• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Quadrante Renault Scenic II (2003)

bugatti59

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
342
Gostos Recebidos
0
Boa tarde
Amigos... estou com um problema no quadrante do meu Scenic.
Andou uns tempos a falhar e agora falhou de vez, descobri que é um defeito que acontece muito no modelo do ano 2003. O problema está no preço desse mesmo quadrante (cerca de 700euros) que provavelmente irá avariar de novo ao fim de poucos anos.

Será que alguem tem umas dicas para resolver este problema?
 
Última edição:

bugatti59

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
342
Gostos Recebidos
0
Quadrante Scenic II

Boa tarde
Amigos... estou com um problema no quadrante do meu Scenic.
Andou uns tempos a falhar e agora falhou de vez, descobri que é um defeito que acontece muito no modelo do ano 2003. O problema está no preço desse mesmo quadrante (cerca de 700euros) que provavelmente irá avariar de novo ao fim de poucos anos.

Será que alguem tem umas dicas para resolver este problema?

Boa noite,
Como não encontrei ajuda e não me conformei com a situação...

Sou técnico de electrónica mas nunca "mexi" em automóveis, no entanto fiquei realmente indignado quando descobri que todos os quadrantes dos Scenic II dos anos 2003/4/5 avariam e a única solução que a Renault tem é a substituição por um novo (com o mesmo problema).
Pesquisei muito, muito, muito e finalmente, consegui reparar e não só... efectuei umas alterações que suponho (só o tempo o dirá) acabam com este defeito de fabrico.
 

BFunchas

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 23, 2008
Mensagens
123
Gostos Recebidos
0
Esse é que é o espiríto.

Penso que os fabricantes por vezes, nem querem alterar pois assim sabem que de X em X anos lá estará mais um cliente a comprar essa peça.

Por curiosidade, Que tipo de alteração foi? Condensadores que aguentam uma maior voltagem? Mudaste os electroliticos para ceramicos pois secam ao fim de algum tempo? Diodos que aguentam maior amperagem? Transistores mais robustos?

Cumps,
BLima
 

bugatti59

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
342
Gostos Recebidos
0
Esse é que é o espiríto.

Penso que os fabricantes por vezes, nem querem alterar pois assim sabem que de X em X anos lá estará mais um cliente a comprar essa peça.

Por curiosidade, Que tipo de alteração foi? Condensadores que aguentam uma maior voltagem? Mudaste os electroliticos para ceramicos pois secam ao fim de algum tempo? Diodos que aguentam maior amperagem? Transistores mais robustos?

Cumps,
BLima

Boa tarde
Este tipo de quadrante é bastante complexo e cada caso é um caso... já reparei alguns e normalmente existem avarias diferentes, no entanto há umas modificações que fiz em todos que são colocar um transistor de potencia no exterior com dissipador de calor e fazer umas aberturas na caixa para melhorar a refrigeração.
 

BFunchas

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 23, 2008
Mensagens
123
Gostos Recebidos
0
Viva,

Está bem pensado. Pois, electrónica por vezes é bem complexa. Cada caso é um caso. Para além de ser uma "luta" encontrar o componente defeituoso, também é conseguir depois comprá-lo, principalmente os IC's.

Cumps,
Bruno
 

ihope

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 19, 2008
Mensagens
22
Gostos Recebidos
0
Por acaso não queres colocar as alterações feitas mais detalhadamente? Assim poderás facilitar a vida a quem tenha esse problema e queira meter mãos à obra e reparar.:espi28:
 

jose luis perales

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
123
Gostos Recebidos
0
normalmente e a luz do cuadrante que pifa que un fuzivel de 6.3 A branco en SMD i un mosfet que entra en curto mas pode ser que con sorte seja so isso mas o provable tenha mais otros conponentes que poden tanben estar avariados nao vou dar mais detalhes para nao estragar o ganha pao de alguns ,mas a deles que abusan de ser so eles a trabalhar en isso mas si o fizerem tenhan enconta ter a ferramentas adequadas para isso esta informaçao circula na net tenho un tanben con esse problema mas ja sei porque berra passado poco tenpo
 

Ivo Teixeira

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 13, 2010
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
Boa tarde Bugatti59
Tenho o mesmo problema que tiveste tu com o quadrante da scenic.
E queria reparalo.
Sera que mo podes reparar?
obrigado
 

drtone

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Mai 4, 2009
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Boa tarde, Bugatti

Por acaso fazes este tipo de reparações?
Também tenho o mesmo problema no quadrante da Scenic...
Obrigado.

Cumprimentos

João

Boa tarde
Este tipo de quadrante é bastante complexo e cada caso é um caso... já reparei alguns e normalmente existem avarias diferentes, no entanto há umas modificações que fiz em todos que são colocar um transistor de potencia no exterior com dissipador de calor e fazer umas aberturas na caixa para melhorar a refrigeração.
 

Ivo Teixeira

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 13, 2010
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
Boa tarde drtrone.

De que ano é a senic?

Tenho um quadrante da senic de 2004, reparado.

Obrigado
 

rukynha77

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 19, 2017
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Boa noite. Esse quadrante que tem dará numa scenic de 2003? O meu tá com o mesmo problemac
 

rukynha77

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 19, 2017
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Boa tarde
Este tipo de quadrante é bastante complexo e cada caso é um caso... já reparei alguns e normalmente existem avarias diferentes, no entanto há umas modificações que fiz em todos que são colocar um transistor de potencia no exterior com dissipador de calor e fazer umas aberturas na caixa para melhorar a refrigeração.

Boa noite. Faz reparações ? O meu quadrante também está marado
 

Ivo Teixeira

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 13, 2010
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
Em principio serve. o meu também não era de uma carrinha como a minha, mas foi só li-galo a maquina de diagnostico e ficou logo bem.

Voce de onde é?
 
Topo