• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Como ligar dois Computadores para partilha de 1 Impressora

aufervesa

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
254
Gostos Recebidos
0
Boas a tds. Gostaria de ter ajuda no seguinte: tenho um pc de mesa e um portatil. Ligado ao pc tenho a impressora e um router que me permite ter net no portatil. Gostaria de saber se posso usufruir da impressora a partir do portatil e, se sim o que tenho que fazer nas ligações! Um mt obrigado pelas ajudas/explicações que daí venham.
 

Anistruk

GF Prata
Entrou
Abr 11, 2007
Mensagens
256
Gostos Recebidos
1
boas

o que tens de fazer é relativamente simples.

1 - no pc onde tens a impressora, vais ao painel de controle, impressoras, seleccionas a impressora em questao e fazes, botao do lado direito do rato, partilhar. tem de aparecer uma "maozinha" por baixo da impressora.

2- no portatil k queres aceder á impressora, é só instalar. vais na mesma ao painel de controle, impressoras, adicionar impressora, e depois escolhes impressora de rede ou ligada a outro computador, concluis o assistente e voilá! é só mandar imprimir!

kk coisa apita.
abraço
 

aufervesa

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
254
Gostos Recebidos
0
Caro Anistruk obrigado pela ajuda mas não funcionou até agora. Fiz td conforme o post e nada. Tenho o xp pro no pc e o vista no portatil (aqui instalei as drives p o vista da impressora) e não me detecta a mesma no portatil. De referir que a ligação da imp. no pc é feita por usb. Algo terei feito mal??
 

Toolboy

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,066
Gostos Recebidos
0
So mais uma dica para o que o amigo ANistruk disse funcionar a 100 por cento tem ambos os pcs de estar no mesmo grupo de trabalho
 

Anistruk

GF Prata
Entrou
Abr 11, 2007
Mensagens
256
Gostos Recebidos
1
So mais uma dica para o que o amigo ANistruk disse funcionar a 100 por cento tem ambos os pcs de estar no mesmo grupo de trabalho

pois... esqueci-me desse pormenor! obrigado pela ajuda :p

abraço

p.s. parto do principio que tens ja tudo dentro da mesma gama de ip's para facilitar os acessos...
 

bruno_fresco

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 7, 2007
Mensagens
206
Gostos Recebidos
0
e como fazer membro do mm grupo de trabalho no win vista?
 

vidocas

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 29, 2007
Mensagens
61
Gostos Recebidos
0
e como fazer membro do mm grupo de trabalho no win vista?
Ola Bruno fresco, Para alterar um grupo de trabalho no vista, vais ao icon do ambiente de trabalho "meu computador" , clica com o botao dto do rato, propriedades, ou entao vais ao painel de controle-sistema- alterações de definições, depois abre uma janela com propriedades do sistema e aí podes ver o grupo e nome do pc, em baixo diz alterar abrindo nova janela, colocando entao o nome e grupo de trabalho, faz ok em todas janelas. Tens de fazer de igual modo nos outros pc que queres que pertençam ao mesmo grupo. depois deves ir as comfigurações da tua firewall e dar a permissão à rede para poder partilhar a impressora. depois pegas no pc que queres ir buscar a impressora ao outro e vais a adicionar impressora de rede e só seguir os passos. Abraço qq coisa diz
 

manfred

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
521
Gostos Recebidos
0
Amigo, e para fazer essa partilha, o pc portatil tem que fazer a ligacao com um cabo usb?
 

bruno_fresco

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 7, 2007
Mensagens
206
Gostos Recebidos
0
a impressora tem k estar ligada a um dos pc´s de preferencia via usb mas se não for o caso tb não faz mal o metodp é o mesmo ja consegui...

obrigado amigo
 

bruno_fresco

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 7, 2007
Mensagens
206
Gostos Recebidos
0
amigo consegui a partilha de impressora mas não consigo partilhar os meus files de um lado pró outro, alguem dá uma ajudinha...

tenho a rede wireless xp no fixo e vista no portatil ja com partilha de impressora m,as como posso partilhar ficheiros dum para o outro?
 

manfred

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
521
Gostos Recebidos
0
Sim amigo eu tenho um ligado á impressora com o cabo usb mas como faz a ligacao do portatil,! basta fazer essa configuracao?
È que a mim nao me aparece essa mao mas já tinha um simbolo(v)
 

manfred

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
521
Gostos Recebidos
0
Obrigada amigo Bruno,só que o dito esta em ingles, e essa lingua nao pesco nada :Espi63:
Mas obrigada na mesma
 

manfred

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
521
Gostos Recebidos
0
Ola amigos pelos menos a mao já consegui por nos dois pc como disse o nosso amigo Anistruck ,mas nao consigo partilhar os ficheiros tambem para os por os dois pc no mesmo grupo de trabalho no xp tambem é igual como no vista?
 

manfred

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
521
Gostos Recebidos
0
Ola amigos depois de dar com a cabeca na secretaria nao sei quantas vezes e insistir até conseguir, o meu problema ficou resolvido e já funciona ás mil maravilhas:Espi27:
Espero que a minha filha pense que tem um pai muito sabio:Hee:
Um abraco para voces e que os meus amigos me desculpem tantas perguntas mas tenho que admitir que foi com a vossa ajuda que o que sei de pc foi neste forum que aprendi porque nunca tinha visto um pc á minha frente
Um abraco para voces
 

aufervesa

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
254
Gostos Recebidos
0
pois meus caros, comigo nao funciona, mas tenho a certeza que sou eu que não estou a dar a volta à questão; já fiz tudo o que acima está descrito, estão os dois computadores com o mesmo nome e grupo de trabalho, o portatil partilha a net do pc através de wireless (será que tenho que definir mais alguma coisa no portatil "ip's" ?? ou isso é feito automáticamente??). fui ao antivirus e não encontrei ainda como autorizar a partilha da impressora na firewall (mas lá chegarei) e, se depois disso não der, então bato com a cabeça na secretária de desgosto , pois ao contrario do amigo acima, as minhas filhas não poderão ter orgulho no pai :Espi31:
 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
Boas companheiro no teu computador de mesa vai até ao "inciar" > "Executar" e escreve "cmd" e pressiona "ok" depois vai abri uma janela preta na janela digita "ipconfig" posta aqui os valores que lá te aparecem.
 

manfred

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
521
Gostos Recebidos
0
Nunca desanimar amigo,nunca desanimar,a unica coisa que nos pode acontecer a nós,e de nos chamar melgas,só isso:Hee::Hee:
 

Anistruk

GF Prata
Entrou
Abr 11, 2007
Mensagens
256
Gostos Recebidos
1
Boas companheiro no teu computador de mesa vai até ao "inciar" > "Executar" e escreve "cmd" e pressiona "ok" depois vai abri uma janela preta na janela digita "ipconfig" posta aqui os valores que lá te aparecem.

boas

faz isto que o amigo maar3amt te disse nos 2 pc's. para estar dentro da mesma rede teem de ter ip's parecidos tipo:

desktop - endereço de ip 192.168.0.1 (ip do pc)
mascara de sub-rede 255.255.255.0
gatway 192.168.0.254 (ip do router ou modem)
dns xxx.xxx.xxx.xxx (dns do isp)

portatil - endereço de ip 192.168.0.2 (ip do portatil)
mascara de sub-rede 255.255.255.0
gatway 192.168.0.254 (ip do router ou modem)
dns xxx.xxx.xxx.xxx (dns do isp)


se tiveres tudo assim, com a impressora partilhada e os discos partilhados, tens de conseguir imprimir e aceder a ficheiros de um pc ao outro.
kk coisa apita

abraço
 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
boas

faz isto que o amigo maar3amt te disse nos 2 pc's. para estar dentro da mesma rede teem de ter ip's parecidos tipo:

desktop - endereço de ip 192.168.0.1 (ip do pc)
mascara de sub-rede 255.255.255.0
gatway 192.168.0.254 (ip do router ou modem)
dns xxx.xxx.xxx.xxx (dns do isp)

portatil - endereço de ip 192.168.0.2 (ip do portatil)
mascara de sub-rede 255.255.255.0
gatway 192.168.0.254 (ip do router ou modem)
dns xxx.xxx.xxx.xxx (dns do isp)


se tiveres tudo assim, com a impressora partilhada e os discos partilhados, tens de conseguir imprimir e aceder a ficheiros de um pc ao outro.
kk coisa apita

abraço

Ora está tudo dito aqui no post acima pelo nosso amigo Anistruk.
 
Topo