• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Pesca Com Pluma

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
29,306
Gostos Recebidos
6
Introdução:

Tal como eu, muitos outros pescadores antes de iniciarem a pesca á pluma praticaram outras modalidades de pesca. Mas a partir do momento em que nos foi dada a oportunidade de experimentar a pesca á pluma, tudo mudou! A partir desse momento a pesca á pluma tornou-se parte de nós, faz parte da nossa vida, pois esta consegue dar-nos toda a satisfação que nenhuma outra técnica é capaz. Muitas vezes, quando falo com pessoas acerca da pesca á pluma, estas comentam que é utilizada apenas para pescar trutas, mas isso não é verdade.
No entanto, é verdade que a pesca à pluma surgiu com o objectivo de capturar aquele peixe com pintas que vivia num límpido ribeiro, a truta. Mas no século XX tudo isto mudou, e algumas pessoas chegaram á conclusão de que a pesca á pluma não tem limites e iniciaram uma série de experiências que se vieram a tornar positivas, abrindo novas portas a todos os amantes da pesca à pluma.

Com esta técnica podemos capturar uma grande variedade de espécies, tanto no mar como no rio. Podemos capturar desde espécies predadoras até as espécies que se alimentam de pequenos insectos.


As espécies:

No nosso país, a pesca á pluma pode ser utilizada na captura de peixes como a truta, o achigã (black bass), o lúcio, a carpa, o barbo, a boga, o escalo, entre outros. Sei que estão a pensar, barbo, carpa? Sim, porque não? No seu habitat natural, estas espécies alimentam-se de pequenas larvas de insectos ou até de insectos adultos, o que os torna uma espécie possível de capturar á pluma. Já para o achigã e o lúcio, que se alimentam de pequenos peixes, rãs, etc.; é necessário montar as plumas de modo a imitar o seu alimento. Mas é importante salientar que para capturar estas espécies á pluma é necessário ter em conta alguns factores, como por exemplo, a estação do ano, a temperatura, a hora do dia, entre muitos outros.
P2.jpg

Para além da água doce, temos ainda o mar que nos pode reservar algumas surpresas. Temos por exemplo o robalo, o peixe-agulha, a cavala, a tainha, e lá mais para o sul (Algarve) temos durante alguns meses do ano espécies como o espadarte, o atum, entre outros que também podem ser capturados á pluma.
O robalo, que deve ser a espécie mais procurada no nosso mar, também pode ser capturado á pluma. Mas, temos de aguardar a sua pesca para aqueles momentos em que vagueiam pela superfície á caça de pequenos peixes.
P1.jpg

O nosso país estaá um pouco limitado quanto ao numero de espécies. Mas é importante ver que outros países, como por exemplo Espanha, estão com graves problemas nos seus rios e lagos devido á introdução de espécies exóticas. Então, o importante será preservar os nossos rios e lagos e o mais importante, evitar cometer os mesmos erros que outros cometeram. E para isto basta dar o exemplo da perca-sol, que está a destruir uma parte do nosso ecossistema.

Por todo o mundo existem recantos onde qualquer pescador gostaria de colocar a sua pluma. Por exemplo, os rios da América do Norte, que são locais onde existem grandes quantidades de trutas de várias espécies. Se nos deslocar-mos para norte, mais especificamente no Alasca, podemos deliciar-nos com a visão de milhares de salmões que sobem os rios para se reproduzirem.
A Argentina e o Chile, também famosos pela grande quantidade de trutas de tamanhos espectaculares. Estas trutas são provenientes da Europa e adaptaram-se de um modo incrível.

Há também outros países, em particular países tropicais, em que podemos encontrar aquele peixe da nossa vida, aquele peixe que luta até o pescador não ter forças, aquele peixe que parte canas, linhas e que destroi carretos.

Este tipo de pesca é algo de espectacular, não só pela luta que um destes peixes nos pode proporcionar, mas também porque é uma pesca em que temos que ver o peixe, e depois conseguir lançar e colocar a pluma na sua trajectória. E o simples facto de ver o peixe a abrir a boca e apanhar aquela pluma que fizemos especialmente para aquela situação, é a coisa mais incrível que nos pode acontecer.
São jornadas de pesca que valem a pena, e as paisagens que se apresentam diante dos nossos olhos, serão recordadas para sempre, até ao final das nossas vidas.
Definitivamente, a pesca á pluma não tem limites!
 

onlyisgood

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 17, 2008
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
Boas.

Acredito que não tenha feito por mal. Apenas alertei para o facto.

Obrigado pela atenção, e alguma coisa que necessitem do site www.segredosdapluma.com é só pedir.

Um abraço,
José Rodirgues
 

carps

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2008
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
ajuda!!

ola amigos tudo bem?
chamo-me joao pedro e sou de peniche e registei-me neste forum com a finalidade de conhecer amigos amantes da pesca.
eu pesco em agua doce a carpa e no mar, mas atualmente a pesca a mosca despertou-me a atencao contudo gostaria de apreder a montar plumas mas nao sei onde encontrar os materiais a venda aqui perto da minha zona.
claro que nao e por ai que se começa, a que saber fazer os lançamentos e fazer as montagems do carrete ate a pluma.
gostaria que alguem me desse algumas dicas e me informa-se onde posso obter livros onde ensinao este tipo de pesca e onde e que poderia encontrar lojas onde vendao os materiais isto e que nao se inporta-se.

espero algum tipo de resposta
comprimentos
joao pedro (carps)


ps:ja agora o meu mail e almeida_24_carp@hotmail.com
pode ser que seja melhor por msn
obrigado
 
Topo