• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Fertilização por CO2 para Uso na Alimentação das Plantas Aquáticas

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Fertilização por CO2 para Uso na Alimentação das Plantas Aquáticas


Um dos hobbies que considero mais gostoso é o aquariofilismo, pois além de distrair e relaxar nós conseguimos com muito trabalho e dedicação criar um pequeno ecossistema onde reina uma paz e tranquilidade que se espalha por todo o ambiente.

É um dos factores que contribuem para que esse ecossistema se mantenha estável e belo e termos plantas exuberantes. Para que isso seja possível é necessário alguns cuidados, dentre eles uma boa fertilização com CO2.

O seguinte texto é um relato de minha experiência com a utilização de CO2 produzido de forma barata e colocado em prática em meu aquário há pouco mais de 1 mês.Dentre os vários nutrientes que as plantas necessitam o gás carbónico (CO2) é o principal, pois ele é responsável pela formação dos tecidos das plantas.

Durante o dia, na presença da luz as plantas absorvem O2(respiração) e CO2(Fotossíntese); no processo de respiração elas absorvem O2 e liberam CO2, no processo de fotossíntese elas absorvem CO2 e liberam O2, sendo o consumo de CO2 bem maior que o de O2, assim esses dois gases devem estar em concentrações o suficiente para manterem as plantas em bom estado.

O oxigénio é encontrado em concentrações normalmente suficientes para as plantas, que durante o processo de fotossíntese liberam muito mais oxigênio do que consomem em seu processo de respiração, sendo assim o gás que deve ser inserido no aquário é o CO2. A concentração ideal de CO2 vai depender da quantidade de plantas e iluminação do seu aquário, não adianta iniciar um processo de fertilização por CO2 se a iluminação do aquário for insuficiente.

Fertilização por CO2:

Todo o sistema que se encontra no mercado é muito caro, e para um aquariofilista sem muitos recursos financeiros fica difícil adquirir tal sistema. O que vai ser apresentado é um sistema caseiro e de custo baixíssimo.

Alguns meses atrás navegando pela internet encontrei o site http://***.thekrib.com/ onde havia farta documentação sobre um sistema chamado DIY, ao ler esta documentação o meu interesse por fertilização por CO2 voltou, e decidi tentar.

O sistema DIY consiste em produzir o CO2 através da fermentação do açúcar, processo esse que é extremamente simples, e não requer qualquer tipo de equipamento sofisticado ou caro; o que passo a fazer agora é uma descrição da minha experiência.

Lista de material necessário:

1 garrafa de plástico vazia de refrigerante de 2 litros com a tampa
1 garrafa de plástico vazia de refrigerante de 600 ml com a tampa
2 xícaras de açúcar (branco ou preto)
Um pequeno pedaço de Fermento biológico para pão (Ex.: Meio tablete de fermento 7.5g)
Mangueira necessária (eu usei 2 metros)

Com um prego quente faça um furo na tampa da garrafa de 2 litros, e dois furos na tampa da garrafa de 600ml. Na garrafa de 2 litros coloque o açúcar e o fermento dissolvido em um litro de água morna , complete com água até 10 cm da boca da garrafa, tampe a garrafa e coloque a mangueira pelo furo ( 1cm mais ou menos). Se for necessário coloque um pouco de cola quente para vedar o furo.

A mangueira deve entrar no primeiro furo da tampa da segunda garrafa e ir até o fundo da mesma. Coloque no outro furo uma mangueira que não deve entrar mais que 2cm. Coloque na segunda garrafa um pouco de água, o suficiente para cobrir uns 5 cm do tubo que vai até o fundo. A mangueira que entra no segundo furo deverá ir até o aquário, e se conectar á torre bomba submersa propiciando que o CO2 seja misturado a água do aquário.

A segunda garrafa tem dois objetivos evitar que uma possível espuma que venha a se formar na primeira garrafa caia no aquário, e possibilitar a contagem das borbulhas. Algumas pessoas utilizam para dissolver o CO2 uma pedra porosa, e controlam a dosagem de CO2 pela profundidade da pedra dentro do aquário.

A garrafa que contém a solução deve ser trocada antes que o CO2 pare de ser produzido, ou diminua muito, por isso a necessidade de se controlar o borbulha na segunda garrafa. Esse cuidado e importante para se evitar variações maiores de PH. Estou trocando a minha a cada duas semanas.

Um controle mais preciso do CO2 pode ser feito cruzando o PH com o KH(dureza carbonata) seguindo a tabela abaixo. O efeito do CO2 sobre o PH se deve a produção em pequena quantidade do acido carbónico.

Deve-se tomar cuidado pois a variação do PH em função do acido carbónico e do KH e rápida, e variações acima de 0,5 em intervalos inferiores a 10 horas são prejudiciais aos peixes. Recomendo que se não tiver muita experiência em controlar o PH do aquário tenha cuidado ao inserir o CO2.

Cuidados:

Nunca mantenha uma garrafa contendo a mistura totalmente tampada pois ela pode explodir, seguindo o esquema acima não existe esse perigo já que o gás tem por onde escapar.

Ao iniciar a fertilização com o CO2 há uma baixa significativa do PH, para que isso não seja prejudicial aos peixes, deve-se começar a introdução do CO2 bem lentamente. Estou conseguindo isso colocando uma válvula divisora na mangueira e deixando um pouco do CO2 vazar para a atmosfera nos dois primeiros, dias depois fecho totalmente essa válvula.

Os resultados até o momento têm sido muito bons, tenho percebido uma melhora geral dos aspectos das plantas, e não senti nenhum tipo de reação adversa nos peixes do meu aquário.


Conclusão:


O custo total ficou em torno de R$5,00 mostrando que não é necessário equipamentos sofisticados para se ter um aquário bonito. O que realmente é necessário é um pouquinho de trabalho e criatividade. A experiência acima descrita não é criação minha e não acredito que tenha um autor único, ela é fruto da procura de soluções baratas de inúmeros aquariofilistas pelo mundo inteiro, que amam a aquariofilia e tem pouco dinheiro no bolso. O mais importante é a constante troca de experiências para que possamos chegar a soluções ótimas para nossos aquários.

Agradecimentos, a todos os aquariofilistas pelo mundo inteiro, pela sua incessante procura por opções baratas para aquários maravilhosos.


(Criado e Enviado por: Celestino Duarte Junior)
Meu Aquario
 
Topo