• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ajuda Urgente orientação de motor

PAULOSI

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 10, 2006
Mensagens
336
Gostos Recebidos
0
:espi28: Bom dia a todos! Comprei um motor marca Actuador polar Mot Sat3 e tenho o deco Metronic 441332 caixa vermelha. Já o montei e tentei orientar, mas não consigo apanhar os satelites. Já li alguns esquemas mas não consegui resolver, peço a alguem que tenha orientado um igual ou genero que me explique como fazer, é que coloquei a latitude que diz no livro para o motor e a do prato e coloquei tudo sintonizado o motor, prato e lnb e rodei +- para Sul só que não apanho nenhum satelite. Obrigado :38: :38:
 

joanete99

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
193
Gostos Recebidos
0
PauloSi eu montei um motor para mim já á um ano e tb nao percebia nada disso mas ate foi facil , primeiro memorizei o hispasat e depois confirmei que o ponto zero estava ok , (o ponto zero é o que está na escala do motor )
depois foi só mandar o motor á procura de outros satelites ex: astra e o motor automaticamente se o ponto zero estiver certo vai lá ter depois é só memorizar o satelite e assim socesivamente.
A minha box é uma metronic ouralis evolusion 3
espero ter ajudado mais alguma coisa é só perguntares fica bem
 

touromelga

GF Ouro
Entrou
Mai 29, 2007
Mensagens
1,013
Gostos Recebidos
0
boas amigo, é assim, montas o conjunto todo alinhado em linha recta , e nivelado, direcionado a sul, depois verificas a tua latitude onde moras, e por aproximação verificas na tabela do manual do motor e ajusta a elevação do motor, depois fazes o motor andar 2º para este, ai tens de ter o nilesat 7ºW e ajustas a elevação do prato até apanhares sinal, a seguir tens de levar o motor a procura do hispasat 30ºW e salvar a posição, depois levas o motor ao astra 2 28.2ºE e memorizas a posição se isto estiver ok então depois é só começares a procurar os outros um a um, neste modelo, é disqsec 1.2 e não usual's, logo tens de manualmente fazer com que a antena ande para este ou oeste e quando captar sinal na frequencia do satelite memorizar a posição, depois é o ajuste fino caso seja necessario...

e principalmente muita paciência...

um abraço touromelga...
 

JManu

GF Ouro
Entrou
Jan 8, 2007
Mensagens
1,048
Gostos Recebidos
0
Não conheço esse modelo de receptor. Os metronic parecem ser um pouco fracos na minha opinião, muito lentos. Mas antes confirma se tem a capacidade de controlar o motor. De resto faz como o touromelga diz.
 

PAULOSI

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 10, 2006
Mensagens
336
Gostos Recebidos
0
boas amigo, é assim, montas o conjunto todo alinhado em linha recta , e nivelado, direcionado a sul, depois verificas a tua latitude onde moras, e por aproximação verificas na tabela do manual do motor e ajusta a elevação do motor, depois fazes o motor andar 2º para este, ai tens de ter o nilesat 7ºW e ajustas a elevação do prato até apanhares sinal, a seguir tens de levar o motor a procura do hispasat 30ºW e salvar a posição, depois levas o motor ao astra 2 28.2ºE e memorizas a posição se isto estiver ok então depois é só começares a procurar os outros um a um, neste modelo, é disqsec 1.2 e não usual's, logo tens de manualmente fazer com que a antena ande para este ou oeste e quando captar sinal na frequencia do satelite memorizar a posição, depois é o ajuste fino caso seja necessario...

e principalmente muita paciência...

um abraço touromelga...

:crazynew3: Desculpa mas estou confuso, quando me dizes virar para 7w viro para o lado esquerdo ou para o lado direito visto na escala do motor. Pelo manual Braga Lat.41.33N e a Elev. 23.62. Obrigado :crazynew3: :crazynew3: :crazynew3:
 

touromelga

GF Ouro
Entrou
Mai 29, 2007
Mensagens
1,013
Gostos Recebidos
0
:crazynew3: Desculpa mas estou confuso, quando me dizes virar para 7w viro para o lado esquerdo ou para o lado direito visto na escala do motor. Pelo manual Braga Lat.41.33N e a Elev. 23.62. Obrigado :crazynew3: :crazynew3: :crazynew3:

boas amigo, esquece a escala do motor não corresponde ao real, a hispsat é 30ºW e no motor fica a 22ºW o nilesat é nos 7ºW e no motor fica no 2ºE, portanto não te podes regular pela escala do motor para ver os satelites, portanto vamos por passo...

1º alinhar o conjunto todo

2º verificar se está todo nivelado

3º direcionar o conjunto a sul

4º angulo de elevação do motor
-> aqui é verificas a latitude da tua moradia, neste caso Braga que é 41.35ºN, depois vais ao menual do motor e tens lá tabela dos angolos de elevvação e declinação, ai por execesso ou defeito, verificas a tua latitude face ao angulo de elevação protanto aqui pela minha tabela por aproximação 41º no motor tens de meter 49º de elevação, e apertas, atenção esta é por defeito por execesso no motor é menos um grau, logo fica 48º é verificares a tabela...

5º levas o motor a andar para este 2º e ai tens o nilesat 7º numa frequencia por ex 12284 V 27500 e depois ajustas o angulo do prato até teres sinal...

6º depois é levares o motor em busca do satelite hispsat na freq 11535v 24500 e quando tiveres sinal salvar a posição do satelite, depois para o outro lado o astra 28.2E na freq, 10759 v 22000 até teres sinal, se tiveres sinal nestes satelites e nestas frequencias, então a antena está toda a 100%

mas no caso de veres a parte oeste bem até nilesat e depois para este não captas nada tens de ajustar melhor a inclinação ou rodar o motor mais para este ou para oueste milimetricamante para ver se o sinal fica bom, pra ser mais facil vai tentando os satelites um a um para ver se consegues captar todos...

bem para já penso que já deves-te safar... depois dis como correu...

touromelga...
 

touromelga

GF Ouro
Entrou
Mai 29, 2007
Mensagens
1,013
Gostos Recebidos
0
bem deixo aqui um manual para ver se te safas

e não te esqueças, antena vista de tras (ESTE= direita; OESTE=esquerda)...

é normal eu na 1º vez começei a montagem da minha antena as 10:00H da manhã e ficou a 100% as 10:00H da noite, foram 12h a queimar o cerebro de volta da antena, mas ficou a funcionar...

ma valeu a pena ...

touromelga...
 

Prantona51

GF Ouro
Entrou
Jan 1, 2007
Mensagens
1,061
Gostos Recebidos
11
Faz assim:
• O vosso local é: latitude = 41,33º Norte; longitude = (aprox.) 8.5º Oeste.
• Mastro perfeitamente na vertical (muito importante).
• A antena direccionada para o SUL (geográfico), ajustada com uma bússola. Mas melhor e mais fácil do que com uma bússola é a metodologia visual, isto é com uma foto aérea do nosso local de instalação, ver aqui:
HTML:
http://www.dishpointer.com/
• O ângulo do tubo do motor está exactamente a 0º.
• O eixo da parabólica, incluindo LNB, está bem alinhado com o eixo do motor.
• O LNB está a 0º (rotação).
• A elevação do motor está conforme a latitude do nosso lugar (41,33º).
• A elevação da antena está conforme o manual do motor (ex.: ± 23,6º ou 6.4º, conf. tabelas).

Se aqueles requisitos estiverem satisfeitos, teoricamente bastará encontrar um satélite para a antena descrever o arco correcto e apanhar todos os restantes satélites.
Na prática devemos seleccionar em 1º lugar um satélite que esteja no meio dos outros - em Portugal é bom o Nilesat 7ºW que está muito próximo do sul: relativamente ao lugar ± 1.8ºE (geográfico). Rodas o motor para Este o mesmo valor indicado atrás (escala do motor 1,8ºE, de frente para a antena para a direita). Depois fazes referência com o local e outro objecto por exemplo, uma árvore, um cruzamento, um telhado, etc. e tentar encontrar o Nilesat movendo ritmadamente a antena (elevação e/ou deslocamento lateral sobre o mastro). Podes seleccionar o canal Dubai TV (11785 / 27500 /Vert). Depois de encontrares o Nile terás de gravar a posição (não conheço o teu deco, caso tenha usals seria muito fácil, senão terás de o fazer manualmente procurar+gravar um de cada vez).
No manual do motor tens os cálculos de longitude que terás de fazer para encontrares manualmente os outros satélites.
Finalmente deverás fazer um ajuste "fino" ou seja, analisar as "tendências" dos satélites extremos (por exemplo, Hispa 30ºW e Astra2 28,2ºE) e ajustar (elevação ou deslocação lateral da antena) em função das necessidades (o manual trás instruções detalhadas sobre o assunto).

Acima de tudo requer muita paciência.
Já agora o meu testemunho: demorei 8 horas a nivelar o mastro (é mesmo verdade)... e 3 horas a ajustar o restante!

Um abraço.
 
Última edição:

PAULOSI

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 10, 2006
Mensagens
336
Gostos Recebidos
0
boas amigo, esquece a escala do motor não corresponde ao real, a hispsat é 30ºW e no motor fica a 22ºW o nilesat é nos 7ºW e no motor fica no 2ºE, portanto não te podes regular pela escala do motor para ver os satelites, portanto vamos por passo...

1º alinhar o conjunto todo

2º verificar se está todo nivelado

3º direcionar o conjunto a sul

4º angulo de elevação do motor
-> aqui é verificas a latitude da tua moradia, neste caso Braga que é 41.35ºN, depois vais ao menual do motor e tens lá tabela dos angolos de elevvação e declinação, ai por execesso ou defeito, verificas a tua latitude face ao angulo de elevação protanto aqui pela minha tabela por aproximação 41º no motor tens de meter 49º de elevação, e apertas, atenção esta é por defeito por execesso no motor é menos um grau, logo fica 48º é verificares a tabela...

5º levas o motor a andar para este 2º e ai tens o nilesat 7º numa frequencia por ex 12284 V 27500 e depois ajustas o angulo do prato até teres sinal...

6º depois é levares o motor em busca do satelite hispsat na freq 11535v 24500 e quando tiveres sinal salvar a posição do satelite, depois para o outro lado o astra 28.2E na freq, 10759 v 22000 até teres sinal, se tiveres sinal nestes satelites e nestas frequencias, então a antena está toda a 100%

mas no caso de veres a parte oeste bem até nilesat e depois para este não captas nada tens de ajustar melhor a inclinação ou rodar o motor mais para este ou para oueste milimetricamante para ver se o sinal fica bom, pra ser mais facil vai tentando os satelites um a um para ver se consegues captar todos...

bem para já penso que já deves-te safar... depois dis como correu...

touromelga...

:crazynew3: Desculpa mas a minha antena é de 80 cms dá para apanhar sinal no Nilesat, mas definitivamente isto do este e oeste está a confundir-me bastante, olhando por baixo do motor para a escala o Este é para esquerda ou para a direita, estou a ficar maluco ..............:Espi37: :Espi37:
 

touromelga

GF Ouro
Entrou
Mai 29, 2007
Mensagens
1,013
Gostos Recebidos
0
:crazynew3: Desculpa mas a minha antena é de 80 cms dá para apanhar sinal no Nilesat, mas definitivamente isto do este e oeste está a confundir-me bastante, olhando por baixo do motor para a escala o Este é para esquerda ou para a direita, estou a ficar maluco ..............:Espi37: :Espi37:


boas já te disse não ligues a escala do motor, o braço do motor fica virado para baixo agarrado a antena, logo roda para a esquerda tens ESTE(E) roda para a direita tens OESTE(W)(antena vista de trás), a escala não te interessa para nada, apenas precisas dela para guiares ao inicio, depois o receptor faz o resto, portanto a 0º direito a sul rodas o motor para a direita 2º e ajustas antena para apanhar o nilesat 7ºW...

a tua antena é de 80cm se tiveres um lnb de 0.3db não deves ter problemas...

touromelga...
 

PAULOSI

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 10, 2006
Mensagens
336
Gostos Recebidos
0
:Espi37: Bem, já tenho o Hotbird , Astra 19, Eurobird 1 30 canais apenas 3 ou 4 livres. Amanhã vou ver se consigo mais alguma coisa . Obrigado bem-vind bem-vind :GForumfixe:
 

touromelga

GF Ouro
Entrou
Mai 29, 2007
Mensagens
1,013
Gostos Recebidos
0
:Espi37: Bem, já tenho o Hotbird , Astra 19, Eurobird 1 30 canais apenas 3 ou 4 livres. Amanhã vou ver se consigo mais alguma coisa . Obrigado bem-vind bem-vind :GForumfixe:

olha, tens de actualizar a lista de frequencias astra 28 e eurobird que no receptor não está actualizada...

por isso é que tens poucos canais...
 

PAULOSI

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 10, 2006
Mensagens
336
Gostos Recebidos
0
:Espi42: Tentei fazer como o meu parceiro me disse mas não consegui sinal no Nilsat e optei por fazer o que vinha no manual.Bem, o que consegui até agora e penso que executei todos os passos descritos nos manuais e nas vossas ajudas foram os satelites Hotbird 13ºE e Astra 19ºE, o Hispasat nem ve-lo, o Eurobird 1 as frequencias correspondem ao satelite mas aos canais exibidos não, e não consigo perceber o que se passa :shy_4_02: . Para o Hispasat se eu libertar o prato do motor e rodar um bocado o prato e eleva-lo ele aparece mas já me descontrola o Hotbird e o Astra. Vou descrever os passos que efectuei:
1º colocei o motor no ferro com latitude 41º e elevação 48º e apertei
2º liguei o deco ao motor e calibrei Oº e depois rodei o motor para 42.1E usei a formula do livro do motor ou seja (-13)-(23.62)=-36.32x1.15=42.1E na escala do motor e memorizei e calibrei Oº
3º Rodei o motor para (+30)-(+23.62)=53.62X1.15=61.6W na escala do motor memorizei e calibrei.
4º Colocei o prato com a elevação 23.62º e selecionei o Hotbird ele parou +- nos 13º e nada sinal de 47% mexi na elevação do prato para baixo mais ou menos 10+2 pauzinhos e sinal de 54% Qualidade 75% rodei um pouco o LNB e qualidade de 82% muito bom. Memorizei em Sat store .
5º colocei o motor a Oº e procurei o Hotbird foi lá direitinho +- 13ºE e os canais dao na prefeição.
6ºcolocei no satelite Astra 19 e ele foi procurar parou pouco antes dos 20º com sinal de 53% e qualidade de 75% fiz 1 step Move e o sinal subiu e a qualidade foi até aos 81%. Memorizei em Sat store .
7º Colocei o motor a zero e fiz procura destes dois satelites e estão na perfeição o motor rodou até aos 13ºE e depois até aos 19ºE e bastante rapido muito bom.
8º Rodei para o Hispasat e ele lá foi até +- aos 30ºW mas não apanhou sinal nenhum ficou +- como o prato que eu tenho da Kaka com uma posição diferente parece que está a cair, mas não apanha sinal além dos 42% mesmo com busca 1 step move, só se desapertar o prato e elevar para 20º e poucos. Não sei que fazer mais, se houver alguem disposto a ajudar-me que more entre a Maia e Braga agradecia que me ajudasse:Espi43: que já não consigo fazer mais nada, estou a dar em maluco:Espi42: :Espi42: :Espi42:
Obrigado a todos pelas ajudas especialmente ao meu parceiro e se me poderem dizer mais alguma dica agradeço.Cerveja Gforum Cerveja Gforum Cerveja Gforum
 

Prantona51

GF Ouro
Entrou
Jan 1, 2007
Mensagens
1,061
Gostos Recebidos
11
É difícil de encontrar o Nilesat, a melhor maneira é a que te indiquei no post atrás (referência numa foto por satélite).
Estás a fazer mal os cálculos pois estás a usar a elevação da antena e não a longitude. A tua longitude é ±8.5º Oeste (mais ou menos a posição entre Braga e Maia). Os cálculos para a escala do motor relativamnete aos Hotbird, Nilesat e Hispasat são os que estão a seguir.

Fórmula:
Posição na escala motor = (Posição do satélite - Longitude geográfica) x 1,15

Nota:
O sinal para as posições Este é negativo e para as posições Oeste é positivo.

Exemplo I:
Satélite Hotbird: Longitude 13º E
Local: Latitude = 41,3º N; e Longitude = 8,5º O
Fórmula: [(-13º) - ( +8,5)] x 1,15 = 24,7º Este

Exemplo II:
Satélite Nilesat : Longitude 7º O
Local: Latitude = 41,3º N; e Longitude = 8,5º O
Fórmula: [(+7º) - ( +8,5)] x 1,15 = 1,7º Este

Exemplo III:
Satélite Hispasat: Longitude 30º W
Local: Latitude = 41,3º N; e Longitude = 8,5º O
Fórmula: [(+30º) - (8,5)] x 1,15 = 24,7º Oeste

Um abraço.
 
Última edição:

PAULOSI

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 10, 2006
Mensagens
336
Gostos Recebidos
0
É difícil de encontrar o Nilesat, a melhor maneira é a que te indiquei no post atrás (referência numa foto por satélite).
Estás a fazer mal os cálculos pois estás a usar a elevação da antena e não a longitude. A tua longitude é ±8.5º Oeste (mais ou menos a posição entre Braga e Maia). Os cálculos para a escala do motor relativamnete aos Hotbird, Nilesat e Hispasat são os que estão a seguir.

Fórmula:
Posição na escala motor = (Posição do satélite - Longitude geográfica) x 1,15

Nota:
O sinal para as posições Este é negativo e para as posições Oeste é positivo.

Exemplo I:
Satélite Hotbird: Longitude 13º E
Local: Latitude = 41,3º N; e Longitude = 8,5º O
Fórmula: [(-13º) - ( +8,5)] x 1,15 = 24,7º Este

Exemplo II:
Satélite Nilesat : Longitude 7º O
Local: Latitude = 41,3º N; e Longitude = 8,5º O
Fórmula: [(+7º) - ( +8,5)] x 1,15 = 1,7º Este

Exemplo III:
Satélite Hispasat: Longitude 30º W
Local: Latitude = 41,3º N; e Longitude = 8,5º O
Fórmula: [(+30º) - (8,5)] x 1,15 = 24,7º Oeste

Um abraço.

:espi28: Obrigado, amanhã vou tentar por esses calculos.:msnm_com_br007-03:
 

Prantona51

GF Ouro
Entrou
Jan 1, 2007
Mensagens
1,061
Gostos Recebidos
11
Para os outros cálculos deixo-te uma folha em Excel.

Um abraço.
 

JManu

GF Ouro
Entrou
Jan 8, 2007
Mensagens
1,048
Gostos Recebidos
0
A antena e o LNB não devem estar centrados com o motor. Uma das tácticas que uso para montar é: Coloco o motor a 0º em seguida o LNB na vertical (0º). Depois não sei se esse tem uma marca a indicar onde é a posição para montar a antena. Se não tiver tens, que colocar a antena direita com o "braço do motor". Começa por ajustar um dos satélites mais distantes de este e oeste. Enquanto não ajustares os mais distantes (os dois um este e outro oeste) não adianta com os outros, nunca vais acertar nas afinações.
 
Última edição:

nomadeh

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,931
Gostos Recebidos
0
Boas;

Es como aconselho.

Poes uma lista de canais no deco se possivel com canais do nilesat, se nao tiveres, pelo menos poes estas 2 freqs;

11785 V 27500-3/4
tem la o canal CNBC Arabiya, pras duvidas.

ou
12073 H 27500-3/4
CNN International Europe

O pk . Dado que o sinal desse sat nos chega aqui a pt com pouca potencia, esse dois transponder estam com sinal forte, assim torna se mais facil encontrar o sat.

Pos o motor no centro, posicao 0 rodas 1/2 º pra esquerda , pra este, ( isto e se estas por detraz da antena ) o motor, manualmente ou com o comando do receptor.
De seguida poes na busca de canais onde aparece o nivel de sinal e escolhes uma dessa 2 freqs.
Depois comecas a rodar o motor no mastro de suporte, que teras 1r que desapertar pra o poderes rodar, e tambem a inclinacao da antena, que na posicao 0 devera estar muito perto do seu limite superior. E vais verificando o nivel de qualidade. Qd tiveres no maximo apertas o motor, e comecas uma busca de canais, depois e so fazer a pesquisa dos outros sats, com o menu do receptor.

Eu nunca instalei motores diseqs, so mesmo polar mount, que e um pincel ainda maior. Mas na pratica e a mesma coisa, apontares a posicao 0 menos 1/2 graus pro nilesat.

Isto pk nos motores a posicao 0 deve estar apontado pro sul geografico, mas como as bussolas so dao o sul magnetico, desconta se 8 graus, que e a diferenca entre o sul geo e magn aqui em PT, que v. Os 0.5 ke referi ao inicio e pk o nilesat esta a 7º. 8-7=1, mas como varia de 7 a 8 º dependendo onde estas poe se 0.5, a media.
 

PAULOSI

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 10, 2006
Mensagens
336
Gostos Recebidos
0
:GForumfixe: Bom dia! Sempre consegui orientar o motor, acho que gastei os neuronios todos, estive quase 3 tardes e no sabado em 1 hora fiz isto , já tenho o Hotbird, Astra 19.2 , alguns canais do Astra 28.2ºE , TV telha , Hispasat. Agora Eurobird 1, Nilesat,não consigo sinal, Sirius 5º ainda não tive tempo de ver, não sei se será por a antena ser de 80 cms e ser da zona do Minho que o Nilesat nada. Obrigado a todos pela ajuda. :GForumfixe: :GForumfixe:
 

JManu

GF Ouro
Entrou
Jan 8, 2007
Mensagens
1,048
Gostos Recebidos
0
Eurobird1 80 cm não dá cobertura
Nilesat é quase impossível so com antenas acima de 1,20 metros.
 
Topo