• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Reboot Script para Dreambox - ALL

P

Playdiune

Visitante
Boas,

Para quem precisar que a sua Dreambox faça reboot automáticamente a uma determinada hora do dia ou da noite, ou mesmo de x em x dias, a uma determinada hora, aqui fica o processo.



1- Copiar o Script que deixo em anexo para a pasta VAR/SCRIPT e mudar o atributo para 755.


2- Agora temos que arranjar maneira de a dream correr o script. Segundo o seu autor deveríamos colocar a linha de arranque no inadyn script( numa linha qualquer do seu início ). Eu, pessoalmente, coloquei a linha de arranque do script, no início do script da CAM que estou a usar. Até porque nem toda a gente tem o inadyn activo na dream. Seguindo.....



Esta é a linha de arranque do script ( vou dar 2 exemplos de arranque );


/var/script/reboot_timer.sh 0530 & ( recomendado para DM 500/7000 )

/var/script/reboot_timer.sh 0530 3d & ( recomendado para DM 600/7020 )


Tal como disse atrás, adicionei esta linha no início do Script da cam que estou a usar ( deixo a forma, como o fiz, neste caso para CCcam ). Adicionei um sleep 5 para dar tempo a dream, para respirar....;

Código:
 .
.
.
case "$1" in
    start)
    echo "[SCRIPT] $1: $CAMNAME"
    remove_tmp
     /var/script/reboot_timer.sh 0530 &
     sleep 5
     /var/bin/mpcs &
     sleep 3
    /var/bin/CCcam &
    ;;
.
.
.

No inadyn ou no script de arranque da cam, já deverão ter, nesta altura, colocado a linha de arranque do script reboot.


3- Devem adicionar também, na pasta VAR/SCRIPT, um ficheiro TXT apenas com a password que usam para entrar na dream. Isto é indispensável para que o script arranque. Deverão depois mudar o atributo deste file TXT para 755.

O ficheiro dever-se-á chamar reload_emu_names.txt

Para o criarem poderão usar, por exemplo o NOTEPAD do windows
e depois enviá-lo para a respectiva pasta, com atributos a 755. Criam um novo ficheiro no NOTEPAD com apenas uma linha e contendo unicamente a PassWord da dreambox.

Podem também usar a consola DOS do windows. Para isso deverão fazer o login na dream e enviar o seguinte comando;

echo PassWord_da_dream>/var/script/reload_emu_names.txt


4- Finalmente deverão reiniciar a dream para que o script entre em funcionamento !




******************************************
Explicaçação da linha de arranque + teste do script
******************************************


Claro que poderão alterar os parâmetros da linha de arranque, que passo a explicar.....


/var/script/reboot_timer.sh 0530 &

este valor, a vermelho, está no formato hora/minutos, neste caso a dream reiniciará automaticamente ás 5 horas e trinta minutos da manhã, todos os dias.

Se, por exemplo, quisessem que reiniciasse todos os dias á meia noite, deveria ficar 1200 e a linha ficaria assim:
/var/script/reboot_timer.sh 1200 &



/var/script/reboot_timer.sh 0530 3d &

neste caso a dream vai reiniciar automaticamente ás 5 horas e 30 minutos da manhã, de 3 em 3 dias. Se quisessem, por exemplo, que reiniciasse apenas de 2 em 2 dias, às 6 da manhã, a linha ficaria assim;
/var/script/reboot_timer.sh 0600 2d &


Finalmente, e para testarem o script, poderão fazer o seguinte:

1- Verifiquem a hora da dream e mudem a hora do reboot para 3 ou 4 minutos depois. reiniciem a dream e verifiquem se ela reinicia á hora marcada.

2- Abram a consola do DOS, acedam á dream e escrevam o seguinte comando;
ps

e façam ENTER. Nos processos activos da dream, deverá lá estar também o reboot script.

3- Podem também testar o script dando uma ordem de reinicio da dream, no momento. Para isso acedem á consola DOS do windows, entrem na dream, e dêm o seguinte comando;

/var/script/reboot_timer.sh now &


***********
***********

É tudo amigos, disfrutem !!!

***********
***********





Deixo aqui os meus sinceros agradecimentos ao autor deste script, de nome MartiniB pelo seu excelente trabalho.
 
Última edição:

npardal

GF Prata
Entrou
Out 4, 2006
Mensagens
229
Gostos Recebidos
0
Boas pessoal,

Já tenho instalado este script, mas quando ela faz reboot fica ligada e eu queria que ela passado 5mn voltasse a ficar em stand by, alguem sabe como se faz?

Obrigado
 

oaliva

GF Bronze
Entrou
Mai 24, 2007
Mensagens
75
Gostos Recebidos
0
Meter DR em standby

Boas pessoal,

Já tenho instalado este script, mas quando ela faz reboot fica ligada e eu queria que ela passado 5mn voltasse a ficar em stand by, alguem sabe como se faz?

Obrigado

MAIS UMA HIPOTESE : tenho 5620s . Rel. 4.3.0 de 16-02-2008
1 - use a tecla do comando DREAM
a) aparecem no fundo , varios icones .
2 - selecciona o (5) "relógio" e prime OK
a) aparece a lista de temporização
b) navega pelas 3 opcões abaixo ou
c) se OK , aparece "Editar o relógio"
3 - é só preencher o que interessa , como se tratasse de um doc.
Relogio repetido (OK) , Seg (OK) "Stanby"
outros dias () Hora de começo de evento (01:00)
outros dias () Hora de fim de evento (01:15)
"Ngrab" "serviço" aqui tenho o Euronews 13graus
4 - tecla verde "APLICAR"

O que é que isto faz : na segunda feira (Seg (OK) à 01:00 horas a DR
muda para o serviço Euronews e às 01:15 apaga-se e fica em Stanby .

Será isto que o amigo pretende ?

Eu tenho programado isto para dias de semana e para fim de semana ,
onde o desligar é mais tarde .
Ainda , uso este recurso para me desligar da tensão (O LCD / o posicionador
a Alta_Fidelidade , o emulador do comando , o Mvision e eventualmente
outro equipamento , no movel onde tambem está a DR , que fica em Stanby.
Para isto tenho um pequeno equipamento , que precisa dos 12 v da scart da
dream , para desligar 220 v.
Problema disto ; tens de pegar no comando e mandar ligar a DR.
Se fores expert em linux , vê o ficheiro /var/tuxbox/config/enigma/timer.epl
que poderás alterar à unha .

É tudo . Cumprimentos
 

oaliva

GF Bronze
Entrou
Mai 24, 2007
Mensagens
75
Gostos Recebidos
0
Start/Stop na dreambox

Bom Natal a todos .
Venho mais uma vez ao tema ,porque as novas releases 4.xx da Gemini, com o uso da crontabs, permitem programar o Start ou o Standby da dreambox , com mais facilidade e eficiencia .
Convem ter uma ideia como manipular a "crontabs"
Esta é a sub-rotina , para meter a dreambox em STANDBY.
É complexa , mas funciona (eu testei com a minha 5620s, que é identica às 500) ; não precisa alterar nada , porque usa o localhost_adress !
#!/bin/sh
#####################################
# #
# Standby by Crontab #
# for Gemini-Image #
# tested on 7020 #
#####################################



DREAMBOXIP="http://root:dreambox@127.0.0.1"


RECORDINGSTATUS=`wget -O- -q $DREAMBOXIP/cgi-bin/status | grep "Recording:" | sed 's/.*<td>\(.*\)<\/td.*/\1/' | sed 's/ON/On/g' | sed 's/OFF/Off/g'`

echo 'REC? ' $RECORDINGSTATUS

if [ $RECORDINGSTATUS = "Off" ]
then

if [ `grep encoder /proc/stb/avs/0/input | wc -l` -eq 1 ]; then
echo 'Switch to Standby'
wget -O /var/tmp/commands.tmp -q http://root:dreambox@localhost/cgi-bin/admin?command=standby
fi

fi

NOTA:eek: comando de standby é:
wget -O /var/tmp/commands.tmp
-q http://root:dreambox@localhost
/cgi-bin/admin?command=standby

...........Para fazer o restart , isto é a determinada hora , a
dreambox arrancar , tem 2 soluções :
1 - fazer o comando reboot ; contudo este comando , inicializa a box e limpa o /tmp .
2 - fazer os comandos "killall -9 enigma" , "sleep 20" e a box liga-se , fica na ultima estação em funcionamento e não limpa o /tmp .
Se alguem precisar de ajuda para inserir estes comandos em shell_scripts , estou disponivel.
:nt1::nt2
 
Última edição:

oaliva

GF Bronze
Entrou
Mai 24, 2007
Mensagens
75
Gostos Recebidos
0
Confirmo que o historico do "zapping" , nem sempre é actualizado no respectivo file . Aqui fica um script , que explica e ajuda a fixar este problema .

Dando ajuda ao nosso colega , que tem interesse , que quando iniciializa a Dreambox , lhe apareça a estação que estava a ver antes , aqui vai o script que tenho em funcionamento na minha 5620s .
A razão disto , é que a playlist é actualizada na area de trabalho e não faz o save no ficheiro "/var/tuxbox/config/enigma/playlist.epl" .
Se alguma dificuldade em introduzir este shell script em qualquer sitio , é só dizer , que a ajuda está sempre disponivel .
Não é demais , reparar que "root:dreambox" refere a password(default) "dreambox" , para o utilizador "root" .

#!/bin/sh
# Esta rotina salva "/var/tuxbox/config/enigma/playlist.epl"
# e mete a dreambox em standby .
# APVilao (Dezembro 2008)
#
MYHOST="http://root:dreambox@127.0.0.1"
FLOG=/dev/null
wget -q -O $FLOG $MYHOST/cgi-bin/savePlaylist
sleep 1
wget -q -O $FLOG $MYHOST/cgi-bin/admin?command=standby
sleep 3
exit
...
Para re_start eu uso , evidentemente noutro shell_script "/bin/killall -9 enigma"
...
Continuação de Boas Festas
AVilas

:nt4:


--------------------------------------------------------------------------------
 
Última edição:
Topo