• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Atenção às Luzes

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Boas
Tenho verificado que uma grande parte dos condutores, ainda não sabe que em dia de nevoeiro, os veículos devem andar com os médios acesos, independentemente de terem ou não os farois de nevoeiro. Hoje mesmo encontrei cerca de 50 veiculos nessas condições em apenas duas a três horas, alguns apenas trazem os mínimos acesos, o que é o mesmo que não trazer nada. Será que é para poupar as lâmpadas?
Não se esqueçam que para além dos 30 euros de multa, ainda incorrem numa inibição de conduzir de 1 a 6 meses (contra-ordenação grave).

Boa Condução e bom fim de semana
 

pestinhas

GF Bronze
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
79
Gostos Recebidos
0
Amigo é a crise ao preço que está o kw a malta vai para a estrada para poupar energia , tenho visto tanta coisa que já nada me admira, não se liga os piscas para mudar de direcção, faz-se as rotundas a direito, circula-se nas AE pela esquerda , enfim somos uns verdadeiros artistas, mas quando se vê uma BT então faz-se logo sinais de luzes ao parceiro a avisar mas não se pensa que o outro carro pode ser roubado, etc.
Não quero dizer que eu seja o condutor certinho mas tento fazer por isso pois só tenho esta vida e não acredito na ressurreição .
Um abraço e liguem as luzes não custa nada e somos vistos
 

vitalis1

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 10, 2007
Mensagens
789
Gostos Recebidos
0
Pelos vistos as luzes por vezes, só servem para o que não devem, como por exemplo quando se faz sinal de luzes a anunciar a presença das forças de segurança. Esses que fazem sinais, se lhe roubarem a viatura, de certeza que não gostavam que outros condutores fizessem sinais de luzes para os gatunos a informar que á frente se encontravam os polícias.
 

jorjão

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
249
Gostos Recebidos
0
Para contrastar temos o pessoal que inventa e coloca luzes de várias cores e vários feitios que não abonam nada na iluminação do veículo e estão sujeitos a punições com coimas muito mais graves e apreensão das luzes.
Bom poste CSI.
Cumps, Jorjão.
 

Voporak

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2007
Mensagens
26
Gostos Recebidos
0
já que falamos de luzes

Boas,
já que estamos a falar de luzes, gostaria de salientar o seguinte:
os mínimos, são luzes de presença!, logo servem para sinalizar a viatura quando esta está imóvel. É proibido circular apenas em mínimos!!!

Outra situação que não entendo, é o facto da grande maioria dos condutores (pelo menos aqui na minha região) quando se aproximam de uma rotunda, a 1ª coisa que fazem é ligar o pisca, assinalando o virar à esquerda!!!, faz sentido se for uma rotunda de 2 ou mais vias, mas em rotundas de apenas 1 até parece que vão entrar em contra-mão. Deve-se assinalar sim a mudança de direcção à direita, o mais atempadamente, da saída pretendida pelo condutor.

Consequência:
quem se aproxima da rotunda, não considera o facto de quem está no interior da mesma ter prioridade sobre todas as viaturas que se aproximam.
Reparam sim é se o condutor trás o pisca à esquerda, caso não tragam entram à paposseco, (como se diz na giria).

falei com um instrutor de uma escola, cujo, inclusivé, ensina esta situação aos alunos, e que eu já pude constatar.
resposta que obtive: "é para facilitar os outros condutores que se aproximam, assim não precisam parar"

Bom post CSI

Cumprimentos a todos
 

nrdl

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
207
Gostos Recebidos
0
Excelente tópico... pena que dê a sensação que quem o lê são apenas os que cumprem...

Já agora acrecento mais 2 idiotices que tanto se vêm por este nosso pais:

- Andar de minimos e farois de nevoeiro aceso... não sei lá pq razão mais algum entendido em estilo e cenário entendeu que circular assim cria uma nuvem de estilo sobre o veiculo que o transforma numa coisa completamente diferente. Além de não iluminar nada, pq os farois de nevoeiro não são mais eficientes que os médios, sendo uma luz mais intensa andamos a "encandear" de forma indirecta os outros condutores.

- Quando o piso esta molhado e a chover... andar de farol de nevoeiro aceso. Em situações de chuva muito forte, esses farois auxiliares obviamente ajudam pq as condições de visibilidade são muito más e assim temos a certeza que outros veiculos nos conseguem identificar antecipadamente. Em todas as outras, circular de farol de nevoeiro acesso, provoca, mais uma vez encandeamento indirecto dos outros condutores... por uma razão simples, o piso molhado cria uma especie de espelhado no alcatrão que reflete de forma directa o foco das luzes de nevoeiro.

Abraços
 

sagal

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,883
Gostos Recebidos
0
Parabens caro ilustre camarada.
Um tópico com muito sumo, seja ele concorrido.

Neste caso deixem que meta também a minha edeia, (neste caso, com conhecimento).
É realmente triste ver tanto desconhecimento, (ou "esperteza"?) De tudo se vê nas estradas portuguesas: desde aqueles que quaze noite e circulam sem qualquer luz, outros que logo que ligam a luz de presença, ligam simultâneamente a luz de nevoeiro. E quando chegam à "aberração" de ligar também a luz de nevoeiro trazeira?

Não é preciso ser inteligente, para saber que os farois de nevoeiro estão direcionados para as bermas, razão pela qual, nada iluminam a estrada, iluminam, isso sim, as linhas limitadoras da faixa de rodagem, para melhor orientação do condutor, em dias adversos à prática de condução. Desta forma, tanto se é penalizado por manter essas luzes ligadas sem que o tempo não o exija, como se é penalizado ser aconselhável ligar essas luzes e não o fazer. Não. não é ser preso por ter ou não ter cão.

O código de estrada, pune o uso indevido de luz, como pune a falta de fazer-mos com que sejamos vistos.

Para quem tem dúvidas, aconselho uma consulta ao Código de Estrada. Os seus Artºs 60 e 61 versam este tema.
 
Última edição:

lmss

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 5, 2007
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
Bom ano para todos.
Por falar em luzes a propia POLICIA não cumpre as normas.
Mais sobre as rotundas com varias vias de rodagem em Portugal tem de se circular pela direita (MAS NINGUEM LIGA)e depois saem da mesma sem qual quer sinalização da via mais á esquerda (OS OUTROS QUE PAREM)
 

sagal

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,883
Gostos Recebidos
0
Bom ano para todos.
Por falar em luzes a propia POLICIA não cumpre as normas.
Mais sobre as rotundas com varias vias de rodagem em Portugal tem de se circular pela direita (MAS NINGUEM LIGA)e depois saem da mesma sem qual quer sinalização da via mais á esquerda (OS OUTROS QUE PAREM)



Amigo: estes tópicos tem como missão, instruir sempre mais todos em geral, principalmente, quem menos sabe. Por esta via "não te encontro", apenas consigo lêr uma opinião de mal dizer. Devemos estar certos nas afirmações que proferimos e, pelo que me é dado verificar, entendo que tens muito código de estrada para lêr.
Se tens dúvidas, coloca-as: haverá sempre alguem que te informará.
Falar sem conhecimento, penso não ser a melhor forma de estarmos na vida (sociedade).
Fica bem.
 

soad

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 6, 2006
Mensagens
48
Gostos Recebidos
0
para quem não sabe andar com a luz de nevoeiro acesa sem que não aja ma visibilidade da multa , já fui mandado parar pela boia e trazia as luzes acesas(não sabia que não se podia) a minha sorte e que conhecia ao boia.



fiquem bem e não contribuam para a estatistica de acidentes e mortes nas nossas estradas .


So@d
 

partycooolar

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 30, 2006
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
Bom ano para todos.
Por falar em luzes a propia POLICIA não cumpre as normas.
Mais sobre as rotundas com varias vias de rodagem em Portugal tem de se circular pela direita (MAS NINGUEM LIGA)e depois saem da mesma sem qual quer sinalização da via mais á esquerda (OS OUTROS QUE PAREM)

Regra geral nas rotundas circula-se pela via da esquerda (caso não se vá sair na 1ª) e só se passa á via da direita quando se pretende sair na próxima sinalizando atempadamente a manobra.
Caso se vá sair na 1ª circula-se pela via da direita (isto partindo do principio que não se dá uma volta completa á rotunda para sair na 1ª, se for este o caso ao dar a volta á rotunda é pela via da esquerda e só se passa á via da direita quando se pretende sair na próxima sinalizando atempadamente a manobra.) Lol.
Cumprimentos ao forum.:right:
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Regra geral nas rotundas circula-se pela via da esquerda (caso não se vá sair na 1ª) e só se passa á via da direita quando se pretende sair na próxima sinalizando atempadamente a manobra.
Caso se vá sair na 1ª circula-se pela via da direita (isto partindo do principio que não se dá uma volta completa á rotunda para sair na 1ª, se for este o caso ao dar a volta á rotunda é pela via da esquerda e só se passa á via da direita quando se pretende sair na próxima sinalizando atempadamente a manobra.) Lol.
Cumprimentos ao forum.:right:

Sim amigo, é isso mesmo.
 

camposlux

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 16, 2007
Mensagens
321
Gostos Recebidos
0
luzes

pois é para nao falar de todas as semanas entrar alguem em contra mao,mas voltando ao tema das luzesnquando sao precisas ninguem anda com elas e quando nao sao precisas vemos carros a andar com os minimos e as luzes de nevoeiro ligadas o que tambem da multa.
C.S.I o teu topico é interessante,parabens pela ideia
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
pois é para nao falar de todas as semanas entrar alguem em contra mao,mas voltando ao tema das luzesnquando sao precisas ninguem anda com elas e quando nao sao precisas vemos carros a andar com os minimos e as luzes de nevoeiro ligadas o que tambem da multa.
C.S.I o teu topico é interessante,parabens pela ideia


camposlux :espi28:
 
Topo