• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ajuda: Reparação de aparelhos dentro da GARANTIA

Status
Não está aberto para novas respostas.

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
Olá amigos,

Recentemente tive alguns problemas com electrodomésticos em casa. Estando dentro da Garantia, leveio-os à reparação mas não achei minimamente correcta a forma como foi tratado o meu caso:
O aparelho avaria de 3 em 3 meses, nunca me é dado relatório das avarias. Alegam que o reparador não é obrigado a entregar a informação relativa à reparação porque é essa a legislação existente para reparações efectuadas no período da garantia. Sei que cada peça trocada fica com novo prazo de garantia, mas não tenho qualquer acesso às trocas efectuadas.
Suponho que seja mesmo um defeito de fabrico, mas a loja não me permite fazer a troca do mesmo nem a devolução do dinheiro. Não me é concedido qualquer aparelho de substituição, ficando este cerca de um mês na reparação.
Bem, a situação tem-se tornado bastante incómoda, aliado a uma forma de atendimento que pouco me agrada. Acho que atenção ao cliente só é prestada até o mesmo proceder ao pagamento! A partir daí...


Na sequência do que vos relato aqui, venho pedir que se possivel, alguém me possa disponibilizar legislação actualizada dos assuntos a que me refiro, por favor!

Encontrei alguma informação na internet mas alguma era contraditória. Não quero fazer qualquer reclamação sem ter a certeza de que tenho razão nestas e noutras questões relacionadas com este assunto.

Agradeço desde já a vossa atenção nesta questão!:right:

Um abraço da xicca.
 

Toolboy

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,066
Gostos Recebidos
0
Xicca , que aparelho se trata?
A garantia difere de produto para produto,
 

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
Bem, de facto generalizei a questão porque julguei que a legislação era igual. O caso que transcrevo e muito recente refere-se a um computador de utilidade diária. Mas incluí toda a minha questão na gama dos electrodomésticos porque há uns tempos tive em casa um problema bastante idêntico com um frigorífico. A garantia acabou por passar e hoje utilizamos outro!
 

rui4892

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 2, 2007
Mensagens
49
Gostos Recebidos
0
boas. como trabalho com garantias vou falar um pouco...

segundo a legislaçao em vigor até 19 junho 2008, dec lei 67/2003, se tiver provas dos periodos de tempo em que ficou impossibilitada de o usar estes sao automaticamente acrescentaveis ao periodo de garantia ( só tempos na casa de reparaçao, nao inclui loja ou tempo de transporte ), ...em casos de reparaçao em garantia nao se é obrigado a comunicar ao cliente quais as peças substituidas , devendo no entanto descrever por alto o que foi feito...quando a avaria é repetitiva o melhor a fazer é comunicar directamente com o representante maximo da marca em portugal e nao o concessionario ou loja e expor o problema, e nestes caso por meu conhecimento é costume efectuar-se troca do equipamento a nao ser que haja má fé da parte do cliente, mas as marcas tambem têm pessoal para ageriguar estas situaçoes...no seu caso se tem guardados os taloes de reparaçao e o problema se mantem, aconselho a contactar ja o representante

a partir de 20 junho aplica-se o dec lei nº84/2008

- nas trocas de aparelhos o cliente passa a ter mais 2 anos de garantia mas só valido uma vez ( na pratica um aparelho pode ter quase 4 anos garantia )
- tempo maximo absoluto de reparaçao de 30 dias ( conta a partir do momento em que é entregue na loja, antes só a reparaçao )
- isto é valido para bens de consumo
- multas para as marcas que nao cumpram os prazos
 

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
Obrigada amigo rui4892! :espi28:
De facto, não tive qualquer conhecimento acerca das reparações efectuadas ao PC, nem mesmo por alto, dado que este não é reparado na loja.
Pensei que teria de informar sempre o lacal onde o comprei. Mas aquilo que me parece mais lógico de facto, é comunicar directamente ao representante da marca.

:espi28::espi28:
 

bigkinas

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
187
Gostos Recebidos
0
Já agora pergunto.

Qual é o tempo que a loja ou o fabricante tem para reparar um equipamento dentro da garantia?

Qual é a legislação, e onde a posso encontrar.

Cmpts
 

bigkinas

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
187
Gostos Recebidos
0
Reparações e Garantias

Já agora pergunto.

Qual é o tempo que a loja ou o fabricante tem para reparar um equipamento dentro da garantia?

Qual é a legislação, e onde a posso encontrar.

Cmpts

Encontrei, e para quem não sabe deixo em anexo o decreto Lei n.º 84/2008, que diz que o vendedor tem um prazo de 30 dias para reparar um bem móvel.

Fiquem Bem
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo