• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

ReadyBoost, Aumente a memória do seu Windows Vista

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
O que é ReadyBoost?

ReadyBoost é o nome de uma tecnologia de cache de disco incluída no sistema operacional Windows Vista da Microsoft. Ela faz com que computadores que estejam rodando o sistema utilize a memória flash de dispositivos como pendrives, cartões de memória (Secure Digital Card, Compact Flash e etc.), entre outros, de forma a melhorar a performance geral do computador.
Um dispositivo Pendrive O Windows Vista aproveita dos dispositivos de memória compatíveis que estiverem inseridos no computador para realizar o cache das informações, com uma performance de leitura cerca de 10 vezes mais rápida que um disco rígido tradicional. Apesar disso, dispositivos de memória flash são mais lentos para operações de I/O sequencial, então, para maximizar a performance o sistema redireciona tais operações para o disco rígido.
Segundo a Microsoft parte do ganho também se dá graças aos algoritmos avançados de gravação nas mídias removíveis pois estas têm as informações comprimidas a uma taxa de 1.8x a 2.3x.
Quando o usuário remover o dispositivo, apenas o cache é perdido. Não há perda de dados importantes, nem prejuízo ou risco ao sistema. Fator importante, já que se trata de um dispositivo móvel.
Com o Readyboost o usuário perceberá melhorias consideráveis durante tarefas pesadas e repetitivas de acesso ao disco. Isto inclui quando há pouca memória disponível e tarefas como troca de usuários.

Operação

Quando um dispositivo compatível é conectado ao computador, o Windows informa ao usuário a opção de utilizá-lo para melhorar o sistema, e uma opção adicional é adicionada aos controles de disco onde é possível determinar a quantidade de espaço do cartão que pode ser utilizada. O ReadyBoost pode ainda ser capaz de utilizar memória RAM ociosa em computadores em rede numa próxima atualização.

Compatibilidade

Para um dispositivo ser compatível é necessário que:

- Tenha capacidade mínima de 256 MB e não maior que 4 GB.[3]
- Deve suportar o protocolo USB 2.0.
- Deve ser capaz de fazer leitura com velocidade de 3.5 MB/s escrita a 2.5 MB/s.
- Tenha no mínimo 64 MB de espaço disponível.

Para ver os Pen-Drives compatíveis com esta tecnologia clique aqui

Agora na Prática

Bem, vamos lá. Coloque o seu pendrive em alguma porta USB e espere o sistema reconhece-lo. Aparecerá a janelinha da reprodução automática. Clique em “Acelerar meu sistema” e espere abrir as opções.
Com as opções abertas, selecione o quanto de memória disponível você irá deixar para o ReadyBoost. Se você possuir 512MB de memória RAM, recomendo deixar o máximo possível.
Após clicar em Ok, o pendrive começará a ser usado para acelerar o sistema.
Quando você for remover o pendrive, apenas o cache será perdido. Não há perda de dados importantes, nem prejuízo ou risco ao sistema.
Portanto, o que você está esperando para começar a usar o seu pendrive?
 

cloras

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Out 25, 2009
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
eu comprei uma pen de 8 GB que dizia "Enhanced for windows ReadyBosst" mas quando a pluguei o meu pc diz-me que existe outra cache no meu sistema e que a tenho que apagar para puder usar o ready boost. Podem-me ajudar a descobrir e a apagar essa tal cache. obrigada
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Topo