Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 26

Maquina Lavar Roupa (motor/programador)

Gforum Iniciado
    Registo: Feb 2008

Padrão Maquina Lavar Roupa (motor/programador)

Um pedido de ajuda.
    Maquina de lavar roupa Worten Excellent 864.
    A maquina de um momento para o outro começous a fazer ruido e o tambor deixou de rodar tendo inclusivé desparado o quadro electro.
    Curioso, abri a tampa de trás e apercebi-me q a correia estava fora, montei, liguei e a maquina responde com ruido, um funcionamento descontrolado do motor e a soltar faíscas.
    Será o motor que está com problemas ou o programador???
    Aguardo a vossa ajuda.

Saudações

Gforum Veterano
    Registo: Sep 2006

Padrão

companheiro
    vamos por partes
    se retiraste a tampa traseira da maquina e dises que está a soltar faíscas deçerto que conssegues ver donde estas vêm.
    nao estou aver bem este modelo mas eu pensso que
    o motor que equipa esta maquina já trabalha c, placa electronica ou seja usa escovas funciona c, excitaçao e a causa das faíscas deve vir das escovas gastas ou do coletor do induzido .

atençao: nao convem por muito tempo a maquina a funçionar c, o motor c, as escovas gastas pois pode vir a danificar a placa electronica.

vê se isto confere depois dis.

cump,

luis

Gforum Iniciado

Padrão

Boas.
    Já verifiquei o estado das escovas e parecem-me ainda estar boas, aproveitei para limpar o induzido.
    Falei com um curioso e ele disse-me q neste modelo costuma avariar a placa electrónica. logo, é necessária a sua substituição.

Esta é a maquina:

Esta é a referencia:

Esta é a placa electrónica:

O pormenor da etiqueta:

Onde é q eu encontro este material a um preço acessível e já agora os esquemas para este modelo.

Cumprimentos.
    Última edição por l_oriola; 20-05-2009 às 10:56.

Gforum Veterano

Padrão

boas companheiro mais uma vês
    donde vem a faisca que tu ouves ou vês ,é mesmo do motor! ele roda , mas mal, ou roda e fás as ditas faiscas.
    antes de comprares a placa manda ver numa casa de rebobinagens neste caso o induzido do motor se nao tem espiras em curto isto é visto numa máquina (eu tenho uma que construí no meu cursso e já tem anos) cria um campo magnetico.

porque isto aconteçe tambem c, alternadores dos veiculos,e nos anos transatos eram os chamado dinamos que até se metiam na ponta de um tubo e depois eram movidos pelo vento c, ajuda de uma eliçe eram desmultiplicados para carregar as baterias e forneçer corrente de 12v ou 24 numa casa de campo onde nao havia outro tipo de energia

e pronto aproveitei para falar um pouco das energias alternativas que tinhamos em pleno campo nos anos 70 para a frente porque eu trabalhei numa fabrica onde se fazia de tudo e se inventava e estudava ao pormenor estas situaçoes.
    agora já temos muitos meios onde até já se conssegue vender energia á edp mesmo sendo um particular c, paineis foto voltaicos.
    agora os recurssos sao totalmente diferentes e parte da energia nao é aproveitável
    nós por cá desperdiçamos nao digo muita mas parte da energia que conssumimos.

um abraço

luis

Gforum Iniciado

Padrão

Boas... acho q já me precipitei e acabei por mandar vir uma placa sem ter a certeza se a mesta está danificada... Ainda por cima a limpar o induzido e a verificar as escovas, acabei por partir uma delas. por isso, pelo menos um par de escovas vou ter q comprar.
    Entretanto vou fazer isso que me aconselhas. Verificar o bom funcionamente do motor. Tenho é q ver se encontro uma casa entendida na matéria.
    Já agora, um ou dois sites de peças para electrodomésticos e q mande para casa.
    Obrigado pelas dicas...

Gforum Iniciado

Padrão

Cá estou eu de novo....!
    Ainda de volta da minha maquina...!
    Posso adientar que já subsistuí as escovas do motor e acontece q o motor funciona como com as escovas velhas...
    Um funcionamento irregular com uns arrangues malucos e fortes faíscas.
    Já falei com mais pessoas e todos apontam para a placa electrónica.
    Não arranjei forma de testar o motor fora da máquina, mas já agora pergunto se será possível por o motor a trabalhar continuadamente fazendo by-pass ao sitema da maquina. É possível!?

Gforum Veterano

Padrão

boas companheiro
    fazer o teste cá fora é difiçil só dá para medir o induzido deves ter algum enrrolamento em curto no induzido, raramente queima as bobines indutoras esperimenta c, uma folha de serrote um pouco afiada e passa nos intervalos do coletor para retirar algum carvao que possa eventualmente provocar curto depois disto passas lixa fina para retirar os riscos e voltas a esperimentar (o ensaio do induzido é feito numa máquina que gera um campo magnetico coloca-se o induzido e vai-se rodando depois c, uma folha de aço (pode ser a f, de serrote) passa-se no ferro do induzido onde a folha pegar é onde há enrrolamentos em curto se nao pegar está okey.

ou entao pedes a quem tenha um motor igual que possa emprestar epara fazer o teste

cump.

luis

Gforum Iniciado

Padrão

Boas...
    Obrigado pelas dicas ;)
    Consegui um contacto excelente e recomendo a todo o mundo, Um tal de Sr Artur de Queluz. Fiquei de boca aberta com a garagem do Sr.
    Bobinar e reparar motores e circuitos integrados e componetes, é com ele...!
    Brutal.... Um contacto para ter sem,pre na carteira.
    Fui lá e ele checou-me o motor e a placa e sem duvida alguma era a bobinagem do induzido queimada. Visto em pormenor dava para ver... A placa está boa. Ficou lá para bobinar de novo mas com um colector novo de maior espessura. Quase com garantia vitalicia.... lol...!
    Só quinta feira é q tá pronto.
    Agora ando entretido a tirar uns pontos de corrosão.
    Mais uma vez obrigado pelo apoio prestado.
    Depois dou mais noticias....
    Cumprimentos.

Gforum Veterano

Padrão

boas companheiro
    afinal sempre era problema do induzido

ainda bem que conseguiste esse contacto caso contrário irias gastar uns bons €uros
    já agora quanto te leva de o rebobinar, o coletor depois tem de ser muito bem calibrado,garantia como é.
    nós aqui no centro levam 80€ de fazer este trabalho em certas situaçoes compenssa mais comprar um motor novo.

depois dá notiçias

cump.

luis

Gforum Iniciado

Padrão

É verdade...!
    Lá esse Sr faz-me o trabalho por 90€ e dá garantias pelas coisas q faz-me. Apesar de ser a primeira vez que o vi, fiquei com a sensação de estar a falar com um daqueles que sabem o q fazem e que dão a cara pelo que fazem. Para não falar do volume de trabalho q o homem tem, impressionante como uma garagem tão pequena produz tanto trabalho...!
    Vamos lá ver os resultados. Estou confiante.
    Entretanto ando de volta de uns pontos de ferrugem, e apercebi-me q a origem está numa má vedação entre o oculo e a borracha. Apesar da borracha ainda me parecer boa, penso q terá q ser substituida. também já pensei em mudar antes o oculo. Não sei o q será melhor...!
    De uma maneira ou de outra, há algum site onde possa requisitar borrachas com catalogo para consulta!?

Cumprimentos.

Gforum Veterano

Padrão

boas companheiro l_oriola

esta casa que enviei por pm tem muita coisa

cump.

luis

Gforum Iniciado

Padrão

Boas companheiro...
    Após alguns dias, cá estou de volta para dizer que, contente por resolver o problema q eu aqui vim levantar, mas triste por me aperceber que ainda não foi desta que a maquina ficou a funcionar a 100%.
    Da parte do motor electrico e do modulo electrónico está tudo ok, mas agora apercebi-me que algo de estranho se passa com o programador.
    Ele executa os programas de lavagem, mas parece q leva bastante tempo a executa-los, mas que o habitual, e em determinadas fases do programa, o botão fica parado e houve-se estalos. fica constantemente a estalar, até q eu vá desligar a maquina. E na parte da centrifugação, ele arranca com a centrifugação, mas não chega a centrifugar como deve ser, vai-se logo abaixo e fica a repetir isto inumeras vezes.
    O q achas....! programador pede reforma, não?

Gforum Veterano

Padrão

boas amigo l_oriola
    se substituite a placa provavelmente será do programador essses estalos poderá ser algum carreto c, dentes gastos ou partidos, vê se para sempre nos mesmos sitios.

cump.

luis

Gforum Iniciado

Padrão

Começo a ficar baralhado...
    Pois a maquina tem estado a trabalhar e umas vezes fica a meio de programas e outras faz os programas complectos. Umas vezes faz os tais estalos no programador, mas agora a ultima lavagem não fez....!
    Que cema mais confusa....!

Gforum Junior
    Registo: Mar 2007

Padrão

teras que desmontar o motor e manda lo para bovinar o probolema esta no motor

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem