As obras no Marquês de Pombal, estão a tomar ritmo , mas estão a condicionar o trânsito na zona a partir de quarta-feira, [ dia 08 AGO. ] apesar de o teste às alterações viárias estar previsto só para Setembro.

A autarquia informa, em comunicado, que desde quarta-feira, pelas 10h00, que está vedado o trânsito na lateral poente da Avenida da Liberdade entre a Rua Alexandre Herculano e o Marquês de Pombal.

A alternativa viária será garantida pela faixa central da Avenida da Liberdade e Rua Alexandre Herculano/Rua Duque de Palmela/Rua Braamcamp.

Estes condicionamentos têm uma duração de três semanas e devem-se às obras de alteração da rotunda do Marquês de Pombal, explica a autarquia.

As obras começaram recentemente, com a garantia dada pelo presidente da câmara, António Costa, de que "não iriam afectar o trânsito", que só seria alterado em Setembro.

A Câmara de Lisboa pretende criar duas rotundas concêntricas no Marquês de Pombal, uma para os eixos principais e outra para as vias laterais, que será canalizada para o transporte público.

Por seu lado, a Avenida da Liberdade vai ter na sua quase totalidade apenas duas faixas de rodagem em cada sentido e as laterais vão ser progressivamente pedonalizadas.

Esta é uma tentativa de a câmara tirar carros daquela zona da cidade e reduzir também a poluição.