• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Postar aqui TDT espanhola: notícias

jmasg

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
510
Gostos Recebidos
1
Boas noites

Vivo em Alijó e sempre captei alguns canais espanhois, nomeadamente o Cyl 7 e 8, clan, La 1, mas há 8/9 meses deixei de os apanhar. Que se terá passado ? A Antena é a mesma, uma Televes que sempre deu .....
Será que as frequências ficaram mais fracas, com menor potência ?
Agradecia que quem soubesse me desse uma informação.
Obrigado.
 

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,414
Gostos Recebidos
246
Nao codificou em biss?
Ou estou a dizer barbaridades?
 

jmasg

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
510
Gostos Recebidos
1
Amigo Avense
Ora agora é que é o diabo !!!!! Isso de biss é uma codificação, certo ? Então lá se foram, ou há alguma hipótese ?
 

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,414
Gostos Recebidos
246
Amigo Avense
Ora agora é que é o diabo !!!!! Isso de biss é uma codificação, certo ? Então lá se foram, ou há alguma hipótese ?
Amigo eu sei que a tdt espanhola está em biss,pelo menos em abril estava agora nao sei...........

Mas isso é facil gravas 1 canal da tdt em formato ts "caças" o crypt8 e se tiveres tabelas nao é dificil de sacares a key,se nao tiveres as tabelas brute force para cima dele......


Mas nao te acredites em mim espera por outras respostas eu posso estar a dizer uma grande barbaridade.
 

jmasg

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
510
Gostos Recebidos
1
Eh amigo Avense !!!!!! Tudo o que escreveu, para mim é pior que chinês !!!! Nunca na vida ouvi os termos que aplica !!!! Isso de " ser fácil, caças o crypt8 e não sei quê de tabelas"...... e sacar as keis !!!! até me ri cá para mim !!!! Impensáel amigo !!! Não percebo nada de nada !!! Assim, não me resta outra alternativa senão esquecer e continuar com a portuguesita.... No entanto obrigado pelas explicações. Pura e simplesmente DESISTO.
Obrigado. Um abraço.
Zé Gaspar
 

cr373

GF Prata
Entrou
Jul 10, 2014
Mensagens
415
Gostos Recebidos
0
Amigo eu sei que a tdt espanhola está em biss,pelo menos em abril estava agora nao sei...........

Mas isso é facil gravas 1 canal da tdt em formato ts "caças" o crypt8 e se tiveres tabelas nao é dificil de sacares a key,se nao tiveres as tabelas brute force para cima dele......


Mas nao te acredites em mim espera por outras respostas eu posso estar a dizer uma grande barbaridade.

Mas anda tudo doido ou que?
Qualquer canal em sinal aberto na TDT (terrestre) não é codificado, pode estar codificado em biss ou noutros sistemas de encriptação, mas no satélite a dita TDT complementar.
Que sentido faria estarem os canais "abertos" codificados na TDT? Deste modo seria necessário recetores específicos como os das operadoras...
Nunca na **** desta vida, canais gratuitos na TDT nacional (terrestre), vão estar com qualquer tipo de encriptação, pois acho que o que a TDT quer dizer é serviço público...

Quanto ao que o jmasg disse, ele disse que deixou de receber, se fosse por terem "codificado" continuava a ter sinal nos canais, mas nao teria imagem nem som; se não consegue receber é porque nao se trata de codificação, mas algum problema de receção.

O emissor de Peña de Francia, emite com muita potencia, daí ser possível receber em Portugal, mas só emite duas frequências: a dos CYL7,CYL8.... e a dos La1, La2... as outras frequências apenas são emitidas em emissores locais, daí nao ser possível recebe-los em Portugal.
O que deve estar a acontecer é que devem estar a tornar o emissor digital (antes era analógico, e tinha que emitir com maior potencia para cobrir todas as zonas em Espanha para as quais aquele emissor estaria "responsável", agora com os retransmissores locais, este emissor perde alguma função e devem estar a reduzir a potencia daí se ter uma dificuldade acrescida em receber os canais).
 

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,414
Gostos Recebidos
246
Mas anda tudo doido ou que?
Qualquer canal em sinal aberto na TDT (terrestre) não é codificado, pode estar codificado em biss ou noutros sistemas de encriptação, mas no satélite a dita TDT complementar.
Que sentido faria estarem os canais "abertos" codificados na TDT? Deste modo seria necessário recetores específicos como os das operadoras...
Nunca na **** desta vida, canais gratuitos na TDT nacional (terrestre), vão estar com qualquer tipo de encriptação, pois acho que o que a TDT quer dizer é serviço público...

Quanto ao que o jmasg disse, ele disse que deixou de receber, se fosse por terem "codificado" continuava a ter sinal nos canais, mas nao teria imagem nem som; se não consegue receber é porque nao se trata de codificação, mas algum problema de receção.

O emissor de Peña de Francia, emite com muita potencia, daí ser possível receber em Portugal, mas só emite duas frequências: a dos CYL7,CYL8.... e a dos La1, La2... as outras frequências apenas são emitidas em emissores locais, daí nao ser possível recebe-los em Portugal.
O que deve estar a acontecer é que devem estar a tornar o emissor digital (antes era analógico, e tinha que emitir com maior potencia para cobrir todas as zonas em Espanha para as quais aquele emissor estaria "responsável", agora com os retransmissores locais, este emissor perde alguma função e devem estar a reduzir a potencia daí se ter uma dificuldade acrescida em receber os canais).
Pronto nao me batas mais confunfi TDT com DTT
disse barbaridades............
 

jmasg

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
510
Gostos Recebidos
1
Olá aos dois

Quer dizer, o " nabo ", que sou eu, ainda fiquei pior !!! ó cr373 podes dizer-me quais são essas frequências para experimentar amanhã? Obrigado.
 

cr373

GF Prata
Entrou
Jul 10, 2014
Mensagens
415
Gostos Recebidos
0
Como és de Alijó nao tenho a certeza se recebes os canais de emissores de Salamanca ou de Zamora (se pudesses indicar em que direção tens a atual antena apontada, para puder perceber os emissor em questão). Mas creio que deve ser de Salamanca, nomeadamente o emissor que está na Serra da Penha de França.

As frequências são:

Canal 50 - 706000 MHz - CyL7, cyL8, cyl7 hd, vive radio, castilla y leon esradio
Canal 57 - 762000 MHz - La1, La2, 24h, clan, la1 hd, la2 hd, clan hd, radio nacional e radio 5

Aqui tens todas as frequências: http://www.tdt1.com/canales-salamanca/
 

jmasg

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
510
Gostos Recebidos
1
Amigo cr373, acho que deves estar certo, pois antigamente recebia os canais ANALÓGICOS portugueses do emissor da Marofa, e não mudei a antena de direcção, só mudei a antena, tendo comprado uma nova Televes e cheguei a apanhar os tdt espanhois. Portanto amanhã vou experimentar os canais que mencionas. Obrigado. Depois dou notícias.
 

jmasg

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
510
Gostos Recebidos
1
Olá cr373 .
Passei a tarde a procurar nas frequências que me indicaste e noutras. Muito devagarinho e partindo para a esquerda e direita, dei volta á antena a partir de determinado ponto, e nem sequer sinal deu, a não ser das portuguesas, canal 48 e 56.
Portanto, devem realmente ter diminuído as potências dos emissores. E tu, captas algo ? Qual é a tua região ?
Obrigado e Um abraço
Zé Gaspar
 

cr373

GF Prata
Entrou
Jul 10, 2014
Mensagens
415
Gostos Recebidos
0
Na região de Moimenta da Beira, há uma freguesia onde descobri ser possível receber os espanhóis, lá as duas frequências estão com 100% de sinal, e a 70 % é possível receber um canal local da Extremadura, dum emissor ao lado de castelo branco. Noutra freguesia, onde vivo, a 10 km da primeira, consegui na altura de março receber as duas frequências com 100% de sinal, numa parte baixa da casa, tentando receber numa varanda ja nao conseguia. Agora ainda nao me dediquei a 100%, pois estou a estudar fora da terra, mas a receção dos canais espanhóis pode ser influenciada pela temperatura, pela altitude, por eventuais obstáculos como serras, por épocas do ano, etc... muitas vezes acontece que ao mudar-se a antena por exemplo do meio do telhado para um extremo do telhado torne possível a receção. Em causa está, o emissor estar longe, e apenas perturbar a antena uns metros ou até uns centímetros faz toda a diferença.
Talvez com um amplificador de sinal consigas resolver o problema.

Eu uso esta antena: http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Eletricidade/Multimedia/Receber-o-sinal-TV/17415622.aspx
 

jmasg

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
510
Gostos Recebidos
1
Obrigado pela sugestão quanto á mudança de local da antena, mas sucede que, onde está, cheguei a captar alguns canais com a antena dirigida para Salamanca. Só há cerca de 8/9meses é que " perdi " os espanhois , portanto inclino-me para a perda de potência do emissor. A antena que possuo, é uma Televés com pré amplificador incorporado mas que pode ser amovível . Não o faço porque noto uma ligeira alteração nos portugueses para pior.
NB: Utilizo só esta antena orientada na direção de Marofa e Salamanca fica no seguimento, acho eu.
Um abraço
zé gaspar
 

jmasg

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
510
Gostos Recebidos
1
Caro amigo cr373

Não sei que fazer, mas se não te importas vou dar-te nota de tudo o que comigo se passa sobre a captação da TDT espanhola. Se me puderes dar uma dica para ajudar agradeço, caso contrário terei de estudar mais:
É assim: Sempre apanhei 6 ou 7 canais espanhois, com uma antena televes, Dat 45, com MRD, virada para Salamanca, na direcção do nosso antigo emissor da Marofa. Atenção, já antigamente, no tempo do analógico, era de onde captava as emissões portuguesa e os canais espanhois. Com esta mesma direção e sem alterar nada, passei a apanhar os digitais, portanto apanho também os 7 canais portugueses, nos Mux 48 e 56.
Há cerca de 7/8 meses, sem mexer em nada, deixei de captar os espanhois, continuando no entanto a captar os portugueses, estes em óptimas condições.
Pois bem, acontece que agora espanhois nem os " cheiro ", só portugueses.
Não entendo é que um vizinho meu, em frente de mim, que tem a antena dele distante da minha 40/50 metros, estando a minha atrás da dele e perfeitamente alinhada, paralela á dele, apanha os canais espanhois .... e eu não. As nossas antenas até estão sensivelmente á mesma altura !!!!!
Incompreensível. Tens alguma ideia do que se passará ? Aliás, nas várias habitações, casas isoladas, que estão á minha volta, atrás, á frente, do lado direito, esquerdo, etc. todos apanham os canais !!!!! E só eu não ......
Desculpa a extensão do post.
Um abraço
zé gaspar
 

cr373

GF Prata
Entrou
Jul 10, 2014
Mensagens
415
Gostos Recebidos
0
Caro amigo jmasg

Se já do tempo do analógico apanhavas os portugueses do emissor da Marofa e espanhóis do emissor de Salamanca, e até bem a pouco tempo conseguias de igual modo no digital; se os teus vizinhos ainda captam os espanhóis e tu não, algo mudou a 7/8 meses. Não sei se usas Tv com sintonizador integrado, se usas uma box externa, há relatos de que muitas boxes ao fazer a sintonização automática, apenas sintonizam muxs portugueses, mesmo que captem sinal de muxs espanhóis. Se trocas-te de box, pode muito bem estar a acontecer... Se usas TV compatível com a TDT, e não trocas-te de TV nem nada na tua instalação, pode ser algum problema nos cabos, ou a antena que se tenha "estragado" e não consiga receber os espanhóis em condições, mas que dá para receber os portugueses na perfeição.
Se pudesses colocar fotos da tua antena e das dos vizinhos, ou mandar por PM; a ver se te consigo ajudar a resolver o problema.
 

cr373

GF Prata
Entrou
Jul 10, 2014
Mensagens
415
Gostos Recebidos
0
emisor pena med (3)_LI.jpg

No ponto azul visível no mapa (950m altitude), com uma só antena é possível apanhar o canal 56 (emissor Surrinha, Moimenta da Beira e emissor da Marofa - 100%), canal 48 (Marofa - 100%), a nivel da TDT portuguesa; agora a nivel da espanhola é possível o canal 50 (emissor Peña de Francia - 100%[CYL7,CYL7HD...]), canal 57 (emissor Peña de Francia - 100%[La1,La1HD,La2,clan...]) e também, mas nem sempre o canal 46 (emissor de Cáceres - 70%[canal extremadura]).

emisor pena med (2).jpg

Agora onde vivo (800m altitude) tenho o canal 46 (emissor Lousã,Coimbra-100%), canal 56 (nao sei que emissor na direção sudeste - 100%), canal 48 (marofa, ja tive a 100% agora nao passa de 60%). A nivel de TDT espanhola canal 50 e 57 (emissor de Peña de Francia), este ultimo é um grande caso, numa varanda no segundo andar da casa so dá 0 - 10 %... já fui ao telhado "pendurado num valux (nao sei se é assim que se escreve)" só da 0 - 10%, no telhado dum barraco com a altura do primeiro andar da casa 0 - 20 % sem imagem, mas houve uma altura em março/abril que consegui nas duas frequências 100% por volta das 20 horas... Então voltei a ir a um monte (creio que tenha 1000 m) perto de casa, mas so consegui 100% no canal 50 e 25% com imagem no 57, na altura de março/abril as 17horas tinha 100% nas duas. Se não dá vontade de atirar com a antena por aí além. Agora só me falta testar com amplificador...

emisor pena med.PNG
 

cr373

GF Prata
Entrou
Jul 10, 2014
Mensagens
415
Gostos Recebidos
0
Tive agora a reparar num pormenor em Trancoso (a 34 kms) há a possibilidade de uma montanha com 900 metros estar no caminho do emissor e outra na Lapa (a 14 kms) também com 900m, estando eu a 800 metros e o emissor a 1700 com 140 kms de distancia, podem estas duas serras e um monte com 820/860 metros a 2 / 3 kms, afetar a minha receção de sinal?
 
Última edição:
Topo