• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Truques e Dicas na Aquariofilia

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Truques e Dicas na Aquariofilia

Neste tópico, poderão adquirir e colocar alguns truques/técnicas que vão adquirindo ao longo da experiência, de cada um, neste fascinante mundo da aquariofilia!!​

96169091sj4.jpg
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Nunca e Sempre

NUNCA​

NUNCA mude mais de 20% de água de cada vez, e faça-o de 15 em 15 dias

NUNCA limpe os filtros na mesma altura da mudança de água periódica, a colónia de bactérias benignas destruir-se-á

NUNCA adicione produtos à água que não sejam recomendados para fins de tratamento, e mesmo esses deve respeitar sempre as quantidades, ou até um pouco menos

NUNCA adicione água ao aquário a uma temperatura que difira muito dos valores correctos

NUNCA colocar uma camada de turfa debaixo do areão, pois apesar das plantas terem um maior e melhor desenvolvimento irá ter sempre problemas com a acidez da água

NUNCA adquira peixes em lojas que não lhe inspirem confiança, pois poderá ter fortes possibilidades de contaminar todos os inclinos do seu aquário

NUNCA coloque espécies incompatíveis. Exemplo, peixes grandes com pequenos, barbos com guppies, escalares com guppies, ou 2 combatentes (macho)

NUNCA coloque comida no aquário a mais, isto é, superior àquela a que os peixes consigam consumir em 2 minutos

NUNCA dê comida que não seja própria, pois a poluição da água poderá atingirá níveis inaceitáveis

NUNCA adicione excesso de fertilizante líquido para plantas, pois terá um aumento excessivo e incontrolável de algas

NUNCA cortar as pontas das raízes às plantas, apesar de alguns autores defenderem a poda das raízes aquando da plantação pela 1ª vez

NUNCA adquira plantas “vermelhas”, a não ser que possua um sistema fertilizante de CO2

NUNCA luz solar directa no aquário, excesso de algas incontroláveis



SEMPRE​

SEMPRE que faça mudanças de água adicione um acondicionador de água da torneira, pois neutraliza o cloro entre outros materiais pesados

SEMPRE que faça as mudanças de água deve aspirar o areão com um “aspirador” auxiliado com a bomba de água

SEMPRE que adicionar produtos à água (acondicionadores) deverão ser de marca reconhecida

SEMPRE mantenha uma temperatura constante no aquário ente os 24ºc e 25ºc, caso contrário aparecerão doenças, ou no limite mortes

SEMPRE aumentar a temperatura até a um máximo de 5ºc aquando de indícios de doenças

SEMPRE que coloque novo areão, ou mais areão no aquário, este deve ser devidamente lavado com água tépida, ou mesmo esterilizá-lo, com água a ferver (melhor)

SEMPRE que tiver possibilidade, faça as suas próprias criações, ou adquira-os a criadores

SEMPRE que se depare com um/vários peixe(s) morto(s) remova-o(s) imediatamente, pois haverá libertação de amónia, veneno altamente tóxico, e principalmente averigúe as causas

SEMPRE que coloque comida no aquário respeite escrupulosamente os 2 minutos

SEMPRE adquira comida de qualidade, ou seja, produtos demarca reconhecida

SEMPRE que adquira novas plantas recomendo apenas fertilizante na raiz, em tabletes

SEMPRE que adquirir plantas apenas deve retirar as raízes mortas, de forma a não poluir o aquário

SEMPRE que adquira plantas, faça-o de forma a não gastar muito dinheiro e dê preferências às recomendadas na secção PLANTAS

SEMPRE tenha luz própria no aquário sensivelmente 8h/dia


GUPPYLANDIA
 

Derlei

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Out 2, 2010
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
caro amigos, estou com um grande problema no meu aguario...
eu tinha no meu aguario um cascudo (que ainda tenho) e um balacharque, resolvi compra mais peixes, compre dois acara bandeira e dois guinguio oranda, enfin...
fis todos os procedimentos para acomodalos bem no meu aguario, mas no outro dia o balacharque simplesmente apareceu morto sem mais rasões aparente...
depois de umas duas semanas notei que um dos acaras tinha umas bolinhas nas nadadeiras tipo ovinhos sabe...
ai percebi tb que no fundo do aguario tinha tipouns verminhos brancos sabe, da espessura de um fio de cabelo...
detalhe deixei cair um pouco da agua do saquinho no meu aguario...
por favor se alguem estiver alguma dica me ajude, pois uns dos guinguios só fica parado com nadadeiras retraidas...

ph da agua neutro
filtro mecanico
aguario 120x80x35
atualmente tenho 2 guinguios, dois acaras bandeiras e um cascudo...
fico grato desde já,
 
Topo