• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Sujidade no vidro do recuperador de calor

xatux

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 30, 2007
Mensagens
1,918
Gostos Recebidos
0
Normalmente após algumas utilizaçõeso o vidro do recuperador de calor (pela parte de dentro) fica sujo, como o limpar?

Por experiência própria, a melhor forma é:

Sujar um pano humido na cinza, e esfregar o vidro, depois limpar com um pano seco.

fica uma maravilha, e é economico

um abraço
xatux
 

tekilha

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
Eu pessoalmente uso soda caustica diluida com agua mas Atenção é necessario tomar as devidas precauções porque a soda c é muito corrosiva
sempre com luvas e oculos de proteção.
Como no meu recuperador uso lenha resinosa ele tem tendencia a sujar-se muito e alem disso é um recuperador antigo.
 

j.s@ntos

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,492
Gostos Recebidos
1
Boas tardes

Para a limpeza do vidro existem centenas de produtos mas um bom que nem necessita de agua nem gastar dinheiro é o palha-de-aço

Há a venda nas drogarias e te garanto que os vidros vão brilhar e sem danificar nem corroer o material.

Alguma duvida expõe:espi28:

Abraço
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
O meu vidro do recuperador de calor também é limpo c/ a cinza.
E dá muito bons resultados!!!

Satpa
 

Mattoso

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Dez 11, 2013
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Boas.
Sou Técnico desde ramo-se é que me posso chamar assim-com 35 anos de experiência e a minha opinião como profissional é contrária às postagens que falam da cinza e até em palha d'aço(esfregão de aço) e as razões são por demais óbvias de as seguintes:
1-Um vidro (vitrocerâmico) pode custar em média 100€ e até há vidros para centenas de euros. Grosso modo pode equivaler a 20%//40% do valor do aparelho. Ora torna-se a peça mais cara do aparelho, e por isso requer muita atenção, seja na sua limpeza, com produtos próprios... não deixar escorrer o líquido da limpeza sobre o cordão e ter muito cuidado ao fechar a porta pois, quando há uma reclamação nós já sabemos que levou pancada mesmo que inconsciente.
2-Sobre a composição química dos produtos que existem à venda no mercado é verdade que a maioria tem soda nos componentes mas não só. De qualquer forma são produtos, testados, regulamentados, e autorizados por legislação comunitária. Em termos de preço custarão em média entre os 2€ e 5 € e com uma embalagem, em média faz-se o inverno. Por isso não arrisque com invenções pois, irá, de certeza absoluta arrepender-se, pois por exemplo a palha daço risca e depois cada vez mais o fumo se entranha nessa parte. Depois tenderá a comprar um outro vidro e colocará culpas e defeitos ao vidro anterior quando foi você o (a) responsável. Também sei reconhecer que a maior parte da informação técnica que acompanha o aparelho não aborda a questão, e as grandes superfícies não informam convenientemente (por impreparação destes). Quem vive só da venda e montagem destes aparelhos quase sempre informa o cliente. Eu informava sempre. Aqui entre nós eu continuo a chamar-lhe um brinquedo para adultos, pois que as crianças não devem mexer no mesmo nem sequer a abastecê-lo de lenha. Fico por aqui.
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
O meu vidro é limpo com um guardanapo de papel embebido em sonazol... nada mais simples! É aconselhável não deixar escorrer líquidos sobre a chapa. Acontecendo é enxaguar o melhor possível.

No meu caso trata-se de uma salamandra, onde cozinho muitas vezes aproveitando o calor e poupando no gás, foi tudo montado por mim.

Não sei o preço do vidro amigo mattoso mas, no meu caso e julgo que é sempre assim, ficou mais caro a tubagem e respectivos acessórios do que a salamandra.

Só cada braçadeira para tubo de 150, todas integralmente em inox, custou-me € 11 + Iva. Os tubos vitrificados (os que estão dentro de casa) são caros mas os de inox exterior não ficam "atrás"... Três curvas de inox a 90º e uma vitrificada, espelhos, varão roscado inox e a girândola inox serviram para agravar o preço. O trabalho de instalação foi feito por mim mas também se pode contabilizar...

Não sendo técnico julgo ter feito um bom trabalho... nem o mínimo sinal de escorrimento em toda a tubagem amigo mattoso! :espi28:

A única manutenção é remover a girândola (desapertar a parte que roda) remover o que se lhe vai agarrando e proceder à lubrificação do rolamento. Mas no fim deste inverno terei que dar uma pintura com tinta apropriada à salamandra.
 
Topo