• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Instalar Windows XP SP3 em disco SATA AHCI

Veronik

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 15, 2007
Mensagens
25
Gostos Recebidos
0
Boa tarde a todos!

Através das novas oportunidades o meu pai adquiriu um portátil, trata-se de um Toshiba A200-2C5 (PSAE6), acontece que para além de o meu pai não estar habituado ao Vista ele também quer instalar vários softwares um deles que usa para trabalhar em contabilidade que simplesmente não funcionam no Vista, para não falar na impressora, maquina fotografica, telemovel, etc, nenhum destes equipamentos possuí drivers para trabalhar com o Vista, mesmo executando-os em modo de compatibilidade com o Vista o Sistema Operativo bloqueia repetidas vezes e dia após dia começam a aparecer alguns erros e a tornar-se instável.

Bom resumindo quero instalar o XP, mas deparei-me com um grande problema!
Primeiro tentei com o CD do Windows XP SP2 (Original) e nem sequer me arrancava dava um erro em inglês "media cable failed - check cable" algo do género... depois tentei com o XP SP3 (Original) aí já arrancou, mas após carregar os ficheiros iniciais disse que não foi possível encontrar nenhum disco ligado.

Vi logo que o problema era da configuração do disco SATA, fui ver ao gestor de dispositivos do windows e indica o seguinte:

No "Controlador IDE ATA/ATAPI"
dentro tem - Intel 82801 HEM/HBM SATA AHCI controler
- Intel ICH8M Ultra ATA Storage Controllers 2850

Vendo isto fui ao site da Toshiba e retirei o "Intel Matrix Storage Manager 7.5.0" onde tinha no seu interior uma pasta com o driver controlador "ICH8M_32bits" tinha também um ficheiro a explicar os procedimentos a efectuar..segui-os à risca.

Abreviando:
- no boot do cd do windows xp sp3 carregar em 'F6'
- quando solicitar a especificação carregar em 'S'

acontece que ao carregar em 'S' ele simplesmente diz que não encontra nenhuma disquete com os controladores necessários, mas no file de ajuda que vinha junto com o driver da Toshiba diz que podia ser gravado em CD/DVD e até em USB.

Aqui fica o driver juntamente com o ficheiro de ajuda - http://www.dei.isep.ipp.pt/~i060119/ICH8M_32bit.zip (192Kb)

Assim sendo não percebo qual é o problema...

E agora? será que preciso arranjar uma unidade de disquetes USB???...
é ridiculo se for essa a única solução!!...

Alguém me pode ajudar? Ficaria muito agradecida!! :espi28:
 

oliveira

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
480
Gostos Recebidos
0
Boa tarde a todos!

Através das novas oportunidades o meu pai adquiriu um portátil, trata-se de um Toshiba A200-2C5 (PSAE6), acontece que para além de o meu pai não estar habituado ao Vista ele também quer instalar vários softwares um deles que usa para trabalhar em contabilidade que simplesmente não funcionam no Vista, para não falar na impressora, maquina fotografica, telemovel, etc, nenhum destes equipamentos possuí drivers para trabalhar com o Vista, mesmo executando-os em modo de compatibilidade com o Vista o Sistema Operativo bloqueia repetidas vezes e dia após dia começam a aparecer alguns erros e a tornar-se instável.

Bom resumindo quero instalar o XP, mas deparei-me com um grande problema!
Primeiro tentei com o CD do Windows XP SP2 (Original) e nem sequer me arrancava dava um erro em inglês "media cable failed - check cable" algo do género... depois tentei com o XP SP3 (Original) aí já arrancou, mas após carregar os ficheiros iniciais disse que não foi possível encontrar nenhum disco ligado.

Vi logo que o problema era da configuração do disco SATA, fui ver ao gestor de dispositivos do windows e indica o seguinte:

No "Controlador IDE ATA/ATAPI"
dentro tem - Intel 82801 HEM/HBM SATA AHCI controler
- Intel ICH8M Ultra ATA Storage Controllers 2850

Vendo isto fui ao site da Toshiba e retirei o "Intel Matrix Storage Manager 7.5.0" onde tinha no seu interior uma pasta com o driver controlador "ICH8M_32bits" tinha também um ficheiro a explicar os procedimentos a efectuar..segui-os à risca.

Abreviando:
- no boot do cd do windows xp sp3 carregar em 'F6'
- quando solicitar a especificação carregar em 'S'

acontece que ao carregar em 'S' ele simplesmente diz que não encontra nenhuma disquete com os controladores necessários, mas no file de ajuda que vinha junto com o driver da Toshiba diz que podia ser gravado em CD/DVD e até em USB.

Aqui fica o driver juntamente com o ficheiro de ajuda - http://www.dei.isep.ipp.pt/~i060119/ICH8M_32bit.zip (192Kb)

Assim sendo não percebo qual é o problema...

E agora? será que preciso arranjar uma unidade de disquetes USB???...
é ridiculo se for essa a única solução!!...

Alguém me pode ajudar? Ficaria muito agradecida!! :espi28:

amigo cá para mim necessitas de ir ao boote e por o teu portatil a arrancar com o cd-rome é o que te falta .

oliveira
 

Veronik

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 15, 2007
Mensagens
25
Gostos Recebidos
0
Obg pela resp oliveira mas eu acho que esse não é o problema caso contrário nao conseguiria fazer boot pelo CD do Windows certo?....
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Boa tarde a todos!

Através das novas oportunidades o meu pai adquiriu um portátil, trata-se de um Toshiba A200-2C5 (PSAE6), acontece que para além de o meu pai não estar habituado ao Vista ele também quer instalar vários softwares um deles que usa para trabalhar em contabilidade que simplesmente não funcionam no Vista, para não falar na impressora, maquina fotografica, telemovel, etc, nenhum destes equipamentos possuí drivers para trabalhar com o Vista, mesmo executando-os em modo de compatibilidade com o Vista o Sistema Operativo bloqueia repetidas vezes e dia após dia começam a aparecer alguns erros e a tornar-se instável.

Bom resumindo quero instalar o XP, mas deparei-me com um grande problema!
Primeiro tentei com o CD do Windows XP SP2 (Original) e nem sequer me arrancava dava um erro em inglês "media cable failed - check cable" algo do género... depois tentei com o XP SP3 (Original) aí já arrancou, mas após carregar os ficheiros iniciais disse que não foi possível encontrar nenhum disco ligado.

Vi logo que o problema era da configuração do disco SATA, fui ver ao gestor de dispositivos do windows e indica o seguinte:

No "Controlador IDE ATA/ATAPI"
dentro tem - Intel 82801 HEM/HBM SATA AHCI controler
- Intel ICH8M Ultra ATA Storage Controllers 2850

Vendo isto fui ao site da Toshiba e retirei o "Intel Matrix Storage Manager 7.5.0" onde tinha no seu interior uma pasta com o driver controlador "ICH8M_32bits" tinha também um ficheiro a explicar os procedimentos a efectuar..segui-os à risca.

Abreviando:
- no boot do cd do windows xp sp3 carregar em 'F6'
- quando solicitar a especificação carregar em 'S'

acontece que ao carregar em 'S' ele simplesmente diz que não encontra nenhuma disquete com os controladores necessários, mas no file de ajuda que vinha junto com o driver da Toshiba diz que podia ser gravado em CD/DVD e até em USB.

Aqui fica o driver juntamente com o ficheiro de ajuda - http://www.dei.isep.ipp.pt/~i060119/ICH8M_32bit.zip (192Kb)

Assim sendo não percebo qual é o problema...

E agora? será que preciso arranjar uma unidade de disquetes USB???...
é ridiculo se for essa a única solução!!...

Alguém me pode ajudar? Ficaria muito agradecida!! :espi28:

mete o ficheiro na pen drive, quando for instalar o controlador de Raid, clika na barra onde diz q dizkete e procura a usb, mais facil seria um xp ja com dirvers sata :espi28:
 

jfaneves

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2006
Mensagens
1,559
Gostos Recebidos
0
ora nem mais
tenta arranjar o xp ja com drives sata
e sera canja, nao esqueças de arranjar as drives do xp para o toshiba
abraço
 

Veronik

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 15, 2007
Mensagens
25
Gostos Recebidos
0
helldanger1 obg pela resposta, é o seguinte não chega a essa parte de instalar Raid... após fazer boot pelo CD do windows e ter carregado logo no início em 'F6' carrega alguns ficheiros e aparece a tal tela onde diz que para se especificar um novo controlador carregar em 'S', carrego em 'S' mas não me consegue ler nem USB, nem CD nem nada diz apenas que não encontra a disquete.

Mais soluções?
 

Veronik

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 15, 2007
Mensagens
25
Gostos Recebidos
0
ora nem mais
tenta arranjar o xp ja com drives sata
e sera canja, nao esqueças de arranjar as drives do xp para o toshiba
abraço

Em relacao aos drives do xp para o toshiba em principio nao sera problema pois a toshiba disponibiliza todos os drivers necessarios para xp, inclusive os controladores SATA segundo o q li... acontece que nao me esta a reconhecer nada nem USB nem CD com os drives...

Em relacao a arranjar um XP com os drives SATA... onde poderei arranjar isso??... muito obrigado pelas ajudas! :espi28:
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
helldanger1 obg pela resposta, é o seguinte não chega a essa parte de instalar Raid... após fazer boot pelo CD do windows e ter carregado logo no início em 'F6' carrega alguns ficheiros e aparece a tal tela onde diz que para se especificar um novo controlador carregar em 'S', carrego em 'S' mas não me consegue ler nem USB, nem CD nem nada diz apenas que não encontra a disquete.

Mais soluções?

Na bios tem uma opção SATA Native, abilite ela em algum lugar que seu HD SATA funcionara como IDE
 

Kemys

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 27, 2009
Mensagens
44
Gostos Recebidos
0
Era isto que eu precisava....

Instalei o XP PRO Sata edition, mas mesmo assim não reconheceu o disco SATA, instaleir então com a opção da BIOS em IDE mode, mas pretendia agora activar o modo AHCI pois dá mais performance ao disco. Alguém alguma maneira de instalar os driver's para poder alterar a opção da BIOS para AHCI?
 
Última edição:
Topo