• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Qual a causa do elevado número de acidentes em Portugal?

Qual é para si a razão do elevado número de sinistralidade no nosso País?


  • Total de eleitores
    0
  • Poll closed .

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,471
Gostos Recebidos
9
Causas de acidentes de viação em Portugal:

1º) Falta de Civismo;

2º) Excesso de Velocidade;

3º) Consumo de Álcool, Drogas de vários tipos.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Por achar que este assunto è pertinente, voltei a abrir a Enquete, prolongando-a por mais algum tempo, a fim de podermos constatar com mais claridade o que pensam os nossos membros sobre o assunto em epígrafe.

Por mim, não coloco uma razão mas sim as seguintes:

Falta de Civismo em conjunto com o excesso de Álcool e excesso de velocidade.


Obs: Se beber, não conduza.:espi28:
 

omaemi

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 8, 2010
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Falta de atenção! Todos sabemos as estradas e seu estado de degradação, principalmente as nacionais! Daí que, e falo por mim, cometemos bastantes excessos ao não fazer uma correcta interpretação na pratica de condução a que os respectivos sinais nos indica.
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Não vou colocar apenas um motivo mas sim três.

Álcool / Drogas

Velocidade Excessiva e/ou Excesso de velocidade

Falta de civismo dos condutores

Sabendo que as estradas não são das melhores, mas se a velocidade for adequada ás mesmas e o civismo dos condutores estiver sempre presente, certamente que o número de acidentes baixará significativamente.
 

Powersky

GF Ouro
Entrou
Nov 26, 2008
Mensagens
1,617
Gostos Recebidos
0
Falta de civismo ,,,,,,,,,,,,,,,,,,

Excesso de velocidade ,,,,,,,,,,,,,,,,,,


era fácil reduzir os acidentes –------ respeitar CÓDIGO da estrada |||||||||||

abraço
 

ninakkida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jul 2, 2009
Mensagens
3,292
Gostos Recebidos
0
Falta de civismo ,,,,,,,,,,,,,,,,,,

Excesso de velocidade ,,,,,,,,,,,,,,,,,,


era fácil reduzir os acidentes –------ respeitar CÓDIGO da estrada |||||||||||

abraço

a velocidade eh culpa de kem faz os popos!

pk se nao se pode andar a mais k 120km/h pk fazem popos a dar 220 e ate mais???

se fazem tanta lei da xaxa podiam fazer uma pa banir velocidades a mais nos popos... ja k nao podem ser usadas!

kisses

haa tendo em conta k passamos uma vida a pagar portagens e mais portagens e estradas boas nem ve.las...
 

Ramada

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mar 10, 2008
Mensagens
750
Gostos Recebidos
0
È um assunto bem complexo.
O Rigor em tudo o que rodeia a circulação devia ser mais rigido.
1º- Nas escolas de condução, durante a aprendizagem.
2º- A sinalização das estradas, adequadas à realidade
3º- Nas estatisticas ( ver os locais de mais acidentes e corrigir)
4º- Na acção policial ( mais educativa, em vez de andarem à procura da multa em locais de fácil infracção)
5º- Multas pesadas nos casos graves.

Os portugueses que costumo ver em Espanha, todos dão os piscas para ultrapassar, ninguem pisa a linha continua, todos respeitam a velocidade establecida.

Aqui em Portugal é uma selva autentica. O Civismo implanta-se, quando não cresce nas familias e nas escolas.

Quem manda e decide, devia andar no terreno e não nos gabinetes.

Este assunto teria muito mais que desenvolver.
 

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,471
Gostos Recebidos
9
concordo a 100% com o amigo ramada!

mas também quero acrescentar mais um pormenor que passa despercebido: a falta de cultura de certos condutores que não medem as distâncias nas ultrapassagens, e muito menos pensa na possibilidade de um veículo parar num curto espaço de tempo devido à velocidade.

a ausência de formação de conhecimentos da física, matemática, etc. leva a ter uma visão egoísta da situação o que é muito preocupante.

este é um dos principais problemas ignorados pela sociedade.:shy_4_02:
 

Freundlich

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2007
Mensagens
14,804
Gostos Recebidos
1
Eu acho que é o excesso de velocidade, o termo falta de civismo acho que se pode aplicar a todos os factores enunciados..
 

Luana

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 25, 2007
Mensagens
2,106
Gostos Recebidos
1
É assim, por aquilo que me é dado a observar e conduzo todos os dias, normalmente na estrada marginal de Cascais, cruzo-me com condutores cautelosos e tambem com aqueles que entre aspas eu gosto mais de ver.
A marginal , para quem não conhece, tem 2 faixas de rodagem em cada sentido, mas na faixa de maior velocidade apanhas aqueles que vão a falar ao telemovel e a enviar mensagens, como se fosse ainda permitido e a circularem a baixa velocidade.Depois há que ultrapassá-los pela direita.Mas eis que vem aquele atrasado para o emprego, faz um zig zag, faz disparar os vermelhos no controle de velocidade, mas passa-os todos.Mas eis que surge um outro que se picou porque o do lado acelerou mais do que ele, então começa o picanço e o zig zag e cola-se Às traseiras para que o outro o deixe passar.Na A5 idem idem aspas aspas.Como se isto não bastasse, agora como sabem houve um aumento no numero de motas a circular.Estas então a maneira predilecta de ultrapassarem é entre os carros da 1ª e da 2ª faixa.
Ora estas atitudes não têm nada a ver com o que aprenderam na escola de condução, nem com a legislação, nem com o estado das estradas.
Estas atitudes estão relacionadas com a falta de respeito que existe, não só a nivel da condução, mas a todos os niveis.Deixou de haver respeito de uns pelos outros.O que interessa é não olhar aos meios para atingir os fins.
O que interessa é sentirem-se os maiores e considerarem que os outros são uma cambada de estúpidos.
Lamento sinceramente quando eles se espetam e embatem em alguem que ia nas calminhas sem culpa nenhuma e leva com eles em cima.Mas quando vejo os postes de electricidade derrubados ou as rotundas destruídas porque seguiram em frente e não apanharam ninguem, só penso bela espeta, pode ser que lhes sirva de emenda.
Claro que tambem concordo convosco quando se referem aos condutores a conduzirem com excesso de alcool, droga e muitas das vezes sem carta de condução.
Concerteza que voces já ouviram o número de mortos nas estradas durante este mês, um disparate.Podemos dar-nos por felizes quando chegamos inteiros a casa.
Mas este é o País que temos, anda meio mundo a tentar enganar outro meio e é a lei do salve-se quem puder.

Abraço

Luana
 

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,471
Gostos Recebidos
9
A Marginal que eu conheço tem actualmente várias rotundas.
no passado era tudo a direito... lembro-me das grandes velocidades atingidas aí nessa estrada nos anos 80 e princípios de 90... era só ver alguns carros a voar para o rio Tejo.:shy_4_02:
 

Zob

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 18, 2010
Mensagens
56
Gostos Recebidos
0
Bem, até parecia que alguém estava estava a escrever sobre o governo e o
estado da nação. Pode parecer curioso, mas até está relacionado, lol.
 

Zob

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 18, 2010
Mensagens
56
Gostos Recebidos
0
Refiro-me ao comentário de Luana, sorry sou novato aqui.
 

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,471
Gostos Recebidos
9
Boas.
Uma das causas que eu aponto para a sinistralidade é a baixa escolarização dos condutores que se traduz na prática no descohecimento de algumas leis da física ou seja do movimento, que na prática leva aos condutores a não terem a noção da velocidade adequada ao piso e ao peso do carro com carga por exemplo.
Veja-se o exemplo do camião cisterna transportado ácido clorídrico que se dispoistou numa curva, veja-se o camião com lamas que também se dispistou. certamente que estes condutores deviam ter mais cuidado com a velocidade a que andam na estrada, pois se transportam pesadas cargas e por vezes perigosas deviam andar a velocidades bem reduzidas, mas não é isso que fazem. Até é frequente verem-se ultrapassagens com camiões, a grande velocidade.

Esta opinião do membro antena2007, faz-me recordar um caso alguns anos atras: eu conduzia o meu automóvel a 160 km/h na auto-estrada (A-1), ligação Porto-Lisboa, quando de repente, surgiu-me um camião TIR, à minha frente, na mesma via. perante isto, não me foi permitido parar atrás do camião devido à minha velocidade excessiva, e tive de ultrapasar a viatura. entretanto, atrás de mim, curiosamente, vinham 3 topos de gama (mercedes, bmw e audi), conduzidos por indivíduos vestidos de fato a gravata, aparentando ser cultos e educados. ao aperceberem-se da minha manobra, reduziram a velocidade, devido presumo eu, as distâncias calculadas por eles, o que permitiu facilitar a minha vida. caso contrário, não estaria aqui a contar a minha história.

Outro caso ocorreu na IC-19, quando eu vinha a conduzir o meu carro a 120km/h, e ao ver um camião à minha frente, reduzi a velocidade, e tentei ultrapassar. mas ao avistar pelo espelho, um mercedes a alta velocidade conduzido por um tipo de aspecto rude, com duas palas nos olhos, aparentando má instrução e educação, não ultrapassei o camião. para evitar o acidente que poderia envolver a minha viatura e a dele, tomei medidas, calculando a distância e a velocidade das viaturas, reduzindo a minha velocidade. este é um pormenor que não se vê todos os dias nas estradas. o membro antena2007 mencionou a baixa escolaridade, eu citarei apenas a má formação independentemente da escolaridade. é sem dúvida um problema cultural do povo portugues.:espi28:
 
Última edição:

Chichafole

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 3, 2009
Mensagens
50
Gostos Recebidos
0
A causa do elevado numero de acidentes em Portugal, está na pressa dos condutores. Douvos só um exemplo:- repare-se na velocidade que os condutores andam nas retundas!...anda-se nas retundas com tanta velocidade como que pensando: tenho prerioridade acelero quem me bater paga... esso é um erro porque a prioridade nunca é absoluta!
 

Silva51

GF Platina
Entrou
Fev 11, 2010
Mensagens
2,920
Gostos Recebidos
50
faço das palavras do amigo Mjtc as minhas.
 

OMCR

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jul 9, 2008
Mensagens
310
Gostos Recebidos
0
Eu acho que são várias as causas dos acidentes rodoviários, mas o meu voto foi para Velocidade Excessiva e/ou Excesso de velocidade
 

el zorba

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 8, 2008
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Eu mencionei a falta de civismo dos condutores, mas penso que será um mix de causas que contribuem para este flagelo.

cumprs pessoal:shy_4_02:
 

bepal

GF Bronze
Entrou
Jun 28, 2011
Mensagens
18
Gostos Recebidos
0
drogas

para mim sao as drogas e o limite de volocidade e baixo a gente dorme ao volante a 120
 

fermat

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jul 2, 2011
Mensagens
177
Gostos Recebidos
0
É a falta de fiscalização, como tudo em Portugal. Senão façam as contas verifiquem há quqntos anos tem carta de condução e foram mandados parar pela PSP ou GNR.

fermat
Saudações GForumdistas
 
Topo