• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Carteira profissional electricista

asvs

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2008
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
Boas...eu sou novo nestas paragens por issso desculpem se estiver a proceder mal....Gostava que me indicassem como posso ter a carteira profissional de electricista,eu sou electricista á 12 anos (não tenho qualquer curso de electricidade)fui oficial de segunda durante 7 anos e sou oficial de primeira á 3 meses.Agradecia que alguem me indicasse o que fazer e onde me posso dirigir...Obrigado
 
Última edição por um moderador:

Jay_Di

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 6, 2007
Mensagens
176
Gostos Recebidos
0
Amigo,...
Eu estive quase a ser electricista (chefe de equipa) e só tenho 19 anos,...
Tenho o curso profissional de técnico de electrónica,...
ao arranjar emprego, agradou-me uma empresa e ela queria colocar-me no tal estágio profissional em contrato de 9 meses (pelo centro de emprego). Após esses 9 meses eles tinham que me manter durante mais 3 anos, e dependendo da média que eu obteria no estágio, dependeria também do tipo de carteira profissional que obteria daquele emprego,...
nao tenho a certeza mas acho que se eu obtesse mais que 16 valores no estágio profissional eu seria electricista profissional, se obtesse entre 10 e 16 seria electricista apena e se obtesse menos de 10 teria que repetir durante mais 3 meses um outro estágio até obter uma média positiva,...
Vim embora daquela empresa, por motivos de ordenado (o patrao exifia muito e pagava muito pouco - exploração por ter sido o meu 1º emprego).
Agora estou com técnico de manutenção na Efasec na Maia estou bem e nao troco por nada,...

Resumindo: espero que a minha história te tenha ajudado, ou ao menos, dado umas luzinhas,...

abraço,...
 

Navarra

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 19, 2007
Mensagens
1,254
Gostos Recebidos
0
Boas...eu sou novo nestas paragens por issso desculpem se estiver a proceder mal....Gostava que me indicassem como posso ter a carteira profissional de electricista,eu sou electricista á 12 anos (não tenho qualquer curso de electricidade)fui oficial de segunda durante 7 anos e sou oficial de primeira á 3 meses.Agradecia que alguem me indicasse o que fazer e onde me posso dirigir...Obrigado



Amigo, sei que no ACT - Autoridade para as Condições do Trabalho .... " antigo Ministério do Trabalho ", sei que se tiram Carteiras Profissionais para Hotelaria e outros serviços, não há nada melhor que te informares na Unidade Localdo ACT ( da tua Zona ).
Espero ter-te ajudado

Conega
 

pedrommsantos

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 22, 2007
Mensagens
40
Gostos Recebidos
0
Boas noites,
Há uns anos atrás o sindicato dos trabalhadores das industrias electricas do norte dava as carteiras profissionais apenas com prova da entidade patronal em como exercias a função, agora acho que não é bem assim, mas tenta saber .
Senão tenta na DGE direcção geral e energia da tua area de residencia, pelo menos de certeza que te informam como proceder.
 

Evax

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 2, 2006
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
Amigo as carteiras são na DGE (direção geral de energia ) da tua jona propoiste a exame ..
 

peter027

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 25, 2007
Mensagens
16
Gostos Recebidos
0
viva
se puder vou tentar elucidar-te, a coisa passa-se assim:
se és electricista á 12 anos decerto tens ou tiveste contratos assinados pelo patrão, pois bem dá como onus de prova na dge, se estás empregado o patrão passa-te uma declaração a dizer que estiveste na actividade ou estas á mais de 2 ou 3 anos.
a outra maneira é inscrever-te no sindicato pagares cotas ao fim 3 anos tens a carteira
ainda mais uma tens cursos de 1580 horas ou mais e tens carteira ( mas atenção que neste caso ve bem as contrapartidas que te dão, o meu caso foi este tive de tirar um ano da minha vida para o fazer)
 

jack31

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Mar 5, 2009
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
tendo um curso profissional do iefp passas com o diploma do curso na dgn e prenches uns empressos proprios e ficas como tecnico electricista provisorio o que te dá direito a poderes assinar os termos de responssavilidade e pedir as vistorias passado esses 2 anos ao voltares para renovar e se fizes-te obras por conta propria ou para algum patrao e so levar comprovativos que passa a definitivo
 

djpid

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 29, 2009
Mensagens
178
Gostos Recebidos
0
pedes um papel ao teu patrão a comfirmar que es elecrticista vais a delegaçao regional da tua zona pagas e depois enviam-te a carta para casa com o teu nrº de inscriçao

atençao tens que assinar 2 termos no prazo de 2 anos para ficares defenitivo quando renovares ao fim de 2 anos
tinha a 4 anos era assim que se fazia
 

soga

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 5, 2010
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Se fores ao IEFP passão um certificado e depois tens de te inscreveres na DGE e ficas com o cartão provisório válido por 2 anos.
 

mega

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 7, 2006
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
mas eu por exemplo precisava de um certificado, pois estou a trabalhar no estrangeiro como posso houve-ter o mesmo?
ser for a DGE é para os técnicos isso não me interessa pois não vou assinar termos só preciso de um documento que teste a minha capacidade profissional e que seja reconhecido na Europa
 

kablamis

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2007
Mensagens
707
Gostos Recebidos
1
mas eu por exemplo precisava de um certificado, pois estou a trabalhar no estrangeiro como posso houve-ter o mesmo?
ser for a DGE é para os técnicos isso não me interessa pois não vou assinar termos só preciso de um documento que teste a minha capacidade profissional e que seja reconhecido na Europa

Boas! Nada mais simples lol...PAra se ter a carteira profissional não é preciso ter curso nenhum...Nem ir ao iefp lol, la eles so dão cursos no minimo de 1 ano...Akilo ke podes fazer é ligares para o sindicato dos electricista do sul e ilhas e explicares a tua situação...Mas à partida o ke irás precisar é os recibos e/ou contratos de trabalho que atestem a profissão e categoria que desempenhaste, não importa se em Portugal ou na China..Ligas para lá e disses, olhe bom dia, eu trabalhei X meses/anos numa ou mais empresas em Portugal/Estrangeiro, e queria saber que documentos preciso para que os senhores me passem a carteira profissional referente a categoria na qual trabalhei x tempo...

E a senhora ou senhor que atender vão-te explicar td mt certinho....

Abraços

kablamis
 

kablamis

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2007
Mensagens
707
Gostos Recebidos
1
Boas! Cap é uma coisa, carteira profissional é outra, pf não confundir...Essa certificação serve apenas e só para os tecnicos devidamente habilitados poderem dar aulas de formação...Ja disse, pk ja se passou comigo..Eu tenho curso formação profissional, que me concedeu logo carteira profissional, mas a pouco tempo fui la colocar mais categorias, e foi um colega meu comigo que sempre trabalhou na construcção civil na electricidade, e bastou levar os contratos trabalho e/ou alguns recibos..Pagou 30 ou 35euros e a carteira foi ter a casa passados uns 15dias...

Isto foi no principio do ano que se passou...

Abraços

kablamis

Não é preciso ter curso mas é preciso ter uns certos requesitos para obter o CAP, Carteira de Aptidão Profissional, vê aqui:


Oferta de Certificação

Oferta de Certificação
 

rucaqero

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Ago 1, 2012
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
mentiras de guinese

Amigo,...
Eu estive quase a ser electricista (chefe de equipa) e só tenho 19 anos,...
Tenho o curso profissional de técnico de electrónica,...
ao arranjar emprego, agradou-me uma empresa e ela queria colocar-me no tal estágio profissional em contrato de 9 meses (pelo centro de emprego). Após esses 9 meses eles tinham que me manter durante mais 3 anos, e dependendo da média que eu obteria no estágio, dependeria também do tipo de carteira profissional que obteria daquele emprego,...
nao tenho a certeza mas acho que se eu obtesse mais que 16 valores no estágio profissional eu seria electricista profissional, se obtesse entre 10 e 16 seria electricista apena e se obtesse menos de 10 teria que repetir durante mais 3 meses um outro estágio até obter uma média positiva,...
Vim embora daquela empresa, por motivos de ordenado (o patrao exifia muito e pagava muito pouco - exploração por ter sido o meu 1º emprego).
Agora estou com técnico de manutenção na Efasec na Maia estou bem e nao troco por nada,...

Resumindo: espero que a minha história te tenha ajudado, ou ao menos, dado umas luzinhas,...

abraço,...
eu que sou mentiroso não o sou assim tanto
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
boas

depois de 2 anos ainda sai uma historia destas.

tecnicos e engenheiros existem muitos mas é só na secretaria (teoria) porque no terreno (pratica) existem poucos e é por isso que isto anda como anda é só brutos ordenados e trabalho nao se vê, cá está o desgrassado do pobre a caminhar na linha da frente,
eu por acaso tenho um cunhado já formado em engenharia e outros curssos onde junta a teoria á pratica ele vai ao terreno cada vês que é preçiso, se todos fossem como ele isto nao estava assim.

marques 1956
 

fabioneves123

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 3, 2012
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
Carteira profisional

Eu acabei o meu curso de electricidade este ano e já tenho a minha carteira profissonal
 

fernandescarlos

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2013
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
ceac

Alguem por acaso sabe se um curso tirado pela ceac, tem algum valor e se podemos mostrar a alguma entidade o diploma para o pedido de carteira profissional. DEsde já muito obrigado.

fernandescarlos
 

fernandescarlos

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2013
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Boa noite Fábio, tenho certificado de fim do curso e diploma.

Fernandescarlos
 
Topo