• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Cantinho da Fórmula1:

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Barrichello ressalta sua 'experiência' em provas noturnas

Tendo em vista a primeira prova noturna da história da Fórmula 1, o GP de Cingapura, no próximo domingo, Rubens Barrichello ressaltou que já tem experiência nessa situação. O brasileiro está ansioso para a estréia dessa nova pista.

"Corro durante 12 horas em provas de kart todos os anos. Também fiz uma prova de 24 horas em carros esportivos em Interlagos, em 1994. Nas duas, andei muito de noite, então tenho alguma idéia dessas condições", comentou o piloto da Honda.

Barrichello tentou conhecer o circuito com simulador. "Isso nos deu uma boa idéia de como a volta será e dos pontos de freada. Mas isto não nos mostra nenhuma projeção de como será a corrida com luzes artificiais. Pelo que ouvimos, o sistema deixará o ambiente tão iluminado quanto de dia", ponderou.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Trulli ansioso para retornar aos pontos em Cingapura

Jarno Trulli quer voltar a pontuar no próximo domingo, no GP de Cingapura, a primeira etapa à noite na história da Fórmula 1. O italiano, da Toyota, não chegou entre os oitos primeiros na Bélgica e na Itália e foi superado no mundial por Fernando Alonso.

No entanto, para a primeira visita ao traçado de rua de Cingapura, o piloto está confiante. "Eu normalmente em adapto rapidamente a pistas novas. E, na estréia de Valência, nosso time esteve muito bem. Portanto estou otimista e ansioso para retornar aos pontos".

Trulli salientou que a 15° etapa da temporada 2008 será interessante por suas peculiaridades. "Cingapura é um novo desafio para todos. É a estréia da pista e será a primeira prova noturna. Não sabemos exatamente como o traçado se comportará nessas condições".

"Para qualquer novo circuito, a sexta-feira de treinos livres é realmente importante, porque nesse momento você conhece o traçado", encerrou o italiano, oitavo colocado no campeonato, dois pontos atrás de Alonso.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
"Espero que os juízes decidam pela verdade," diz Hamilton

O inglês Lewis Hamilton (McLaren) disse que esperava simplesmente a verdade no caso da apelação sobre a punição imposta a ele no GP da Bélgica. Em reunião hoje no Tribunal de Apelação da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) o piloto explicou os fatos para cinco juízes, chegando a discutir com o advogado da Ferrari Nigel Tozzi.

Após deixar o tribunal Hamilton falou que não estava preocupado com a decisão que os juízes só anunciarão nesta terça-feira.

"Aconteça o que acontecer, não estou preocupado. Eu só espero que os juizes decidam pela verdade. Sou um piloto de corridas, que procuro pela excelência. É o que eu faço, o que gosto de fazer. Agora vou me concentrar na próxima corrida e espero vencê-la," disse Hamilton.

O piloto depôs na segunda parte da audiência, sendo que na primeira foram ouvidas as alegações dos advogados sobre a aceitação do pedido de apelação.

No momento que foi chamado a depor, Hamilton confrontou o advogado Ferrarista Tozzi. "Sou um piloto de corridas, faço isso desde os oito anos e conheço cada manobra permitida, por isso sou o melhor em meu trabalho," disse Hamilton ao advogado.

O tribunal assistiu ao vídeo da manobra para tentar chegar a uma conclusão e entender melhor a situação.

"A última coisa que eu queria fazer era bater nele, quando se vai tão longe é por que pretende terminar a corrida. Tivemos uma grande batalha, por este motivo eu tive que cortar a chicane. Eu assisti ao vídeo e tenho certeza de que fiz a coisa certa, devolvi a posição da maneira correta," falou Hamilton.

Agora os cinco juizes do caso Xavier Conesa da Espanha, Philippe Narmino de Mônaco, Erich Sedelmayer da Áustria, Harry Duijm da Holanda e Thierry Julliard da Suíça vão analisar se a apelação será aceita para depois decidir sobre o resultado da prova.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
GP de Cingapura conta com iluminação da Philips

O sinal verde foi dado para Cingapura sediar a primeira corrida noturna depois que a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) reconheceu que o projeto de uma consultoria italiana atendia aos rígidos critérios de segurança.

A Philips contribuiu com esse projeto ao trabalhar com a consultoria para desenvolver um refletor dedicado às corridas de F1. A solução foi escolhida porque reproduz condições de iluminação semelhantes às diurnas à noite, o que proporciona um ambiente seguro para os pilotos na pista, mesmo em velocidades superiores aos 300 km/h.

O sistema de iluminação, desenvolvido pelos engenheiros evita o reflexo ao projetar os feixes de luz em ângulos diferentes, e não verticalmente. Assim, os pilotos não serão atrapalhados pelo reflexo, mesmo em dias de chuva.

Da mesma forma com que oferece condições de segurança para os pilotos, os refletores da Philips Iluminação foram projetados para que os espectadores no circuito e os que estiverem assistindo à corrida pela TV tenham uma experiência agradável, atendendo aos padrões da transmissão em HDTV (TV de alta definição).

O circuito de rua Marina Bay, em Cingapura, tem aproximadamente 1.500 refletores, que iluminam a pista de 5,067 km com uma luz quatro vezes mais clara do que um estádio de futebol à noite. Como o traçado é de um circuito de rua, o sistema de iluminação é temporário.

A altura da iluminação varia para acomodar as árvores ao longo das ruas. As luzes também foram colocadas deliberadamente mais baixas que as coberturas, e não irão interferir nos serviços de utilidade pública que passam pelo subsolo como, por exemplo, tubulações de água e gás e cabos de eletricidade.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Renault introduz nova asa dianteira em Cingapura

A equipe Renault irá contar com uma nova asa dianteira neste fim de semana, na estréia da pista de Cingapura. O diretor de engenharia da escuderia, Pat Symonds, afirmou que esta será uma das últimas atualizações do R28 nesta temporada.

"A nova asa dianteira será uma das ultimas atualizações do R28. Como a aerodinâmica da nova temporada será diferente preferimos usa essa nova asa agora para ver como acontecerá a adaptação. Portanto essa é a última modificação aerodinâmica de 2008," disse Symonds.

A escuderia francesa se prepara para o fato marcante da temporada 2008 da F-1, pela primeira vez na história um GP da categoria acontecerá a noite, com isso há muita expectativa para saber como os carros, pilotos e equipes se comportarão sob luzes artificiais.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Montezemolo antevê regresso "em grande" de Raikkonen

db5d439b.jpeg

Luca di Montezemolo voltou a dar um voto de confiança a Kimi Raikkonen, ao afiançar que o finlandês irá "voltar em grande", chegando mesmo a compará-lo com os grandes avançados do futebol.

"O Kimi é um pouco como os grandes avançados do futebol que não marcam durante um tempo mas, como são bons, mais cedo ou mais tarde, voltam a marcar, o que é bom para eles e para as equipas e penso que o Kimi 'voltará' depressa", começou por referir o presidente da Ferrari ao jornal italiano Gazzetta dello Sport.

"Sei que alguns discordaram quando lhe renovámos o contrato, mas estamos a falar de um Campeão do Mundo, que venceu o título no seu primeiro ano com a Ferrari", acrescentou, analisando de seguida as prestações da equipa no Mundial deste ano, em especial em piso molhado.

"Os testes [em Mugello] foram muito positivos e um dia foi à chuva, o que nós precisávamos porque temos um carro que, em condições semelhantes demora muito a colocar os pneus à temperatura certa", afirmou Montezemolo, que disse não ser preciso dar nenhum conselho a Felipe Massa para este ser campeão.

"O Felipe não precisa, sempre fez o seu trabalho. É muito rápido e trabalha em perfeita harmonia com a equipa. Aprecio a sua capacidade de não correr riscos e de trazer o monolugar até ao fim", referiu o responsável sobre o piloto brasileiro.

Sobre eventuais ordens de equipa, o italiano foi bastante claro: "O Felipe e o Kimi sabem o que têm de fazer porque ambos correm para a Ferrari. As regras sempre foram claras, todos trabalham para a equipa", asseverou, escusando-se a comentar as notícias que dão conta do interesse da Ferrari noutros pilotos.

"Alonso e Vettel? São nomes muito bons, mas com todo o respeito estamos contentes com os pilotos que temos, senão não teríamos renovado os contratos até ao fim de 2010", lembrou, referindo, no entanto, que "quando que tivermos de fazer outras escolhas, essas serão feitas no devido momento".

Confiante no sucesso da Ferrari nos dois campeonatos, di Montezemolo não se mostra, contudo, entusiasmado com os novos traçados citadinos: "Continuar com estes circuitos antevê um futuro negro para a Fórmula 1", rematou.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Apelo da McLaren está a ser ouvido em Paris

41a71eb2.jpeg

Já está a decorrer a sessão do Tribunal de Apelo da FIA em Paris relativa à penalização imposta à McLaren e a Lewis Hamilton no passado GP da Bélgica, com o piloto britânico a decidir marcar presença para melhor reforçar a sua posição.

Juntamente com Lewis Hamilton, também marcam presença em Paris, Martin Whitmarsh, presidente da McLaren e o seu engenheiro de corrida, Phil Prew, para além dos advogados da equipa.

A McLaren pretende que a decisão de penalizar Hamilton em 25 segundos no GP da Bélgica seja anulada, o que a confirmar-se poderia colocar o britânico com mais sete pontos do que Felipe Massa, nomeado vencedor da prova belga após a sanção de Hamilton.

À entrada do tribunal, Martin Whitmarsh referiu que a decisão acerca do apelo "está fora do nosso controlo. Tudo o que podemos fazer é apresentar os factos".

Para o responsável da McLaren, "qualquer pessoa que relembre a corrida e seja perguntado sobre quem merecia vencer, a maioria responderia o Lewis e não o Felipe, que terminou meio minuto atrás", esquecendo, de certa forma, que a penalização ao britânico foi de 25 segundos.

Para a McLaren, há ainda outro entrave, na medida em que a primeira decisão antes sequer de se saber uma decisão sobre o apelo, é saber se a penalização é passível de recurso, já que se tratou de um drive-through.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Ross Brawn comenta primeiras reacções aos F1 de 2009

aab8b2e1.jpeg

As alterações previstas para os monolugares de Fórmula 1 em 2009 têm como objectivo potenciar a espectacularidade da modalidade.

Mas, a primeira reacção dos adeptos às primeiras imagens de um monolugar com a asa traseira de 2009 não foram as melhores.

No entanto, Ross Brawn, director técnico da Honda na F1, é da opinião que será uma questão de tempo até que os fãs se voltem a habituar ao novo design dos monolugares.

"Não me parecem mal (os designs), é uma questão de hábito", considerou Brawn, comparando com o início da era dos pneus com rasgos, em 1998. "Parecem estranhos ao princípio mas depois habituas-te", considerou aquele que foi um dos pilares do sucesso de Michael Schumacher na Fórmula 1.

"Parecem-me bem - e em muito porque não têm todos aqueles apêndices aerodinâmicos, aletas e asas. O desenho da carroçaria é bastante mais limpo", explicou Brawn.

Para já, a imagem do Williams à 2009 em Jerez não criou grandes reacções mas, à medida que forem sendo testadas, o assunto deverá tornar-se mais debatido.

Muitos dos adeptos dizem mesmo, em alguns blogs e fóruns da Internet, que é um retorno ao passado, em especial à dos primeiros carros dos anos 90, ideia compartilhada pelo britânico: "sim, já tivemos algo semelhante no passado".AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Piloto acredita que Ferrari não terá problemas com os pneus

99da41b0.jpeg
Felipe Massa: "Penso no apelo da McLaren todos os dias"

Felipe Massa está confiante que a Ferrari já ultrapassou os problemas com o aquecimento dos pneus do F2008, afirmando que os testes efectuados à chuva em Mugello foram importantes para resolver essa questão.

"Testar nessas condições ajudou-nos bastante, o monolugar tem agora melhor tracção e isso é muito importante tendo em vista as pistas onde ainda pode chover", afirmou o piloto brasileiro ao jornal Gazzetta dello Sport.

"Obviamente, eu preferia correr com o piso seco em Singapura, mas poderemos estar a bom nível com o piso molhado também", acrescentou Massa, cujos pensamentos dos últimos dias têm sido dominados pelo apelo da McLaren e de Lewis Hamilton, marcado para hoje, em Paris.

"Penso nisso a toda a hora, mas a decisão não nos cabe a nós. É importante que o resultado seja o justo, aquele que todos vimos", revelou o piloto da Ferrari, confiante na possibilidade de vencer o título.

"Teremos de fazer todas as decisões certas, sermos rápidos, competitivos, com boas estratégias e a fiabilidade necessária", concluiu Felipe Massa.AS
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Corte internacional mantém punição a Lewis Hamilton

Das agências internacionais
Em Londres (Inglaterra)

A Corte de Apelação da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) decidiu, nesta terça-feira, manter a punição a Lewis Hamilton por uma ultrapassagem irregular sobre o finlandês Kimi Räikkönen, da Ferrari, no GP da Bélgica. A decisão beneficiou o brasileiro Felipe Massa, que segue assim com apenas um ponto de desvantagem em relação ao inglês da McLaren no Mundial de Pilotos.

A corte julgou como inadmissível o protesto apresentado pela McLaren, baseando-se no artigo 152 do Código Esportivo Internacional, que veta recursos envolvendo "penalidades de drive-through ou de permanência no pit lane". Nas últimas voltas da prova de Spa-Francorchamps, disputada no último dia 7 de setembro, Hamilton cortou a chicane "Bus Stop" para ultrapassar Kimi Räikkönen, mas devolveu a posição em seguida para não ser punido. Conseguiu realizar a ultrapassagem instantes depois, na "La Source".

Os comissários da prova decidiram acrescentar 25 segundos do tempo do inglês por entender que, mesmo devolvendo o lugar ao ferrarista, tirou proveito do corte na chicane para realizar a segunda ultrapassagem.

Assim, o piloto da McLaren, que cruzou a linha em primeiro, caiu para a terceira posição. Massa acabou herdando a vitória, e o alemão Nick Heidfeld passou para o segundo lugar.

A McLaren apelou contra a decisão dos comissários na segunda-feira e reuniu seus advogados com os da Ferrari e da FIA em audiência na sede do órgão em Paris, com a presença dos executivos da McLaren e do próprio Lewis Hamilton.

Após a audiência, o diretor executivo da McLaren, Martin Whitmarsh, mostrou-se confiante: "Eu acho que fomos bem. Baseado nas evidências da época e nas análises posteriores, acreditamos que Hamilton não tirou nenhuma vantagem e, por isso, ele deve ter os pontos de volta", avaliou.

Por sua vez, Hamilton evitou contar com o resultado favorável da apelação. "No momento, o que eu posso ver é que estou um ponto à frente do segundo colocado, e é pensando nisso que estou me preparando para a próxima corrida", declarou o piloto na segunda-feira.

Porém, não deixou de expressar a sua opinião: "Tivemos uma grande batalha, por este motivo eu tive que cortar a chicane. Eu assisti ao vídeo e tenho certeza de que fiz a coisa certa, devolvi a posição da maneira correta".

Já na terça-feira, em comunicado oficial, o piloto lamentou a decisão: "A ultrapassagem é difícil, e é gratificante quando você consegue fazer uma grande manobra. Se isso satisfaz os fãs e os telespectadores, é melhor ainda. Por isso, estou decepcionado, mas não deprimido", explicou Hamilton.

A vantagem de Hamilton para Massa na liderança do Mundial de Pilotos é de apenas um ponto (78 a 77). Caso a decisão fosse revista, o piloto inglês abriria frente de sete pontos, faltando quatro corridas para o fim da temporada e às vésperas do Grande Prêmio de Cingapura, a primeira corrida noturna da história da categoria.

Fonte: UOL Esporte
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Hamilton se diz frustrado por decisão da FIA sobre Spa
Por Alan Baldwin

LONDRES (Reuters) - O piloto da McLaren Lewis Hamilton disse nesta terça-feira que ficou frustrado com a decisão de um tribunal da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) de manter a punição que lhe foi imposta no GP da Bélgica, o que lhe mantém apenas um ponto à frente do brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, a quatro provas do final do campeonato.

Em nota, a FIA disse que os cinco juízes "concluíram que o recurso era inadmissível", pois "o artigo 152 do Código Esportivo Internacional prevê que as penalidades de 'drive-through' (passagem pelos boxes) não são suscetíveis de recurso."

Hamilton havia ido na segunda-feira à sede da FIA, em Paris, para apresentar sua versão sobre o incidente ocorrido nas voltas finais do GP de Spa Francorchamps, no dia 7, quando sob chuva ele cortou caminho numa chicane e apareceu à frente de Raikkonen.

O britânico devolveu parcialmente a posição, mas recuperou a ponta na curva seguinte. Os comissários entenderam que ele se beneficiou da manobra ilegal.

Como a decisão sobre a manobra só saiu após o fim da corrida, ele não foi punido com uma passagem pelos boxes, e sim com a perda de 25 segundos, o que o jogou de primeiro para terceiro lugar. Massa herdou a vitória.

"As pessoas provavelmente esperam que eu fique deprimido com o resultado de hoje, mas esse não sou eu", disse Hamilton em nota divulgada pela sua equipe.

"Tudo o que eu quero agora é deixar esse assunto para trás e continuar fazendo o que os pilotos fazem melhor -- competir entre si. Somos corredores, somos naturalmente competitivos, e amamos ultrapassar", acrescentou.

"Ultrapassar é difícil, e é ótimo quando você consegue arrumar uma grande manobra de ultrapassagem. Se agrada os espectadores e telespectadores, melhor ainda. Então estou frustrado, sim, mas não deprimido."

A Ferrari, equipe de Massa e Raikkonen, disse que não comentará o veredicto.

A McLaren argumenta que o diretor da prova chegou a confirmar duas vezes que Hamilton havia agido corretamente ao devolver a posição e recuperá-la em seguida.

"Estamos naturalmente frustrados com o veredicto de hoje e por não ter recebido uma sentença sobre a substância do nosso recurso", disse o executivo-chefe da equipe, Martin Whitmarsh.

"Ninguém quer ganhar corridas no tribunal, mas sentimos que Lewis havia vencido o GP belga na pista, de forma excitante e impressionante."

Hamilton chegou na terça-feira a Cingapura, onde conversou e brincou com os fãs, enquanto via a garotada se divertir num simulador de Fórmula 1 montado num dos shoppings mais sofisticados da cidade.

De terno cinza, o piloto disse à multidão que está plenamente focado e ansioso pela primeira corrida noturna da história.

(Reportagem adicional de Ossian Shine em Cingapura)

Fonte: UOL Esporte
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Campeonato é o mais apertado desde 1999

A F-1 não tinha um campeonato tão apertado a quatro corridas do fim desde 1999, quando a diferença entre os dois primeiros também era de um ponto.

Naquele ano, após a 12ª de 16 provas, Mika Hakkinen tinha 60 pontos, contra 59 de Eddie Irvine, rival do finlandês por Michael Schumacher ter sofrido fratura na perna em acidente em Silverstone, na Inglaterra.

Neste ano, após a 14ª de 18 corridas, Lewis Hamilton lidera com 78, enquanto Felipe Massa tem 77.

Em 2007, por exemplo, o mesmo inglês estava em primeiro depois da 13ª de 17 etapas, com 92 pontos, contra 89 de Fernando Alonso.

De 1999 a 2007, somente em duas ocasiões pilotos que lideravam o Mundial a quatro eventos do fim não conquistaram o título, justamente no ano passado, quando o campeão foi Kimi Raikkonen, e em 2000, em que Mika Hakkinen estava em primeiro lugar no período, mas Michael Schumacher levou a melhor.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Kubica não vê diferença em pilotar à noite

O polonês Robert Kubica (BMW) analisou as condições da equipe para a primeira prova da F-1 sob iluminação artificial. O novo circuito de rua de Cingapura recebe neste final de semana pela primeira vez uma etapa da categoria.

"Estou ansioso para a segunda estréia da categoria este ano. Corridas em novas pistas são sempre muito interessantes. Além do mais fico muito feliz pela participação do público mais próximo nas etapas de rua," disse Kubica.

Quanto ao fato da corrida ser à noite, Kubica disse que não vê nenhum problema, pois a organização da prova garante iluminação superior aos estádios normais em até quatro vezes, ou seja, a pista terá luzes similares ao dia.

"Muita gente tem levado em consideração que a prova começa à noite, mas como piloto não faz muita diferença se a prova é de dia ou noturna. Existem alguns problemas caso chova, mas tenho certeza que a FIA tomará todas as decisões possíveis para termos uma corrida segura," finalizou.
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Confira a programação para o GP de Cingapura da F-1

Neste final de semana a F-1 desembarca na Ásia para três provas no continente - Cingapura, Japão e China - e depois vem para o Brasil para a realização da última etapa.

Mas enquanto o circo da F-1 não chega ao país, a etapa na pequena nação asiática chama a atenção de todos. Primeiro pelo ineditismo do traçado e segundo, pois pela primeira vez na história da categoria acontecerá um GP noturno.

Depois da decisão da FIA de manter a punição ao piloto Lewis Hamilton (McLaren) o campeonato segue acirrado com a vantagem do inglês de apenas um ponto para o ferrarista Felipe Massa.

Confira agora a programação para o GP de Cingapura (horários de Brasília e Lisboa):

Sexta-feira (26/09):
(Brasilia) 08h00 às 09h30 - 1º treino livre (Lisboa) 12h00 às 13h30
(Brasilia) 10h30 às 12h00 - 2º treino livre (Lisboa) 14h30 às 16h00

Sábado (27/09):
(Brasilia) 08h00 às 09h00 - 3º treino livre (Lisboa) 12h00 às 13h00
(Brasilia) 11h00 - Treino classificatório (Lisboa) 15h00

Domingo (28/09):
(Brasilia) 09h00 - GP de Cingapura (61 voltas) (Lisboa) 13h00

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Com resistência de Räikkönen, Ferrari volta afirmar que Massa é o nº 1

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A resistência do finlandês Kimi Räikkönen em aceitar o posto de escudeiro de Felipe Massa na últimas etapas do Mundial de Fórmula 1 fez a Ferrari, mais uma vez, declarar publicamente seus planos. Chefe da equipe, o italiano Stefano Domenicali disse ter certeza que seus dois pilotos farão o que será melhor para a equipe.

"A disputa pelos dois títulos (pilotos e construtores) será muito apertada. Kimi e Felipe tiveram um encontro com o presidente (da Ferrari, Luca di) Montezemolo que deixou claro, como é costume, que o objetivo da Ferrari é simples: ganhar os dois títulos", explicou Domenicali ao site Autosport. "Os dois pilotos vão trabalhar por esse objetivo nas últimas quatro provas, sabendo que o time vem sempre antes", completou.

O recado é para o finlandês, que deve, a partir de agora, trabalhar para o brasileiro. Kimi está 21 pontos atrás de Lewis Hamilton e 20 atrás de Felipe Massa na disputa pelo título de pilotos. Na temporada passada, Räikkönen superou uma desvantagem de 17 pontos para Hamilton para conquistar o título, mas para isso teve o auxílio de Massa.

"Ainda não acabou, mas sei que preciso de um milagre. Algo como um raio cair no mesmo lugar duas vezes. Eu nunca vou esquecer o que aconteceu no ano passado e vou sempre esperar que algo assim aconteça novamente", declarou o finlandês.

Chuva e os problemas italianos

Enquanto tenta enquadrar seu campeão mundial, a Ferrari segue trabalhando em seu calcanhar de Aquiles. Os piores desempenhos do time italiano até agora, e de seu principal piloto no ano, Massa, foram em pista molhada. Na Inglaterra, por exemplo, o brasileiro foi apenas o 13º, após várias rodadas.

Para Cingapura, no próximo domingo, primeira prova noturna da Fórmula 1, os serviços de meteorologia apontam 50 % de chance de chuva. Segundo Massa, o time resolveu boa parte de seus problemas em pista molhada nos treinos da semana passada. Durante toda a temporada, a Ferrari tem tido problema para aquecer seus pneus em pista molhada, dificuldade acentuada em uma prova noturna.

"É claro que preferimos pista seca, mas acho que podemos ser competitivos também com pista molhada", disse o brasileiro.
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Para McLaren, GP de Cingapura com chuva não será problema

A equipe McLaren minimizou as preocupações com relação à possibilidade de chuva na estréia do GP de Cingapura, a primeira prova noturna da história da Fórmula 1. Há muitos temores de que a chuva prejudique a visibilidade dos pilotos com a iluminação artificial.

Segundo especulações, a FIA poderia simplesmente atrasar o início da prova ou transferi-la de data caso a pista molhada e a chuva tragam perigos reais para os competidores.

"Não ouvi nada do tipo", declarou Norbert Haug, o diretor esportivo da Mercedes-Benz - fornecedora de motores para a equipe McLaren -, à revista alemã Auto Motor und Sport.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Veja foto de pneu para corrida noturna de Cingapura

A Bridgestone liberou foto comparativa do pneu com tinta especial para a corrida noturna de Cingapura. A linha branca que caracteriza o composto mais macio será mais refletiva desta vez, bem como a que mostra qual é o pneu para chuva mais forte.

medium.jpg


Serão levados os tipos super macio e macio para a 15ª etapa, de rua, em circuito inédito e com luzes por toda a parte.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Espanhol Alonso percorre à pé o circuito de Cingapura

Das agências internacionais
Em Cingapura (SIN)

Às vésperas do GP de Cingapura, a primeira prova noturna da Fórmula 1, Fernando Alonso percorreu à pé o circuito asiático para tentar descobrir os segredos para a disputa de domingo. No caminho, o espanhol encontrou diversos operários que fazem os últimos retoques na pista.

O piloto da Renault chegou no período da noite em Cingapura (horário local), e logo em seguida já foi ao circuito para reconhecer a pista já com a iluminação artificial preparada exclusivamente para a disputa.

Durante o trajeto, Alonso afirmou que na sua opinião a iluminação no circuito é suficiente, mas que teme que para as televisões não seja tão boa.

Nesta quarta-feira, dezenas de operários tratavam de deixar o local da prova de domingo em perfeitas condições. O primeiro 'teste' será realizado nesta sexta-feira, quando os pilotos entram em cena para os primeiros treinos livres.

Fonte: UOL Esporte
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Confira os números da iluminação em Cingapura

O sistema de iluminação do circuito de rua de Cingapura esteve funcionando em sua completa capacidade nesta quarta-feira.

medium.jpg


O nível de visibilidade é impressionante e os números divulgados pela organização do GP de Cingapura ajudam a entender como foi possível chegar a este resultado.

São 1500 projetores espalhados ao longo dos 5,067m do traçado. Cada um destes pontos possui uma lâmpada de 2000 watts. O total atingido é uma potência quatro vezes maior do que os grandes estádios de futebol do mundo.

Toda a estrutura está montada em grades de alumínio sustentadas por um total de 230 postes, um a cada 32m.

Os projetores têm uma distância de 4m entre si e foram colocados a uma altura de dez metros do solo.

Há também uma série de sinais luminosos coloridos espalhados pelo circuito, que serão acionados pelos fiscais de pista no lugar da utilização de bandeiras.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Chuva continua como forte ameaça ao GP de Cingapura

A estréia do GP de Cingapura, 15° etapa da temporada 2008 de Fórmula 1, continua sob permanente ameaça da chuva. No próximo domingo (28/09), a previsão indica 40% de chances da primeira corrida noturna da história da categoria acontecer com pista molhada.

Segundo os metereologistas, pancadas de chuva devem marcar o dia da prova. À noite, no horário local, as probabilidades de precipitação diminuem, mas a umidade do ar segue alta com 85% e a chuva é esperada.

Ao mesmo tempo, o calor impera na cidade asiática. As temperaturas irão variar entre a mínima de 26°C e a máxima de 32°C. Os outros dias de atividade, a sexta-feira de treinos livres e o sábado do treino de classificação, têm panorama semelhante.

Além do desafio de correr com iluminação artificial pela primeira vez, pilotos e equipes da F-1 precisam conhecer o novo circuito de rua de Valência e se adaptar à programação dos trabalhos.

O brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, e o inglês Lewis Hamilton, da McLaren, disputam a liderança do mundial. Um ponto separa os rivais. Restam quatro etapas no campeonato - Cingapura, Japão, China e Brasil.

Fonte: Amigos da Velocidade
 
Topo