• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Esclarecimento ANACOM canais 67 e 69

augusto

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
222
Gostos Recebidos
0
Devido às dúvidas com as emissões nos canais 67 e 69 junto à fronteira fiz um pedido de informação à ANACOM que me respondeu o seguinte:
"Acusamos a recepção do e-mail em referência o qual nos mereceu a melhor atenção.

Relativamente ao mesmo, informamos que o espectro radioeléctrico atribuído à radiodifusão é planeado a nível internacional, sendo a sua utilização coordenada através das administrações dos vários países.

No caso de Portugal e Espanha, existe um acordo entre as duas administrações para que, na fronteira, os canais preferenciais de Portugal são os canais 67 e 69, enquanto os canais preferenciais de Espanha são os canais 66 e 68. Tal não quer dizer que Portugal esteja impedido de utilizar os canais 66 e 68 e que Espanha esteja impedida de utilizar os canais 67 e 69. Deverão no entanto, fazê-lo sem provocar interferências no país vizinho.

Assim sendo, caso existam problemas de interferências na recepção de TDT em Portugal nos canais 67 e 69, a administração espanhola terá de tomar as providências necessárias para que as mesmas deixem de ocorrer.


Com os melhores cumprimentos.

Aida Oliveira

Coordenadora do Serviço de Atendimento ao Público"
O que quer dizer que muita gente vai deixar de ver "La Sexta" e não só!
Cumps
 

joni_elrockie

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 28, 2006
Mensagens
19
Gostos Recebidos
0
Melhor ainda... Isto significa que os espanhóis assim que houver corte na emissão deles vão alterar as frequências e nesse caso poderemos continuar a usufruir das 2 TDTs!
 

tuiskaPT

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
58
Gostos Recebidos
0
Táss bem... Os espanhóis, que sempre usaram canais "altos" em UHF, que mudem se quiserem...
Para já em Bragança não temos esse problema, trocaram o 67 e 69 pelo 35 e 38 ...


:espi28:
 

petric

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 16, 2008
Mensagens
85
Gostos Recebidos
0
não é que a mim me responderam exactamente o mesmo...o engraçado é que eles é que têm que mudar mesmo tendo sido eles os primeiros a emitir o sinal TDT!

"Relativamente ao mesmo, informamos que o espectro radioeléctrico atribuído à radiodifusão é planeado a nível internacional, sendo a sua utilização coordenada através das administrações dos vários países.

No caso de Portugal e Espanha, existe um acordo entre as duas administrações para que, na fronteira, os canais preferenciais de Portugal são os canais 67 e 69, enquanto os canais preferenciais de Espanha são os canais 66 e 68. Tal não quer dizer que Portugal esteja impedido de utilizar os canais 66 e 68 e que Espanha esteja impedida de utilizar os canais 67 e 69. Deverão no entanto, fazê-lo sem provocar interferências no país vizinho.

Assim sendo, caso existam problemas de interferências na recepção de TDT em Portugal nos canais 67 e 69, a administração espanhola terá de tomar as providências necessárias para que as mesmas deixem de ocorrer.

Com os melhores cumprimentos.

Aida Oliveira

Coordenadora do Serviço de Atendimento ao Público"
 

petric

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 16, 2008
Mensagens
85
Gostos Recebidos
0
Táss bem... Os espanhóis, que sempre usaram canais "altos" em UHF, que mudem se quiserem...
Para já em Bragança não temos esse problema, trocaram o 67 e 69 pelo 35 e 38 ...


:espi28:

amigo eu tb vivo em Bragança e apenas consigo apanhar esses dois 35 e 38 pois só consigo apanhar 9 canais, mas entre eles está o LaSexta que é excelente para quem gosta de desporto. Mas mesmo esses 9 sofrem mts interferencias de imagem de vez em quando.

O que tenho que fazer para apanhar os canais todos e melhorar a qualidade de recepção?
 

cuervo

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
184
Gostos Recebidos
0
Põem uma antena maior e com um amplificador mais potente, no algarve a 40 km da fronteira dá para ver o tdt espanhol sem problemas
 

augusto

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
222
Gostos Recebidos
0
A Anacom tem...

... toda a razão nas respostas dadas a prova é que a TDT Zamora, Badajoz, Huelva, por exemplo, trocaram os canais 67 e 69 por outros, quando inicialmente estava decidido que em todo o país a utilização dos canais 66, 67, 68 e 69 seria comum. Por isso os que moramos perto da Galicia teremos que esperar que eles alterem esses canais e passem a emitir noutras frequências. Penso que quando o galegos começarem a ter interferências no canal 67 ou futuramente no 69 a TDT galicia fará essas alterações nas províncias fronteiriças.
 

cuervo

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
184
Gostos Recebidos
0
... toda a razão nas respostas dadas a prova é que a TDT Zamora, Badajoz, Huelva, por exemplo, trocaram os canais 67 e 69 por outros, quando inicialmente estava decidido que em todo o país a utilização dos canais 66, 67, 68 e 69 seria comum. Por isso os que moramos perto da Galicia teremos que esperar que eles alterem esses canais e passem a emitir noutras frequências. Penso que quando o galegos começarem a ter interferências no canal 67 ou futuramente no 69 a TDT galicia fará essas alterações nas províncias fronteiriças.

Em Huelva ainda não trocaram os canais 67 e 69, no algarve só à tdt portuguesa a 50 km da fronteira, por isso estou curioso para ver se os espanhóis alteram os canais
 

zxcvb123

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 1, 2009
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Em Huelva ainda não trocaram os canais 67 e 69, no algarve só à tdt portuguesa a 50 km da fronteira, por isso estou curioso para ver se os espanhóis alteram os canais

A indicação do site de apoio à TDT na andaluzia indica aos moradores em ayamonte para usarem outras frequencias.

TDTAndalucia.es - Portal sobre la Televisión Digital Terrestre (TDT) de la Junta de Andalucía

Estando o canal 67 e 69 livres. (emissor de punta umbria)
Se na pratica continuam a usar só poderei responder daqui a uns dias.
 

augusto

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
222
Gostos Recebidos
0
Eu não moro na zona...

Em Huelva ainda não trocaram os canais 67 e 69, no algarve só à tdt portuguesa a 50 km da fronteira, por isso estou curioso para ver se os espanhóis alteram os canais

... mas vi essa indicação neste site, teriam mudado para os canais 48 e 51 TDT Huelva.
Como digo não posso confirmar mas esta indicação existe!
 

cuervo

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
184
Gostos Recebidos
0
confirmo, o meu lcd Lg, actualizou a lista de canais e eu nem me apercebi, já temos as frequencias 67 e 69 livres para a tdt portuguesa
 

augustomatos

GF Bronze
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12
Gostos Recebidos
0
uma pergunta apenas, com a compressao de imagem è diferente sera que existera mesmo conflito entre canais portugeses e espanhois na mesma frequencia. Alguem da zona de chaves nos pode ajudar
 

pantufas

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
540
Gostos Recebidos
0
uma pergunta apenas, com a compressao de imagem è diferente sera que existera mesmo conflito entre canais portugeses e espanhois na mesma frequencia. Alguem da zona de chaves nos pode ajudar
sim há conflito está provado em teoria e na pratica
 

augusto

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
222
Gostos Recebidos
0
Há conflito ...

uma pergunta apenas, com a compressao de imagem è diferente sera que existera mesmo conflito entre canais portugeses e espanhois na mesma frequencia. Alguem da zona de chaves nos pode ajudar
... mesmo entre o analógico e o digital, eu durante algum tempo não conseguia ver o Mux 66 porque havia um retransmissor aqui na zona que transmitia a TVI nesse canal. Depois mudaram a TVI para o 65 e passei a receber o 66!
 

petric

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 16, 2008
Mensagens
85
Gostos Recebidos
0
pessoal comprei uma antena DAT45 e foi só liga-la directamente ao receptor TDT e fez-se luz dos 23 canais...e apontei-a à sorte e n é que ficou logo certinha!

se estes canais (TeleDeporte, LaSexta, etc) mantiverem as suas programações de desporto quem precisa da SportTv??

agora para td ser perfeito só falta receber TDT a mais de 100km da fronteira...
 

sector_d

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 15, 2008
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
não é que a mim me responderam exactamente o mesmo...o engraçado é que eles é que têm que mudar mesmo tendo sido eles os primeiros a emitir o sinal TDT!


Não tem nada de estranho. Eles iriam mudar de qualquer maneira, independentemente da TDT Portuguesa. Nós também iremos mudar daqui a alguns anos.

O que se passa é o seguinte: lá para 2013/2015 os canais 61 a 69 vão deixar de ser usados para televisão. Essa faixa, 790 a 862 MHz vai ser usada para novos serviços. É isto que se chama dividendo digital.

Aliás, é esta a razão pela qual a TDT espanhola emite tantos canais livres: convencer a população a migrar para digital, usando canais temporários altos em UHF (os únicos livres neste momento). Depois do apagão analógico, passar-se-ão os canais digitais da TDT novamente para canais baixos de UHF que ficaram livres depois os analógicos serem desligados. Entretanto os canais altos passam a ser usados por outros serviço: DVB-H, FWA, LTE, etc.

Estes novos serviços (Tv móvel, net fixa por radio, etc) são muito cobiçados pelos operadores, e para começarem a funcionar é preciso limpar o espectro e isso só é possível se as pessoas deixarem de usar o analógico.

É por isso que é INCOMPREENSIVEL a miserável oferta da TDT portuguesa, pois se as pessoas não migrarem para digital, a PT não pode começar a vender esses novos serviços. Ou seja, ao contrário do que a PT quer fazer passar, a PT não faz qualquer favor ao emitir em digital - somos sim nós que fazemos um favor à PT sempre que mudarmos para digital, ja que assim ela pode desligar os emissores analógicos.

Em Espanha todo o processo está adiantado, devido claro está, aos operadores e governo espanhol não terem sido gananciosos e partilhado o benefício do digital quer entre operadores (gestao dos novos serviços) quer com os cidadãos que ganharam novos canais. Só assim houve sucesso.

Por cá não, querem tudo, todo o benfício para eles, e portanto, da minha parte podem contar com um boicote ao digital enquanto não nos oferecerem algo em troca a um favor que lhes fazemos sempre que gastamos dinheiro numa STB digital.

Para piorar a situação, a PT ainda teve o descaramento de utilizar o MPEG-4 para poupar dinheiro ao re-utilizar equipamento central do MEO, sabendo ela, que em 2012/2013 o mais provável será toda a Europa mudar para o novo sistema DVB-T2, que implicará comprar novas caixas nessa altura.
 
Última edição:

rcc_pt

GF Prata
Entrou
Nov 19, 2006
Mensagens
460
Gostos Recebidos
0
Não tem nada de estranho. Eles iriam mudar de qualquer maneira, independentemente da TDT Portuguesa. Nós também iremos mudar daqui a alguns anos.

O que se passa é o seguinte: lá para 2013/2015 os canais 61 a 69 vão deixar de ser usados para televisão. Essa faixa, 790 a 862 MHz vai ser usada para novos serviços. É isto que se chama dividendo digital.

Aliás, é esta a razão pela qual a TDT espanhola emite tantos canais livres: convencer a população a migrar para digital, usando canais temporários altos em UHF (os únicos livres neste momento). Depois do apagão analógico, passar-se-ão os canais digitais da TDT novamente para canais baixos de UHF que ficaram livres depois os analógicos serem desligados. Entretanto os canais altos passam a ser usados por outros serviço: DVB-H, FWA, LTE, etc.

Estes novos serviços (Tv móvel, net fixa por radio, etc) são muito cobiçados pelos operadores, e para começarem a funcionar é preciso limpar o espectro e isso só é possível se as pessoas deixarem de usar o analógico.

É por isso que é INCOMPREENSIVEL a miserável oferta da TDT portuguesa, pois se as pessoas não migrarem para digital, a PT não pode começar a vender esses novos serviços. Ou seja, ao contrário do que a PT quer fazer passar, a PT não faz qualquer favor ao emitir em digital - somos sim nós que fazemos um favor à PT sempre que mudarmos para digital, ja que assim ela pode desligar os emissores analógicos.

Em Espanha todo o processo está adiantado, devido claro está, aos operadores e governo espanhol não terem sido gananciosos e partilhado o benefício do digital quer entre operadores (gestao dos novos serviços) quer com os cidadãos que ganharam novos canais. Só assim houve sucesso.

Por cá não, querem tudo, todo o benfício para eles, e portanto, da minha parte podem contar com um boicote ao digital enquanto não nos oferecerem algo em troca a um favor que lhes fazemos sempre que gastamos dinheiro numa STB digital.

Para piorar a situação, a PT ainda teve o descaramento de utilizar o MPEG-4 para poupar dinheiro ao re-utilizar equipamento central do MEO, sabendo ela, que em 2012/2013 o mais provável será toda a Europa mudar para o novo sistema DVB-T2, que implicará comprar novas caixas nessa altura.

Acho que vai aí alguma confusão relativamente ao DVB-T2 ou serei eu que estou confuso?... Então o DVB-T2 não é a mesma coisa que o actual MPEG4/h264?
 

velhote

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
pessoal comprei uma antena DAT45 e foi só liga-la directamente ao receptor TDT e fez-se luz dos 23 canais...e apontei-a à sorte e n é que ficou logo certinha!

se estes canais (TeleDeporte, LaSexta, etc) mantiverem as suas programações de desporto quem precisa da SportTv??

agora para td ser perfeito só falta receber TDT a mais de 100km da fronteira...


já agora a quantos km moras da fronteira?
 

molhopicante

GF Prata
Entrou
Out 26, 2007
Mensagens
368
Gostos Recebidos
0
... toda a razão nas respostas dadas a prova é que a TDT Zamora, Badajoz, Huelva, por exemplo, trocaram os canais 67 e 69 por outros, quando inicialmente estava decidido que em todo o país a utilização dos canais 66, 67, 68 e 69 seria comum. Por isso os que moramos perto da Galicia teremos que esperar que eles alterem esses canais e passem a emitir noutras frequências. Penso que quando o galegos começarem a ter interferências no canal 67 ou futuramente no 69 a TDT galicia fará essas alterações nas províncias fronteiriças.

O problema é que Badajoz (La Luneta), é só para a cidade de Badajoz.
Para o resto da Extremadura, é o emissor de Montanchez e é este que se vê em Portugal.

E Montanchez, continua com o 66 e 69.

Vamos lá ver se em Abril de 2010 quando Montanchez deixar de emitir em analógico, estas frequências vão mudar...
 

sector_d

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 15, 2008
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
Acho que vai aí alguma confusão relativamente ao DVB-T2 ou serei eu que estou confuso?... Então o DVB-T2 não é a mesma coisa que o actual MPEG4/h264?

Não, não vai confusão nenhuma. Infelizmente!!

O actual sistema é a combinação do banal DVB-T com a nova compressão vídeo em H264/Mpeg-4. Acontece que a propaganda da PT diz que foi por causa do HD. Isso é falso. O HD pode (e é!) ser transmitido igualmente em MPEG-2. O ganho de eficiência do MPEG-4/H.264 sobre o MPEG-2 anda na ordem dos 15%, se tanto (depende da resolução).

O verdadeiro ganho de eficiência espectral (ou seja, maximização do número de canais por transpoder (8 MHz no terrestre) só vai ser conseguido com as novas modulações DVB-S2 (satélite- norma já em pleno funcionamento) e DVB-T2 (norma aprovada e em testes).

o DVB-T2 vai conseguir +50% de eficiência sobre o DVB-T. Obviamente que a PT o vai utilizar após 2012. Por isso re-afirmo: a única razão para terem usado a combinação DVB-T (modulação antiga) com MPEG-4 (compressão nova) é o facto de terem preferido reutilizar equipamento do meo satélite que usa a combinação DVB-S2 + MPEG-4.

O DVB-T2 ainda não está em utilização (trials de campo em Espanha e Reino Unido), por isso não puderam usá-lo agora. Sendo assim, é inutil o MPEG-4, que só faz sentido com as novas normas, uma vez que assim vai ser preciso trocar de caixa novamente, pois os tuners actuais, quer nos receptores satélite DVB-S, quer nos receptores terrestres DVB-T são incompatíveis com as normas DVB-S2 e DVB-T2 respectivamente.

Por isso meus amigos, não faz nenhum sentido comprar caixas TDT caras (tenham ou não tenham compatibilidade MPEG-4), pois já sabemos que Espanha e Reino Unido irão mudar para DVB-T2 após 2012 e Portugal seguirá os passos certamente.

Edit: DVB é um conjunto de normas para modulação rádio. Não tem nada a ver com H.264 ou MPEG-x. Isso é compressão video e tens outras normas para isso (grupo MPEG, etc).
 
Última edição:
Topo