O Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT) está a alertar os condutores de todas as categorias e idades para procederem à revalidação da Carta de Condução até aos meses de Maio e Junho de 2009. Desde Dezembro de 2008 já foram remetidos 70.378 postais.

Com esta iniciativa, o IMTT pretende informar com antecedência os condutores de veículos da aproximação do termo de validade da respectiva Carta de Condução, relembrando-os sobre a data da caducidade e a documentação necessária ao processo de revalidação.

Já foram enviados 36.139 postais a condutores cuja carta caduca em Maio e 34.239 a condutores que devem revalidar o título de condução até Junho. Sendo que podem proceder à renovação durante os seis meses que antecedem as idades obrigatórias, mas não antes, através dos meios tradicionais ou no site do IMTT, na secção Serviços em Linha.

Se deixar passar o prazo de renovação, o condutor incorre no risco de multa por circular com Carta de Condução caducada e, após dois anos sem que a tenha revalidado, terá de efectuar uma prova prática caso pretenda obter novo título de condução.

Segundo o IMTT, o objectivo futuro é “evoluir para formas mais eficazes de permitir o envio de informações úteis”, nomeadamente “viabilizando que os cidadãos registem online os seus contactos de e-mail e telemóvel, a fim de receberem avisos automáticos”.


Portal do cidadão