• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ajuda 2 baterias

marsupilami

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 18, 2006
Mensagens
158
Gostos Recebidos
0
Boas

Amigos, estou aqui com uma duvida e gostaria que algum de vós me ajudasse.

Queria juntar outra bateria no carro mas não sei se depois terei problemas com o alternador, sei que têm de ser em paralelo mas não sei se terão que ter a mesma amperagem ou se podem ser diferentes.

Toda a ajuda é bem vinda.

Cumps
 

touromelga

GF Ouro
Entrou
Mai 29, 2007
Mensagens
1,013
Gostos Recebidos
0
Boas

Amigos, estou aqui com uma duvida e gostaria que algum de vós me ajudasse.

Queria juntar outra bateria no carro mas não sei se depois terei problemas com o alternador, sei que têm de ser em paralelo mas não sei se terão que ter a mesma amperagem ou se podem ser diferentes.

Toda a ajuda é bem vinda.

Cumps


boas amigo, antes de te aventurares é assim não é aconselhavel fazer um paralelo entre duas baterias, ou melhor ligalas uma a outra, se fosse em serie, é porque necessitarias mais que 12v ai não havia problema, mas num paralelo a intesidade de carga tem de ser a mesma, mas não podes ligar born - com e - e + com + , o ppl costuma meter dois circuitos separados quando é necessario uma segunda bateria para algum emventual equipamento que precise mais , indo então o menos a massa do carro e depois vindo o positivo então do alternador, mas tem de se montar mais qualquer coisa para não haver sobrecargas...

vou ver isso melhor e já digo alguma coisa, e já agora para que pretendes meter uma 2ª bateria???...


touromelga...
 

mosaca

GF Platina
Entrou
Mai 18, 2007
Mensagens
94
Gostos Recebidos
0
boas
antes de te dar palpites diz lá para que queres as 2 baterias no carro.

mosaca
 

touromelga

GF Ouro
Entrou
Mai 29, 2007
Mensagens
1,013
Gostos Recebidos
0
boas amigo, então é assim, de certa maneira esta situação pode ser executada, no entanto, tens que ter em mente que normalmente a bateria original do carro suporta tudo trás cerca de 55 a 65AH logico que o alternador que vem montado no carro é de cargas lentas logo vem dimensionado só para alimentar essa bateria, logico que ao inserires no circuito uma segunda igual vais ficar com uma carga de 130AH , o que vai fazer com que o alternador tenha de dividir a carga pelas duas, o que é que vai acontecer acabas por perder compesação na carga do alternador para as baterias e ao fim de algum tempo nem numa nem noutra, os alternadores vem dimensionados para as rotações de cada motor onde veem instalados logo, ao meteres uma bateria igual em cima do mesmo circuito ou mudar para uma com mais intensidade de carga, o alternador numca vai ter capacidade para executar a compenção pois a bateria está num patamar superior ao de carga nominal ao qual ele está preparado para dar...

resumindo, trocas de alternador e metes uma segunda bateria com dois circuitos independetes, ou metes uma bateria que suporte as tuas necessidades...

muito ppl mete varias baterias mas tem de as meter a carga fora parte com um vulgar carregador ligado a rede(220V), não comprometendo o circuito original do carro, outros vão mais alem e gastam mais e trocam tudo para satifazer as suas necessidades mas é algo que fica despendioso...

touromelga...
 

marsupilami

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 18, 2006
Mensagens
158
Gostos Recebidos
0
Boas

A ideia é pôr um som no carro, mas queria que a alimentação fosse com outra bateria que não a que lá está, para evitar descarregá-la e depois não conseguir pôr o carro a trabalhar.

Assim a segunda bateria alimentava o som e carregava na mesma com o alternador, mas como atrás já foi dito isso só será possivel alterando-o.

Sendo assim o melhor é um circuito só para o som e depois carregar a bateria fora.

Obrigado pelas dicas.

Um abraço
 

mosaca

GF Platina
Entrou
Mai 18, 2007
Mensagens
94
Gostos Recebidos
0
boas
tens também em alternativa uma bateria de gel que com a mesma dimensão tens mais carga, e ai não tens de meter mais uma bateria, o alternador é vai sofrer mais um "cadito".
não esquecer que para som tens de meter condensadores por causa dos picos, uma bateria não tem a mesma resposta que um condensador.

mosaca
 

j.s@ntos

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,492
Gostos Recebidos
1
Boas

Amigos, estou aqui com uma duvida e gostaria que algum de vós me ajudasse.

Queria juntar outra bateria no carro mas não sei se depois terei problemas com o alternador, sei que têm de ser em paralelo mas não sei se terão que ter a mesma amperagem ou se podem ser diferentes.

Toda a ajuda é bem vinda.

Cumps

É possível montar outra bateria mas tem muitos contras...

O contra nº1 é o regulador do alternador e os iodos não aguentar por muito tempo a efectuar a carga de duas baterias.(os alternadores estam preparados para carregar uma só bateria)

A bateria tem de ser aplicada na mala e ser isolada e para isso é necessário passar fios da outra bateria a esta.

O ponto mais grave é que a bateria que vai alimentar o sistema de som tem mais descarga do que a que vai alimentar o motor de arranque e o resto dos componentes electricos.

Não recomendo a ninguém mas aqui já foi feito um trabalho desses num Seat Ibiza.

Abraço
P.s) Qual a marca e modelo do carro??:right:
 

marsupilami

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 18, 2006
Mensagens
158
Gostos Recebidos
0
Boas

Amigos, obrigado pelo interesse no assunto.
Segundo o que tenho lido já resolvi fazer um circuito independente.
Faço a limentação com uma outra bateria e depois quando estiver mais fraca faço a carga com um carregador.

Sempre sai mais barato e evito complicações com o sistema electrico da viatura.

Obrigado e um abraço
 
Topo