companheiro yoshua nao se fês explicar bem

    o que é que pretende ligar neste converssor, porque para estar a pedir um c, 12v o 12v corrente continua na entrada e na saida 220v o 220v corrente alterna nao dá para entender muito bem.

    ou será mesmo que pretende comprar um converssor de 12v- na entrada e 220v~ na saida e tudo depende dos w que neçessite, pois tem de ter em atençao qual o equipamento que vai ligar no ap.

    porque se vai comprar um coverssor qualquer é de certesa que ao ligar o equipamento estoura de seguida.

  5. #5
    Gforum Iniciado
    Data de Ingresso
    Feb 2011
    Idade
    48
    Posts
    6

    Padrão

    Boas, amigos amigos, o que eu quero é exatamente aquilo que perguntei. Quero construir um eletrificador de cerca. Só isso

  6. #6
    Moderador GForum Avatar de kokas
    Data de Ingresso
    Sep 2006
    Idade
    56
    Posts
    13.822

    Padrão

    Cerca electrónica para gado
    Uma barreira electrónica capaz de efectuar descargas com uma tensão superior a um milhar de volts
    1.jpg
    Figura 1 - Esquema do circuito gerador de alta tensão

    Este dispositivo foi concebido de modo a prestar úteis serviços aos criadores de gado. Trata-se de uma solução mais económica do que uma cerca tradicional, para manter o gado dentro de uma determinada área.
    O dispositivo gera uma tensão superior a 1000 V, que se aplica a um fio condutor isolado da terra, o qual se instala ao longo da periferia da pastagem ou do recinto onde se pretender manter os animais.
    O aparelho não é de funcionamento contínuo, apenas produzindo um impulso de alta tensão aproximadamente cinco em cinco segundos. Quando um animal entra em contacto com o condutor, recebe uma descarga de notável intensidade, mas de duração muito breve. Esta descarga não é perigosa mas é o suficiente para convencer o animal a que se afaste.
    Ao fim de pouco tempo, cria-se nos animais um reflexo condicionado que os mantém à distância do fio e não tentam sair do recinto onde estão confinados. Como a alta tensão produzida pelo aparelho não é perigosa, pode utilizar-se para outras aplicações, como por exemplo, em sistemas anti-roubo, para criar uma barreira protectora em torno de um local, de um quadro valioso, ou de qualquer objecto que possa despertar a cobiça de algum ladrão, e faze-lo desistir das suas intenções.
    As aplicações deste dispositivo podem ser muitas e variadas. Cada leitor poderá utilizá-lo de acordo com a sua necessidade específica ou a sua imaginação.

    Descrição do circuito
    O esquema completo do gerador de alta tensão está representado na figura 1. O circuito é alimentado com quatro pilhas de 4,5V ligadas em série. Mesmo que o aparelho funcione 24 horas por dia, esta alimentação proporciona uma autonomia satisfatória.
    É evidente que as pilhas se utilizarão em locais onde não se disponha de uma tomada da rede, como acontece nas pastagens. No caso de o aparelho se instalar numa casa, poderá usar-se uma alimentação de ca/cc que forneça uma tensão contínua de 18 V.
    Neste caso, e por razões de segurança, será imprescindível que o alimentador tenha um transformador da rede com um bom isolamento entre o primário e o secundário.
    O transístor TR1 é um gerador de corrente constante que carrega o condensador electrolítico C1. Normalmente, TR3 está ao corte, porque à sua base é aplicada uma tensão de 12 V e, inicialmente, a tensão do seu emissor é mais baixa. No entanto, à medida que C1 se vai carregando, a tensão no emissor de TR1 também aumenta e, quando atinge o valor de 12,7V (13,4 nos terminais de C1), o transístor torna-se imediatamente condutor.
    Produz-se assim um impulso que se aplica à porta do thyristor SCR1, que entra em condução e descarrega o condensador C1 através do enrolamento primário do transformador T1.
    A amplitude do impulso que se obtém no secundário depende da relação de transformação do transformador adoptado. No protótipo foi utilizado um transformador de alimentação normal, com um primário de 220 V e um secundário de 2,5 V, isto é, com uma relação de transformação de 88.
    Como a tensão nos terminais de C1 é de 13,4 V, é muito simples calcular a tensão do pico que se obtém na saída, ou seja, a existente no fio da barreira. Na prática, a tensão do impulso obtido é da ordem de 1100V.
    Não é recomendável usar uma relação de transformação maior porque, num transformador normal poderiam produzir-se curtocircuitos internos. Para gerar tensões de saída mais elevadas seria necessário usar um transformador de fabrico especial que tivesse um alto grau de isolamento entre os seus enrolamentos.
    No entanto, a tensão de 1100 V é mais do que suficiente para a finalidade pretendida ao projectar o aparelho. O circuito constituído por C1 e TR1 tem a missão de fazer com que TR1 fique ao corte para interromper a corrente de saída quando SCR1 entrar em condução.
    Deste modo, o condensador C1 pode descarregar-se completamente e SCR1 pode interromper-se. Recorde-se que os thyristores, uma vez escorvados, não deixam de conduzir até que a tensão entre o cátodo e o ânodo se anule. Uma vez interrompido SCR1, o condensador C1 começa a carregar-se de novo e o ciclo repete-se. Com os valores dos componentes indicados na lista, obtém-se um impulso de cinco em cinco segundos. O diodo LED DL1 serve para indicar que o aparelho está a funcionar.

    Montagem
    1.jpg
    A maior parte dos componentes do gerador de alta tensão são montados na pequena placa do circuito impresso representada na figura 2 e de acordo com o esquema prático da figura 3. Como se pode ver, a montagem do circuito é muito simples, e bastará prestar atenção ao sentido da montagem dos componentes polarizados.
    Na figura 4 constam os detalhes das ligações dos componentes exteriores à placa. Estas ligações são realizadas por intermédio de pernos fixados na placa, com fios de ligação flexíveis e isolados.
    É preferível que a caixa seja de plástico e que se possa fechar hermeticamente para que o circuito não seja afectado pelas condições ambientais se se for instalá-la ao ar livre. No caso de se usar uma caixa metálica, deverá prever-se uma ligação entre esta e o terminal de massa de alta tensão que se ligará à terra no local da instalação.
    Portanto, e para uma fácil identificação, é recomendável usar um terminal preto para a ligação de massa, e vermelho para a ligação ao fio da cerca.
    No painel frontal da caixa efectuam-se os furos necessários para montar os terminais de saída de alta tensão (com o perno vermelho muito bem isolado se a caixa for metálica), o interruptor de alimentação e o diodo LED de sinalização.
    Se o aparelho for previsto para o funcionamento a partir de uma alimentação da rede, monta-se no painel posterior a fêmea correspondente à ficha de saída do alimentador utilizado.
    1.jpg
    Figura 3 - Ligação dos componentes exteriores à placa de circuito impresso
    1.jpg
    Figura 4 - Pormenores da instalação do gerador
    de alta tensão usado como cerca electrónica

    Entrada em funcionamento e comprovação
    Comprovar o funcionamento do circuito, em vez do enrolamento primário do transformador T1, montar uma resistência de 10Ω e, em paralelo com ela, um diodo LED em série com uma resistência de cerca de 100Ω.
    Ao pôr o dispositivo em funcionamento, e se tudo funcionar correctamente, o diodo LED deverá produzir um clarão cada 5 segundos, isto é, com uma frequência de 0,2 Hz.
    Uma vez efectuado com êxito este ensaio, ligar o primário de T1 e, com o aparelho a funcionar, aproximar lentamente os extremos desnudados de dois fios de ligação isolados ligados à saída de alta tensão, mas sem que se toquem. Quando a distância entre ambos extremos for da ordem de 1 mm, deverá saltar uma faísca.

    Instalação
    Para a instalação no local pretendido, segue-se a disposição representada na figura 5. Um dos terminais da alta tensão é ligado a uma tomada de terra, enquanto que o outro, por intermédio de um fio condutor de elevado isolamento, será ligado ao fio instalado ao longo do perímetro do campo que se deseja proteger. Este último terá de ficar totalmente isolado do solo, por intermédio de isoladores de plástico. É possível suportar o fio directamente com estacas de madeira, mas essa prática não é aconselhável porque, em caso de chuva, a madeira proporcionaria um isolamento muito deficiente.

    Lista de material
    Resistências 1/2W ±5%
    R1, R6, R7 = 1KΩ
    R2 = 4,7KΩ
    R3 = 100KΩ
    R4 = 33Ω
    R5 = 3,3KΩ

    Condensadores
    C1 = 1000μF 25V
    C2 = 1μF poliéster

    Semicondutores
    TR1 = BD136
    TR2 = BD137
    TR3 = BC327
    SCR1 = CR106
    D1 = 1N4148
    DL1 = LED vermelho
    DZ1 = zener 12V 0.5W

    Diversos
    T1 = 230V 2,5V 0,1W
    S1 = Interruptor de alavanca
    Última edição por kokas; 13-08-2012 às 09:28.
    Infelizes aqueles que pensam ser donos da razão

  7. #7
    Moderador GForum Avatar de kokas
    Data de Ingresso
    Sep 2006
    Idade
    56
    Posts
    13.822

    Padrão

    Deixo-lhe aqui um esquema de todo o sistema, pois quanto ao transformador que pretende com essas carateristicas só transformador não conheço.
    Infelizes aqueles que pensam ser donos da razão

  8. #8
    Super-Moderador Avatar de marques 1956
    Data de Ingresso
    Sep 2006
    Localização
    zona centro
    Idade
    58
    Posts
    1.673

    Padrão

    pois na realidade se o companheiro tem dito á partida para que queria o transformador seria mais fáçil de responder, porque eu tambem nao tenho conheçimento deste tipo de transf.
    á venda de certesa que nao encontra, só construindo e isso fica caro.

    fiquem bem

    marques 1956

  9. #9
    Gforum Junior
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    Posts
    63

    Padrão

    Boa noite amigos, senao estou em erro um dos transformadores que pode usar pra esse efeito é o de um electrocutor de insectos, muita das vezes são deitados fora, e penso que lhe resolve o problema.

    cumptos

  10. #10
    Gforum Iniciado
    Data de Ingresso
    Feb 2011
    Idade
    48
    Posts
    6

    Padrão

    Só uma ultima questão eu queria usaruma bobine de automovel pois a cerca é para ovelhas, será que resulta?
    Agradeço toda a infomação disponibilizada. A todos um muito obrigado.

  11. #11
    Gforum Dedicado Avatar de nowready
    Data de Ingresso
    Apr 2007
    Posts
    385

    Padrão

    Citação Postado originalmente por yoshua Ver Post
    Só uma ultima questão eu queria usaruma bobine de automovel pois a cerca é para ovelhas, será que resulta?
    Agradeço toda a infomação disponibilizada. A todos um muito obrigado.

    Sim sim
    Uma bobina de automóvel é o mais indicado.

    É o transformador logo no inicio da resposta do amigo Kokas ( figura 1 )

Tópicos Similares

  1. Ajuda 3202 - Colocar aqui o pedido de Ajuda
    Por somasnao no fórum Duvidas / Ajuda
    Respostas: 51
    Último Post: 06-03-2014, 15:15
  2. Ajuda @star 3201 - Ajuda sobre este deco aqui
    Por adry no fórum Duvidas / Ajuda
    Respostas: 88
    Último Post: 27-02-2009, 20:28
  3. ajuda na lista de canais........AJUDA..HELP
    Por paulomm no fórum Duvidas / Ajuda
    Respostas: 3
    Último Post: 07-10-2008, 11:34

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  

Já fez "Like" na nossa página do facebook?

Acompanhe todas as novidades.