• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

O cultivo de Heliconias

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
heliconia.jpg


Plantas de porte bastante robusto, formando grandes touceiras, oferecendo flores vibrantes e coloração bastante variada e exótica, com predominância do vermelho, amarelo, laranja e verde.
Sua beleza e seu exotismo promovem verdadeiras esculturas, lembrando em sua forma pirâmides, bicos de aves, cascatas de flores, pinhais, ou cachos de banana .
As folhas grandes, verdes, macias e com aspecto de enceradas, lembram as folhas das bananeiras.

Tropicais e exóticas constituem uma das maiores riquezas da nossa flora. Exuberantes, coloridas, com formas inusitadas, elas são apreciadas no mercado internacional também por sua durabilidade e pela capacidade de, mesmo sozinhas, gerar composições surpreendentes.

O Inicio do plantio de mudas pode ser feito em local já desmatado e solo preparado. Há três variedades de helicônias e as alpinias duas variedades (rubra e rosa).
as helicônias são consideradas geófitas, ou seja, se reproduzem não somente pelas suas sementes, mas também por seus órgãos subterrâneos especializados, cuja principal função é servir como fonte de reservas, nutrientes e água para o desenvolvimento sazonal e, assim, assegurar a sobrevivência das espécies.
O período de florescimento da planta varia de espécie para espécie e é afetado pelas condições climáticas. O pico de produção normalmente ocorre no início do verão, declina no outono e cessa no inverno, quando a temperatura média se aproxima de 10ºc.
As helicônias podem ser multiplicadas tanto por meio de sementes como por divisão de rizomas.
As sementes devem também estar maduras e frescas e necessitam de luz para germinar. Cada fruto normalmente contém três sementes que podem estar envolvidas por um endocarpo bastante duro, o que pode dificultar a germinação.
A condição ideal é semeá-las em ambiente úmido, ensolarado e quente (25 a 35oC), sendo aconselhado um tratamento com fungicidas para prevenir podridões.
Para a maioria das espécies, a germinação das sementes de helicônias ocorre no prazo de 120 dias, mas algumas chegam há levar três anos.
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Um método prático para favorecer a germinação de sementes é colocá-las em sacos plásticos com vermiculita ou esfagno umedecidos, em ambiente quente e sombreado até que germinem, quando,então, devem ser plantadas.
O método de propagação por divisão de rizomas é mais utilizado. Os rizomas são caules especializados que crescem horizontalmente, tanto acima como abaixo da superfície do solo. As helicônias apresentam um rizoma do tipo "ramificado".
Normalmente, as novas brotações desenvolvem-se na base de um pseudocaule vertical. A divisão do sistema de rizomas envolve tanto o rizoma horizontal como os pseudocaules verticais.
Para a propagação, recomenda-se uma porção de rizoma medindo no mínimo de 10 a 12,5 cm, constituída de três a cinco pseudocaules (cortados com 20 a 30 cm de comprimento), com gemas basais associadas e livres de partículas de solo. Depois de lavadas e retiradas às porções mortas, o rizoma deve receber outros cuidados fitossanitários, com a aplicação de inseticidas e fungicidas, visando o controle de fungos, insetos e nematóides (neste caso, o controle pode ser feito com água quente, entre 40 a 42 graus C, durante 15 a 30 minutos, dependendo do tamanho da porção). Um método prático para a propagação consiste na colocação do rizoma já desinfetado em sacos plásticos escuros, fechados e protegidos do sol, colocando-se papel umedecido no interior da embalagem. Mantém-se por um período de duas a três semanas, quando se inicia o desenvolvimento das raízes.
Quando estas já se encontram bem expandidas, pode-se proceder ao plantio.

Cultivo

O espaçamento para o cultivo de helicônias dependerá da espécie utilizada. Espécies que apresentam inflorescências leves e eretas devem ser plantadas num espaçamento de 30 cm entre si, com uma densidade de três plantas por metro linear. O plantio é efetuado no centro de canteiros com largura de 0,9m. Canteiros muito largos dificultam a colheita das inflorescências, além de favorecer o desenvolvimento de plantas estioladas na parte central pela dificuldade de penetração da luz. Entre os canteiros, recomenda-se distâncias entre 1,0 a 1,5m.
Para espécies que produzem flores pesadas, eretas ou pendentes e que formam touceiras grandes, com plantas acima de 1,5m de altura, recomenda-se um espaçamento de 0,8 x 0,8 m ou mais, também em canteiros distanciados entre si por 1,0 a 1,5 m.
O pseudocaule velho eventualmente morre, mas outros novos se desenvolvem na base da planta.
A brotação e o desenvolvimento de novas raízes normalmente acontecem cerca de 3 a 4 semanas após o plantio.
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Plantio

Época ideal: período mais frio do ano
Temperatura: 21°C noturna e 26°C diurna
Luminosidade: entre 60 a 40% no verão para evitar altas temperaturas do solo, após as folhas cobrirem o sol, a luz pode ser gradualmente aumentada, até a insolação total, ou mantida a 70%.
Substrato: Recomenda-se utilizar, inicialmente, vermiculita, perlita, entre outros, e depois transplantar as mudas para o local definitivo.
Profundidade: 10 cm para o plantio de rizomas em canteiros
pH adequado ao cultivo: entre 4,5 e 6,5

Luz e temperatura

As helicônias, dependendo da espécie, podem ser cultivadas desde a pleno sol até em locais
sombreados.
A faixa de temperatura ideal para a produção de helicônias situa-se entre 21 e 35 graus C, sendo que quanto mais alta a temperatura, maior é a produção e mais rápido é o desenvolvimento.
Temperaturas inferiores a 15ºC são prejudiciais ao desenvolvimento normal das plantas.
Abaixo de 10 graus C, o crescimento cessa.
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Adubação e irrigação

A adubação influência bastante o crescimento e a produção de flores, principalmente sob alta luminosidade. Além disso, as helicônias são plantas que preferem solo levemente ácido. Se for necessário corrigir o solo para obter o grau de acidez adequado ao cultivo (pH entre 4,5 e 6,5), recomenda-se a adição de calcário dolomítico em adição aos macro e micronutrientes, cerca de 30 dias antes do plantio.
Já por ocasião do plantio, o ideal é fazer uma adubação orgânica, incorporando-se ao solo folhas decompostas e esterco de curral curtido (40 l/metro de canteiro). Adubações parceladas em duas a três vezes ao ano com 3 kg/m2 da fórmula NPK 18-6-12 resultam num rápido desenvolvimento e florescimento.
A irrigação deve ser abundante, principalmente após a emissão das folhas, mantendo a umidade do solo. Em locais secos, é recomendável realizar irrigações duas a três vezes por semana, evitando-se encharcar o solo.
Os métodos mais indicados são o gotejamento e a aspersão baixa.
Por outro lado, a aspersão alta não deve ser empregada, pois as gotas de água podem atingir as inflorescências ou mesmo se depositar no interior das brácteas das inflorescências eretas, causando o apodrecimento das flores e favorecendo a proliferação de insetos.
Fonte: Aspectos Técnicos da Produção de Helicônias para Exportação - Ministerio da Agricultura
 

rdutra

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 4, 2011
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Esses posts são muito úteis!
Obrigado por compartilhar as informações de plantio sobre as helicônias.
Adoro helicônias e sempre venho aqui quando tenho dúvidas.
Mas acho que falta um post sobre onde comprar essas lindas helicônias.
É difícil achar sites confiáveis e com uma boa variedade de helicônias.
Sabe onde posso comprá-las?
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Esses posts são muito úteis!
Obrigado por compartilhar as informações de plantio sobre as helicônias.
Adoro helicônias e sempre venho aqui quando tenho dúvidas.
Mas acho que falta um post sobre onde comprar essas lindas helicônias.
É difícil achar sites confiáveis e com uma boa variedade de helicônias.
Sabe onde posso comprá-las?

procure por Heliconias de Portugal no google:espi28:
 

rdutra

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 4, 2011
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
procure por Heliconias de Portugal no google:espi28:

Olá helldanger

Pesquisei bastante nesses últimos dias, e posso dizer que não foi fácil encontrar bons sites. A maioria é bem arcaico, sequer tem um sistema de vendas. Fiz alguns pedidos via e-mail, e demoraram bastante pra responder.
Mas enfim consegui comprar algumas variedades de helicônias como a Bihai, Rostrata e Wagneriana.
Anotei os sites que mais me agradaram. Espero que seja útil.

Heliconia, Musa, Gingers and Plumeria wholesale * Heliconia Paradise
Tem muitas variedades de helicônias, e as fotos são bem boas. Não deu pra comprar pelo site, mas já encomendei algumas pelo e-mail de vendas deles (enviam pro Brasil).

Plants Store - Online Nursery - Heliconias Gingers Costus
Neste já consegui comprar direto pelo site. Achei os preços bem salgados, mas como as opções são poucas, comprei apenas 4 bulbos. Não exportam, então pedi que enviassem a uma prima minha na Austrália. Ela me enviará assim que chegar.

Helicônias - Bulbos - Sua loja virtual de jardinagem
Dos brasileiros este o melhor que encontrei. Tem bastante variedades e os preços são melhores. Consegui pagar com cartão, pelo próprio site. Comprei 5 bulbos da Helicônia Bihai e 2 da Rostrata. Já enviaram pelo correio, os bulbos chegaram ontem em bom estado. Estou seguindo as orientações deste tópico pra plantar.

Enfim essa foi minha primeira experiência de compra de helicônias na internet, e estou recomendando os sites que mais me agradaram.

Helldanger, obrigado pelas dicas.
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Olá helldanger

Pesquisei bastante nesses últimos dias, e posso dizer que não foi fácil encontrar bons sites. A maioria é bem arcaico, sequer tem um sistema de vendas. Fiz alguns pedidos via e-mail, e demoraram bastante pra responder.
Mas enfim consegui comprar algumas variedades de helicônias como a Bihai, Rostrata e Wagneriana.
Anotei os sites que mais me agradaram. Espero que seja útil.

Heliconia, Musa, Gingers and Plumeria wholesale * Heliconia Paradise
Tem muitas variedades de helicônias, e as fotos são bem boas. Não deu pra comprar pelo site, mas já encomendei algumas pelo e-mail de vendas deles (enviam pro Brasil).

Plants Store - Online Nursery - Heliconias Gingers Costus
Neste já consegui comprar direto pelo site. Achei os preços bem salgados, mas como as opções são poucas, comprei apenas 4 bulbos. Não exportam, então pedi que enviassem a uma prima minha na Austrália. Ela me enviará assim que chegar.

Helicônias - Bulbos - Sua loja virtual de jardinagem
Dos brasileiros este o melhor que encontrei. Tem bastante variedades e os preços são melhores. Consegui pagar com cartão, pelo próprio site. Comprei 5 bulbos da Helicônia Bihai e 2 da Rostrata. Já enviaram pelo correio, os bulbos chegaram ontem em bom estado. Estou seguindo as orientações deste tópico pra plantar.

Enfim essa foi minha primeira experiência de compra de helicônias na internet, e estou recomendando os sites que mais me agradaram.

Helldanger, obrigado pelas dicas.

Obrigado pela partilha vou verificar com cuidado e quem sabe mando vir algumas !:espi28:
 
Topo