• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

achigã nada?

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Bom ano
O pessoal aqui não diz nada? não gostam da pesca do achigã? confesso que também não é a minha preferência...
 
Última edição:

carmen

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
550
Gostos Recebidos
0
boa ,pois eu gosto muito.:Espi13: :Espi13:
 

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
29,306
Gostos Recebidos
6
boa ,pois eu gosto muito.:Espi13: :Espi13:

Amigo carmen, podias aqui talvez divulgar alguns locais, técnicas utilizadas etc, assim outros membros podem recolher informações.

Nao e a minha pesca preferida mas dou uns toques ou dava...
:Hee:
 
Última edição:

tira

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 29, 2006
Mensagens
36
Gostos Recebidos
0
pois mas isto devido a pescadores furtivos com trasmalhos nas barragem pequenas limpam tudo se nao ate dava mais vicio a pesca aqui para os meus lados...

cumps tira
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
pois mas isto devido a pescadores furtivos com trasmalhos nas barragem pequenas limpam tudo se nao ate dava mais vicio a pesca aqui para os meus lados...

cumps tira

Isso dos tresmalhos tem de ser denunciado. Eles dão cabo da pesca.
 

carmen

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
550
Gostos Recebidos
0
boas ,aki ficam alguns lugares bons para a pesca ao achigã . baragem do maranhão ,vijia atuleiros,caia,rumeira,peskeira,etc. isto no alentejo.fikem bem e boa pescaria:espi28: :38:
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Mais umas:
Alqueva,santa Clara,Enxoé,Monte Novo

cumpts
hell
 

Candido

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 1, 2006
Mensagens
943
Gostos Recebidos
0
Não sou pescador, mas tenho um irmão que costumava ir para uma barragem do Alentejo e pescava achigã para ele, para os amigos e amigos dos amigos.

Parece que esse peixe se atira a tudo que mexe na água.

Um barquito qualquer, linhas e anzóis e um chumbos é tudo que é preciso,
penso eu.

Abraço e boa pesca
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Não sou pescador, mas tenho um irmão que costumava ir para uma barragem do Alentejo e pescava achigã para ele, para os amigos e amigos dos amigos.

Parece que esse peixe se atira a tudo que mexe na água.

Um barquito qualquer, linhas e anzóis e um chumbos é tudo que é preciso,
penso eu.

Abraço e boa pesca
Quase de certesa q seria a de Alqueva,mas esses tempos ja se foram,ainda se tira algumas de bom porte,mas nao para amigos e mais amigos :est48: :est48:
cumpts
hell
 

flechas

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
16
Gostos Recebidos
0
eu sou um grande adepto da pesca ao achiGà!!!!
mas nào sei o que é os tresmalhos!!! gostava de saber o que é amigos!!!!
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
eu sou um grande adepto da pesca ao achiGà!!!!
mas nào sei o que é os tresmalhos!!! gostava de saber o que é amigos!!!!

tresmalho.jpg


Redes de emalhar e de enredar

Estas artes, vulgarmente designadas por Redes, são as mais utilizadas em todo o Guadiana devido a sua fácil manipulação e maior rentabilidade relativamente a outras artes.

O Tresmalho é constituído por três panos de rede rectangulares, sobrepostos. Os panos exteriores, de malhagem mais larga, são denominados de alvitanas e o pano do meio, de malhagem mais apertada, é denominado de miúdo. As dimensões dos tresmalhos variam de acordo com a espécie a que se dirigem.

Existem diferentes modos de operação com Tresmalho no Guadiana consoante as espécies a capturar e o local do Rio onde se pesca.

cumpts
hell
 
Última edição:

virtual7

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 10, 2006
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
é pena k algumas pessoas não respeitem nem cumpram as regras no que diz respeito a essa expecie de peixes...vão á pesca e levam "para casa tudo o que vem a rede"(neste caso cana)...seja um peixe com 2cm,5cm,10cm,15cm...é tudo bom para fazer numero e gabarem-se no café da esquina que foram á pesca e apanharam 50 achigas....mas 2 tinham as dimensões legais,os outros 48....estariam um belos exemplares talvez no ano seguinte,ou no outro...e ai sim...daria gosto e prazer pescar um peixe desses....por este andar e com esta mentalidade de algumas pessoas que se dizem pescadores...ver ACHIGAS so em fotografias e em videos....como diz o povo ..."para mais tarde recordar..."boas pescarias para os verdadeiros pescadores,um abraço virtual7
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
é pena k algumas pessoas não respeitem nem cumpram as regras no que diz respeito a essa expecie de peixes...vão á pesca e levam "para casa tudo o que vem a rede"(neste caso cana)...seja um peixe com 2cm,5cm,10cm,15cm...é tudo bom para fazer numero e gabarem-se no café da esquina que foram á pesca e apanharam 50 achigas....mas 2 tinham as dimensões legais,os outros 48....estariam um belos exemplares talvez no ano seguinte,ou no outro...e ai sim...daria gosto e prazer pescar um peixe desses....por este andar e com esta mentalidade de algumas pessoas que se dizem pescadores...ver ACHIGAS so em fotografias e em videos....como diz o povo ..."para mais tarde recordar..."boas pescarias para os verdadeiros pescadores,um abraço virtual7

De facto amigo virtual7, isto de chamarem pescadores a certa gente...
conheço pessoas que tudo o que apanham trazem. Tenha o peixe o tamanho que tiver. Eu quando vou as carpas, (digo carpas porque não pesco a achigãs) só trago 2 ou 3 das maiores (2 kilos para cima). menos de 2 kilos não trago nada, devolvo-as à água na hora.
boa pescaria
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
De facto amigo virtual7, isto de chamarem pescadores a certa gente...
conheço pessoas que tudo o que apanham trazem. Tenha o peixe o tamanho que tiver. Eu quando vou as carpas, (digo carpas porque não pesco a achigãs) só trago 2 ou 3 das maiores (2 kilos para cima). menos de 2 kilos não trago nada, devolvo-as à água na hora.
boa pescaria

Eu ainda sou pior que tu,so trago dos 3kilos pra cima,senao apanhar devolvo tudo a agua, o uso de mangas ou sacos de rede,para conservar e manter o peixe vivo aconselha-se vivamente.

cumpts
hell
 

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
29,306
Gostos Recebidos
6
Eu digo mais quando vou a pesca nao trago nada para casa, nem que tenham 10kg, volta tudo a agua, so mesmo por desporto.

(nao gosto de peixe):Hee:
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Eu digo mais quando vou a pesca nao trago nada para casa, nem que tenham 10kg, volta tudo a agua, so mesmo por desporto.

(nao gosto de peixe):Hee:


às vezes trago uma, de preferencia grande. quando trago é a desejo.

:Hee:
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Eu ainda sou pior que tu,so trago dos 3kilos pra cima,senao apanhar devolvo tudo a agua, o uso de mangas ou sacos de rede,para conservar e manter o peixe vivo aconselha-se vivamente.

cumpts
hell

Eu tambem uso a manga, mas enquanto for apanhando das pequenas vou mandando à água. Só depois de apanhar uma que goste é que ponho a manga dentro de água.

:Hee:
 

pampis

GF Bronze
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
53
Gostos Recebidos
2
Amigos.
Pesca é ao achigã.
Já pratiquei vários tipos de pesca, mas depois de exprimentar a pesca ao achigã (Com amostras e não com pardelhas, isso não é pescar) não quero outra coisa.
Na Barragem do Cabril, a minha barragem de eleição, tem margens difíceis, por isso o barquito com motor eléctrico é o melhor meio para chegar a todos os cantinhos. Pratiquem pesca desportiva, para podermos pescar todos os anos. Abaixo a redes, e as armadilhas para os lagostins.
 
Topo