• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

sistema de duas baterias

Paulo Girão

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 19, 2008
Mensagens
279
Gostos Recebidos
0
tenho uma bateria de 70A para o motor e elctricidade da viatura, e tenho uma segunda bateria para o habitaculo de autocaravana de 100A, descarga lenta, fiz sistema por rele em que quando o carro está desligado as baterias estão separadas, quando ponho o carro a trabalhar o alternador carrega as duas ao mesmo tempo.
questão existe algum inconveniente nisto em termos de carga?, julgo que o alternador é de 60A (citroen berlingo 2000HDI) será que é? se sim aguenta o carregamento? se não qual a melhor solução?
gostaria a opinião de profissional.
 

ganau

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 6, 2006
Mensagens
20
Gostos Recebidos
0
Asituação é que o debito do alternador e curto para isso por isso anda sempre com o regulador ao maximo o que causa danos a longo tempo ao alternador pois devia ter um debito na casa dos 90amp agora por outro lado esse carro tem gestão de motor e não sei se ao ires alterar o debito do alternador subtituindo o senão vais arranjar problemas de gestão de motor se isso de momento a carga é suficiente e carrega deixa estar como está já sabes é que o alternador terá uma duração inferior ao normal de resto tudo ok


ganau
 

Paulo Girão

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 19, 2008
Mensagens
279
Gostos Recebidos
0
bom dia

o amigo ganau fala num aspecto que desde sempre me preocupou, mas que quando eu falava sobre este problema com engenheiros electrotecnicos este diziam para não me preocupar.

assim já somos dois a ter a mesma opinião levando a que eu tente outra solução, como por exe. manter o rele e colocar dois diodos de 100A, um ligado ao fio positivo que vem do alternador á bateria 1 e outro diodo ligado ao positivo do alternador que liga á bateria 2.

ou então isolar as baterias, manter a do motor só para o que o construtor do veiculo a desenhou, ligar um carregador de baterias 12v input (ligado á saída do rele) e 13,8v output ligado a 2º bateria, o problema é se existe este aparelho no mercado.(já fiz pesquisas nesse sentido e ainda nada)

o que os amigos do Forum acham da ideia?
qual a melhor solução? existirá outra?
 

ganau

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 6, 2006
Mensagens
20
Gostos Recebidos
0
É assim eu mantinha isso como está pois o unico problema é o alternador andar sempre em esforço .
De resto nada mais prejudica


ganau
 

Volvo850T5

GF Bronze
Entrou
Set 27, 2008
Mensagens
21
Gostos Recebidos
0
Boas,

Penso que como está não estará mal de todo, no entanto pode arranjar um circuito para limitar a corrente máxima de carga da bateria de 100A, assim ia reduzir a carga para o alternador.

Cumprimentos,

Luís Martins
 

Paulo Girão

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 19, 2008
Mensagens
279
Gostos Recebidos
0
Boas,

Penso que como está não estará mal de todo, no entanto pode arranjar um circuito para limitar a corrente máxima de carga da bateria de 100A, assim ia reduzir a carga para o alternador.

Cumprimentos,

Luís Martins

desculpem o atraso na resposta,
limitar a corrente ? como assim? desculpe não entendi.


de realçar, que telefonei para o representante da viatura, este confirmou que o alternador é de 150A. assim deixa uma certa margem de "manobra" certo?

só mais uma questão, ; o regulador de tensão do alternador é que regula a tensão de carga de bateria, qual o cabo que faz a leitura dessa "gestão"? ou seja ele debita mais ou menos tensão aquando da bateria necessitar de carga, e baixa a tensão quando esta está carregada, (julgo que a coisa funciona assim), é o cabo "grosso" que vem do alternador á bateria?
 

j.s@ntos

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,492
Gostos Recebidos
1
de realçar, que telefonei para o representante da viatura, este confirmou que o alternador é de 150A. assim deixa uma certa margem de "manobra" certo?

só mais uma questão, ; o regulador de tensão do alternador é que regula a tensão de carga de bateria, qual o cabo que faz a leitura dessa "gestão"? ou seja ele debita mais ou menos tensão aquando da bateria necessitar de carga, e baixa a tensão quando esta está carregada, (julgo que a coisa funciona assim), é o cabo "grosso" que vem do alternador á bateria?

Boas noites.

O senhor deve estar enganado ao dizer lhe que a Amperagem do alternador e de 150A pois na verdade nem metade debita...

O cabo vermelho que voce está falando deve ser o de corrente directa,esse alimenta o alternador.Verifique se ele aperta num parafuso sozinho.

Abraço
 

Paulo Girão

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 19, 2008
Mensagens
279
Gostos Recebidos
0
Boas noites.

O senhor deve estar enganado ao dizer lhe que a Amperagem do alternador e de 150A pois na verdade nem metade debita...

O cabo vermelho que voce está falando deve ser o de corrente directa,esse alimenta o alternador.Verifique se ele aperta num parafuso sozinho.

Abraço

olhe amigo, telefonei para outro concessionário para ver o que diziam. então após facultar o nº do chassi voltaram-me a dizer exactamente o mesmo.
são dois concessionários a diferentes a darem o mesmo tipo de informação, "o alternador dessa viatura é de 150A" olhe foi o que me transmitiram.

quanto ao cabo é de +- 10mm2 e é de cor preta, e sim o acesso ao alternador não é dos melhores e parece-me que aperta sozinho.
 
Última edição:
Topo