• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Orgulho Vimaranense !!!

ondabranca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 2, 2006
Mensagens
954
Gostos Recebidos
0
Cajuda confiante na Liga dos Campeões

TÉCNICO QUER FAZER TORNAR O VITÓRIA "AINDA MAIOR"



O treinador Manuel Cajuda manifestou hoje confiança na qualificação do Vitória de Guimarães para a Liga dos Campeões em futebol, para, com uma política ambiciosa, tornar-se um clube "ainda maior".

"Se formos à Liga dos Campeões, nem pensar em perder jogadores. Os dirigentes escolherão a forma como querem ganhar dinheiro. Não penso em perder, mas em ganhar dois ou três futebolistas", avisou, à margem da V Gala do jornal O Gaiense, em Vila Nova de Gaia.

Apesar de falar num cenário hipotético - o clube tem que ser terceiro classificado, lugar que ocupa actualmente, para, pelo menos, disputar a pré-eliminatória de acesso - Manuel Cajuda tem ideias bem firmes sobre o assunto.

"Os grandes mestres das vitórias são o presidente e a Direcção. Se o Vitória quiser ser grande e maior ainda, não pode perder muitos jogadores. Se se tornar um clube vendedor, nunca será um clube grande. Se continuar a reforçar a equipa pode aspirar a coisas melhores", vincou.

Manuel Cajuda defendeu que o reforço do plantel permitirá ao clube ter um desempenho na Liga milionária da próxima época "que lhe permita recuperar quase o passivo total", estimado em cerca de 14 milhões de euros.

"Poder ganhar o que provavelmente se gasta num ano é realmente extraordinário", assinalou.

Sem receios

Manuel Cajuda rejeitou, ainda, qualquer receio pela possibilidade de protecção das arbitragens aos mais fortes (Benfica e Sporting): "Não costumo ver fantasmas. Isso passa-me completamente ao lado. Se a equipa jogar bem, dificilmente não ganhará jogos".
 

ondabranca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 2, 2006
Mensagens
954
Gostos Recebidos
0
Continuidade de Ghilas complicada

Está complicada a renovação de Ghilas. O jogador chegou nesta quarta-feira a Portugal com os seus representantes Lionel Ferlaud e Jean Pierre de Salvo que estiveram reunidos com Emílio Macedo da Silva. Uma reunião que não terminou com a notícia que todos os vitorianos esperam. No final Lionel Ferlaud referiu que "O Ghilas gosta desta gente, do clube, da cidade, dos jovens, mas tem de proteger a carreira e tem propostas de outros clubes. Quais? Não posso revelar. A carreira é muito curta e o Ghilas tem de olhar pela vida dele da melhor forma", finalizou.


Já o presidente do Vitória deixa tudo em aberto para novas rondas negociais, que acontecerão até sexta-feira, altura em que os representantes de Ghilas regressam à França.
 

ondabranca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 2, 2006
Mensagens
954
Gostos Recebidos
0
Ghilas adia acordo

RENOVAÇÃO PODE ESTAR COMPROMETIDA



Dois dos agentes que gerem a carreira de Ghilas vão informar esta manhã a direcção do Vitória de Guimarães que os valores propostos para a renovação não serão aceites. Lionel Ferlaud e Jean Pierre de Salvo reuniram-se ontem à tarde com os dirigentes vitorianos e poucas horas depois, durante um jantar, conversaram com o franco-argelino para lhe dar conta dos termos da proposta que está em cima da mesa. Record sabe que a mesma será recusada, pelo que o impasse poderá prolongar-se durante mais algum tempo.

“Ghilas aprecia a cidade de Guimarães e adora o Vitória, mas tem de proteger a sua carreira. O percurso de um jogador é curto e o Ghilas tem de olhar pela sua vida da melhor forma”, comentou Lionel Ferlaud após a reunião. Ghilas, recorde-se, termina contrato em Junho e nesta altura já pode assinar contrato com o clube que mais lhe convier. O tempo joga claramente a seu favor, mas o presidente Emílio Macedo expressou em Dezembro a sua opinião sobre este tema: “Se ele aceitar, óptimo, senão iremos buscar outro jogador. Talvez com mais qualidade e pelo valor que propomos agora ao Ghilas.”

Peça fundamental para Manuel Cajuda, o avançado é o melhor marcador da equipa com 6 golos.
 

ondabranca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 2, 2006
Mensagens
954
Gostos Recebidos
0
Liga Intercalar: Gondomar goleia Guimarães

MANUEL CAJUDA GARANTE REPARAÇÃO EFICIENTE



A pobre exibição do V. Guimarães não pode retirar brilho à justa vitória gondomarense no terreno do líder da Intercalar, que ainda por cima apresentava muitas das principais figuras. O Gondomar valeu-se da inspiração e eficácia dos seus dianteiros e aproveitou a apatia que contagiou o Vitória depois da triste notícia recebida minutos antes. Agora, a máquina tem de ir à oficina. Foi o próprio Cajuda quem o constatou: “Este carro vai para a oficina amanhã, pois temos bons mecânicos.”
Tinho e Norinho infernizaram a vida da defesa vimaranense. Os primeiros dois golos foram seus e abriram caminho para o triunfo. No início do segundo tempo, Tinho bisou, com um chapéu de belo efeito, e matou as hipóteses de o Vitória recuperar.

Curiosamente, os da casa melhoraram no último período. Fajardo reduziu e Ghilas ainda falhou um penálti, mesmo no derradeiro sopro do encontro (90’+2). Antes, porém, já Guerreiro tinha aumentado para 1-4. Pareceu excessivo, mas o jogo estava há muito terminado e com a goleada o Vitória viu a sua liderança ser ameaçada precisamente pelo adversário de ontem à tarde.
 

ondabranca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 2, 2006
Mensagens
954
Gostos Recebidos
0
João Alves de luto

O médio vitoriano vive um momento particularmente difícil da sua vida pessoal.

Cerca de 40 minutos antes do jogo frente ao Gondomar, João Alves recebeu a triste e dolorosa notícia de que a sua avó paterna havia falecido.

Revelando um profissionalismo notável, o médio fez questão de participar no jogo da Liga Intercalar mesmo que Manuel Cajuda o tenha dispensado imediatamente. Esta manhã, o jogador treinou novamente e voltou a dar provas do seu grande carácter.

Neste momento dfícil da sua vida, João Alves tem contado com o apoio de todo o grupo de trabalho. Ainda que não apague esta fatalidade, os constantes gestos de carinho têm-no ajudado a suportar a dor.

Esta sexta-feira de manhã, às 10 horas, em Chaves, a avó do João terá a sua última homenagem. À família enlutada, e ao jogador muito particularmente, o Vitória Sport Clube endereça sentidas condolências.
 

ondabranca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 2, 2006
Mensagens
954
Gostos Recebidos
0
Emílio Macedo: «Vamos partir a pedra toda»

Tal como Record antecipou, Ghilas recusou a proposta de renovação do Vitória de Guimarães e reagiu com uma contraproposta. Compete à direcção vitoriana dizer agora se aceita ou não. Emílio Macedo, ao nosso jornal, recusou alimentar um cenário de “sim ou não” e deixou claro que o clube tudo fará para manter o jogador. “Vamos partir a pedra toda para conseguirmos ficar com o Ghilas”, garantiu, insistindo que, caso não seja possível o acordo dentro dos termos que o clube entende serem justos, então a saída será mesmo inevitável.

“Temos a consciência da importância que o Ghilas tem no grupo de trabalho e sabemos que é muito querido dos nossos sócios, mas não podemos fazer aquilo que achamos ser impossível. As propostas estão na mesa e é sobre elas que negociaremos. Caso não seja possível a renovação, avançaremos para as alternativas que temos referenciadas, pois não podemos estar eternamente dependentes desta questão”, acrescentou sobre o tema que marca a actualidade relativa ao planeamento do próximo plantel.

No final da reunião de ontem, o advogado do franco-argelino, Lionel Farleud, fez o ponto da situação. “Estamos a tratar o assunto com tranquilidade e o Vitória terá uma/duas semanas para se pronunciar se aceita ou não”, disse, mostrando-se optimista: “As coisas estão bem encaminhadas e o assunto pode ser resolvido à distância. Regresso amanhã [hoje] a França e logo se verá o que vai acontecer nos próximos dias.”
 

ondabranca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 2, 2006
Mensagens
954
Gostos Recebidos
0
Cajuda responde aos leitores na próxima terça-feira

INICIATIVA DO RECORD INTERNET



Na próxima terça-feira, dia 25, vai poder conferir aqui no Record Internet (e também nas páginas da versão impressa do seu jornal) as respostas de Manuel Cajuda a muitas das questões colocadas pelos nossos leitores.

Desafiámos os visitantes do site a fazer o papel de entrevistadores e a adesão à iniciativa não podia ter sido melhor. Chegaram mais de 1700 questões! Tantas que nos levaram, quanto antes, a "fechar" as inscrições.

Terça-feira, logo pela manhã, o treinador do surpreendente Vitória de Guimarães - actual terceiro classificado da Liga em igualdade pontual com o Benfica, segundo colocado - irá satisfazer a curiosidade de muitos leitores.

Não perca esta entrevista "popular" e, caso tenha sido um dos muitos leitores que fez perguntas, descubra se a sua foi eleita e o que lhe respondeu Manuel Cajuda.
 

ondabranca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 2, 2006
Mensagens
954
Gostos Recebidos
0
Adeptos querem enchente no treino de segunda-feira

MOBILIZAÇÃO EM MASSA PARA TRANSMITIR FORÇA



Os adeptos do Vitória de Guimarães estão a preparar uma mobilização em massa para apoiar a equipa na próxima sessão de treino, marcada para as 10 horas de segunda-feira.

Com o slogan "Todos ao treino do Vitória", os adeptos prometem fazer notar a sua presença no apronto e, dessa forma, demonstrar o reconhecimento pelo actual momento da equipa que, recorde-se, está na 3.ª posição da tabela em igualdade pontual com o Benfica (2º) e com fortes hipóteses de se apurar directamente para a Liga dos Campeões.

Segundo o "Fórum da Associação Vitória Sempre", os adeptos garantem que estarão ao lado dos seus jogadores aconteça o que acontecer. "Não vamos exigir nada aos nossos conquistadores. Vamos apenas dar uma força suplementar para o que resta do Campeonato, demonstrando que estamos com eles inequivocamente", lê-se na "convocatória" para o treino da próxima segunda-feira.

Esta não é a primeira vez que os vitorianos fazem uma mobilização como esta. A 4 de Fevereiro de 2006, 3 mil adeptos presenciaram um treino da sua equipa, numa altura em que o Vitória lutava desesperadamente pela manutenção na Super Liga.
 

ondabranca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 2, 2006
Mensagens
954
Gostos Recebidos
0
Desmarests: «Vamos deixar Benfica para trás»

FRANCÊS DIZ QUE OS ENCARNADOS NÃO PARECEM TRANQUILOS



Desmarets é uma das maiores revelações da Liga portuguesa. Quando a recta final da prova anuncia a hora das decisões, o parisiense pronuncia-se de forma objectiva e com à vontade sobre a corrida à Liga dos Campeões para constatar que “este é o melhor momento para deixar o Benfica para trás. Acredito que vamos conseguir”, salientou.

Sem hesitações, avança que a equipa pela qual alinha está “muito mais serena” na luta pelo 2.º lugar. “Vamos ver o que sucede nos últimos sete jogos, mas o Benfica não parece tranquilo. Perderam o treinador, perderam muita coisa e não estão a fazer um campeonato tão bom”, justifica. Tudo somado, o polivalente vitoriano não tem dúvidas. Os encarnados “não estão tão fortes”, regista, antes de um alerta verde: “O Sporting não desistiu e vai voltar à luta.”

A motivação e entusiasmo podem ser, na prática, factores importantes para quem deseja ser protagonista. “Não vejo a pressão a entrar no nosso balneário. Viemos da Honra e os grandes é que têm de ganhar. É muito bom estar no papel de outsider. Treinamos com alegria e a ambição é chegar o mais longe possível, que é o 2.º lugar. Seria fantástico. Pensávamos fazer uma boa época, mas tão boa era impensável”, sorri.

O francês serve-se das últimas jornadas para reafirmar a animação competitiva que o V. Guimarães manterá para defender uma posição europeia. “Estamos na melhor classificação da época, a equipa sente-se cada vez melhor. Jogamos com a bola no pé, os relvados são cada vez melhores e dá ainda mais alegria praticar bom futebol e ganhar jogos. Segue-se o Marítimo e queremos continuar em alta”, remata, empenhado.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Guimarães - Banho de multidão

NOVA INVASÃO AO TREINO COM 1.500 ADEPTOS A MOSTRAREM FÉ NA CHAMPIONS



Arrebatador e empolgante. Foi assim que começou o treino do Vitória de Guimarães, com cerca de 1.500 adeptos nas bancadas e zonas circundantes do complexo desportivo.

Um entra e sai de gente raramente visto. Na tarde que marcou o arranque da preparação para a recepção ao Marítimo, os jogadores e equipa técnica foram o alvo de todas as palmas
Uma acção de apoio que rapidamente se transformou em invasão. E com êxito, conforme seria perceptível nos vários quadrantes de opiniões.

Pedro Ribeiro, presidente da Associação Vitória Sempre, congratulou-se com mais esta prova de força. “Quisemos demonstrar que os adeptos estão com a equipa, é uma imagem de simbiose que vem de trás e foi construída gradualmente. Caminhamos para um pico que será atingido no final da época. A maior parte dos jogadores já não teria dúvidas da força desta massa associativa. Como será quando conseguirem o 2.º lugar?”, indagou o líder da associação idealizou o treino com 3 mil adeptos em 2006. Desta vez, a iniciativa partiu do forista Miguel Pereira.

No final do treino, Moreno, vice-capitão e símbolo da casa, agradeceu todo o apoio. “Nós, que somos daqui, já não ficamos tanto com pele de galinha, mas os jogadores mais novos no clube ficaram muito admirados com este apoio que só nos transmite ainda mais força. O Vitória é assim”, sintetizou.

Desmarets, que chegou a época passada a Guimarães e tinha viajado durante a manhã de Paris, ficava boquiaberto. “É muito bom ver toda esta gente. Vi mais gente aqui no treino do que no último jogo em Leiria ”, comparou.

Manuel Cajuda não quis prestar grandes declarações, até porque irá falar já amanhã em conferência de imprensa, mas sempre deixou perceber o seu encanto. “É muito bom e gostamos de sentir toda esta envolvencia que não nos traz pressão alguma”, abreviou.
Autor: CARLOS MANUEL FREITAS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Guimarães - Manuel Cajuda: «O Vitória é um grande»

TÉCNICO RESPONDE AOS LEITORES DO RECORD INTERNET (Parte 1)



Visto que sou sócio do Vitória e só tenho um clube no meu coração, gostaria de lhe perguntar o que sente quando vê um clube com uma massa associativa desta grandeza não sendo (para mim já o é...) um grande do futebol português? Um abraço de um vitoriano que esta a adorar o seu trabalho.
Carlos Tiago Faria Rodrigues, Guimarães

O Vitoria é um grande. A massa associativa é única. E não vou mudar de opinião nem de aqui a Cem (100) anos.

Sendo o Vitória de Guimarães um clube com estrutura para se elevar ao patamar dos grandes de Lisboa, existe um desequilíbrio assim tão grande no plantel em relação ao FC Porto?
Paulo Santos, Loures

Claro que sim. Além do valor individual dos jogadores que se pode verificar pelo número de internacionais, existem diferenças enormes em temos de estruturas, organização, aceitação pela imprensa e também pelo valor em euros do plantel. Nós não podemos comprar um atleta ao Porto, o Porto pode comprar-nos vários.

Sou adepto do Sporting, mas admiro há muito a equipa do Vitória de Guimarães. Gostava de lhe perguntar o seguinte: o que é que transmite aos seus jogadores para eles fazerem o que fazem dentro de campo?
Francisco Tavares, Corroios

Seguramente que direi as ideias normais de qualquer treinador, em função dos seus métodos, dos seus objectivos, dos seus planos estratégicos em relação ao jogos e seus adversários. Esforço-me em fazê-lo de uma forma motivadora, apetecível, provavelmente mais bonita e entendível e que mereça a aceitação e aprovação de todos como parte verdadeiramente indispensável para o sucesso.

Qual o motivo que o levou a sair do Marítimo e da Madeira?
Énio Freitas, Funchal

Na verdade... não sei. Sei que o Marítimo nos últimos dez anos apenas uma vez se qualificou para a UEFA e que foi comigo. Também acredito que se fosse hoje, mais maduro e experiente, não teria tantos desencontros de pensamentos em relação ao presidente Carlos Pereira (excelente dirigente) e dos quais seguramente ele não é o único culpado.

Sempre disse que queria treinar um grande. Mas fez ainda melhor: transformou uma equipa que tinha acabado de subir no quarto grande da Liga Portuguesa. Não acha que esse é um feito maior?
Renata Amaro, Castelo Branco

Sobre isso é evidente que tenho a minha opinião e que seguramente ela é fantástica. Quem poderá ou não qualificar se é um “feito maior” serão os outros e não posso falar pela opinião alheia. Limito-me a fazer o melhor que posso e sei e por isso vivo sempre feliz.

Aceitaria um convite para treinar o Benfica pelo mesmo dinheiro que está a receber no Guimarães?
Frederico Formigal, Dublin (Irlanda)

A vida tem muito mais coisas para saborear que o dinheiro, embora se viva num mundo materialista. Sempre treinei as equipas pelas quais o meu coração abriu simpatia e por isso estou em Guimarães como estive em todas as outras e em todas as que me convidaram. Até fiz mal à minha careira por ir quase sempre atrás do coração e mandar o "marketing" ir dar uma volta. Fui para o Beira-Mar por amizade a Mano Nunes e para a Naval pelo prazer de trabalhar com Aprígio Santos.

Você é acusado de ser vaidoso e arrogante. O que pensa disso?
Carlos Dias, Lisboa

Tenho pena, mas não penso nada. Sei que não sou vaidoso e arrogante é maneira de estar que não faz parte de uma pessoa simples. Talvez queiram dizer que sou e quero continuar a ser rebelde e totalmente desalinhado e nisso tenho orgulho.

Sr. Cajuda, não se sente o homem certo para em Julho próximo suceder a Scolari?
Amaro De Castro, Vila Nova Famalicão

Sinto-me o homem certo para em Julho comemorar o êxito total de Scolari. Quando o lugar estiver vago... sim. Mas agora está e bem ocupado. E espero que ele continue.

O que o levou a aceitar o desafio no Vitória, tendo em conta a situação em que o clube estava?
Hugo Martins, Guimarães

Sempre foi público o meu desejo de treinar o Vitória. Sempre foi real que os clubes quando atravessam grandes problemas se lembram de mim e acabam por resolver as suas situações. As pessoas de Guimarães mereciam o risco que corri. E eu queria provar que estava mais vivo que nunca. Obrigado Vitória.

Considera que com o plantel do Braga era campeão? Gostaria que não desse uma resposta politicamente correcta, mas sim “à Manuel Cajuda....”
Miguel Cruz, Braga

Provavelmente sim. Lutaria pelo título.

Quanto tempo deseja estar em Guimarães?
Carlos Carreira, Barcelona (Espanha)

O tempo que o Vitoria precisar de mim.

Acha que o Geromel tem capacidades para jogar em qualquer clube europeu e até mesmo no escrete?
João Nuno Jordão, Guimarães

Geromel pode jogar em qualquer equipa do Mundo. Tem apenas 22 anos.

Qual é a sua opinião sobre o campeonato português? A crítica diz que o Guimarães e o Setúbal estão a fazer uma excelente época. Acha que é verdade ou será que Benfica e Sporting estão a fazer um péssimo campeonato?
Duarte Amorim, Montreal (Canadá)

Sei que os dois Vitorias estão a fazer excelentes campeonatos. Toda a crítica fala nisso. Quanto ao Benfica e Sporting estão a fazer campeonatos abaixo das suas potencialidades.

Hoje, Cajuda é bestial. Está preparado para um dia ser a besta?
André Santos, Angra do Heroísmo

Estou.

Com uma longa carreira, qual é para si, como treinador, o momento que mais o marcou do ponto de vista emocional?
João Alves, Porto

A morte de Fehér.

Considerando a notória falta de um líder no campo, não acha que - sendo possível - Luís Figo deveria voltar à Selecção Nacional para jogar por uma última vez no Euro’2008?
Francisco, Lisboa

Por mim, Figo voltaria. Bom jogador não tem idade.

Qual o melhor jogador na sua equipa neste momento da época?
André Serra, Lisboa

A equipa

Qual foi a situação mais difícil que teve de resolver nestes dois anos ao serviço do Vitória de Guimarães?
Nuno, Guimarães

Transformar disciplina em respeito.

Depois de tanta gente a "cortar-lhe na pele" durante tantos anos chega ao patamar onde se encontra actualmente. Por vezes não tem vontade de "dar umas tacadinhas" a essas pessoas, fazer-lhes engolir os sapos por elas lançados?
Igor, Odemira

Gostaria de saber o segredo do seu sucesso. Porque eu, apesar de ter apenas 13 anos, já sonho ser treinador de futebol.
Pedro Vizela, Loures

Tenho uma frase mestra no meu curriculum que diz: “Quanto melhor trabalho, mais sorte pareço ter”. Junto depois dois ingredientes q.b. "Não quero disciplina, mas sim respeito" e
"Mentira nunca, verdade sempre".

Não. Já fico feliz com o que posso rir por causa deles.

"Rc"
 

ondabranca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 2, 2006
Mensagens
954
Gostos Recebidos
0
Emílio Macedo aponta à «melhor classificação de todos os tempos»

O V. Guimarães está a protagonizar época notável e o presidente do emblema minhoto, Emílio Macedo, entusiasmado com a campanha dos pupilos de Manuel Cajuda, assume a ambição de concluir o Campeonato no segundo lugar, nada menos que «a melhor classificação de todos os tempos do clube».
Emílio Macedo

«Se conseguirmos ganhar ao Marítimo [na sexta-feira], vamos ficar pelo menos um ou dois dias em segundo lugar isolados», constatou o líder vimaranense, aludindo ao facto de o Benfica, em igualdade pontual com o Vitória na segunda posição, apenas jogar no domingo, na Luz, com o Paços de Ferreira.

«Se não, não ficaremos tristes e continuaremos a trabalhar no sentido de, no final do Campeonato, termos a melhor classificação e, se possível, a melhor de todos os tempos do Vitória de Guimarães», prosseguiu, notando, em jeito de aviso: «Isso seria um feito histórico, mas, como já disse, não vamos embandeirar em arco nestas últimas jornadas. Vamos degrau a degrau».

Convidado a comentar as declarações do treinador do Marítimo, Sebastião Lazaroni, para quem o clube minhoto está a ser protegido pelas arbitragens, Emílio Macedo atirou: «Sou presidente do Vitória de Guimarães e tenho que gerir este clube, não vou gerir o clube dos outros e não quero comentar coisas que não são verdade».
 

ondabranca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 2, 2006
Mensagens
954
Gostos Recebidos
0
Paixão sem limites! 1500 presentes no treino

Absolutamente, arrebatador e empolgante. O treino do V. Guimarães reuniu uma onda de entusiasmo no Complexo Desportivo. Cerca de 1500 adeptos avivaram as bancadas e zonas circundantes. Um entra e sai de gente raramente vista na tarde que marcou o arranque da preparação para o Marítimo. Os jogadores e equipa técnica foram o alvo de todas as palmas, numa acção que rapidamente se transformou em invasão/manifestação.
In Maisfutebol




…Os adeptos vivem cada vez mais intensamente a possibilidade do Vitória cimentar um lugar que lhe permita na próxima época disputar a milionária Liga dos Campeões.
Esta tarde fizeram questão de mostrar mais uma vez o seu apoio numa iniciativa que levou cerca de um milhar de pessoas ao complexo desportivo, onde Manuel Cajuda orientou o primeiro treino da semana. O apelo partiu da Associação VitoriaSempre, que pretendeu assim mostrar aos jogadores que podem contar sempre com o apoio dos indefectíveis adeptos vitorianos.
In GuimarãesDigital



Banho de multidão.
Arrebatador e empolgante. Foi assim que começou o treino do Vitória de Guimarães, com cerca de 1.500 adeptos nas bancadas e zonas circundantes do complexo desportivo.

Um entra e sai de gente raramente visto. Na tarde que marcou o arranque da preparação para a recepção ao Marítimo, os jogadores e equipa técnica foram o alvo de todas as palmas
Uma acção de apoio que rapidamente se transformou em invasão. E com êxito, conforme seria perceptível nos vários quadrantes de opiniões.
In Record


Mais de um milhar pediu a Champions
Não há-de ser por eles que a presença na Liga dos Campeões falhará. Os adeptos acreditam e ontem provaram-no

Os adeptos do Guimarães responderam em massa ao apelo lançado no site da Associação Vitória Sempre e mais de um milhar assistiu ao primeiro treino da semana, aproveitando o feriado de Páscoa em quase todo o concelho, dando aos jogadores um suplemento anímico para as últimas sete finais que poderão levar o clube a uma inédita participação na Liga dos Campeões.
In O JOGO



A família vitoriana aproveitou uma tarde de segunda-feira ainda com cheiro a feriado para invadir o complexo desportivo e injectar uma dose extra de fé na equipa de Manuel Cajuda. Mesmo sob a ameaça de um céu com cara de quem se prepara para tirar um fora-de-jogo milimétrico, resistindo a temperaturas desagradáveis, mais de mil simpatizantes fizeram questão de passar uma hora a ver os novos heróis de Guimarães a ensaiar o ataque à Champions.

O desafio lançado num fórum de adeptos vitorianos, a evocar o famoso treino em que cerca de três mil vimaranenses lotaram o complexo, há dois anos, foi levado muito a sério pelos seguidores do Vitória.

A notícia varreu a cidade com a força de um ciclone, mobilizando em tempo recorde uma plateia que, a avaliar pela incontornável nota de juventude, garante a vitalidade de um clube onde não há espaço para a indiferença. Ontem, mais do que as claques, as bandeiras ou os cânticos, foram as palmas das crianças, dos pais e dos avós a emocionar os jogadores.
In A BOLA




A iniciativa voltou a nascer no Fórum da «Associação VitóriaSempre», que lançou o repto no sentido de “dar uma força suplementar para o que resta do campeonato, demonstrando dessa forma, uma vez mais, que estamos com eles inequivocamente”.

Entusiasmado com o público, Miljan até festejou um golo, como se estivesse no «Afonso Henriques»!
In GuimarãesTV




O grupo vitoriano, orientado pelo técnico Manuel Cajuda, realizou a sessão de treino que marcou o seu regresso ao trabalho para preparar a partida que se realiza, na próxima sexta-feira, frente ao Marítimo. Um treino que terá sido presenciado por cerca de mil e quinhentos adeptos.

Naturalmente que esses adeptos sempre estiveram muito agitados nas bancadas e vibraram com alguns pormenores. Especialmente quando Miljan Mrdakovic apontou um excelente golo de cabeça. Um golo que foi festejado duma forma surpreendente pelo jogador e pelos adeptos.
In SportDigital
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Guimarães - Manuel Cajuda: «Sou benfiquista»

TÉCNICO RESPONDE AOS LEITORES DO RECORD INTERNET (Parte 2)



É verdade que é benfiquista? Que lhe parece orientar a equipa da Luz?
João Nuno, Viseu

Sim, sou benfiquista. No discurso politicamente correcto diria que sou Olhanense, que o sou. Mas em Portugal nunca mais se cresce na Cultura Desportiva, e nunca mais se vai entender que ser bom profissional supera todos os gostos pessoais. Continua-se a pensar no que se deve dizer sem dizer o que se pensa.

Quando o Pelé saiu, disse que não percebia o porquê do interesse do Inter de Milão, porque ele não lhe parecia ser grande jogador, mas Pelé pegou de estaca. Admite que se enganou na sua análise?
Luís Brito, Porto

Uma coisa é o que eu digo, outra o que escrevem e outra a maneira como o entendem. Disse que fiquei surpreendido com o interesse do Inter, não disse que não percebia, nem nunca fiz qualquer comentário à valia do Pelé. Fico feliz por ele ter pegado de estaca, mesmo muito feliz e acredito que ele mudou para melhor. Se a questão é eu ter-me enganado ou não, ainda bem que me enganei, porque não tenho a mania que acerto sempre.

Acha que o Vitória tem condições para ser campeão num futuro próximo?
Rui Fernandes, Guimarães

Não programar ou programar mal é encontrar o fracasso na esquina seguinte. Se o fizer com método, com paciência e com tempo... pode. Mas num futuro não muito próximo. A crise económica mundial vai pesar muito mais nos clubes grandes.

Na altura do segundo golo do Vitória contra o Sporting um miúdo abraçou o mister. Pergunto-lhe o que sentiu nesse momento vendo que era um miúdo. Parabéns e felicidades para si e para o Vitória.
António Couto, Guimarães

Carinho e ternura pelo gesto do puto. Era puro aquele abraço e merecia a minha melhor atenção. Obrigado miúdo.

O que acha da formação em Portugal? Pensa que os clubes apostam o que deviam na formação, estão os jovens a ser devidamente utilizados pelos clubes?
Tiago Dores, Massamá

A formação é aquilo de que todos falam em projectos e que depois a grande maioria não lhes passa cartão. Por vezes é apenas uma forma de conseguir mais um subsídio camarário. Lançar jovens é complicado e eu estou completamente à vontade porque fui provavelmente quem mais jovens lançou.

Sr. Cajuda, se apurar o Vitória para um lugar na “Champions” e tiver o convite para ir treinar um dos grandes (Benfica ou Sporting) o que faz? História com o Vitória? Ou realiza o seu sonho profissional?
Alexandre Silva, Lisboa

São dois sonhos com destinos comuns e brilhantes. No Vitória ajudar a um dia serem campeões. No Benfica e Sporting ser campeão.

Cada vez mais se fala do futebol moderno. O que isso é, se é que existe futebol moderno ou apenas futebol?
Jorge Fernandes, Tercena

Há dois tipos de futebol. O bom e o mau. O futebol moderno de hoje, amanhã estará ultrapassado. O bom futebol continuará sempre actual pelos tempos fora. Existe sim uma nova "fraseologia” no futebol, mas o passe bem feito, o golo espectacular, as transições ofensivas e defensivas, as linhas de passe, as recuperações positivas e negativas, o povo irá sempre entender sem palavras. Joguem bem que o povo gosta e deixem-se de palavreado.

Já pensou em fazer um protocolo com o grande Sporting Clube Olhanense para empréstimo de jogadores? Se sim, porque não já para o próximo ano?
Tiago Amaro, Olhão

Por mim seria já hoje. Mas treinador é para treinar e dirigentes para dirigir. A palavra para os dirigentes.

Há uns anos, quando treinava o Belenenses, foi entrevistado em directo para a tv durante um jantar e referiu que se o convidassem para treinar o Benfica não aceitaria. Passados alguns anos, aceitaria agora o convite? Porquê?
João Dias, Algés

Que me perdoe Durão Barroso, mas acho que ele foi militante de um partido de Esquerda e depois presidente do PSD. O tempo faz mudar muita coisa. E ouvindo os actuais dirigentes do Benfica, esses tempos não podem mais voltar ao Benfica. São os dirigentes do Benfica que falam assim. Como pode verificar o tempo mudou muita coisa.

Indique aqueles que acha que são os jogadores fundamentais da sua equipa e o seu maior segredo para levar uma equipa de futebol teoricamente fraca ao pódio da Liga principal.
Henrique Lopes Valente, Coimbra

Por incrível que possa parecer os jogadores mais influentes na minha equipa são os que não jogam. Quanto melhor eles forem, mais fortes terão de ser os que jogam porque se não o forem perdem o lugar. O maior segredo é sermos tão simples que ninguém acredita que possamos ser bons.

Qual o júnior do Vitória que tem maior potencial: Diogo Lamelas, Feliz, Lucas ou Dinis? Se for outro... indique. Sou grande apreciador da politica de formação do Vitória! Grandes talentos!
Micael Rito, Oeiras

Continuo a dizer que são bons valores. As minhas primeiras opiniões vão sempre para a Direcção do clube. Mas atenção, o clube não pode fazer como aquisições no próximo ano, cinco juniores.

Se conseguir conquistar um lugar que dê acesso à Liga dos Campeões, considera a sua equipa capaz de se bater com os colossos da Europa?
Gonçalo Gomes, Miratejo

Não. Mas não custa tentar. E aprender é viver.

Gostava de perguntar ao nosso Mestre, se ficou satisfeito com os reforços de Inverno? Não acha que, no actual momento em que a equipa se encontra, com mais um ou dois reforços de nomeada o objectivo "Champions" seria mais fácil de atingir? A Direcção não devia ter sido mais ousada no capítulo das aquisições?
Paulo Costa, Polvoreira - Guimarães

O momento actual não é o de Janeiro! A minha Direcção está a fazer o melhor que pode e sabe e eu estou solidário com ela e com o Vitória.

Aceitava ser adjunto do Mourinho?
Pedro Miguel Castro, Póvoa Santa Iria

Ser adjunto da competência nunca será um problema para mim. Ser actual não é ser orgulhoso. Afinal, Mourinho foi considerado o melhor do Mundo.

Parabéns pelos excelentes resultados conseguidos não só esta época, mas também pelo trabalho ao longo da sua carreira. Sou Belenenses e só tenho pena que não tenha tido êxito no meu clube. Será que conseguirá assumir uma candidatura ao título sem ser num dos três grandes?
Rui Correia, Algueirão

Amo o Belenenses da mesma forma de sempre. Sei que fui importante para o Belenenses, pois passei com eles a época mais complicada da vida do clube. Em Outubro pedi para sair, porque aquela equipa não tinha hipóteses e pediram-me para ir até ao fim e fui. Seria tão fácil ter fugido. Ainda bem que não o fiz. Fiquei a amar mais o clube.

Tirando o Mourinho, os treinadores portugueses no estrangeiro, apesar de terem sucesso (Manuel José, por exemplo), raramente vão para as ligas mais competitivas (Itália, Espanha ou Inglaterra). Porque será?
João Pereira, Lisboa

Seguramente que não é só no futebol que somos vistos como os parentes pobres da Europa. Talvez seja no futebol que estejamos mais próximos. Ainda bem que Mourinho triunfou.

Quem são para si os três melhores treinadores portugueses da actualidade?
João Neves, Almada

Perdoará que assuma a minha cobardia em não lhe responder. Posso-lhe dizer que existem muitos bons treinadores em Portugal.

No Vitória costuma jogar sempre com extremos (alas) disfarçados. Porquê?
João Vieira, Guimarães

Nada no Vitoria é disfarçado. Temos um modelo próprio e único. Podem dizer que é 4x2x3x1 e 4x3x3 que acertam sempre. O que para mim é importante é a maneira como circulamos a bola e os jogadores e conseguimos utilizar todos os sistemas num só jogo. Quem ri do pentágono com dois quadrados pode continuar a fazê-lo.

Qual é o seu clube do coração?
João Vieitas, Carregado

Sporting Clube Olhanense.

Qual foi o clube que lhe deu mais gozo treinar? E o pior?
Pedro Miguel Castro, Póvoa Santa Iria

Tudo o que faço, faço-o por gosto e prazer. Sinto o mesmo por todos. Felizmente não existem piores.

"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Manuel Cajuda: «Os que não ganham é que falam do Sistema»

TÉCNICO RESPONDE AOS LEITORES DO RECORD INTERNET (Parte 3)



Qual o jogo que mais o marcou até hoje?
Ricardo, Quinta do Conde

Nenhum.

A Liga dos Campeões é um sonho ou um objectivo real?
Hugo, Lisboa

Nesta altura, se você considera um sonho é um sonho real. Pode acontecer. É tão simples quanto isto. Apenas está difícil de conseguir, mas não de sonhar.

Gostava de ver o Olhanense na 1ª Divisão?
Rui Parreira, Pinhal Novo

Aqui está um dos meus sonhos.

Nesta altura do Campeonato, é necessário motivar os jogadores do Vitória ou desviar atenções e retirar pressão?
Daniel Filipe Marques Vieira, Maceira - Leiria

Esse é o grande segredo. Aumentar a motivação sem aumentar a pressão. E isto não se aprende em nenhum curso de treinadores.

Em toda a sua longa carreira, qual foi a personagem no futebol português que mais admirou (ou admira)?
Carlos Almeida, Covilhã

Eusébio

Queria saber a sua opinião sobre o porquê de não existir uma equipa forte, de primeira divisão tal como o Guimarães, no Algarve? É estranho, porque o Algarve é das regiões que gera maior riqueza no País e é um destino de férias por excelência, pelo que deveria haver interesse dos empresários em ter uma equipa forte nas competições europeias
Nuno Benedito, Faro

O "Allgarve" perdeu todas as suas tradições. Até o nome. Se tem condições? Excelentes. Porque não tem? Não querem.

Começo por dizer que tenho 35 anos, sou adepto do Benfica e tenho uma enorme admiração por si. Sempre soube que o seu dia de glória chegaria. Questiono que tipo de condições faltou nos outros clubes por onde passou para conseguir fazer o "brilharete" que está a fazer com o Guimarães.
Rui Pedro, Cascais

Nada. Apenas tive aquilo que esses clubes podiam ter. Mas qualificar para competições europeias ou africanas 5 vezes em 10 anos e estar em duas finais de Taça não foi mau. E penso que não existem muitos que o tivessem conseguido. Braga (UEFA), Leiria (UEFA e final da Taça), Marítimo(UEFA), Zamalek (Liga dos Campeões Africanos e Final da Taça do Egipto) e Vitória (Vamos esperar...)

Sr. Cajuda, sendo eu sportinguista desde a nascença, admiro muito o Vitória de Guimarães. Aquela massa associativa é fabulosa, a cidade é magnífica e depois tem uma equipa muito equilibrada. Como é que o Vitória conseguiu construir este plantel com tantos jogadores que poderiam jogar em qualquer um dos grandes? Como é que atletas como Desmarets, Mrdrakovic ou Ghillas foram descobertos?
José Pedro Franco, Santo António dos Cavaleiros

Com astúcia do Norton de Matos, minha e da Direcção.

Gostaria de saber a sua opinião sobre as potencialidades de Oscar Cardozo. E saber qual dos jogadores que levaram o nome do Vitória tão alto pensa poder vir a ter mais possibilidades de se destacar no mundo do futebol? Com os melhores cumprimentos.
João Marques, Castelo Branco

Cardozo tem tudo para ser um bom jogador. E não gosto de falar de jogadores de forma pública. A minha opinião nunca passará disso. Quanto aos do Vitoria são vários, ainda por cima porque são jovens.

Como encara a passagem por um clube grande do Egipto? Acha que cá é mais fácil treinar um clube grande?
João Marcelino, Oeiras

Lá é muito mais fácil treinar um clube grande. A passagem por lá foi em tudo fabulosa. Culturalmente, socialmente e desportivamente. Muitos quiseram fazer os outros olharem como um fracasso, mas não o vão conseguir. Estive num clube com 25 milhões de adeptos, fui vice-campeão e fui finalista da Taça do Egipto.

Que ele existe, seja de que de forma for, já todos o sabemos, mas qual o porquê de ninguém expor o "Sistema"? Servem-se todos da mesma gamela?
Francisco Manuel Crespo Lopes, Lisboa

“Provavelmente” em todas as profissões. Você é dos que acreditam que só existe no futebol? E repare que os que falam disso são sempre os que não ganham.

Boas Mister. Era homem para assinar um contrato vitalício com o Vitória? Abraço de um Vitoriano de Felgueiras...
Fábio Nuno Teixeira Faria, Felgueiras

Sou. Mas não vai dar. Um dia vocês vão ficar fartos de mim. Ainda vivemos em Portugal meu amigo.

Qual a verdadeira razão da sua saída do Zamalek?
André Nunes Lagarto, Entroncamento

Um dia um senhor General que entendia saber mais de futebol que eu e que era vice-presidente quis cumprimentar-me e eu voltei as costas e não lhe quis falar. Simples. Comprei um inimigo com facilidade.

Qual é o jogador que mais gostaria de ter na sua equipa, conjugando-o ao seu actual modelo de jogo?
Znoks, Worldtuga

O segredo continua a ser uma boa arma nas aquisições.

Qual foi para si o principal motivo que levou o técnico do Nacional a agir como agiu no final do jogo Nacional-V.Guimarães?
João Lopes, Barreiro

Não sei.

Caro mister Cajuda, como sócio ferrenho do V.Guimarães e perspectivando um segundo lugar na Liga gostaria de lhe perguntar quantos jogadores acha que o Vitória necessita de modo a fazer um boa figura na Liga dos Campeões para o ano? Em que posições?
Pedro Fernandes, Coimbra

Lamento, mas não é correcto vocês saberem antes da minha Direcção.

Parabéns pelo magnífico trabalho que está a realizar e pela fantástica equipa que dá prazer ver jogar. Que jogador seu aconselharia ao meu (e seu também) Benfica?
José Carlos, Évora

O Benfica tem gente inteligente para resolver os seus problemas.

Venho aqui agradecer-lhe o excelente trabalho no nosso Vitorinha, obrigado. Agora a pergunta: Na sua opinião qual o jogador chave do Vitória? Aquele de que não prescinde?
Joel Alves, Guimarães

Todos com Flávio a liderar.

Como é que consegue motivar e transmitir confiança a jogadores que em determinada fase da carreira se encontram desmotivados, devido à pressão da imprensa e/ou adeptos ou resultado da má classificação da equipa ou devido a ter realizado fracas exibições?
Nuno Santos, Olhão

Difícil é motivar um trabalhador que se levanta às sete da matina e tem que ir trabalhar para ganhar 400 euros.

Sente que é hoje um treinador com "melhor" imprensa do que em anos anteriores?
Miguel Morgado, Lisboa

Não. Continuo a ver gente que escreve melhor e outros pior, tal como os treinadores. Uns mais amigos outros nem tanto. Agradeço o tratamento até hoje dispensado. Só que ainda existe quem escreva sobre mim sem me conhecer ou sem conhecer o meu trabalho.

Qual a equipa mais completa que treinou até hoje?
Ricardo Borges, Leiria

A do Sp. Braga no ano do Fehér
"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Manuel Cajuda: «Sei que voltarei a sair de Portugal»

TÉCNICO RESPONDE AOS LEITORES DO RECORD INTERNET (Parte 4)



Queria pedir ao "Mister" para fazer o seu onze ideal (com jogadores no activo) do Campeonato. Pedia-lhe isenção uma vez que treina o Vitória...
Francisco Ferro, Alto do Moinho - Corroios

Pergunta bonita, mas de resposta sempre injusta. Desculpe.

Qual a maior virtude do Vitória? Não apenas da equipa mas globalmente falando, do clube, da cidade, da região?
Paulo Oliveira, Guimarães

A grande virtude e ter mais virtudes que defeitos.

Eu, que sou leão, mas acima de tudo desportista, gosto especialmente do "seu" futebol vistoso, em toda a largura do campo, pressão contínua, passes na linha de fundo, etc. Viva o espectáculo, embora o resultado também seja importante. Por isso e pelo seu desportivismo parabéns! E a pergunta é: Como consegue manter-se tão frontal, neste mundo cão do futebol e ao mesmo tempo com um humor tão refinado? Um leonino e desportivo abraço.
José Torres, Lisboa

Esse continua a ser o meu eterno problema. Digo o que penso, não o que as pessoas querem ouvir. Não falo aos jornais, falo através dos jornais. Procuro transmitir as minhas ideias, não as simpatias dos outros. Se vou jogar com um grande nunca posso dizer que sou favorito, que quero jogar para ganhar. Tenho de continuar a pensar pequeno. Se sou frontal chamam-me arrogante e vaidoso. Tenho de continuar a viver como antes do 25 de Abril em que uma farda era bem mais importante do que o que estava dentro dela. Sou brincalhão e acham que não posso ser. Nunca fui mal educado e acredito que sorrir também pode fazer parte da vida de um treinador. Adoro ser rebelde e tenho orgulho em ser desalinhado, o que dizem ser o meu maior defeito. Mas afinal desalinhado do quê? Expliquem-me por favor.

Sr. Manuel Cajuda, quero dar os parabéns pelo belo trabalho que tem feito ao longo da actual época e em épocas anteriores. Se tivesse propostas do estrangeiro para que país gostaria de ir treinar uma equipa?
João Pedro Marques Alves, Lisboa

Só sei que irei voltar a sair de Portugal outra vez.

Qual foi o melhor jogador que já treinou? Felicidades para o resto do Campeonato.
Aníbal Jesus, Madeira

Claro que tenho a minha preferência, mas não quero ser injusto com os muitos que me ajudaram.

Já disse uma vez que em sua casa "até o cãozinho torce pelo Benfica". Sendo adepto confesso do Benfica, aceitaria agora o convite para treinar o Glorioso?
Tiago Cascais, Lisboa

O que disse está dito. O Benfica agora não tem treinador e portanto não é justo que possa falar sobre aceitar ou não um convite que não existe. O Benfica deve escolher para si o melhor treinador.

Sabendo perfeitamente que nós não apreciamos que o nosso clube seja tratado por "Guimarães", mas sim por Vitória, porque motivo é que ultimamente tem vindo a repetir-se essa situação consigo e com os seus adjuntos (inclusive o Basílio, vimaranense de gema)?
José Machado, Guimarães

Se tem acontecido comigo peço desculpas. Vou tentar não voltar a cometer esse erro.

Caro Manuel Cajuda, como avalia a rivalidade existente entre Braga e Guimarães? No domínio futebolístico e fora dele. Isto porque me parece evidente ser um apaixonado pela cidade de Braga e por outro lado estar rendido à paixão vitoriana. Será possível coexistirem estes dois amores?
Artur Silva, Braga

Sempre disse aos vimaranenses que se para ter êxito em Guimarães tivesse de falar mal de Braga eu nunca o faria. Tive a honra de treinar o Braga, gosto do Braga, fui seu profissional durante quase 8 anos e não posso, não quero nem devo falar mal de quem me tratou tão bem. Agora estou no Vitoria, estou feliz e quero também poder fazer o mesmo quando sair do Vitoria. Afinal, eu sou de Olhão. Mas gosto daquele grito “Vitória até morrer”.

Onde está a diferença do jogo da sua equipa comparando com Benfica e Sporting?
José Tomé Pires Silva, Barcelos

Existem muitas diferenças. Só assim se compreende que uma equipa com menores valores possa jogar melhor.

De que forma prepara as equipas contrárias? Preocupa-se mais com os seus pontos fortes ou tenta aproveitar os seus pontos fracos?
Luís Nogueira, São João de Areias - Santa Comba Dão

Preocupo-me muito mais com a minha equipa. Se a minha for forte o problema transfere-se para os outros.

Caro Cajuda, teve uma época algo peculiar: vestiu-se de D. Afonso Henriques no jogo de apresentação do Vitória, lesionou-se num treino após uma entrada dura por parte de um dos seus "meninos", foi ameaçado de "pancada" por um colega de profissão e, o mais importante de tudo, encontra-se bem posicionado na classificação. Como é que encara tudo isto de forma bem humorada e descontraída. Qual é o seu segredo?
Inês Silva, Lisboa

Lei única de Deus: Saber perdoar. Depois aceita a vida que Deus te pode oferecer. E sorria... minha amiga. A vida é muito mais do que aquilo que cada um pensa.

Antes de qualquer questão queria dar os parabéns pelo seu percurso atá aqui... Sou adepto do Braga e queria perguntar-lhe o que acha que falta ao meu clube para ser um grande e lutar pelo título?
Bruno Ricardo Costa, Famalicão

Tenho um respeito enorme pelo Braga. Sou treinador do Vitoria, não devo falar sobre a vida dos outros. Peço que possa compreender.

Se lhe fosse oferecido o cargo de treinador com as mesmas condições salariais, com o mesmo tecto financeiro em termos de contratações e prémios de jogo para jogadores....a sua preferência iria para o Sporting ou para o Benfica? Seja directo na resposta...sem rodeios.
Paulo Alves Correia, Fernão Ferro - Seixal

Como respondi a um leitor anterior, o Benfica agora está sem treinador. Se os dois clubes tivessem treinador, não teria duvidas nenhumas em lhe responder.

Uma vez que tem uma forma de estar no futebol muito simples, queria perguntar-lhe se acha que o futebol é uma ciência complexa ou um simples jogo ao alcance de qualquer um?
Samuel Faria, Leiria

Não é treinador quem quer. O Futebol é um desporto, nunca será uma ciência, mas as ciências que o rodeiam ajudam a que ele possa ser sempre melhor.

Parabéns pelo excelente Campeonato que está a fazer... Queria fazer uma pergunta (que eu sei ser ingrata responder para não ferir susceptibilidades nos seus atletas), mas se pudesse ir buscar um jogador a cada um dos grandes, que jogadores traria para o Vitória? Boa sorte para o resto do Campeonato!
Hugo Brandão, Lisboa

Lucho Gonzalez, João Moutinho/Liedson e Quim.

Se não fosse treinador de futebol, o que queria ser?
Rui Bright, Almada

Médico ou Engenheiro.

Costuma ler os comentários dos jornalistas à sua actuação e das suas equipas? Dá-lhes algum crédito e condicionam de alguma forma as suas escolhas?
Luís Dias, Avelar

Dou crédito a todas as criticas justas (boas ou más). Ajudam-me a ser melhor.

O que é mais importante para si, ter um jogador formidável futebolisticamente ou ter um jogador não tão dotado tecnicamente, mas que cumpra à risca o que lhe pede dentro de campo?
Vasco Lourenço, Pinhal Novo

A técnica é a magia do futebol. Prefiro um dotado tecnicamente porque depois eu obrigo-o a fazer o que eu quero e o que a equipa precisa. Esse é o trabalho do treinador.

"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Guimarães - Líder diz que a equipa trabalha para registo histórico

MELHOR CLASSIFICAÇÃO DE SEMPRE É META DE EMÍLIO MACEDO



O presidente do Vitória de Guimarães, Emílio Macedo, afirmou hoje que a equipa trabalha para atingir "a melhor classificação de todos os tempos do clube" na Liga, ou seja, o segundo lugar e a entrada na Liga dos Campeões.

Questionado pelos jornalistas, o líder constatou: "se ganharmos ao Marítimo, vamos ficar pelo menos 1 ou 2 dias em segundo lugar isolados" - já que o Benfica, segundo classificado também com 41 pontos, apenas joga domingo, em casa, frente ao Paços de Ferreira.

"Se não", continuou, "não ficaremos tristes e continuaremos a trabalhar no sentido de, no final do Campeonato, termos a melhor classificação e, se possível, a melhor de todos os tempos do Vitória de Guimarães", o segundo lugar, uma vez que o clube já atingiu por três vezes a terceira posição.

"Isso seria um feito histórico, mas, como já disse, não vamos embandeirar em arco nestas últimas jornadas. Vamos degrau a degrau", afirmou.

A equipa comandada por Manuel Cajuda ocupa actualmente o terceiro posto com os mesmos pontos que o segundo, o Benfica, e abre a 24ªjornada da Liga na sexta-feira, ao receber no Estádio D. Afonso Henriques, o Marítimo, oitavo classificado com 31 pontos.
"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Guimarães - Carlitos: «Agora é até à morte»

EM ÊXTASE COM A LUTA TITÂNICA PELA CHAMPIONS



Carlitos é eloquente quando analisa as possibilidades europeias do Vitória de Guimarães. “A Liga dos Campeões é um sonho que vamos continuar a perseguir. Estamos metidos nessa luta por mérito próprio e seria um marco na vida dos jogadores e do clube. Agora é até à morte. Estamos conscientes que podemos chegar lá e apontamos sempre para cima. Se eles facilitarem, vamos complicar”, alerta, deixando directamente o aviso a Sporting e Benfica.

“A luta entre o 2.º e o 5.º lugar será muito disputada e o que pode fazer a diferença passa pelo controlo do entusiasmo. Os adeptos apoiam, mas não deixamos a euforia entrar no balneário”, garante a propósito da manifestação que levou cerca de 1.500 adeptos ao treino.

Com a paixão vitoriana assimilada, Carlitos diz ter dificuldades em exprimir o sentimento vitoriano. “Diziam-me que o Vitória de Guimarães e os adeptos eram fantásticos, mas era o que ouvia e nunca tinha vivido por dentro. É completamente diferente e só quem vive o dia-a-dia das pessoas será capaz de perceber. Vamos na rua e sente-se a paixão das pessoas por um clube que é mesmo único e difícil de explicar. Comento com a minha mulher que nunca vi uma coisa igual, é espantoso”, congratula-se.
Autor: CARLOS MANUEL FREITAS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Guimarães - Cajuda: «O que alcançou não foi por batotas»

REACÇÃO DIPLOMÁTICA À CRÍTICA DE LAZARONI



Sebastião Lazaroni acusou o Vitória de Guimarães de ser protegido pelos árbitros e aqueceu o ambiente para amanhã. O brasileiro, recorde-se, já se queixara no jogo da 1.ª volta, tendo sido expulso pelo árbitro João Ferreira. Manuel Cajuda foi diplomático na sua reacção e não alimentou a polémica. “Espero que o senhor Lazaroni seja muito bem recebido. Vou pedir ao público de Guimarães que o receba com elegância e desportivismo. É um senhor de respeito no futebol e tudo o que alcançou na carreira não foi por batotas, mas por mérito dele”, registou, acrescentando: “Deve ter sido por mérito que o senhor Lazaroni chegou à selecção do Brasil, é um senhor de respeito para mim.”

Sobre a referida “protecção”, manteve o fair play. “É uma declaração de um senhor que também está a fazer um bom campeonato e terá o seu mérito, como terão os jogadores”, defendeu, deixando um aviso: “Talvez um dia, depois de acabar o campeonato, eu possa vir à sala de imprensa com os filmes dos jogos do Vitória. Só debitar para fora é uma questão de opiniões. Também fui prejudicado em 2/3 jogos e ninguém fala nisso. Erros de arbitragem continuam a beneficiar uns e a prejudicar outros e no saldo final haverá acerto de contas.”Autor: CARLOS MANUEL FREITAS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Guimarães - Carlitos nos eleitos de Cajuda

20 CONVOCADOS PARA JOGO COM MARÍTIMO



O regresso de Carlitos após lesão e as saídas de Márcio Martins e Paulo Henrique são as novidades nos convocados de Cajuda para o encontro de amanhã com o Marítimo.

Carlitos deverá ser titular pelo facto de ter estado ao serviço da selecção da Argélia, que jogou ontem frente ao Congo.

De resto, a equipa deverá ser a habitual, com Nilson na baliza, uma defesa com Andrezinho, Sereno, Geromel e Momha, um meio-campo com Flávio Meireles, João Alves e Desmarets e os extremos Carlitos e Alan no apoio ao ponta-de-lança Miljan Mrdakovic.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Nilson e Serginho.

Defesas: Andrezinho, Sereno, Geromel, Momha, Radanovic e Luciano Amaral.

Médios: Flávio Meireles, João Alves, Fajardo, Desmarets, Moreno e Tiago Ronaldo.

Avançados: Alan, Carlitos, Ghilas, Marquinho, Miljan Mrdakovic e Roberto.
 
Topo