• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Pedido para montagem de bomba de água

Status
Não está aberto para novas respostas.

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,577
Gostos Recebidos
72
Tenho um furo de água e tenho uma bomba submersível de 1,1/4 polegadas, lá colocada para encher um tanque para regas, com um simples disjuntor.
Agora pretendo aproveitar a água do furo para consumo da habitação porque é boa.
Agora uma ajuda/opinião:
Para colocar um balão de 100 litros que material irei precisar, além do balão com as respectivas ligações à bomba.
A bomba é trifásica e tira em média 8.000 litros por hora.
Se me conseguirem alguns esquemas ou acessórios modo de ligações eléctricas dos térmicos.
Esquemas de montagem para começar a comprar o respectivo material.
Ficava muito agradecido
Desde já o meu obrigado
 

frdavid

GF Bronze
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
61
Gostos Recebidos
1
Precisas de um prestostato, um contactor onde vai ligar o prestostato e o balão, amanhã se tiver tempo faço um esquema com tudo, pois eu também montei a minha e foi fácil, a diferença é só de ser trifasica e a minha monofásica mas isso é simples, eu vou ajudar
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,577
Gostos Recebidos
72
Precisas de um prestostato, um contactor onde vai ligar o prestostato e o balão, amanhã se tiver tempo faço um esquema com tudo, pois eu também montei a minha e foi fácil, a diferença é só de ser trifasica e a minha monofásica mas isso é simples, eu vou ajudar
Obrigado amigo fico a aguardar novidades.
Um abraço
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,577
Gostos Recebidos
72
Obrigado amigo desde já pelo esquema muito bem elaborado e prático.
Junto um anexo o esquema da montagem que está feita e segundo o que decifrei só irei precisar do balão, pressostato manómetro e acessórios de
ligação da tubagem de água.
Já com as alterações a efectuar.
O interruptor do esquema é que liga/desliga a bomba.
Vou começar a comprar o material e quando a montagem estiver a funcionar direi.
Um abraço, e obrigado
 

dogman

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
262
Gostos Recebidos
0
ola amigo,vou fazer so uma chamada de atençao porque nao sei se estas a par da situaçao,mas a verdade e que nessas bombas submersiveis nao e aconselhavel a montagem de "baloes"porque nao sao adequados ao funcionamento das mesmas.costuma utilizar-se a bomba submersivel para encher por exemplo um tanque,e depois dai,utilizar uma bomba normal com o dito "balao".
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,577
Gostos Recebidos
72
ola amigo,vou fazer so uma chamada de atençao porque nao sei se estas a par da situaçao,mas a verdade e que nessas bombas submersiveis nao e aconselhavel a montagem de "baloes"porque nao sao adequados ao funcionamento das mesmas.costuma utilizar-se a bomba submersivel para encher por exemplo um tanque,e depois dai,utilizar uma bomba normal com o dito "balao".
Amigo obrigado pela informação.
Acontece que já me informei em várias casa da especialidade e todos me disseram que podia colocar um balão que não tinha problema algum.
A bomba encontra-se a 60 metros de profundidade mas a água está a 10 metros da superficie, por isso o esforço da bomba é muito menor.
Anexo o tipo de bomba que tenho é uma DAB referencias não sei porque está no furo à mais de 15 anos e a papelada já se foi.
 

frdavid

GF Bronze
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
61
Gostos Recebidos
1
Pois amigo AJJ, eu tb me esqueci desse pormenor, mas é assim, eu tenho uma bomba moniofásica de um cavalo, que nas caracteristicas diz que pode tira água até 90 m, o meu furo tem 48, a bomba está a 30, e a água a 5,70, portanto existe uma margem de segurança bastante para o limite da bomba, portanto tem que ver se tem tb essa margem de segurança e o esquema é exactamente como indica, mas atenção a bomba deve estar protegida, veja se o contactor tem essa protecção, porque se por algum motivo ele não arrancar e não tiver proteção, a bomba arde.
 

j.s@ntos

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,492
Gostos Recebidos
1
Em questão dos balões de agua toda a gente sabe o que acontece,rebenta a membrana(há balões de agua sem membrana)e apodrece o balão e a ferrugem é notavel a saída da agua na torneira!

Amigos falaram quase em tudo mas faltou um promenor que é um filtro em nylon para apanhar impurezas,isto acontece que cada vez que a bomba arranca vibra um pouco e ai vai um bocadinho de lixo!

Amigo AAJ sendo a agua para consumo aconcelho te à montagem de um filtro de agua e um balão em inox!

Abraço
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,577
Gostos Recebidos
72
Em questão dos balões de agua toda a gente sabe o que acontece,rebenta a membrana(há balões de agua sem membrana)e apodrece o balão e a ferrugem é notavel a saída da agua na torneira!

Amigos falaram quase em tudo mas faltou um promenor que é um filtro em nylon para apanhar impurezas,isto acontece que cada vez que a bomba arranca vibra um pouco e ai vai um bocadinho de lixo!

Amigo AAJ sendo a agua para consumo aconcelho te à montagem de um filtro de agua e um balão em inox!

Abraço
1 -Amigo em relação ao balão já o comprei hoje, é de 100 litros e é de membrana, porque a água desta zona não tem areias nem qualquer tipo de sujidade, posso constar isto porque o meu pai tem uma bomba de superfície com um balão só que de 25 litros mas igual ao que adquiri hoje à mais de 20 anos, utiliza diáriamente e só rompeu uma vez a membrana que é fácil de nos aperceber-mos, porque o motor começa a arrancar sempre que se abre uma torneira.
2 - A bomba tem protecção de sobrecarga, e tem sondas de altura de água
3 - o furo tem 70 metros de profundidade, a bomba está a cerca de 45 metros e a água encontra-se a 10 metros da superfície, mesmo esta encontrando-se a funcionar várias horas desce cerca de 3 a 4 metros o que não altera em nada o seu caudal.
4 - filtro ainda é um assunto a pensar, fiz manutenção de piscinas públicas municipais vários anos de água fria e água quente sei como são feitos e como adaptá-los a este esquema, que até é fácil.
Penso ter esclarecido tudo por agora.
Vou aguardar o resto do material e depois mãos à obra.
Obrigado amigos pelos esclarecimentos, claro mais alguma dica será sempre bem vinda, mas penso que de momento estará tudo encaminhado para andar.
Quando estiver a funcionar direi como correu
Um abraço.
 

fiat g91

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
454
Gostos Recebidos
0
1 -Amigo em relação ao balão já o comprei hoje, é de 100 litros e é de membrana, porque a água desta zona não tem areias nem qualquer tipo de sujidade, posso constar isto porque o meu pai tem uma bomba de superfície com um balão só que de 25 litros mas igual ao que adquiri hoje à mais de 20 anos, utiliza diáriamente e só rompeu uma vez a membrana que é fácil de nos aperceber-mos, porque o motor começa a arrancar sempre que se abre uma torneira.
2 - A bomba tem protecção de sobrecarga, e tem sondas de altura de água
3 - o furo tem 70 metros de profundidade, a bomba está a cerca de 45 metros e a água encontra-se a 10 metros da superfície, mesmo esta encontrando-se a funcionar várias horas desce cerca de 3 a 4 metros o que não altera em nada o seu caudal.
4 - filtro ainda é um assunto a pensar, fiz manutenção de piscinas públicas municipais vários anos de água fria e água quente sei como são feitos e como adaptá-los a este esquema, que até é fácil.
Penso ter esclarecido tudo por agora.
Vou aguardar o resto do material e depois mãos à obra.
Obrigado amigos pelos esclarecimentos, claro mais alguma dica será sempre bem vinda, mas penso que de momento estará tudo encaminhado para andar.
Quando estiver a funcionar direi como correu
Um abraço.

quanto a compra do aotoclave com membrana foi a melhor opção
ppois sem membrana precisa de muita manutenção
se for possível montar o presostato no cimo do autoclave funciona melhor
pois com um caudal muito alto (8000l/h) com o pressostato no tubo antes de a àgua entrar no autoclave o presostato atinge a pressão de desligar e a bomba
trabalha aos arranques (tal como quando falta po ar no autoclave) o que provoca muito desgaste no veio do motor quanto ao interruptor no teu esquema podes ligá-lo em série com o pressostato (mas normalmente os quadros de sondas têm lugar para ligação do pressostato)
deves regular a pressão +/- 3 bar (isto se a casa não for muito alta)

um abraço fiat g91
 

hornetmix

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 8, 2006
Mensagens
20
Gostos Recebidos
0
Não te esqueças de colocar uma valvula de retençao cá em cima antes do balão porque se não vais dar cabo da valvula da própria bomba submersivel.
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,577
Gostos Recebidos
72
Acabei de receber o balão igual ao da figura anexa.
Agora surge-me a dúvida uma vez que não trás anexo com indicação para que serve uma peça roscada macho no cimo do balão tenho para o interior do mesmo um pequeno orifício com menos de 0,5 cm de espessura.
Será para o pressostato ou para o banometro.
Agradecia alguma dica para comprar o resto do material em falta e claro fazer a montagem.
Desde já o meu obrigado
 

fiat g91

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
454
Gostos Recebidos
0
Acabei de receber o balão igual ao da figura anexa.
Agora surge-me a dúvida uma vez que não trás anexo com indicação para que serve uma peça roscada macho no cimo do balão tenho para o interior do mesmo um pequeno orifício com menos de 0,5 cm de espessura.
Será para o pressostato ou para o banometro.
Agradecia alguma dica para comprar o resto do material em falta e claro fazer a montagem.
Desde já o meu obrigado

tal como disse atrás se possivel montar presostato no cimo do autoclave
e esse autovlave está preparado para isso o orificio de +/- 0,5 cm deve ser para introdozir chave umbrak para retirar o taco que lá se encontra para que possas nessa mesma saìda 1" colocar presostato e manometro

um abraço fiat g91
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,577
Gostos Recebidos
72
Amigos, obrigado por me terem ajudado neste projecto.
Acabei de o montar e estar a funcionar em pleno.
Peço ao Moderador da secção que se pretender pode trancar este Post.
A todos o meu obrigado
 
Última edição:

Toolboy

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,066
Gostos Recebidos
0
Amigo AAJ nao te esqueças so disto,um filtro vai tirar pressão , e nao caudal.
Abraço
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,577
Gostos Recebidos
72
Amigo AAJ nao te esqueças so disto,um filtro vai tirar pressão , e nao caudal.
Abraço

Amigo Toolboy coloquei um filtro em nylon em série à saída da válvula de retenção e antes das saídas para o balão e tubagem que segue para casa.
Que diga-se a água sai sem qualquer impureza.
De vez em quando limpo o filto e não me aparece qualquer sujidade ou areias, e não noto nada na pressão porque a entrada para o filtro e saída é de 1" e só reduz para 3/4" na saída das torneiras de segurança depois do balão.
Obrigado pela informação.
Um abraço
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo