• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Cancelamento de Matrículas

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Conselho de Ministros Aprova Regime Excepcional
7 de Março, 2008

O Conselho de Ministros aprovou, no dia 6 de Março, o decreto-lei que estabelece o regime transitório e excepcional para o cancelamento de matrículas de veículos, cujos proprietários não disponham do respectivo certificado de destruição, actualmente exigido.

Este diploma, cujo projecto foi proposto ao Governo pelo IMTT, vem permitir que até 31 de Dezembro de 2008, os proprietários de automóveis destruídos ou desmantelados, solicitem ao IMTT o cancelamento das matrículas, apesar de não serem portadores do certificado de destruição.


h..p://www.imtt.pt/
 
Última edição:

Candido

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 1, 2006
Mensagens
943
Gostos Recebidos
0
Só para agradecer esta informação que desconhecia.

Abraço
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Certamente irá aliviar muitos que se encontram nesta situaçao
C.S.I sempre em cima do acontecimento
obrigado pela partilha!

cumpts
hell
 

miguel.norte

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 16, 2006
Mensagens
163
Gostos Recebidos
0
Não sei ao certo o conteúdo da lei!

A um mês atras dei baixa de dois veículos sem comprovativo de abate, simplesmente disse que ja não os tinha (um dele por acaso ainda o tenho)!
Um terceiro veiculo que ca tenho tentei dar baixa dele também e foi-me dito que desde Novembro de 2005 este veiculo circulou na via publica logo para o mesmo faz falta o certificado de abate!

Logo se a nova lei e para os veículos que possuíram seguro a partir de novembro de 2005 isso sim boa noticia! Mas agradecia a confirmação!
 

miguel.norte

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 16, 2006
Mensagens
163
Gostos Recebidos
0
Veículos destruídos ou desmantelados depois de 1 de Dezembro de 2000

O IMTT procede ao cancelamento da matrícula, mediante declaração do proprietário do veículo presumivelmente destruído ou desmantelado, desde que, a partir da data de destruição indicada, cumulativamente se verifiquem as seguintes situações:

1. O automóvel não tenha sido submetido a inspecção periódica obrigatória;

2. Não tenha havido pagamentos do respectivo seguro automóvel;

3. Não tenha sido adquirido o selo correspondente ao Imposto Municipal sobre Veículos


La vou eu novamente perder uma tarde na DGV
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Não sei ao certo o conteúdo da lei!

A um mês atras dei baixa de dois veículos sem comprovativo de abate, simplesmente disse que ja não os tinha (um dele por acaso ainda o tenho)!
Um terceiro veiculo que ca tenho tentei dar baixa dele também e foi-me dito que desde Novembro de 2005 este veiculo circulou na via publica logo para o mesmo faz falta o certificado de abate!

Logo se a nova lei e para os veículos que possuíram seguro a partir de novembro de 2005 isso sim boa noticia! Mas agradecia a confirmação!

Tás esclarecido com a ajuda do miguel.norte?
 

Rbastos

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
50
Gostos Recebidos
0
eu tenho 2 carros que ja foram para a sucata mas nao tenho o livrete dos carros como posso dar baixa dos carros?
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
eu tenho 2 carros que ja foram para a sucata mas nao tenho o livrete dos carros como posso dar baixa dos carros?

Foram para a sucata como? em que situação? entregaste os documentos ao sucateiro? dá mais informação...

Mas neste post acima tens todos os esclarecimentos necessários. Lê atentamente o esclarecimento do miguel.norte também.
 
Última edição:

miguel.norte

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 16, 2006
Mensagens
163
Gostos Recebidos
0
Vais a DGV e explica-lhes, eles dão-te uma segunda via dos documentos (uma folha com os dados do veiculo) e pagas! (penso eu que são 4€)
 

rf

GF Bronze
Entrou
Abr 1, 2007
Mensagens
29
Gostos Recebidos
0
eu dei baixa de um ford k ja tinha vendido á mais de 10 anos
foi ao centro de inspeçoes pa saber quem era o novo dono
mas o carro nunca tinha ido ao centro
gastei quase 20 € pa dar baixa
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
eu dei baixa de um ford k ja tinha vendido á mais de 10 anos
foi ao centro de inspeçoes pa saber quem era o novo dono
mas o carro nunca tinha ido ao centro
gastei quase 20 € pa dar baixa

Pois, mas livraste-te dum problema.
:Espi13:
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Arranca hoje cancelamento automático de matrículas

O cancelamento automático de matrículas arranca hoje para os carros destruídos ou desmantelados até 2000 que não tenham sido inspeccionados nos últimos cinco anos e para os veículos com pedidos de apreensão há mais de seis meses.

O Governo criou até 31 de Dezembro um período transitório para o cancelamento da matrícula de veículos destruídos ou desmantelados com o objectivo de regularizar a base de dados de veículos do Instituto da Mobilidade e Transportes Terrestres (IMTT).

O "regime transitório e excepcional" visa o cancelamento de matrículas de viaturas que não tenham certificado de destruição ou de desmantelamento qualificado.

Assim, mesmo que os proprietários não tenham certificado de destruição dos carros, as matrículas registadas entre 1980 e 2000 serão automaticamente canceladas se não houver registo de inspecção desde 01 de Janeiro de 2003.

As matrículas dos carros sobre os quais exista um pedido de apreensão há mais de seis meses serão igualmente canceladas de forma automática.

Por outro lado, os donos de carros "presumivelmente" destruídos e desmantelados entre 01 de Dezembro de 2000 e 06 de Maio de 2008 podem pedir o cancelamento da matrícula se o veículo não tiver feito inspecções periódicas depois da data da destruição declarada e se não tiverem sido pagos o seguro automóvel e os impostos sobre Veículos, Circulação ou de Camionagem.

Nestes casos, o cancelamento da matrícula custa 30 euros.

No caso das matrículas canceladas por falta de inspecção periódica a sua reposição poderá ser solicitada ao IMTT seis meses após 06 de Maio, altura em que entrou em vigor o diploma que estabelece o regime transitório para o cancelamento de veículos.

O IMTT alerta para o facto de os veículos com matrículas canceladas poderem ser apreendidos pelas autoridades e lembra que a contra-ordenação para este tipo de infracção pode ir de 600 a 3.000 euros.

Os pedidos de cancelamento de matrículas e de apreensão de veículos podem ser feito nas delegações do IMTT, nas Lojas do Cidadão e nas conservatórias do registo automóvel.

O pedido de apreensão pode ainda ser feito on-line (http://automovelonline.mj.pt) pelos condutores que tenham Cartão de Cidadão ou senha de acesso ao site da Direcção Geral das Contribuições e Impostos.

A apreensão de veículos por falta de alteração do registo de propriedade está prevista no regime especial de registo automóvel, em vigor desde o início de Fevereiro, e tem sido apontada pelo Governo como a forma de "proteger" os contribuintes do pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC) sobre carros de que já não são proprietários, mas cujo registo não foi actualizado pelos compradores.

O Imposto Único de Circulação, que entrou este ano em vigor, incide sobre o proprietário da viatura (tal como registado) e não sobre o veículo.

Esta inovação legislativa tem levado milhares de automobilistas a serem confrontados com o pagamento de um imposto sobre uma viatura que já não possuem, por ter desmantelada ou vendida sem que a transacção tenha sido registada pelo novo proprietário.

Lusa
 

Freddy M.

GF Bronze
Entrou
Nov 22, 2006
Mensagens
87
Gostos Recebidos
0
Já agora uma pergunta Sff
Eu tenho em meu nome ainda um carro de 1977, o qual vendi +- em 1994 a um sucateiro com os documentos.
Que devo fazer?
Cumps
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Já agora uma pergunta Sff
Eu tenho em meu nome ainda um carro de 1977, o qual vendi +- em 1994 a um sucateiro com os documentos.
Que devo fazer?
Cumps

Lê atentamente o que está em cima.
 

Freddy M.

GF Bronze
Entrou
Nov 22, 2006
Mensagens
87
Gostos Recebidos
0
Se na info acima diz "O cancelamento automático de matrículas arranca hoje para os carros destruídos ou desmantelados até 2000 que não tenham sido inspeccionados nos últimos cinco anos e para os veículos com pedidos de apreensão há mais de seis meses."
Neste caso penso que nada devo fazer. A Matricula será cancelada automaticamente, não é? Ou será melhor passar na DGV?
Cumps.
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Se na info acima diz "O cancelamento automático de matrículas arranca hoje para os carros destruídos ou desmantelados até 2000 que não tenham sido inspeccionados nos últimos cinco anos e para os veículos com pedidos de apreensão há mais de seis meses."
Neste caso penso que nada devo fazer. A Matricula será cancelada automaticamente, não é? Ou será melhor passar na DGV?
Cumps.

Raciocinio correcto.
 

F1952

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
782
Gostos Recebidos
5
Apreensâo

Bons dias, gostava que alguem me ajudase numa questâo,tive um acidente com o meu carro no qual a reparaçâo deste era por conta de outra companhia, só que o valor da reparaçâo ultrapassava o valor do carro e pelo que eu vi nunca ficaria nas melhores condiçoes,chegamos acordo a companhia deu-me um valor em dinheiro e eu aceitei e o carro foi para os salvados,mas á problema o carro ainda consta em meu nome no portal das finanças, fiz varios telefonemas para a companhia para passarem o carro para o nome aquem eles venderam mas nada fizeram,e eu perdi o contrato de compra e venda,entâo resolvi apreender este através do sait automovelonline, mas eu teria que pagar o selo agora no mes de maio serei obrigado a fazelo.
Agradeço ajuda:shy_4_02:
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Bons dias, gostava que alguem me ajudase numa questâo,tive um acidente com o meu carro no qual a reparaçâo deste era por conta de outra companhia, só que o valor da reparaçâo ultrapassava o valor do carro e pelo que eu vi nunca ficaria nas melhores condiçoes,chegamos acordo a companhia deu-me um valor em dinheiro e eu aceitei e o carro foi para os salvados,mas á problema o carro ainda consta em meu nome no portal das finanças, fiz varios telefonemas para a companhia para passarem o carro para o nome aquem eles venderam mas nada fizeram,e eu perdi o contrato de compra e venda,entâo resolvi apreender este através do sait automovelonline, mas eu teria que pagar o selo agora no mes de maio serei obrigado a fazelo.
Agradeço ajuda:shy_4_02:

O carro está em teu nome, é a ti que vão pedir o dinheiro. Não sei se terás alguma hipótese de te safar. Mandaste apreender o veiculo depois saberes que havia o IUC para pagar?
 

bilimac

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 2, 2008
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
boas.
tenho duvidas acerca das matriculas... tenho um talbot horizon de Junho de 1981 em registo do nome do meu pai , que faleceu em 2003....
o carro tem o selo de 2003 e inspecção de 2003 a 2004 . que foi parado no mês Junho 2004. desde dessa data ta na garagem. e queria o restaura-lo como faço será cancelada ?vou ter que ir a IPO? aguardo resposta mt obgd
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
boas.
tenho duvidas acerca das matriculas... tenho um talbot horizon de Junho de 1981 em registo do nome do meu pai , que faleceu em 2003....
o carro tem o selo de 2003 e inspecção de 2003 a 2004 . que foi parado no mês Junho 2004. desde dessa data ta na garagem. e queria o restaura-lo como faço será cancelada ?vou ter que ir a IPO? aguardo resposta mt obgd

Já não está no site das finanças?
 
Topo