• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Morfologia Das Aves

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Quando vamos para o campo, com o intuito de observar determinadas espécies de aves, principalmente aqueleas que são de dificil identificação, é necessário ter em conta um conjunto de caracteristicas que se tornam úteis registar para ter uma futura e mais calma análise.

Estas chamadas "notas de campo" são muitas e variadas , mas destacamos aqui as marcas que podemos encontrar nas diferentes partes do corpo de uma ave, ou seja, a sua morfologia.

À excepção do bico, olhos e patas, todo o corpo das aves se encontra coberto de penas, que não só a protegem, como também lhe permitem voar. Assim um conhecimento razoável dos principais grupos d epenas que as aves possuem, torna-se fundamental e um auxiliar precioso para uma correcta identificação.

Desta forma e tendo em conta futuras saídas de campo, deixamos aqui exemplificados os nomes dos varios grupos de penas de uma ave que, nalguns casos, são a única forma de distinguir algumas espécies muito semelhantes.
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Bruno eu por acaso tenho um manualzito ,é em Espanhol e bem pequeno .isto nas raças canoras ,mas muito útil ,reconheci aves que ficava aos papéis sem o guiazito ,não esquecer os binóculos ,a maquina das fotos e tal e muito ,muito ouvido ,distreza ,tenho umas histórias engraçadas no campo heheh
Como o meu forte é as aves canoras ,no campo pouca dificuldade tenho em identificar certas aves pelo simples piar (pegadas ) ou canto continou ,entre divisões de canto ,repartidos etc
O canto duma ave pa mim é como tar nas nuvens ,nem ouço ninguém heheh Apenas a ansia de ouvir mais e mais
 
Última edição:
Topo