• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Duvida ligação 2 sensores a uma lampada??

mancebo_77

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
201
Gostos Recebidos
0
Boas pessoal...

Pessoal, eun queria ligar dois sensores de movimento daqueles que normalmente se aplica nas casas de banho e etc a uma lampada, a minha duvida é se posso ligar directamente a saida de cada sensor directamente á lampada...
Posso sempre usar rele ou contactor para não misturar uma saida á outra, mas se der directo poupo material usado....



Eu até testava mas posso queimar os sensores, daí por aqui a questão...




Paz para todos....
 

alaska

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 12, 2007
Mensagens
26
Gostos Recebidos
0
Ola amigo!
Isso depende do sensor, tens que ver o esquema electrico do mesmo. Há sensores que permitem ligar vários em paralelo, outros necessitas utilizar um relé auxiliar por cada uno.
alaska
 

dogman

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
262
Gostos Recebidos
0
depende do sensor ,ele tem escrito qual a amperagem que pode aguentar,geralmente veem com um relé que aguenta duas lampadas como keres,mas digo novamente que depende do detector ke tens.
abraços
 

pele-vermelha

GF Bronze
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
52
Gostos Recebidos
0
Amigo , nada + simples normalmente os detectores têm L -N e L1 o L é fase directa o N é neutro directo e L1 é o retorno a lampada
podes juntar o L1 dos dois detectores e mandá-lo a lampada
que funciona os dois detectores em diferentes locais da casa com a mesma lampada. Qualquer dúvida estou por cá
 

pele-vermelha

GF Bronze
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
52
Gostos Recebidos
0
por exemplo para um corredor metes um a cada canto do mesmo e o fio de retorno ( L1 ) mandas para a lampada . Quanto ao relé não é necessário para uma lampada normal ou até cerca de 400 ou 500 wats (cerca de 2 a 3 amperes dá , mas nada como vêr qual a potencia que aguenta o detector.
 

eletro

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 30, 2007
Mensagens
23
Gostos Recebidos
0
Amigo , nada + simples normalmente os detectores têm L -N e L1 o L é fase directa o N é neutro directo e L1 é o retorno a lampada
podes juntar o L1 dos dois detectores e mandá-lo a lampada
que funciona os dois detectores em diferentes locais da casa com a mesma lampada. Qualquer dúvida estou por cá

Atenção isto só serve se for lá em casa e com o quadro geral monofasico se for em empresa ou com quadro de entrada trifasico é preciso saber bem o que ligas podes arriscar a juntar duas fases destintas na saida linha lampada:Espi43:
 

mancebo_77

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
201
Gostos Recebidos
0
Boas pessoal...

Obrigado pelas dicas....


Penso que tirei a minha duvida, o meu medo é que quando detecta-se um sensor iria meter a fase na saida o outro....


Paz para todos...
 

jodi

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 8, 2007
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
este último conselhoparece-me o mais correto , claro que este colega refere-se á útilização da mesma fase , abraço o do pele - vermelha
 
Topo