• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Duvidas para vender Carro

F1952

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
782
Gostos Recebidos
5
Boas noites tenho uma duvida se alguem me poder ajudar agradecia.
Tenho um carro já antigo um fiat, e tenho uma pessoa que me quer comprar,mas para que tudo fique legal o que tenho que fazer, sem dar muito trabalho se não fica mais caro de que o carro, agradeço a ajuda.:Espi13:
 

touromelga

GF Ouro
Entrou
Mai 29, 2007
Mensagens
1,013
Gostos Recebidos
0
Boas noites tenho uma duvida se alguem me poder ajudar agradecia.
Tenho um carro já antigo um fiat, e tenho uma pessoa que me quer comprar,mas para que tudo fique legal o que tenho que fazer, sem dar muito trabalho se não fica mais caro de que o carro, agradeço a ajuda.:Espi13:


boas bem se estás a vender o carro por tuta e meia, o registo novo em nome do novo proprietario(despresas por conta dele), deve cair algures nos 300€ ou 400€, mais seguros e etc, já ultrapassa bem o valor comercial do carro, agora ele ou tu tiveres conhecidos que te possam fazer isso mais barato, e não esquecer, tens de fazer a declaração de venda, para ele ter como garantia emquanto os documentos estão a ser tratados...

bem eu foi comprei o carro e passalo para o meu nome 400€ de despesas, fora o que dei pelo carro...

são todos a comer quando a registos...

touromelga...
 

sagal

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,883
Gostos Recebidos
0
Boas Oliveirapinho.
Partindo do principio que o carro é teu (está no teu nome), as despesas de novo registo serão por conta do comprador. Neste caso, tu limitas-te a fazer uma declaração de venda e receber o dinheiro tratado.
Eu adquiri um no mês de Agosto, como este carro era de uma empreza, eles próprios regularizam a nova propriedade, isto para que o veiculo não ande a circular na posse de outro e ainda registado naquela empreza. Para isso, paguei a viatura com um acréscimo de 199 euros para estas despezas, tenho conhecimento que fica ainda mais barato.
Quanto a seguro, tenho um á venda que já não está segurado (passei o seguro para este que adquiri), mas isso também não é problema meu, quem compra, terá de fazer o seguro.

Resumindo: o carro é teu, vendes por determinado valor, passas uma declaração de venda, o compradador tem 30 dias de Lei para actualizar a propriedade desse veiculo. O seguro deve faze-lo antes mesmo de começar a circular com o carro.
 

miguel.norte

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 16, 2006
Mensagens
163
Gostos Recebidos
0
Não tens despesas nenhumas com a venda, as despesas sao pagas pelo comprador faz o seguinte imprime este documento (que esta em pdf)
preenche-lo com o dados correctos e das-lo ao comprador do veiculo, peda ainda ao comprador uma termo de responsabilidade da data e hora do dia em que ele o adquiriu para que nao tenhas problemas!
o resto e com ele, tem que ir a loja do cidadão mais perto (que nao va as finanças) e procure a secçao automovel, tem 60 dias para o fazer e nao os trinta como foi referido em cima, o custo que ele tera com a alteraçao do registo de propriedade sao cerca de 65 euros, ja nao me recordo ao certo!!
 
Última edição por um moderador:

F1952

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
782
Gostos Recebidos
5
Venda de carro

Boas tardes desde já agradeço a ajuda postas aqui por varios colegas do Gforum fiquei esclarecido.
Cumprimentos:38:
 

j.s@ntos

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,492
Gostos Recebidos
1
Boas tardes desde já agradeço a ajuda postas aqui por varios colegas do Gforum fiquei esclarecido.
Cumprimentos:38:

Boas

Amigo oliveirapinho caso não possua uma declaração de compra e venda está aqui para poder imprimir http://www.gforum.tv/board/931/96309/declaracao-compra-e-venda.html

Tem juntamente nesse post algumas dicas..

Abraço


P.s-Já legalizei centenas de carro e se queres um conselho de amigo segue os passos do amigo sagal a sua resposta a tua pergunta está completissima..:Espi13:
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Amigos aqui respondo à pergunta do membro, cuja frase vai a verde como podem verificar. Mas aproveito para incluir mais umas dicas que sõa de fonte segura:

"A fim de alterar o proprietário o título de registo de propriedade, deverá
preencher o nosso modelo 2 (declaração de compra e venda), que tem que ser assinado pelo comprador e vendedor (em caso de particulares deverão indicar os dados do BI junto às assinatura, caso se trate de firmas terão que reconhecer as assinaturas) e juntar os documentos originais da viatura.

O valor a pagar pelo registo é de 63EUR ou 93EUR (este valor é cobrado caso
passem mais de 60 dias sobre a data da venda da viatura).

Pode adquirir o impresso modelo 2 no nosso site (atenção o mesmo tem que ser impresso numa única folha, com frente e verso).

Pode entregar o pedido de registo nesta Conservatória, numa Loja do Cidadão ou, conforme o distrito de residência, numa Conservatória de Registo Predial.

Mais informo que após a venda do veículo, o comprador deve regularizar a questão da titularidade no prazo de 60 dias. Nos termos do disposto no n.º 4 do artigo 118º do Código da Estrada, o vendedor também tem o prazo de 60 dias para comunicar à autoridade competente (DGV) a venda do veículo e identificar o adquirente. No caso de este não o fazer no prazo legal poderá ser sancionado com coima de EUR120 a EUR 600

Pasados os 60 dias sobre a data da declaração de venda e se o veículo continuar registado em seu nome, deverá requerer a apreensão da mesma, nos termos previstos na alínea e) do n.º 1 do artigo 162º do C.E., junto de uma Direcção de Viação (necessitando para o efeito de uma informação escrita desta Conservatória em como a viatura continua registada em seu nome).

Terá ainda que preencher o modelo nº 1406 da Direcção de Viação e juntar
fotocópias do Bilhete de Identidade e do cartão de Contribuinte, bem como
fotocópia da declaração de compra e venda ou uma declaração onde indique o nome e morada do comprador da viatura. O valor a pagar é de 2,5 euros.

Mais informo que só podemos proceder à alteração do registo existente nesta
Conservatória mediante a apresentação do original da declaração de compra e
venda (devidamente assinada pelo comprador e vendedor) e dos documentos
originais da viatura."
 
Última edição:

miguel.norte

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 16, 2006
Mensagens
163
Gostos Recebidos
0
Convem ja agora citar que se o veiculo tiver RESERVA DE PROPRIEDADE o custo da alteração de propriedade acresce!!


normalmente os veiculos com reserva de propriedade, são as financeiras a fazer a actualização do registo ou seja tirar essa reserva.
 
Última edição por um moderador:

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Boas tardes desde já agradeço a ajuda postas aqui por varios colegas do Gforum fiquei esclarecido.
Cumprimentos:38:

membro esclarecido´

topicoencerradonm2.gif
 

sagal

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,883
Gostos Recebidos
0
Não tens despesas nenhumas com a venda, as despesas sao pagas pelo comprador faz o seguinte imprime este documento (que esta em pdf)
preenche-lo com o dados correctos e das-lo ao comprador do veiculo, peda ainda ao comprador uma termo de responsabilidade da data e hora do dia em que ele o adquiriu para que nao tenhas problemas!
o resto e com ele, tem que ir a loja do cidadão mais perto (que nao va as finanças) e procure a secçao automovel, tem 60 dias para o fazer e nao os trinta como foi referido em cima, o custo que ele tera com a alteraçao do registo de propriedade sao cerca de 65 euros, ja nao me recordo ao certo!!

Ainda á cerca deste desmentido do prazo de 30 ou 60 dias para o registo de propriedade de um veiculo, quero acrescentar que fui mal desmentido.
Simplificando: eram 30 dias, á uns trés anos houve um entendido que se lembrou alargar o prazo para 60 dias. Este período de tempo, durou cerca de dois anos, mais ou menos um ano atrás, voltou tudo á estaca zero; ou seja, deixaram de ser 60, para vigorar 30. Não fiz este desmentido antes por não ter a certeza, esperei pelo código de estrada de 2007. Este, por sua vez, no seu nº 5 do Artº 118 não induz em erro.Trinta (30) dias
 
Topo