• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Maquina de cafe Saeco Vienna

Amonte

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 24, 2007
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
Luis20 acontece com o botão power(on/off) desligado e máquina é analogica. As resistencias da caldeira estão com alguma fuga de corrente. Desde a ultima vez que descalcifiquei estupidamente com acido anticalcario que aumentou a fuga. Talvez o acido tenha corruido internamente as resistencias, não sei. Mas acho eu que se fosse por este motivo só acontecia com a máquina ligada. Não encontro explicação.
Agradeço o teu interesse e empenho.
Cumprimentos
AMonteiro
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boas companheiro MONTEIRO.

Pois tens uma boa prova para o teu caso , passagem na resistençia.
essa maquina no int, on, off só corta um circuito e daí fazer saltar o dijuntor
nós nao temos tido grandes avarias neste ponto, quando isso aconteçe normalmente nem sequer dá para ligar a máquina, e entao leva uma caldeira completa.

mas fás o seguinte:
ligas a maquina numa tomada sem terra deixas aqueçer de maneira a ficar pronta,
no momento que fica pronta desligas a ficha e entao é que vais medir c, o multimetro ente terra e neutro ou viçe verça numa escala alta e vês a passagem que dá, depois é só tirares conclusoes.
basta só retirares a tampa deçima, só tens de ter em atençao a posiçao da regulagem do moinho ao retirares o deposito do café (posiçao do regulador manual)
essa tua máquina se estiver em boas condiçoes digo isto no resto dos açessorios (como moinho bomba de água senssor da dosagem de café etc)
vale sempre a pena comprares uma caldeira e meteres.

existe outros defeitos frequentes nestas, mas esperamos pelas queixas, por veses adquirem estas máquinas nos ipers e depois chegam a casa e já nem sabem como funçionar c, as mesmas.

e atençao que a marca saeco tem um bom descalçificante para estes modelose outros isto nas automaticas é claro.
pensso que fui bem claro.

cump.

luis
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
pesso desculpa ouve um pequeno erro em modelos já no final do texto.

estou sempre ao vosso dispor, pode haver situaçoes onde tenha de responder em MP nestas questoes de máquinas para nao por a minha qualidade de empreg. em risco, porque todos neçessitamos de aprender, mas para isso tem de haver o minimo de conheçimentos da matéria e só aí se chega á conclusao certa ou muito aproximada, c, a ajuda de todos.

porque estas máquinas automáticas assim como outras marcas nao mençiono nomes
quem as nao entende ou melhor nao sabe dialogar c, elas nao se ponha a mexer de qualquer maneira porque vai provocar outras avarias que antes nao existiao e depois em vês de 100€ upa, upa

um abraço para todos

luis
 

Amonte

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 24, 2007
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
Boa noite Luis.
Compreendi totalmente o que escrevestes. Foi uma ideia que nunca me passou pela cabeça. Mas infelizmente também não resultou. Liguei a outra tomada sem terra e começou logo a deitar fumo junto à caldeira acompanhado de pequenos estouros. Espero não ter feito mais estragos. Desliguei logo e não deu para medior nada. Vou tentar com outra caldeira ver o que dá. Depois conto o resultado.
Mais uma vez obrigadissimo.
Um Abraço
AMonteiro
 

zita

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 18, 2006
Mensagens
110
Gostos Recebidos
0
eu tenho uma maquina dessas arrumada para vender,tem a parte mecanica estragada.
 

Amonte

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 24, 2007
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
Boa Noite Zita
Já comprei uma caldeira ontem no Ebay. Fico grato em saber, tardiamente, que tem uma para vender. Acaso necessite de mais material, poderemos negociar. Depois mando PM.
Cumprimentos
 

jpierre

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2008
Mensagens
10
Gostos Recebidos
0
Café não fica bem moído?!

Viva.
Tenho uma máquina idêntica a esta mas o café tem vindo a degradar-se (muito aguado) e apercebi-me pela borra do café que o mesmo não está a ser bem moído. Alguém me pode ajudar a perceber se tem ou não reparação?

Cumprimentos,
JP
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boas o companheiro

jpierre convem por o modelo e marca isso do identica nao dis nada.

cada máquina tem a sua maneira de afinar o moinho e se nao perçebe das mesmas a conselho a nao mexer, tem de ter cuidado para nao danificar as mós ou neste caso o moinho.


cump.

luis
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boas companheiro jpierre

entao preçisas dessa máquina ou nao como nao voltas-te a falar nisso!

cump.

luis
 

Amonte

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 24, 2007
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
Já monteia a nova caldeira.Depois de colocar todos os componentes no lugar liguei o power e logo de seguida abri o circuitoda agua para encher a caldeira e evitar que a caldeira aquecesse em vazio. Como resultado acendeu o piloto verde o piloto vermelho primeiro ficou fixo, julguei que seria por falta de café, coloquei café, depois ficou intermitente. Mas nehuma função foi executada. Nem a bomba funcionou, nem o moinho.
Acho que enquanto o circuito da água estiver aberta as outras funções são desactivadas. Mas abri e fechei a agua e nada. Nota-se um ligeiro barulho de fundo, pensei que fosse do motor do mecanismo, mas julgo que não pode ser porque paraisso o mecanismo teria de mexer e não mexe. A unica função que funciona é o aquecimento da caldeira. Por isso não podia ter a máquina ligada por muito tempo uma vez que a caldeira não tem água.
Quanto a testes. Testei a bomba e está a funcionar ou pelo menos faz barulho e a resistencia entre terminais está normal. O motor do mecanismo apresenta uma resistência 0 hms. Estará em curto?. Já desliguei os terminais e coloquei a máquina a funcionar e nenhuma diferença. O moinho também está com a resistência normal entre terminais. Não fiz medições com a máquina ligada (Sistema em carga). Verifiquei os contactores(switchs) e notei que o do mecanismo funciona de modo inverso dos outros. Normalmente aberto (NA) com o mecanismo colocado no sitio. Será normal? Este switch foi desmontado para aceder à engrenagem do mecanismo. Ao montá-lo só encontrei uma maneira. Estará bem montado? De qualquer modo com a máquina ligada o resultado é o mesmo tanto fechado como aberto. Requerem-se dicas. Peço desculpa pelo alongamento da descrição.
Os meus cumprimentos
 

jpierre

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2008
Mensagens
10
Gostos Recebidos
0
Viva.
Peço desculpa mas estive "offline" por uns dias. De facto a minha máquina ainda está na mesma. É uma Vienna Superautomatica. O moinho deve estar a precisar de ser "afiado"... digo eu?!

Cumps,
JP
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
para o nosso companheiro j.pierre
acho que nao perçebeu bem o que quis dizer e quando assim é nao vale a penas estar-mos a dar dicas.
em vês de afiado é afinado ou seja afinar, caso já nao der para isso tem de levar mós novas.

cump.

luis
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
para o nosso companheiro monteiro se meter umas fotos da posiçao em que meteu os micros, dava jeito para eu melhor identificar as mesmas posiçoes estar a dar dicas sem ver é difiçel quase todas as semanas e ás veses dias apareçem para reparar as mesmas.

um abraço

luis
 

Amonte

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 24, 2007
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0

Boas noites
Não sei se as imagens que vou colocar são perceptiveis.
A 1ª imagem é foto da frente da máquina
A 2ª imagem é a foto da parte interior de tras
A 3ª imagem é a foto do local onde esta montado o switch (Micro) do mecanismo
A 4ª imagem é a foto que mostra o switch com as duas furações e canfros para encaixe
A 5ª imagem é o local de encaixe

Em todo o caso volto a referir que só ha uma maneira de encaixar, mas mesmo que estivesse mal montadó, já experimentei com as duas posições de fecho e abertura (ON/OFF) do switch e não notei qualquer reação.

Falta verificar medições com a máquina ligada se chega corrente à bomba ao moinho e ao mecanismo. Tambem reparei que nos fios terminais de ligação à bomba e ao motor do mecanismo têm parecem fusiveis termicos. No entanto já vi que existe continuidade. Mas como essa verificação foi com a máquina desligada, por vezes estes tipos de fusiveis pregam partidas quando em carga.
Não sei se respondi às duvidas. Agradeço a vossa amabilidade e ajuda.
Um grande abraço para todos vós
AMonteiro
 
Última edição:

Amonte

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 24, 2007
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
Boas noites
As imagens não apareceram no post. As minhas desculpas.
 

Amonte

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 24, 2007
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
Muito boa Tarde
Alguem arranja o esquema electrico da máquina Saeco Vienna?.
Queria verificar no esquema electrico se o componente que se encontar na placa com a referência EL 30-Y8/7100/112 é um relé ou transformador.
Isto porque tem todo o aspecto de um relé que quando armado leva corrente á bomba, a um sensor e resistência da caldeira. Acontece que para isso teria que armar em baixa voltagem (9V). Mas os pinos desta voltagem voltagem estâo em curto. Estará danificado?????. Mais os dois pinos 220V (Entada e Saída) apresentam alguma resistencia quando em vazio. Teria que ter resistência "0". Estará avariado mesmo??? ou não é o que pensava ser um relé.
Esquisito porque ligado a baixa tensão tem uma tradicional ponte rectificadora? Será um transformador???? Se é tambem está danificado. Estarei a ver mal o circuito?
Para tirar duvidas só mesmo com o esquema electrico.
Os meus cumprimentos a todo o forum.
AMonteiro
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
posso saber qual o mptivo de retirarem o meu tópico!
 

Amonte

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 24, 2007
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
Saeco Vienna

Boas noites pessoal.
Tenho o meu caso semi-resolvido. Tinha o transformador encapsulado 9v, o electroliquido filtro rectificador, transistor potencia montado no radiador tip33c e varistor 07k35 queimados. Depois de trocar os componentes ficou quase tudo ok. O problema agora é o seguinte: Quando a máquina faz o teste o mecanismo roda no sentido do relogio até atingir o switch(mininterruptor), pois roda no sentido contrario até atingir o outro switch, depois dá novamente um pequeno arranque no sentido dos ponteiros de relogio e para, fica em standby. O que faz parece-me estar correcto excepto no ultimo pequeno arranque, anda demais e faz com que o recepiente receptor do po de cafe fique deslocado e parte do po de cafe cai fora do recepiente, o que faz com que o cafe saia aguado. Não consigo descobrir se esse pequeno arranque é normal ou se o esse arranque deveria ser mais curto e porque anda demais. Ainda não falei na parte movel do mecanismo que tambem podera ter algum problema que faça com que o tal arranque seja mais prolongado. Alguem me consegue dar alguma dica.
Cumprimentos para todos vós.
 
Última edição:
Topo