• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Cultivar espargos

jcodigo

GF Ouro
Entrou
Fev 21, 2007
Mensagens
3,912
Gostos Recebidos
3
Local: Bem drenado e, importante, sem ervas daninhas perenes. Os espargos são plantas perenes, podendo estar em produção durante 20 anos. As raízes são superficiais, pelo que é não é recomendável a sacha para controlo de infestantes; será preferível um bom controlo inicial das ervas daninhas e a utilização de palhagem.

Sementeira: Ao ar livre, no início da Primavera. As plantas devem ser desbastadas de modo a ficarem a 15cm umas das outras. No início da Primavera seguinte, as raízes, vulgarmente chamadas coroas, devem ser transplantadas para o local definitivo.

Plantação: Numa vala com 20cm de fundo e 30cm de lado, fazer um aterro ao longo do meio, com 10cm de altura, por forma a permitir colocar os centros das coroas superficialmente e as raízes espalhadas pelos lados mais fundos. As plantas devem ficar à distância de 40cm umas das outras. Tapar a vala com terra e cobrir com uma camada de palhagem ou composto.

Cultivo: Manter o canteiro erradicado de ervas daninhas. Regar em tempo seco. Estacar a folhagem, com canas espetadas no intervalo das plantas e cordel entre elas para amparar as folhas, que tombam facilmente com o vento. No final do Outono, quando as folhas amarelecem, devem ser cortadas rente ao solo e o canteiro coberto com uma camada de composto bem curtido.

Colheita: A partir do segundo ou terceiro ano após a plantação, conforme a robustez das plantas, cortar os turiões rente ao solo, quando tiverem de 10 a 15cm de altura. No início devem colher-se os turiões só nas primeiras semanas da Primavera, nos anos seguintes durante toda a Primavera até ao início do Verão. Os restantes devem deixar-se crescer para que possam produzir folhas.

Problemas: O criócero do espargo (alaranjado e negro) e as suas lagartas (verde-acinzentadas) - ainda não os vi por cá. Eventualmente as lesmas no início da Primavera.
 

jcodigo

GF Ouro
Entrou
Fev 21, 2007
Mensagens
3,912
Gostos Recebidos
3
Espargos-bravos

A minha primeira plantação de Espargos-bravos:
Colhidos no campo e com o consentimento do proprietário, o que é muito importante, fiz a minha primeira plantação de Espargos-bravos.
A cultura dos espargos pode ser feita por três métodos: sementeira, transplantação, ou plantação de coroas com 1 ano de idade. Neste caso foi de transplantação de Espargueiras.
Estas Espargueiras têm 1 mês e meio no canteiro e já deram os primeiros espargos…
O seu cultivo é do mais simples que pode haver. Não dão trabalho quase nenhum e a manutenção é só evitar ervas daninhas e podemos criá-los num qualquer canteiro. Não precisam de muito sol, mas gostam de estar húmidos sem ser ensopados e uma vez enraizados dão espargos durante anos a fio. Uma única Espargueira durante toda a primavera e se tiver sido bem plantada, nascem 3 ou 4 espargos de cada vez, e umas semanas depois lá estão outra vez outros prontos para serem colhidos.
Eu tenho as minhas 15 Espargueiras divididas por dois canteiros.
Aqui vos deixo algumas fotos:

Uma receita para terminar:
De um molho de espargos, aproveitam-se só as extremidades tenras, isto é, as que se quebrem com facilidade. Paralelamente, migam-se duas fatias de pão a que se juntam quatro dentes de alho e um pouco de água para diluir Depois da mistura bem pisada num almofariz, retira-se a água que sobrar, adicionam-se duas colheres de sopa de bom azeite, mais uma pitada de pimentão e aquece-se em lume muito brando.
Juntam-se depois os espargos e refoga-se um pouco. Acrescenta-se a água da pisadura e um pouco de sal. Deixa-se levantar fervura e deitam-se dois ovos batidos. Sirva-se de imediato.
Bom apetite Amigos!
 

jcodigo

GF Ouro
Entrou
Fev 21, 2007
Mensagens
3,912
Gostos Recebidos
3
Caderno de Campo

O Caderno de Campo é um formulário de apoio à gestão e produção integrada na cultura do espargo.
Para um melhor controle, aqui fica o formulário amigos.
 

mellocunha

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2011
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
TENHO 1 HA DE TERRA E GOSTARIA DE FAZER ESPARGOS ALGUEM ME PODE AJUDAR....DEIXO ALGUMAS QUESTOES :BOAS TARDES

SOU DE UMA PEQUENA HERDADE PERTO DA CHAMUSCA SANTAREM.

Sou Miguel de Mello e gostaria DE FAZER 1 HÁ DE ESPARGOS


Ou seja sou da SOCIEDADE AGRICOLA VALE DE INGUINHOS,SA


GOSTARIA SE POSSIVEL DE UMA AJUDA …GOSTARIA DE PERGUNTAR SE EXISTE ALGO OU UMA CONTA CULTURA DA CULTURA DE 1 HÁ DE ESPARGOS,OU ENTAO SE ME PODEM RESPONDER A

ESTAS QUESTOES SFF SE POSSIVEL.


- Custos de instalação e de produção, em €/hA;
- Produção em kg/ hA
- Preço de venda no produtor - ..

- Quem é que já o faz, onde e a que preços?
- Porque não há mais produção? Sensibilidade à geada??
- Onde é que mais se concentra a produção?
- Há importação? de onde, quanta e a que preço?


COM OS CUMPRIMENTOS

Miguel de Mello
 
Topo