Encontra-se em vigor a Operação Verão Seguro 2009, que mobiliza milhares de elementos da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP). O objectivo é o reforço da segurança dos cidadãos, numa operação que decorre até ao próximo dia 15 de Setembro.

A vigilância será reforçada com a presença de meios policiais e materiais sobretudo junto às praias, áreas turísticas, zonas residenciais e eixos rodoviários. Esse reforço conta com a participação de elementos da Unidade Especial de Polícia da PSP e da Unidade de Intervenção da GNR.

Em paralelo a esta Operação, a PSP está a desenvolver uma iniciativa para os turistas que visitam Portugal, com a publicação da brochura “PSP – Portugal, Safer Place”. Este folheto contém indicações de segurança e os principais números de telefone que devem ser do conhecimento de quem visita o país.

Em comunicado, a PSP adianta que, no ano de 2008, registou um aumento de 17,9% no número de crimes ocorridos durante os meses de Julho, Agosto e Setembro, que se traduziu num aumento superior a 8.000 crimes, com especial incidência nos crimes de furto em residência e furto no interior de veículos.