• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Cancelamento automático de matriculas

621mrn

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 7, 2007
Mensagens
40
Gostos Recebidos
0
Olá a todos.
Gostaria que alguém me ajuda-se no seguinte:
Sou possuidor de uma Toyota Dyna de 1980, a qual não uso há quase 5 anos.
Como o veiculo já tem uns aninhos embora esteja em bom estado (70.000kms) e o seu valor comercial é muito baixo, nunca tinha pensado em o vender.
Recentemente tive conhecimento de que todos os veiculos cuja inspeção não seja feita há mais de 5 anos, daria lugar ao cancelamento automático da matricula. Como a ultima inspeção foi em 2003, não sei o que devo fazer.
-Será que a legislação é a mesma tanto para veiculos de passageiros como para veiculos de mercadorias?
-Será que também a falta do seguro dará lugar ao cancelamento da matricula?
-Será que temos que pagar todos os impostos independentemente de o veiculo estar a circular ou não?

Se alguém me puder ajudar agradeço.

Obrigado. :espi28:
 

mop 1966™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
11,152
Gostos Recebidos
2
não dá cancelamento da matricula
quanto ao pagares se o tiveres em terreno particular não precisas de nada,se o tiveres na via publica, tens de ter o imposto de circulação
 

621mrn

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 7, 2007
Mensagens
40
Gostos Recebidos
0
não dá cancelamento da matricula
quanto ao pagares se o tiveres em terreno particular não precisas de nada,se o tiveres na via publica, tens de ter o imposto de circulação

Obrigado pela resposta.

Quer então dizer que no meu caso como tenho a viatura em garagem própria posso ficar descansado que mesmo não tendo os impostos em dia não me será cancelada a matricula?
Sabes me dizer onde posso encontrar o artigo ou artigos que regulamentam esta situação?

Mais uma vez muito obrigado.:36_2_51:
 

bitaca

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
116
Gostos Recebidos
0
Aqui podes encontrar mais informaçao sobre esta nova lei.

Instituto da mobilidade e dos tranportes terrestres
h**p://www.imtt.pt/forms.htm
 

621mrn

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 7, 2007
Mensagens
40
Gostos Recebidos
0
Aqui podes encontrar mais informaçao sobre esta nova lei.

Instituto da mobilidade e dos tranportes terrestres
h**p://www.imtt.pt/forms.htm

Muito obrigado a todos.:right:

Após ler alguns artigos continuo com muitas dúvidas.
Aparentemente parece que a legislação é dirigida especialmente a veiculos desmantelados ou abatidos. Não me parece nitido que se aplique também a veiculos que estejam parados (sem uso).

Em anexo envio ficheiros sobre o assunto.
Se alguém puder dar uma achega mais, agradecia:espi28:
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Muito obrigado a todos.:right:

Após ler alguns artigos continuo com muitas dúvidas.
Aparentemente parece que a legislação é dirigida especialmente a veiculos desmantelados ou abatidos. Não me parece nitido que se aplique também a veiculos que estejam parados (sem uso).

Em anexo envio ficheiros sobre o assunto.
Se alguém puder dar uma achega mais, agradecia:espi28:

É assim, se não mandares cancelar ou abater a viatura, e a mantiveres em casa, as finanças cobram-te o imposto único.
 

free2umm

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 17, 2007
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
O cancelamento é efectivamente automático para viaturas matriculadas entre 1980 e 2000 e sem inspecção à mais de 5 anos. Já me aconteceu a mim. Para se reverter o processo automático de cancelamento de matriculas é necessário proceder-se a uma inspecção tipo B que custa quase 100€.

Aqui podem ler tudo:
h**p://www.imtt.pt/legal/DL78_2008_CancelamentoMatriculasTransitorio_6Maio.pdf

Aqui podem ver se os vossos veiculos têm a matricula cancelada ou não:
h**p://www.imtt.pt/MatriculasCanceladas/matriculas.asp
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
não dá cancelamento da matricula
quanto ao pagares se o tiveres em terreno particular não precisas de nada,se o tiveres na via publica, tens de ter o imposto de circulação

As finanças manda-lhe o imposto para casa, para pagar. Eles não sabem se a viatura está ou não parada,
 

Vasco M. dos S. Rodrigues

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Dez 28, 2009
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Olá Boa Tarde, sou propriatário de 5 viaturas que foram enviadas para a Angola. Não dei baixa das mesmas e agora as finanças pedem-me cobrança do imposto. Que devo fazer?
Obrigado e Boas Festas!
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Desloca-te ao IMTT e resolves lá o problema.
 
Topo