• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Antena UHF/VHF

Ma2rCi3o

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 13, 2006
Mensagens
109
Gostos Recebidos
0
Boas amigos.

(antes de mais quero pedir desculpa se esta nao é a secçao indicada)

Eu pouco ou nada entendo de antenas terrestres (nem sei se é assim q se chama) apenas tenho algum conhecimeto de antenas parabolicas.

A minha situaçao é a seguinte,eu tenho em casa,2 antenas daquelas bué antigas,enormes,tipo uns ferros verticais,e depois outra em forma de grelha tb vertical,e outra em forma de seta horizontal,mas todas elas bastante antigas,a vertival q falo nao é igual nem de perto com estas novas q se vê agora.(sou sincero,nem sei se estao todas a funcionar em simultaneo,ou o tecnico é q as deixou ficar)Mas a situaçao é q prai á 2 meses para cá ou mais,a tvi e a Rtp dao bué de mal,sendo q a TVI quase nem dá para ver.

Eu queria-me meter a montar uma antena nova aki em casa e tirar os montros q estao no telhado,q até em dias de vento até assustam.

Mas tenho mtas duvidas sobre e como funcionam as antenas.

Há umas antenas nos Chineses de exterior q custam cerca de 18 €,ela parece toda XPTO,mas é como em tudo q vende nos chineses é só aparencia,heheh,nao deve prestar.Mas tem aki uma loja perto a Alfaelektor,e eu vou postar aki os links de alguns modelos para voces me aconselhaem.

Tendo em conta q eu vivo na zona norte do pais (Braga-V.Prado),e sabendo eu q todos os canais apanham em banda UHF,e tb a RTP1 em banda VHF,qual o modelo melhor e mais barato a escolher.

- http://w*w.alfaelektor.com/produto.asp?id=6085
- http://w*w.alfaelektor.com/produto.asp?id=6084
- http://w*w.alfaelektor.com/produto.asp?id=6083
- http://w*w.alfaelektor.com/produto.asp?id=6082
- http://w*w.alfaelektor.com/produto.asp?id=5093
- http://w*w.alfaelektor.com/produto.asp?id=5095

Tem mtas mais,mas nao quero chatear mto (apesar de já estar a fazer)

Após a escolha,sei q é pteciso um amplificador de mastro né.isso já lá tem 2 um em cada antena,suponho q nao preciso de comprar,e cá dentro de casa tb tem 2 amplificadores daqueles de ligar á tomada q nao sei como se chama.

Desde já quero pedir desculpa pelo tamanho do relatorio :msnm_com_br007-03:

E espero q me possam ajudar,é importante para mim :shy_4_02:

MTO mto obrigado

Marcio Rocha
 

Magic_Maker

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
4,220
Gostos Recebidos
0
Essa que tens aí, que até é a mais barata dá para todos os canais. ANTENA B-III-UHF LOGARIT 30 E 8 o 1º link.

Basta ligares o cabo de antena directo à Ficha F que lá está, e em último caso metes um amplificador de sinal dentro de casa, para dividires o sinal por mais TVs, e amplificares o sinal claro.
 

jerfape

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 9, 2007
Mensagens
123
Gostos Recebidos
0
Bõas
Se apanhas todos os canais em UHF mete a antena da daxis (2ª ) já ficas preparado para um dia mais tarde teres os canais tdt.
Se a rtp1 só entra em vhf tens de meter 2 antenas.
Esta é a minha opiniao como instalador.

cumps

jerfape
 

Ma2rCi3o

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 13, 2006
Mensagens
109
Gostos Recebidos
0
Antes de mais quero agradecer as respostas.

Em resumo,obtive duas hipotese,uma mais economica e outra menos um bocado,mas tb nao tao cara.Mas vou ser mais um bocado chato,sabendo q o futuro é TDT a melhor escoha seria a 2ª (daxis),mas em termos de facilidade de montagem funcionam da mesma forma,e em termo de captaçao do sinal,qual tem mais capacidade?

Em principio irei optar por esta segunda,mas se houver mais alguma coisa q me possam dizer agradecia.

Tipo,eu nas antenas de recepçao satelite tenho q apontar para o satelite,e nesta terá q ter uma direcçao certa,ou nao.A forma mais indicada de sintonizar é escolher um canal e depois orientar a antena até a imagem aparecer da melhor forma possivel certo?

Obrigado
 

konsalik

GF Bronze
Entrou
Jun 19, 2007
Mensagens
74
Gostos Recebidos
0
Amigo não te aconcelho a comprar antenas caras a pensar na TDT visto quando a TDT(televisão digital terrestre)chegar á zona onde vives o mais certo é a antena já estar detiorada pelo tempo,uma dica,verifica através de um vizinho se o sinal é forte(se o televisor dá bem os 4 canais)nesse caso,adquire uma antena (se possivel á experiência)de banda larga instala-a num local livre de obstáculos entre ela e o retransmissor liga-a directamente á tv e orienta-a até conseguires a melhor imagem,se conseguires uma qualidade razoavel
tens o problema resolvido com poucos custos.
Se pelo contrario o sinal é fraco experimenta uma antena UHF de preferencia com bastantes elementos(comprida) é mais direcionável embora mais cara,mas podes compensar na aquisição da 2ª antena para o sinal VHF da RTP1,visto a banda VHF ser larga uma antena simples de 6 ou 7 elementos deve ser suficiente.

P.S. a primeira opção de só uma antena só se aplica se o retransmissor VHF-UHF estiverem na mesma direção...

SAUDAÇÕES
KONSALIK
 

JManu

GF Ouro
Entrou
Jan 8, 2007
Mensagens
1,048
Gostos Recebidos
0
Qual o emissor mais perto de ti?
_http://utilitarios.no.sapo.pt/portugal.htm
 

Ma2rCi3o

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 13, 2006
Mensagens
109
Gostos Recebidos
0
Braga RTP1 C50 RTP2 C54 SIC C57


Será o retransmissor de braga.

Há tb o de caldelas q é prai a 15 km daki

Caldelas RTP1 C33 RTP2 C36 SIC C39 TVI C43

Este já tem toods os canais

Quero mais uma vez agradecer,mas esta ultima ajuda deixou-me mais confuso um pouco e indeciso.

Obrigado
 
Última edição:

konsalik

GF Bronze
Entrou
Jun 19, 2007
Mensagens
74
Gostos Recebidos
0
Amigo pelos vistos os emissores que indicas emitem todos na banda UHF,PELO QUE ESTA POSTA DE LADO A ANTENA BANDA VHF,escolhe uma antena UHF (canais 21 a 65 ) colocas num mastro a antena colocada na posição (horizontal) orientas mais ou menos na direção do emissor, de seguida fazes uma pesquisa manual no televisor até encontrares um canal qualquer,continua a pesquisa a ver se aparece numa outra frequencia o mesmo canal com melhor sinal,de seguida tenta direcionar a antena até teres a melhor imagem,logo que consigas o melhor sinal memorisas o canal e fazes nova pesquisa até encontrares os restantes canais.
Nota:a antena deve ficar colocada num local elevado,de maneira a não ter obstáculos entre ela e o emissor,o mastro deve ser proporcional á altura para que não oscile demasiado o que prejudica a recepção.
 

JManu

GF Ouro
Entrou
Jan 8, 2007
Mensagens
1,048
Gostos Recebidos
0
Braga RTP1 C50 RTP2 C54 SIC C57


Será o retransmissor de braga.

Há tb o de caldelas q é prai a 15 km daki

Caldelas RTP1 C33 RTP2 C36 SIC C39 TVI C43

Este já tem toods os canais

Quero mais uma vez agradecer,mas esta ultima ajuda deixou-me mais confuso um pouco e indeciso.

Obrigado

Quando a oferta é muita. lol Braga está rodeado de emissores. Tens que estudar qual o emissor que conseguem melhor recepção. Vives num sitio alto?
 

Ma2rCi3o

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 13, 2006
Mensagens
109
Gostos Recebidos
0
Nop,vivo num sitio baixo...ambos as localidades q referi encontram-se a cima da minha localidade de residencia,mas tanto caldelas com braga ficam relativamente perto,braga a 7km e caldelas prai a 20km.


Mto obrigado por tudo.

Em resumo,vou comprar uma antena de UHF,ponto acente,canais 21 a 65,depois só poderá variar o numero de elementos sendo q qtos mais elementos melhores,suponho.Penso q já tenho dados suficientes para a minha tarefa de casa heheh.

Obrigado,assim q estiver OK eu dou noticias

obrigado :)
 

ratax

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 23, 2006
Mensagens
126
Gostos Recebidos
0
boas, a escolhe acertada será na minha opinião uma antena de c- 21 a 69 no minimo com 16db de ganho.

cumps :espi28:
 
Topo