• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Cantinho do Karting!! Postar aqui...

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Khodair e Bernoldi completam grid do Desafio das Estrelas

kart10-bernoldi-350.jpg
Está fechado o elenco do Desafio Internacional das Estrelas. A prova idealizada por Felipe Massa será realizada pelo quinto ano consecutivo em Florianópolis e contará com o grid completo de 27 karts com a adesão de Allam Khodair e Enrique Bernoldi, recentemente confirmados pelos organizadores. Os treinos serão abertos na noite de sexta-feira, dando início à nova programação introduzida nesta edição e que terá pela primeira vez uma corrida no sábado e outra no domingo.

Khodair e Bernoldi estão fechando 2010 em alta. Khodair venceu duas provas da Stock Car e, em sua estreia no Trofeo Linea no final de semana em Santa Cruz do Sul, subiu ao pódio com o segundo lugar na prova de encerramento do calendário. Bernoldi ajudou a dar ao Brasil, em parceria com Xandinho Negrão, uma importante vitória na etapa do FIA GT disputada no final de novembro em Interlagos.

Será a terceira participação de Khodair, um dos convidados da experiência pioneira em Bauru em 2005, ano em que terminou como vice-campeão. Correu também em 2008 e volta agora sabendo que não será fácil superar a oposição representada por colegas das principais categorias das pistas mundiais e que, ao menos em alguns casos, se prepararam com esmero para o evento na Arena Sapiens. "Sempre andei bem de kart, embora não pratique há dois anos. Mas acredito que tenho condições de brigar pelas primeiras posições e pelo pódio", afirmou.

A prova do sábado à noite, marcando a abertura oficial do evento, será precedida por show de iluminação, com fogos, cenografia e telões de LED. Apresentações da modalidade "free style", com o piloto Jorge Negretti, prometem levar muita adrenalina para o público, que verá saltos e manobras radicais de motocross.

Ainda na programação do sábado, o show da banda de pop rock ABR3, veterana em Florianópolis, animará a galera com a participação especial de Maurício Manieri. Finalizando as festividades em torno do Desafio Internacional das Estrelas, a praia de Jurerê Internacional receberá nessa mesma noite, no P12 Parador Internacional, a festa oficial, com a presença de todos os pilotos e convidados, realizada pela Romagnolli Promoções e Eventos e a rádio Jovem Pan.


A lista completa do Desafio Internacional das Estrelas é esta:

Fórmula 1

Felipe Massa
Rubens Barrichello
Bruno Senna
Lucas di Grassi
Jaime Alguersuari

Fórmula Indy

Tony Kanaan
Bia Figueiredo
Hélio Castroneves
Vítor Meira

Fórmula GP2

Alberto Valério

FIA GT

Enrique Bernoldi

Super GT Japão

João Paulo Oliveira

Trofeo Linea

Leonardo Nienkötter

Trofeo Linea/Stock Car

Christian Fittipaldi
Cacá Bueno
Popó Bueno
Ricardo Maurício
Thiago Camilo

Stock Car

Xandinho Negrão
Marcos Gomes
Max Wilson
Luciano Burti
Ricardo Zonta
Antonio Pizzonia
Allam Khodair

Fórmula Truck

Felipe Giaffone

VIP

Marcos Pasquim

Programação

17/12 - Sexta-feira
20h30 - Treinos livres

18/12 - Sábado
18h00 - Treinos cronometrados
19h00 - Apresentação free style
20h00 - 1ª bateria
21h00 - Show musical

19/12 - Domingo
8h30 - Apresentação free style
9h00 - Warm up
9h30 - Drivers Parade
10h00 - 2ª bateria
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Pizzonia briga pelo título no Desafio das Estrelas ao lado de amigos

kart10-pizzonia-350.JPG
Antonio Pizzonia comemora este ano 20 anos de carreira. Nesta trajetória vitoriosa nas pistas, o kart teve importância fundamental na formação do piloto. De 1990 a 1996, Pizzonia foi campeão amazonense, tricampeão paulista e campeão brasileiro na modalidade. Sempre que possível, o piloto tenta matar a saudade do kart e, por isso, a expectativa é sempre grande para a disputa do Desafio Internacional das Estrelas, evento criado por Felipe Massa, e que terá sua sexta edição em 2010 (nos dias 18 e 19), em Florianópolis (SC).

Pizzonia foi confirmado no Itaipava Racing Team, um verdadeiro "time dos sonhos", que ainda conta com Tony Kanaan (F-Indy), Luciano Burti (ex-F-1 e Stock Car) e Lucas di Grassi (F-1). Além dos quatros e do idealizador Felipe Massa, outras feras estarão na disputa: Rubens Barrichello, Helio Castroneves, Bruno Senna, Jaime Alguersuari, entre outros.

"É uma prova que eu gosto muito e que a gente espera o ano inteiro por ela. Tem um formato diferente, que reúne gerações diferentes em uma mesma corrida. Eu já saí do kart há uns 15 anos, tem gente que saiu há mais tempo e tem os mais novos. Então isso é incrível. Apesar de ser uma festa, uma brincadeira, quando a gente chega lá todo mundo quer ganhar", comentou Pizzonia, ex-piloto de F-1 e que nesta temporada correu na Stock Car e Itaipava GT Brasil.

"É raro eu andar de kart, ando mais quando chega perto do Desafio, mas é sempre bom. Sempre andei bem no Desafio e já venci uma bateria em 2007. Claro que depende de muita coisa, tudo pode acontecer no evento, mas espero brigar pela vitória", continuou o piloto.

"Sinto-me muito honrado por fazer parte dessa equipe que a Itaipava montou. Os outros pilotos são meus amigos, só o Lucas é de uma geração mais nova, mas a maioria é de pilotos que já tenho um contato grande. Vou fazer de tudo para conseguir o melhor resultado possível para a equipe", completou Pizzonia.

O Desafio Internacional das Estrelas será disputado no moderno kartódromo de Arena Sapiens e os treinos já começam na sexta-feira (17). O evento conta com 25 participantes inscritos e uma das principais novidades em 2010 é o desmembramento das corridas em dois dias.

A prova de sábado (marcada para as 21h45, depois das sessões de treinos livres, tomadas classificatórias e Top Qualifying) será transmitida ao vivo pelo SporTV. No domingo, a segunda bateria e a definição do vencedor estão marcadas para as 11 horas, com transmissão ao vivo pela TV Globo para todo o Brasil e pela Eurosport para a Europa.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Christian Fittipaldi disputa Desafio das Estrelas pela segunda vez

C_Fittipaldi.2.jpg
Piloto, que brigou pelo título do Trofeo Linea nesta temporada e foi vice-campeão das 500 Milhas de Kart da Granja Viana, diz que Desafio é "brincadeira séria".

A história do paulista Christian Fittipaldi com o kart teve início há quase três décadas. Mesmo assim, a paixão pela modalidade nunca acaba. Por isso, sempre que pode o piloto está disputando campeonatos e participando de provas especiais, como o Desafio Internacional das Estrelas - evento organizado por Felipe Massa e Carlinhos Romagnolli - que realizará sua sexta edição, a partir desta sexta-feira (dia 17), no moderno kartódromo de Arena Sapiens, em Florianópolis (SC).

Será a segunda participação de Fittipaldi no evento e o piloto chega embalado após a briga pelo título do Trofeo Linea, no último final de semana, quando terminou em quarto lugar, e a conquista recente do vice-campeonato das 500 Milhas de Kart da Granja Viana, ao lado de Nelsinho Piquet.

"Como eu já disse na Granja, é a famosa brincadeira séria", diz o piloto, que entre 1981 e 87 disputou 51 provas de kart, obteve 29 vitórias e foi bicampeão paulista da modalidade.

Além de Fittipaldi, a prova contará com uma constelação formada por importantes pilotos do país e feras do automobilismo internacional. Serão 27 convidados, como Rubens Barrichello, Tony Kanaan, Jaime Alguersuari, Bruno Senna, Hélio Castroneves, entre outros.

"Estou muito contente em participar do evento pela segunda vez, principalmente depois do que eu vi no ano passado. O Carlinhos e o Massa fazem um evento muito bacana, que é super emocionante para todo mundo", destacou Fittipaldi.

Uma das principais novidades do Desafio das Estrelas em 2010 é o desmembramento das corridas em dois dias. A prova de sábado (marcada para as 21h45, depois das sessões de treinos livres, tomadas classificatórias e Top Qualifying) será transmitida ao vivo pelo SporTV. No domingo, a segunda bateria e a definição do vencedor estão marcadas para as 11 horas, com transmissão ao vivo pela TV Globo para todo o Brasil e pela Eurosport para a Europa.

"Espero ter um final de semana muito bom e brigar pela vitória. Apesar de ser uma brincadeira, estou levando bem a sério", completou o piloto.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
João Paulo Oliveira participará do Desafio das Estrelas

image007.jpg
O piloto brasileiro João Paulo Oliveira, que disputa campeonatos internacionais de automobilismo como o Super GT pela equipe Nissan, chega à Florianópolis (SC) nesta semana para participar do Desafio Internacional das Estrelas 2010. JP, como é mais conhecido, foi convidado pelo amigo Felipe Massa, idealizador do evento que reúne as celebridades da velocidade mundial para uma corrida de kart a cada final de ano.

Como objetivo de unir o esporte a uma grande ação social, com toda arrecadação de bilheteria revertida a instituições de caridade, o Desafio das Estrelas acontece nos dias 18 e 19 de dezembro no Kartódromo Internacional de Santa Catarina, construído ano passado especialmente para a realização do evento.

Em férias no Brasil, JP já está se preparando para a temporada 2011. Afinal, o Super GT é o principal campeonato de carros esportivos do Oriente, no qual ele disputa à bordo do Nissan GT-R da equipe Kondo Racing.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Treinos livres abrem programação do Desafio das Estrelas

kart10-Massa-350.jpg
Uma sessão de treinos de 40 minutos, a primeira da história do evento no período noturno, abrirá nesta sexta-feira a programação da quinta edição do Desafio Internacional das Estrelas. Uma bateria no sábado à noite é uma das novidades da prova idealizada por Felipe Massa, que na parte da manhã realizará a vistoria final dos 1.207 metros da pista do Kartódromo Arena Sapiens, em Florianópolis.

Os ensaios serão realizados a partir das 20h30. A capital catarinense recebe a "troupe" comandada pelo piloto da Ferrari pelo quinto ano consecutivo. Desta vez, além da presença habitual de nomes obrigatórios como Rubens Barrichello, Tony Kanaan, Lucas di Grassi, Felipe Giaffone, Cacá Bueno e outras atrações das principais séries mundiais e nacionais, o destaque será a estreia do espanhol Jaime Alguersuari (piloto da Toro Rosso na Fórmula 1), de Bruno Senna e do tricampeão das 500 Milhas de Indianápolis, Hélio Castroneves.

Nesta quinta-feira, em meio à chuva que não deu trégua ao longo de todo o dia na região da Praia de Canasvieiras, o trabalho na área técnica ficou por conta dos mecânicos dos 27 karts inscritos na competição. Até o meio da tarde, o único piloto que havia marcado presença no kartódromo foi Marcos Gomes, um dos superfinalistas da Stock Car em 2010. Senna e Lucas di Grassi estavam sendo esperados no início da noite.

Gomes é um dos "veteranos" da corrida e esteve presente ao evento desde a prova embrionária em Bauru em 2005. É o recordista do circuito, com o tempo estabelecido no warm up em 2009, mas não esconde a preocupação com o longo período afastado do kart. "Andei pela última vez no Desafio do Ano passado. Sei que vários pilotos treinaram bastante nos últimos tempos, até mesmo nesta quinta-feira em São Paulo. Isso faz diferença, porque o kart não é um carro comum, não tem suspensão, e qualquer diferença acaba pesando", lembrou Gomes, que tem no 6º lugar de 2007 seu melhor resultado na prova.

A lista completa do Desafio Internacional das Estrelas é esta:

Fórmula 1

Felipe Massa
Rubens Barrichello
Bruno Senna
Lucas di Grassi
Jaime Alguersuari

Fórmula Indy

Tony Kanaan
Bia Figueiredo
Hélio Castroneves
Vítor Meira

Fórmula GP2

Alberto Valério

FIA GT

Enrique Bernoldi

Super GT Japão

João Paulo Oliveira

Trofeo Linea

Leonardo Nienkötter

Trofeo Linea/Stock Car

Christian Fittipaldi
Cacá Bueno
Popó Bueno
Ricardo Maurício
Thiago Camilo

Stock Car

Xandinho Negrão
Marcos Gomes
Max Wilson
Luciano Burti
Ricardo Zonta
Antonio Pizzonia
Allam Khodair

Fórmula Truck

Felipe Giaffone

VIP

Marcos Pasquim
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
KART -Barrichello larga na pole neste domingo no Desafio das Estrelas

Desafio-Barrichello-350.jpg
Na primeira bateria do "Desafio das Estrelas" realizada neste sábado (18), Rubens Barrichello saiu em terceiro, ultrapassou Lucas Di Grassi na largada e colocava pressão em cima do líder Antônio Pizzonia quando o banco de seu kart quebrou comprometendo o desempenho.

"Logo no início da prova senti um barulho e o meu banco quebrou. Com isso, perdi rendimento porque estava totalmente quebrado. Então, salvei a oitava posição, que foi muito bom porque me dá a chance de largar na pole-position amanhã", comentou o brasileiro.

Com a inversão das oito primeiras posições da primeira etapa, Rubens, que concluiu em 8o, larga na primeira posição neste domingo (19), às 11h, na etapa decisiva. Di Grassi, que foi o vencedor, larga em oitavo.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Kart - 19/12/2010

Pilotos comentam etapa de sábado do Desafio das Estrelas
Desafio-DiGrassi-350.jpg
O espetáculo que o público esperava ao encher as arquibancadas da Arena Sapiens, na noite deste sábado (18), em Florianópolis (SC), veio pelas mãos de Lucas Di Grassi, Felipe Massa e Antonio Pizzonia. Os três primeiros colocados protagonizaram uma bela disputa pela vitória na primeira corrida do Desafio Internacional das Estrelas. A manobra decisiva da corrida veio na parte final da corrida quando Lucas Di Grassi e Felipe Massa armaram um ataque duplo para cima do pole position e líder Antonio Pizzonia.

"Eu consegui chegar no Antonio (Pizzonia) e depois da ultrapassagem abri um pouquinho. Meu kart estava rápido e eu sabia que era muito importante vencer hoje, porque a quantidade de pontos é maior do que na prova de amanhã", disse Lucas Di Grassi. Antes de assumir a ponta, ele havia se enroscado com Felipe Massa e chegou a perder a segunda posição, devolvida pelo adversário duas voltas mais tarde. "Eu estranhei a manobra e ele teve muita classe de devolver a posição", elogiou Lucas Di Grassi.

"Eu perdi completamente a freada e acertei o Lucas (Di Grassi). Ele espalhou um pouco, eu passei, mas devolvi a posição porque não é assim que se deve passar. Mas acho que ele venceria mesmo se eu não tivesse feito isso, estava muito rápido hoje", disse Felipe Massa. De fato, o vencedor fez inclusive a volta mais rápida da noite em Florianópolis. Antonio Pizzonia, que foi superado pelos dois na mesma manobra, ainda acabou em terceiro lugar.

"Eu me defendi duas vezes do Lucas (Di Grassi), mas quando eles vieram em dupla não tive o que fazer. A verdade é que no fim da corrida o meu kart não rendia a mesma coisa e eu só pensei em me defender. Foi importante conseguir chegar ao pódio", comentou Antonio Pizzonia. Na corrida deste domingo (19), com pontuação reduzida, Lucas Di Grassi só precisa de um segundo lugar para assegurar o título independentemente dos resultados dos demais.

Antonio Pizzonia segue com boas chances: fica com o título se vencer e Lucas Di Grassi chegar no máximo em sexto e Felipe Massa, em terceiro. A largada para a corrida decisiva está marcada para 11h00 com transmissão ao vivo da Rede Globo. Além do vencedor, Lucas Di Grassi, e do terceiro colocado, Antonio Pizzonia, a Itaipava Racing Team teve mais um piloto no pódio na noite deste sábado. Tony Kanaan chegou em quinto depois de largar em 14º.

"Errei na classificação e larguei um pouco mais atrás do que deveria, foi uma pena, mas a minha especialidade na Fórmula Indy é a largada e não poderia decepcionar aqui. Ganhei um monte de posições na primeira volta e mais algumas durante a prova. Mas o importante é o show. Muita gente veio aqui prestigiar o evento, é claro que todo mundo quer ganhar, mas amanhã vamos fazer o melhor possível pensando no espetáculo", disse Tony Kanaan.

Luciano Burti, que foi o mais rápido do grupo dele na tomada de tempo, viu o grupo dos primeiros colocados se desgarrar, mas teve uma boa disputa com Rubens Barrichello pelo oitavo lugar - acabou chegando em 9º. A posição era bastante cobiçada porque neste domingo os oito primeiros colocados largam em posições invertidas. Uma ultrapassagem garantiria a pole position para Luciano Burti. "Fiz umas contas e achei que era o oitavo", contou Luciano Burti. "Mas foi uma prova divertida".
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
KART -Desafio: Fittipaldi aposta fichas na prova deste domingo

Desafio-Fittipaldi-350.jpg
A 1ª bateria do Desafio Internacional das Estrelas, disputada na noite deste sábado (dia 18), em Florianópolis (SC), levou um grande público para o kartódromo Arena Sapiens, que assistiu à vitória de Lucas di Grassi, seguido por Felipe Massa (2º) e Antonio Pizzonia (3º).

Christian Fittipaldi, que largou da 18ª posição, não contou com um bom rendimento do seu kart e terminou na mesma colocação de largada, após a disputa das 28 voltas. Neste domingo (19), os oito primeiros largam em posição invertida no grid. Portanto, Rubens Barrichello - que foi o oitavo neste sábado - sai na pole. Da oitava colocação em diante, os pilotos manterão a posição de chegada na prova e, sendo assim, Fittipaldi será novamente o 18º no grid.

A bateria final, que vai definir o campeão da 6ª edição do Desafio das Estrelas, terá sua largada às 11 horas, com transmissão ao vivo da TV Globo.

"Foi uma corrida sem nada muito especial. Larguei em 18º e terminei na mesma colocação. O kart estava escapando de traseira e foi perdendo cada vez mais rendimento. Vamos fazer algumas modificações para amanhã e ver o que acontece", declarou Fittipaldi.

De acordo com o piloto, no classificatório, o equipamento estava bem e ele só não conseguiu ir ao Top Qualifying, em virtude da extrema competitividade dos 27 karts na disputa.

"No classificatório, a briga foi muito apertada. Eu estava em quarto e, duas voltas depois, já aparecia em nono. Se tivesse sido um décimo e meio mais rápido, estaria entre os primeiros. Faltou estar na hora certa e no lugar certo na pista, pegar vácuo, etc", lembrou.

Para o piloto, a prova deste domingo, disputada durante o dia, terá mais briga de posições, em virtude do calor, que terá influência maior na performance dos karts. "Amanhã, com o calor, acredito que vai ter mais brigas e troca de posições", finalizou.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Kanaan vai ao pódio após nove ultrapassagens no Desafio

Desafio2010-podio1.jpg
Tony Kanaan foi um dos destaques da primeira prova do "Desafio das Estrelas", em Florianópolis. Na primeira etapa realizada neste sábado (18), Kanaan largou na 14a colocação e foi ganhando posições após uma excelente largada, assim como virou sua característica na Fórmula Indy, aparecendo na 8a posição na primeira volta. O baiano seguiu imprimindo um ótimo ritmo e finalizou a disputa na 5a colocação, garantindo um lugar no pódio.

"Larguei com toda energia e fui para cima", comentou o brasileiro. "Foi uma prova bem disputada, mas muito limpa. Consegui fazer boas ultrapassagens e, quando vi, já estava próximo dos lideres. Fiz tudo que pude e fui recompensado com o pódio. Agora, é usar a mesma motivação para amanhã", destacou.

Com o sistema de inversão das oito primeiras posições, Kanaan largará na 4a colocação na prova decisiva deste domingo (19), às 11h, com transmissão ao vivo da TV Globo dentro do Esporte Espetacular.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Bia vence a 2ª bateria; Di Grassi é campeão do Desafio das Estrelas

Desafio-Lucas-615.jpg
Na mais eletrizante definição da história do evento, Lucas di Grassi precisou do critério de desempate para superar outros três competidores com igual pontuação e vencer a quinta edição do Desafio Internacional das Estrelas, encerrada neste domingo no Kartódromo Arena Sapiens. Di Grassi abandonou a segunda bateria, mas graças aos 25 pontos da vitória no sábado levou vantagem sobre Felipe Massa, Rubens Barrichello e Bia Figueiredo, que alcançaram o mesmo total.

Vice-campeão e idealizador do evento, Massa reconheceu que nem em sonhos poderia imaginar um desfecho com tamanha carga dramática. "Nunca pensei que veríamos um final como este. O título mudava de dono a cada volta", comemorou o piloto da Ferrari, que deixou escapar o bicampeonato ao se envolver em choque com Vítor Meira já nas últimas voltas e perder pontinhos decisivos. Desde o início da prova, por causa de um acidente envolvendo a própria Bia e Antonio Pizzonia, Di Grassi já havia abandonado com o escapamento quebrado e jogado a toalha. "Naquele momento, achei que nem mesmo ao pódio eu subiria. Fiquei torcendo do lado de fora e desta vez dei a sorte que não tive em 2008, quando perdi pela diferença mínima para o Rubinho. Mas é o tal negócio: quando tem de ser, é", comemorou.

As arquibancadas ferveram com maior intensidade em dois momentos neste domingo: primeiro, quando Barrichello passou a mover implacável perseguição ao líder Jaime Alguersuari, o espanhol que deu o toque internacional à prova em 2010. Quase veio abaixo na ultrapassagem do brasileiro em cima do piloto da Toro Roso, mas entrou em delírio mesmo no momento em que a arremetida de Bia Figueiredo - apenas a 11ª no grid - parecia incontrolável. A torcida catarinense passou a empurrar a única mulher no grid até que ela deixou Barrichello para trás com uma manobra impecável. "Jamais imaginei que conseguiria ultrapassar um piloto tão bom como o Rubinho numa corrida", admitiu Bia, que festejou em grande estilo depois de ver a bandeira quadriculada. Jogou o kart para o gramado, soltou os cabelos ao vento e correu para a galera que a aplaudia nas arquibancadas.

Barrichello admitiu a superioridade da adversária, que correu com o motor utilizado por Alguersuari na véspera - os motores são sorteados entre as duas baterias. "Ela estava mais rápida e cheguei até a dar um tchauzinho quando vi que aquele kart amarelo chegando. Você nunca faz isso para ninguém na Fórmula 1", lembrou o recordista de largadas na categoria. Mas não esperava a ressalva de Bia. "Uma vez você deu um tchau para o Schumacher, não foi?", perguntou Bia, arrancando risos generalizados dos colegas e dos jornalistas.

Massa não escondeu o orgulho pelo sucesso do Desafio. O público mais uma vez prestigiou - o kartódromo, com capacidade para cerca de 20 mil pessoas, esteve quase lotado nos dois dias -, a ideia da corrida noturna, antecedida por show de música, foi bem recebida e as duas corridas foram, para dizer o mínimo, espetaculares. "O que construímos aqui foi impressionante e toda a organização está de parabéns", analisou, já deixando claro que o formato será mantido em 2011. Só não pôde garantir que levará adiante a sugestão apresentada por um repórter para trazer mais representantes do sexo feminino para fazer frente a Bia Figueiredo. "O problema é que não existe uma piloto tão boa quanto ela", elogiou Massa, que jurou ter corrido "às cegas" durante todo o tempo. "Só me preocupei em acelerar. Não sabia que em certo momento eu seria campeão com as posições de pista."

Claramente emocionada pelo resultado histórico, Bia ganhou de presente o capacete de Tony Kanaan, quinto colocado a apenas um ponto de diferença dos quatro primeiros. Pelo Twitter, durante a semana, eles combinaram que quem vencesse uma corrida ganharia o capacete do outro. Ainda sem vaga na Fórmula Indy, espera que o esforço e o talento que demonstrou contra alguns dos nomes mais conhecidos do automobilismo mundial não tenham sido em vão. "Espero que os chefes de equipe da Indy tenham visto a corrida..."

O resultado da 1a bateria:

1 - LUCAS DI GRASSI - 28 voltas em 26min11s874, média de 77,988 km/h
2 - FELIPE MASSA - a 2s017
3 - ANTONIO PIZZONIA - a 2s372
4 - JAIME ALGUERSUARI - a 3s579
5 - TONY KANAAN - a 4s178
6 - MARCOS GOMES - a 4s323
7 - VITOR MEIRA - a 8s246
8 - RUBENS BARRICHELLO - a 8s449
9 - LUCIANO BURTI - a 8s712
10 - ALLAM KHODAIR - a 9s123
11 - BIA FIGUEIREDO - a 12s686
12 - FELIPE GIAFFONE - a 13s461
13 - THIAGO CAMILO - a 15s753
14 - JOÃO PAULO OLIVEIRA - a 17s387
15 - XANDINHO NEGRÃO - a 22s538
16 - MAX WILSON - a 23s738
17 - RICARDO MAURICIO - a 23s763
18 - CHRISTIAN FITTIPALDI - a 23s859
19 - RICARDO ZONTA - a 23s880
20 - POPÓ BUENO - a 24s151
21 - BRUNO SENNA - a 25s362
22 - LEONARDO NIENKOTTER - a 50s364
23 - ALBERTO VALÉRIO - a 1 volta
24 - MARCOS PASQUIM - a 2 voltas
25 - CACÁ BUENO - a 19 voltas
26 - HELIO CASTRONEVES - a 20 voltas
27 - ENRIQUE BERNOLDI - a 27 voltas

Melhor volta: Lucas Di Grassi - 55s393, média de 78,443 km/h

O resultado da 2a bateria:

1 - BIA FIGUEIREDO - 28 voltas em 26min16s166 (média de 77,190 km/h)
2 - RUBENS BARRICHELLO - a 1s361
3 - FELIPE GIAFFONE - a 2s275
4 - TONY KANAAN - a 2s717
5 - MARCOS GOMES - a 3s419
6 - ALLAM KHODAIR - a 4s789
7 - JOÃO PAULO OLIVEIRA - a 5s556
8 - JAIME ALGUERSUARI - a 6s295
9 - LEONARDO NIENKOTTER - a 8s170
10 - RICARDO ZONTA - a 8s679
11 - FELIPE MASSA - a 9s046
12 - VITOR MEIRA - a 9s109
13 - ENRIQUE BERNOLDI - a 9s790
14 - THIAGO CAMILO - a 10s525
15 - XANDINHO NEGRÃO - a 12s078
16 - MAX WILSON - a 15s628
17 - RICARDO MAURICIO - a 16s008
18 - LUCIANO BURTI - a 16s228
19 - HELIO CASTRONEVES - a 18s891
20 - BRUNO SENNA - a 22s225
21 - ALBERTO VALÉRIO - a 24s538
22 - CHRISTIAN FITTIPALDI - a 7 voltas
23 - POPÓ BUENO - a 7 voltas

Não classificados:

24 - CACÁ BUENO - a 13 voltas
25 - MARCOS PASQUIM - a 23 voltas
26 - LUCAS DI GRASSI - a 24 voltas
27 - ANTONIO PIZZONIA - a 25 voltas

Melhor volta: Bia Figueiredo - 55s408 (média de 78,421 km/h)

Classificação final (soma dos pontos das duas baterias):

1) Lucas Di Grassi - 25 pontos
2) Felipe Massa - 25
3) Rubens Barrichello - 25
4) Bia Figueiredo - 25
5) Tony Kanaan - 24
6) Jaime Alguersuari - 21
7) Marcos Gomes - 21
8) Felipe Giaffone - 19
9) Allam Khodair - 16
10) Vitor Meira - 13
11) João Paulo Oliveira - 11
12) Luciano Burti - 7
13) Leonardo Nienkotter - 7
14) Ricardo Zonta - 6
15) Thiago Camilo - 5
16) Enrique Bernoldi - 3
17) Xandinho Negrão - 2 pontos
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Pilotos da Itaipava comentam Desafio das Estrelas

Desafio-Pizzonia-350.jpg
Quando entrou nos boxes na quinta volta, com problemas no escapamento, Lucas Di Grassi estava certo de que havia deixado escapar a chance de vencer o Desafio Internacional das Estrelas. Mas nem ele, nem ninguém poderia prever o que aconteceu nos quase trinta minutos de corrida da prova decisiva do evento, disputada na manhã deste domingo (19). Bia Figueiredo deu um espetáculo para o público presente, saindo da 11ª posição para vencer na Arena Sapiens, em Florianópolis (SC).

O resultado deixou Lucas Di Grassi, Felipe Massa, Rubens Barrichello e a própria Bia Figueiredo, os quatro primeiros colocados, absolutamente empatados em pontos na tabela de classificação, com 25. Lucas Di Grassi foi declarado campeão no critério de desempate, que era o resultado da primeira corrida do fim de semana, vencida por ele na noite de sábado (18). "Eu não esperava ser campeão sem terminar a prova final", confessa Lucas Di Grassi.

"Tudo começou bem triste com o meu abandono, mas aí as coisas começaram a se desenvolver de uma forma tão emocionante que a cada ultrapassagem da Bia (Figueiredo) eu vibrava", conta o piloto da Itaipava Racing Team, que manteve uma escrita no Desafio Internacional das Estrelas. Só pilotos de Fórmula 1 conquistaram o título desde que passou a ser disputado em Florianópolis, em 2006. "Vencer um evento desses é um momento importante para qualquer piloto".

"Aqui, é tudo decidido muito nos detalhes, todo mundo vira no mesmo décimo, cada atividade tem alguém diferente na frente. Então, é um resultado mesmo muito especial", revela Lucas Di Grassi. A corrida dele terminou em um acidente envolvendo outro piloto da Itaipava Racing Team, Antonio Pizzonia. "Na quarta volta, meu pneu saiu da roda e não tive o que fazer. Foi uma pena, mas nesta prova minhas chances eram mesmo pequenas, porque eu estava ‘a pé’ de motor", diz Antonio Pizzonia.

Tony Kanaan terminou a corrida decisiva em quarto lugar e ficou só um pontinho distante dos quatro pilotos que empataram na disputa pelo título do Desafio Internacional das Estrelas. "Eu não fiquei fazendo contas. Estava fazendo minha corrida e sabia que quanto mais à frente eu chegasse maiores seriam as minhas chances. Mas fiquei feliz demais com o resultado da Bia (Figueiredo). Ficou todo mundo impressionado, mas eu já estou bem acostumado com isso", brinca Tony Kanaan.

O piloto divide com ela o grid de largada da Fórmula Indy. Luciano Burti também tinha boas chances na corrida, mas se enroscou com Felipe Massa na largada. "Nossos karts se engancharam, uma carenagem prendeu na outra. Aí precisei frear e perdi muitas posições. Pelo que vi do kart, hoje seria uma corrida melhor do que ontem, mas a batida atrapalhou. Mas de uma forma geral valeu muito, foi divertido e esta é a grande proposta do evento", conclui Luciano Burti.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Desafio das Estrelas: Zonta parabeniza Massa por sucesso

Desafio-Zonta-350.jpg
A sexta edição do Desafio Internacional das Estrelas, encerrada na manhã deste domingo na Arena Sapiens, em Florianópolis, foi um show não só pela festa que beneficia uma instituição de caridade, mas pelo profissionalismo e competitividade dentro da pista.

Ex-piloto de F-1, campeão do FIA GT e líder da RZ Corinthians Motorsport na Stock Car, Ricardo Zonta parabeniza o organizador Felipe Massa pela grandiosidade do Desafio. "O Felipe está de parabéns pelo sucesso do evento. Esse é o sexto ano e a cada edição vem crescendo e lotando o Kartódromo da praia de Canasvieiras. É uma grande festa para nós que passamos o ano trabalhando em vários países e aqui podemos reencontrar grandes amigos", descreve.

Na corrida decisiva, com duração de 25 minutos mais uma volta, Zonta ganhou nove posições, chegando em décimo. A vitória ficou com Bia Figueiredo, mas o título terminou nas mãos de Lucas Di Grassi. "Ontem larguei em sétimo, mas o kart caiu de rendimento e não consegui um bom resultado. Hoje o resultado poderia ter sido melhor, se tivesse largado mais para a frente do grid. Somos pilotos e todos queremos ganhar. Aqui ninguém tem vida fácil", brinca o paranaense, ex-piloto das equipes McLaren, BAR, Jordan, Toyota e Renault na F-1.

Passado o Desafio, Zonta tira um rápido intervalo para as festas de fim de ano e, nos primeiros instantes de 2011, parte para os Estados Unidos, onde disputará a prova de longa duração mais tradicional do esporte a motor norte-americano: as 24 Horas de Daytona. "Representarei a equipe Krohn, coma qual disputei as temporadas de 2008 e 2009 da Grand Am. Espero poder começar o ano com o pé direito e um bom resultado, para trazer boas energias", completa Zonta, dono de duas vitórias, uma pole e três pódios na categoria.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Castroneves já está de olho no Desafio das Estrelas 2011

Desafio-Helio-350.jpg
Mesmo com dificuldades de equipamento nas duas corridas que compuseram o Desafio Internacional das Estrelas, encerrado neste domingo no Kartódromo Arena Sapiens, Helio Castroneves vibrou com o evento promovido por Felipe Massa, em Florianópolis (SC), e já faz planos para a edição de 2011. Os resultados em pista não traduziram a satisfação do piloto do Team Penske em participar pela primeira vez da competição conquistada por Lucas di Grassi, vencedor da etapa de sábado e campeão do Desafio, e por Bia Figueiredo, que faturou a corrida do domingo.

“Passei momentos maravilhosos aqui em Florianópolis. A família Massa me recebeu com todo o carinho, pude rever amigos que não via há tempos, conheci também muita gente legal e dei muita risada em todos esses dias”, revelou Castroneves.

Em termos de resultados, não foram os esperados por Castroneves, visto que o motor e o carburador sorteados ao apresentaram o desempenho desejado nas primeiras ações e a quebra do banco fez com que abandonasse a primeira corrida ainda no decorrer da nova volta, após largar em 23º.

Para a segunda fase da competição, houve novo sorteio e, dessa vez, o três vezes vencedor da Indy 500 teve acesso a um equipamento com performance um pouco melhor. Isso pôde ser verificado já no warm-up, realizado na manhã de domingo, quando registrou voltas melhores em cerca de 0s5. Esse ganho, entretanto, não o ajudou a conseguir uma posição mais à frente no grid, uma vez que sua posição já estava determinada pelo resultado da primeira prova.

Na rodada de encerramento, sob um calor superior a 30ºC e muito sol, coube a ele se destacar na largada, pois conquistou nada menos do que 14 posições em uma única volta e fechou a primeira passagem em 12º, após alinhar na 26ª e penúltima posição. Esse bom desempenho inicial, entretanto, foi aniquilado já a partir da quinta volta, quando começou a perder posições principalmente em razão do aquecimento dos freios e da conseqüente necessidade de acionar o dispositivo bem antes do ideal. Dessa forma, foi perdendo posições até se posicionar em 19º na volta 11, permanecendo nessa posição até a 28ª e última volta.

Isso tudo não baixou o entusiasmo de Helio Castroneves com o Desafio. “Fazia tanto tempo que eu não andava de kart que levei um susto até entender todas as manhas. No final, já estava descobrindo os macetes, mas pena que acabou logo. Tudo bem, pois no ano que vem vou dar trabalho para esses ‘viciados’ em kart, me aguardem!”, avisou.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Tony Kanaan presenteia Bia Figueiredo no Desafio das Estrelas

Desafio-Kanaan-350.jpg
Na segunda bateria do Desafio das Estrelas, em Florianópolis, Tony Kanaan finalizou na 4a colocação, voltando novamente ao pódio após receber o seu troféu no sábado (18) com a 5a posição. Com isso, o piloto da Fórmula Indy fechou o Desafio no 5o posto na classificação geral, apenas 1 ponto atrás do campeão, Lucas Di Grassi.

"Foi por pouco que não levo o campeonato, aliás, por uma ultrapassagem, mas foi um ótimo final de semana com dois pódios. Brigamos com tudo, mesmo sem saber dessa situação na prova. A Bia está de Parabéns, fez uma corrida incrível. Cumpri com o que falamos no twitter e entreguei o meu capacete de presente para ela", comentou o brasileiro, sobre a vencedora da etapa deste domingo.

No final da prova deste domingo, Kanaan esteve muito perto de conquistar o título. Ele ocupava a 4a colocação e precisava superar Felipe Giaffone para sagrar-se campeão, mas chegou colado no piloto da Fórmula Truck.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Desafio das Estrelas: Problema nos freios deixa Fittipaldi fora

Desafio-Fittipaldi-350.jpg
A disputa da 2ª bateria do Desafio Internacional das Estrelas, neste domingo (dia 19), no kartódromo Arena Sapiens, em Florianópolis (SC), levantou a torcida. Única mulher na competição, Bia Figueiredo deu um show e venceu a prova, com Rubens Barrichello em segundo e Felipe Giaffone, em terceiro. Apesar de ter abandonado a corrida final, Lucas di Grassi garantiu o título do Desafio, em virtude da vitória na bateria de sábado (18), que tinha peso maior.

Para Christian Fittipaldi, as provas não tiveram os resultados esperados. No sábado, o piloto largou e terminou em 18º. Neste domingo, partiu da mesma colocação do grid, chegou a estar grande parte da disputa em 10º, mas abandonou a sete voltas do final com problemas nos freios.

"O kart estava bem melhor do que ontem. Estava bem na corrida, entre os 10 primeiros, mas tive algum problema nos freios. Fiquei totalmente sem freio e acabei escapando e parando na grama", contou o piloto, que mais uma vez elogiou Felipe Massa e Carlinhos Romagnolli, organizadores do Desafio.

"Em algum detalhe, eles estão sempre melhorando. É um evento de 1º mundo, fantástico para assistir e para correr. Como eu sempre digo, é uma brincadeira, mas na hora que começa todo mundo quer ir bem. Agora, vamos deixar para o ano que vem", completou Fittipaldi, único brasileiro a competir nas três principais categorias do automobilismo mundial (F-1, F-Indy e NASCAR), que na temporada 2010 foi o quarto colocado do Trofeo Linea, com quatro pódios (uma vitória).

Vinte e sete pilotos participaram da disputa no traçado de 1.207 metros do Arena Sapiens. Com exceção do ator Marcos Pasquim, convidado pela organização para a prova, os demais estão entre os maiores nomes do automobilismo internacional e nacional. Esta foi a 6ª edição do Desafio das Estrelas, que já se tornou tradição no encerramento das temporadas.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Di Grassi comemora título no Desafio das Estrelas

Desafio-DiGrassi-350.jpg
Parecia que o tão desejado título do Desafio Internacional das Estrelas ia ser adiado mais uma vez. Depois de uma vitória importante na prova que abriu a sexta edição do Desafio Internacional das Estrelas 2010, na noite deste sábado (18), no Kartódromo Arena Sapiens, em Florianópolis (SC), o piloto Lucas Di Grassi se viu o obrigado a abandonar a etapa decisiva, na manhã deste domingo (19).

O piloto da equipe Virgin Racing de F1 abandonou a corrida logo na quarta volta. O motivo foi a quebra do escapamento do motor, depois que a traseira do kart nº 9 de Di Grassi foi acertada em cheio por Antonio Pizzonia, numa tentativa de ultrapassagem infeliz do piloto amazonense.

Com a vitória na disputada etapa de abertura, Di Grassi largou em oitavo na final, como determina o regulamento, que inverte os oito primeiros colocados da primeira prova para a ordem de largada da segunda. Logo após a largada, ele pulou para sétimo, e estava no encalço do quarto colocado quando levou a batida. "O Pizzonia me tirou da prova tentando passar em um lugar onde não era possível. Acabou com a minha corrida e com a dele", lamentou Di Grassi. "Pior para ele, que poderia ter ido para o pódio também."

A partir daí, o que se viu foi uma briga intensa por todas as posições, especialmente lá na frente, onde Rubens Barrichello, o espanhol Jaime Alguersuari e Vítor Meira alternavam-se na liderança. Depois de nove ultrapassagens, a paulista Bia Figueiredo, que largara em 11º, tomou a primeira posição de Barrichello, conquistando sua primeira vitória em uma etapa da competição. Felipe Giaffone foi o terceiro colocado.

Na combinação de resultados entre as duas provas, como determina o regulamento, Di Grassi terminou na frente. Na contagem dos pontos, Lucas ficou com 25 pela vitória na primeira prova e empatou na liderança com Barrichello (que registrou um 8º e um 2º lugares, respectivamente) Felipe Massa (2º e 11º) e Bia Figueiredo (11ª e 1ª). Di Grassi tornou-se campeão justamente pela vitória registrada no sábado - resultado que, nos critérios de desempate, é superior aos dos demais competidores.

"Foi uma combinação de azar e sorte. Por causa do abandono as coisas tinham ficado bem difíceis para mim, mas quando tem que ser é difícil alguém tirar. E enfim, depois de um vice e dois terceiros lugares, finalmente eu conquistei o título do Desafio", comemorou o piloto. Lucas referia-se aos seus resultados nos anos de 2008, 2007 e 2006, respectivamente, quando sempre esteve entre os favoritos e chegou à segunda prova disputando o título.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
"Foi maravilhoso", comenta Bia Figueiredo sobre vitória no kart e estreia na Indy

Piloto brasileira busca uma vaga na Indy para correr a temporada inteira em 2011
bia-fig-450.jpg
A vitória na segunda bateria do Desafio das Estrelas de Kart em Florianópolis foi o término de uma temporada no mínimo engrandecedora para Bia Figueiredo, que estreou na Fórmula Indy, em uma corrida em São Paulo.

Única mulher em um grid de 27 karts, ela largou no 11º lugar na noite anterior, e ultrapassou Rubens Barrichello no final da prova para assumir a primeira posição e vencer, além de fazer a melhor volta da corrida, com o tempo de 55s408.

- Foi muito gratificante, estou muito feliz. Estivemos bem desde o começo. No primeiro treino, a pista estava suja. No segundo dia, andamos forte, mas um errinho no acerto do kart para a classificação nos deixou fora do top qualifying. Na primeira bateria, me meti em encrencas na largada, caí da 16ª para a 22ª posição, mas fui me recuperando, virando no mesmo tempo dos líderes.

Na segunda corrida, com outro motor sorteado, Bia foi bem já no warm-up, que não completou por um problema mecânico.

- Estivemos confiantes o tempo todo e fui para a corrida esperando terminar no pódio. Comecei ganhando três posições na largada, meu kart estava ótimo, e no fim, por causa do acerto que escolhemos, foi ficando ainda melhor.

Agora, ela continua concentrada na preparação para a temporada 2011 da Fórmula Indy, ao lado dos empresários André Ribeiro e Augusto Cesário, ainda mais estimulada pela vitória conquistada em Florianópolis.

- O importante do Desafio das Estrelas é que todos são pilotos muito bons. No grid tinha campeões da Fórmula Indy, vencedores da Fórmula 1, campeões da Stock Car e da Fórmula Truck, todos kartistas ótimos. Ganhar uma prova dessa em cima de tantos pilotos fantásticos e campeões é maravilhoso.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Clube do Minho apresenta projecto de formação de karting

Com o objectivo de trazer jovens para o karting e de participar na sua formação enquanto condutores, o CAM desenvolveu o projecto Edu_CAM
CAM-apres_Edu_CAM-Kart_250.jpg

O Clube Automóvel do Minho apresentou, este sábado, as linhas mestras do projecto Edu_CAM, acção dirigida para o karting e que promete inovação nas componentes de formação e competição. Depois de nos últimos anos o karting ter estagnado a nível nacional, segundo o clube, eis que surge este projecto com o objectivo de trazer jovens para a modalidade, mas que também se apresenta como uma acção no âmbito da educação da condução aos mais jovens.
“Temos essas duas vertentes, ou seja, a da educação e a da competição”, explicou Barbosa Ferreira, presidente do CAM, nesta apresentação onde esteve presente também o responsável dos kartings Parolin, parceiro do clube minhoto, prosseguindo: “A primeira delas será através das escolas de alguns concelhos, para já, estendendo-se depois a nível nacional, onde vamos proporcionar de uma forma gratuita formação a jovens dos 6 aos 18 anos. O projecto da competição será obviamente para os jovens que saírem da formação, no caso de pretenderem passar para a competição”.
No capítulo da formação, a ideia é “formar jovens para vida, que não deixa de ser numa competição”. “Quero realçar que o karting não é apenas competição, mas também pode proporcionar ensinamentos para os condutores de amanhã, para além de formar pessoas, outro dos nossos intentos ao lançar este projecto”, disse ainda Barbosa Ferreira.
Ainda na formação, esta acção está dividida em cinco níveis - Motivação para a Educação Rodoviária (5-7 anos), Condução Segura (8-9 anos), Introdução à Condução Desportiva (10-11 anos), Início da Competição (12-14 anos) e Escola de Campeões (15-18 anos) -, todos eles divididos ainda em dois módulos de aprendizagem.
Na competição, ou seja, o Troféu CAM Kart, estão previstas sete categorias por escalões etários: categoria golfinho (5 aos 7 anos), andorinha (8 aos 10); lebre (10 aos 12), academia (10 aos 12), master sub-18 (12 aos 15), masterlince (15 aos 29) e master e jaguar (a partir dos 30). O calendário da competição começa já no dia 20 de Fevereiro, contemplando sete eventos. Paralelamente vai ainda ter lugar uma Taça CAM Kart, com três provas, uma delas em Paços de Ferreira. Algumas da jornadas descritas vão ser englobadas em eventos do Campeonato de Portugal de Karting e também no espanhol, havendo ainda uma prova que terá lugar em Itália.
Em jeito de conclusão desta apresentação, Barbosa Ferreira referiu que está esperançado que este projecto “seja, sem dúvida, uma mais-valia em termos de formação de pessoas para que possam enfrentar a vida de uma forma muito mais positiva”.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Desafio das Estrelas: o "layout" dos karts dos estrangeiros

145009_208617_layouts_2011_web_.jpg
A organização do Desafio Internacional das Estrelas divulgou o "layout" dos karts de seis pilotos estrangeiros convidados para a edição de 2011 - os estreantes Jérôme D'Ambrosio, Pastor Maldonado, Jules Bianchi, Adrian Sutil e Gianni Morbidelli, que se juntarão ao veterano Vitantonio Liuzzi na corrida dos próximos dias 2, 3 e 4 de dezembro na Arena Sapiens, em Florianópolis.

No último fim de semana, Bruno Senna informou a Felipe Massa que será obrigado a abrir mão da prova em função de compromissos com a Lotus Renault GP que ainda não haviam sido agendados quando aceitou o convite para voltar a disputar o Desafio. "Terei de participar da festa de fim de ano da equipe e tomar parte de um evento na República Tcheca", explicou Bruno, que regressará para a Europa na terça-feira da semana que vem, dois dias depois do GP do Brasil de Fórmula 1.

Ao mesmo tempo, o bloco dos pilotos da Stock Car aumentou com a chegada de Tuka Rocha. Depois de fazer carreira no automobilismo internacional, Tuka ingressou na Stock Car em 2011 e fechou a temporada inicial como melhor estreante. No ano que vem, de contrato renovado com a BMC, Tuka passará a correr pela Full Time Sports.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Liuzzi dita ritmo no primeiro treino do Desafio das Estrelas

Desafio11-VLiuzzi.jpg

Acostumado a frequentar a rabeira do grid na Fórmula 1, o italiano Vitantonio Liuzzi mostrou nesta sexta-feira que falta de "braço" não é a causa de sua presença frequente nas últimas filas com o carro da HRT. Com equipamentos rigorosamente iguais, o campeão mundial de kart de 1981 dominou a sessão de treinos livres de abertura da sexta edição do Desafio Internacional das Estrelas e só foi ameaçado por Rubens Barrichello nos instantes finais dos 40 minutos de ensaios noturnos no Kartódromo Arena Sapiens.

Sempre simpático e solícito, Liuzzi ainda não sabe onde estará em 2012. A equipe espanhola anunciou a contratação do veterano Pedro de la Rosa e o segundo assento está vago. Em meio aos ilustres colegas de diversas categorias, no entanto, o piloto de 30 anos parece à vontade. "Foi um bom início", admitiu no regresso aos boxes, "mas os outros também estão competitivos", ressalvou, observando a pequena diferença que o separou de Barrichello. "Tenho de cuidar para que os outros não vejam o que estou fazendo, e amanhã é outro dia", continuou, minimizando o resultado e antecipando a luta árdua que deverá ser travada pela pole da primeira corrida.

Dos demais convidados estrangeiros, o francês Jules Bianchi foi outro destaque. Estreante na prova, o piloto da Fórmula GP2 e integrante da Academia de Jovens Pilotos da Ferrari mostrou uma rápida adaptação ao conjunto Birel-Parilla e aos 1.200 metros do traçado. Ficou em terceiro e imediatamente à frente do "local" Leonardo Nienkotter, que vem da conquista de título no kartismo norte-americano. O anfitrião Felipe Massa melhorou nos minutos finais e terminou na 8ª colocação. Olhado com curiosidade, Pietro Fittipaldi - neto de Emerson Fittipaldi e campeão da Limited Late Model da Nascar com apenas 15 anos de idade - não decepcionou e ficou em 16º.

O sábado será de atividades intensas. A partir das 16 horas, os 29 pilotos voltam à pista para a segunda sessão de treinos livres. Depois, divididos em dois grupos, disputarão as tomadas classificatórias que apontarão os 10 que decidirão a pole no Top Qualifying. À primeira bateria da rodada dupla começará às 21h45, com duração de 30 minutos mais uma volta. O público assistirá também à Corrida dos Famosos, reunindo artistas da TV Globo especialmente para o programa Caldeirão do Huck.

Os tempos do primeiro treino livre:

1 - VITANTONIO LIUZZI - 55S495
2 - RUBENS BARRICHELLO - 55S555
3 - JULES BIANCHI - 55S754
4 - LEONARDO NIENKOTTER - 55S793
5 - ANTONIO PIZZONIA - 55S853
6 - JAIME ALGUERSUARI - 55S877
7 - NELSINHO PIQUET - 55S889
8 - FELIPE MASSA - 55S891
9 - LUCAS DI GRASSI - 55S896
10 - RICARDO ZONTA - 55S902
11 - JEROME D' AMBROSIO - 55S914
12 - TONY KANAAN - 55S945
13 - CHRISTIAN FITTIPALDI - 55S969
14 - VITOR MEIRA - 56S020
15 - MARCOS GOMES - 56S071
16 - PIETRO FITTIPALDI - 56S125
17 - LUCIANO BURTI - 56S131
18 - BIA FIGUEIREDO - 56S131
19 - ALLAM KHODAIR - 56S176
20 - PASTOR MALDONADO - 56S205
21 - MAX WILSON - 56S260
22 - ENRIQUE BERNOLDI - 56S278
23 - ADRIAN SUTIL - 56S349
24 - HELIO CASTRONEVES - 56S384
25 - POPÓ BUENO - 56S386
26 - CACÁ BUENO - 56S410
27 - GIANNI MORBIDELLI - 56S454
28 - XANDINHO NEGRÃO - 56S489
29 - TUKA ROCHA - 56S556
 
Topo