• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Morte inesperada Pintassilgo?

MCer

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2008
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Olá

Gostava que me ajudassem de alguma forma a compreender a situação que aconteceu.

Tinha um pintassilgo desde 2004, encontrei-o no chão ainda bebé e levei-o para casa pois podia ser apanhado por algum gato. Alimentei-o e para minha surpresa conseguiu sobreviver, adapatando-se perfeitamente a mim, tinha uma gaiola enorme, dava-lhe comida, papa fortificante, diariamento trocava a agua do bebedouro, e várias vezes ao dia soltava-o para andar a voar pela casa.

Desde abril/maio (mais ou menos) estava na muda da pena, achei estranho demorar tanto tempo, mas disseram-me que era normal, só em outubro é k ficaria com as penas. A verdade é que no cimo da cabeça não tinha penas, e só recentemente estava a começar a crescer as penas a partir do bico.

Até k hoje de manha quando fui à gaiola, ele estava com a cabeça escondida nas penas, ainda chamei por ele, ele olhou para mim mas posteriormente tornou a dormir. Passado meia hora fui à gaiola e ele tinha morrido. Estou muito triste porque ele era como um "filho" porque criei-o e não contava perdê-lo de um dia para outro, pois tinha lido vários artigos que diziam que os pintassilgos podiam viver até aos 20 anos em cativeiro.

Alguém sabe pelos sintomas que decrevi, se se tratou de alguma doença? A unica alteração foi no demorado crescimento das penas, pois ele comia bem, tinha vitalidade (embora tenha sido sempre magrinho em comparação aos da natureza).

Obrigado



Estou em pânico porque tive a pesquisar e li que não se deve dar abacate a pintassilgos, e precisamente ontem à noite dei-lhe um pouco de abacate, do tamanho de dois feijões. Foi a única vez que dei e desconhecia que não se podia dar. Foi apenas um pouco (como disse cerca do tamanho de dois feijões). Alguém ouviu falar que não se devia dar abacate?

Como é possível que apenas uma proção de abacate tenha efeitos devastadores???!!!
Pelo menos para mim é mt frustante e estou mm mt triste.
 
Última edição:

jcodigo

GF Ouro
Entrou
Fev 21, 2007
Mensagens
3,912
Gostos Recebidos
3
Amigo, deverá primeiro passar pela apresentação para ser ajudado...:espi28:
Contudo, vou deixar a minha opinião.
Não sei se tinha o pintassilgo num sítio com alguma luz, sem barulho e num sítio de passagem, pois as correntes de ar são fatais para qualquer passarinho. Claro que eu não sei se condições eram essas.
Como disse amigo, que o pintassilgo tinha falta de penas, talvez tivessem parasitas...não sei.
Por outro lado os Piolhos Vermelhos, os terríveis parasitas para as aves, além de lhes "chuparem" o sangue, provocam-lhes anemias, morrendo as aves num estado de magreza.
Mas claro, isso é uma das muitas das doenças que as aves podem apanhar...
 

Navarra

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 19, 2007
Mensagens
1,254
Gostos Recebidos
0
Amigo, com bastante experiência em aves e principalmente aves consideradas " Bravas ", no caso do sucedido ao seu pintassilgo, acontece e por muitas vezes às aves que não são de cativeiro, principalmente quando estão na muda da pena que é o caso do Pintassilgo, Pinta Roxo, Cersino, Lugrebe ( Bigodinho ) e Dom Fafe, ganham a doença que se chama a " FACA - Tipo de cancro ", se o amigo lhe meter a mão no peito só sente osso, a ave deixa de comer completamente e seca, acabando por morrer.

Abraço

Conega
 
Última edição:

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Amigo, com bastante experiência em aves e principalmente aves consideradas " Bravas ", no caso do sucedido ao seu pintassilgo, acontece e por muitas vezes às aves que não são de cativeiro, principalmente quando estão na muda da pena que é o caso do Pintassilgo, Pinta Roxo, Cersino, Lugrebe ( Bigodinho ) e Dom Fafe, ganham a doença que se chama a " FACA - Tipo de cancro ", se o amigo lhe meter a mão no peito só sente osso, a ave deixa de comer completamente e seca, acabando por morrer.

Abraço

Conega

Sim, essa poderá ter sido a razão, (é que existem N de doenças que poderiam ter causado a morte da ave), por isso, aconselho o uso regular de próbióticos.


.
 

F.B.I.

GF Ouro
Entrou
Out 1, 2006
Mensagens
12,892
Gostos Recebidos
0
eu tambem tenho passaros, canários (frisados parisiense, borders e agatas)
e quando nos mais trata seja com vitaminas ou outro produto que seja
para tratamento acabam por morrer e aqueles que dão so comida e agua é os que tem mais sorte.
mas é das puras da verdade.
este ano foi ano pessimo para tirar criação.
vamos ver para o ano que vem.
abraço
 

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Amigo,vou de encontro á resposta do conega.

Se passares o dedo no peito do pintassilgo e sentires um osso fino e afiado,como uma faca.....então sim,não há duvidas...é mesmo a popularizada "Doença da Faca"....os motivos ainda hoje são tabu,podendo ser entre outras:

-Falta de liberdade.

-Falta de parceiro(a).

-Doença fulminante sem razão aparente.

-Falta de apetite que leva a morte por fome.

....entre outras!!!!!



Abraço
 
Topo