• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Montagem de antena (dúvida)

JJPereira

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
459
Gostos Recebidos
0
Boas amigos,
Uma dúvida de quem percebe pouco de antenas:
Mudei recentemente de casa, onde, tal como as normas obrigam, tenho uma caixa ATI, que neste momento recebe o sinal da antena terrestre e o reparte pelas divisões da casa.
Agora queria montar uma parabólica mas não sei como fazer.
Pensei por um misturador de mastro TV/ SAT e depois utilizar um só cabo até à caixa ATI (aquele que já existe).
Depois levaria o deco para a divisão da casa onde me apeteça ver televisão.
Acontece que não sei se isto pode ser feito assim.
Alguém me dá uma dica?
Abraços
 

sam

GF Ouro
Entrou
Out 8, 2006
Mensagens
630
Gostos Recebidos
0
Viva! Se for sinal só de antena terrestre, isso dá. Se for sinal cabo terrestre, a mim não deu, pois ao passar pelo spliter que te divide o sinal para as varias divisões, o sinal sat. perde-se. Esta é a minha esperiencia.
 

JJPereira

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
459
Gostos Recebidos
0
Obrigado amigo.
Pois era isso que eu temia. Estou desconfiado que isso acontece porque provavelmente a alimentação do LNB perde-se pelo caminho.
Vou esperar a ver se alguém conhece uma solução.
Abraços
 

Ðücky™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,661
Gostos Recebidos
0
podes utilizar um misturador/separador Sat+Terrestre

compras dois e metes um no telhado e outro em casa

aquilo tem duas entradas/saidas Sat+Ter, no telhado ligas a antena terrestre a uma entrada e a paranóia a outra e em casa metes outro onde metes uma saida para a TV e outra para o deco

atenção que o cabo que tens na instalação pode ser de fraca qualidade e por isso não dar, ou seja, perde bastante sinal

ainda nunca testei isto mas em principio funciona assim

Cumps
Ducky
 

JJPereira

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
459
Gostos Recebidos
0
Obrigado Ducky
O cabo é de todo em cobre, e creio que de boa qualidade. A instalação está certificada, por isso deverá de estar Ok.
Para começar vou então meter um misturador no mastro a ver o que dá.
A ideia era ligar o deco à tomada e receber Sat, ou ligar apenas a televisão e receber Terrestre. É que se tiver que separar o sinal à saída de todas as tomadas acaba por ser pouco prático, mas se tiver de ser....
 

deltafi

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
292
Gostos Recebidos
0
atençao a uma coisa amigo jjpereira , seria bom certificares-te q tens tomadas separadoras instaladas na tua casa pois segundo o novo regulamento ITED as tomadas separadoras estao previstas mas nao ha a obrigatoriedade de serem instaladas e ja sabescomo sao os empreiteiros q estao sempre a fugir embora no ITED nao se possa fugir muito mas duvido q tenhas instalada 1 unica tomada separadora embora estejam certificadas e equalijadas todas as tomadas de qualquer infraestrutura ITED vais ter de substituir a tomada existente e instalar uma tomada separadora pelo menos no local onde vais instalar o receptor de satelite senao nada feito embora tenhas de instalar na mesmo o misturador separador no mastro .
 

JJPereira

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
459
Gostos Recebidos
0
Amigo Deltafi, já agora mais uma dúvida:
As tomadas separadoras permitem-me ligar em simultâneo por ex. o gravador de vídeo e o receptor SAT. Até aqui tudo bem.
Então e se eu pretender ligar na sala unicamente o receptor SAT e nos quartos a TV terrestre?
Será que neste caso cada aparelho só recebe aquilo que lhe interessa, ou tenho sempre de separar o sinal antes de os ligar?
Um abraço
 

JJPereira

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
459
Gostos Recebidos
0
Ora bem, já resolvi o meu problema. Fiz assim:
Montei o misturador de mastro onde misturei os sinais sat e terrestre.
Dali seguiu um só cabo até ao repartidor existente na caixa ATI, que dividiu o sinal pelas divisões da casa.
Por fim é só retirar da parede a tomada lá existente (que não serve para satélite) e ligar o cabo directamente ao deco, o aparelho recebe apenas o sinal que lhe interessa sem ser preciso separar o sinal.
Tenho agora de arranjar uma tomada separadora que é para ligar em simultâneo o deco e a televisão.
O único senão é que nestas voltas todas perco cerca de 2 decibéis de potência.
Abraços
 

ovni

GF Prata
Entrou
Jan 23, 2007
Mensagens
310
Gostos Recebidos
0
Boas,

Compra um amplificador de linha ( até dos mais baratos ) que já consegues recuperar essa perda.

1 abraço
 

figoo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 5, 2008
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
Boas!
eu tenho o mesmo problema, mas nao tenho antena terreste, apenas uma parabolica da meo. Preciso na mesma do misturador/separador do sinal da parabolica?
e se meter o misturador /separador na parabolica e depois ligar ao splitter do ATI e ligar a tomada ao receptor da meo, isto funciona?
Como sei que a tomada é separadora ou das normais? As minhas tomadas permite ligacao TV e FM.
cumprimentos
 

Powersky

GF Ouro
Entrou
Nov 26, 2008
Mensagens
1,617
Gostos Recebidos
0
Figoo .
1 ligar parabólica
2 ligar ati
3 ligar tomada tv e fm
4 sintonizar receptor

boa sorte
um abraço

não desistas .
 

figoo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 5, 2008
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
boas!
já tenho quase o problema resolvido!
é assim:
sintonizei certo o prato da parabolica primeiro,depois liguei directo o cabo da parabolica ao receptor, depois liguei o cabo directo a uma tomada de tv com separaçao de tv terreste e satelite (liguei o cabo do receptor à saida de sat) e funcionou.
agora o problema k tenho é que quando liguei o cabo da parabolica ao ATI o aparelho de repartição corta o sinal do satelite, penso k seja preciso outro repartidor de sinal no ATI para funcionar o sinal de satelite.
 
Última edição:

Powersky

GF Ouro
Entrou
Nov 26, 2008
Mensagens
1,617
Gostos Recebidos
0
boas!
já tenho quase o problema resolvido!
é assim:
sintonizei certo o prato da parabolica primeiro,depois liguei directo o cabo da parabolica ao receptor, depois liguei o cabo directo a uma tomada de tv com separaçao de tv terreste e satelite (liguei o cabo do receptor à saida de sat) e funcionou.
agora o problema k tenho é que quando liguei o cabo da parabolica ao ATI o aparelho de repartição corta o sinal do satelite, penso k seja preciso outro repartidor de sinal no ATI para funcionar o sinal de satelite.

boas ---
Certifica que ATI seja compatível com sinal de satélite
Verifica a instalação na ATI e repartidor de sinal
Em muitos casos o cabo esta ligado no sitio errado .

boa sorte
 

Marvindg

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2009
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Boa noite amigos! Alguem tem um manual de como montar uma antena de 90cm para Azamerica. Aguardo.
 
Topo