• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

problema zafira

jonhyman

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 24, 2006
Mensagens
16
Gostos Recebidos
0
boas amigos

tenho uma opel zafira 1.7cdti á cerca de um ano, acontece k desde os primeiros dias dela, em viagem por
vezes acende a luz de erro (luz com uma chave inglesa), e o motor do carro perde potencia, kuase k pára.
seguidamente tenho k desligar o motor e voltar a ligá-lo , apagando-se a luz e o carro normaliza.
por ventura mais tarde voltaria a acontecer a mesma coisa.
já por diversas vezes foi ás oficinas da opel, ligam-no á maquina, actualizam o software,detectam um erro mas
nao sabem kual, e volta acontecer sempre a mesma coisa.
uma coincidencia ,ou nao, isto só aconteceu no verao (neste e no passado) com o ar condicionado ligado.
alguem me sabe explicar o k pode estar a acontecer?
 

adkoni

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 6, 2009
Mensagens
359
Gostos Recebidos
0
boas amigos

tenho uma opel zafira 1.7cdti á cerca de um ano, acontece k desde os primeiros dias dela, em viagem por
vezes acende a luz de erro (luz com uma chave inglesa), e o motor do carro perde potencia, kuase k pára.
seguidamente tenho k desligar o motor e voltar a ligá-lo , apagando-se a luz e o carro normaliza.
por ventura mais tarde voltaria a acontecer a mesma coisa.
já por diversas vezes foi ás oficinas da opel, ligam-no á maquina, actualizam o software,detectam um erro mas
nao sabem kual, e volta acontecer sempre a mesma coisa.
uma coincidencia ,ou nao, isto só aconteceu no verao (neste e no passado) com o ar condicionado ligado.
alguem me sabe explicar o k pode estar a acontecer?
amigo esse código de erro que aparece tem de querer dizer algo mesmo que não esteja directamente ligado com a avaria!!Tente saber qual o erro que aparece!:espi28:
 

F.B.I.

GF Ouro
Entrou
Out 1, 2006
Mensagens
12,892
Gostos Recebidos
0
boas amigos

tenho uma opel zafira 1.7cdti á cerca de um ano, acontece k desde os primeiros dias dela, em viagem por
vezes acende a luz de erro (luz com uma chave inglesa), e o motor do carro perde potencia, kuase k pára.
seguidamente tenho k desligar o motor e voltar a ligá-lo , apagando-se a luz e o carro normaliza.
por ventura mais tarde voltaria a acontecer a mesma coisa.
já por diversas vezes foi ás oficinas da opel, ligam-no á maquina, actualizam o software,detectam um erro mas
nao sabem kual, e volta acontecer sempre a mesma coisa.
uma coincidencia ,ou nao, isto só aconteceu no verao (neste e no passado) com o ar condicionado ligado.
alguem me sabe explicar o k pode estar a acontecer?

Amigo se foste a Opel eles la tem a obrigação de resolver o problema.
e explicaste o problema que acontece no verão???
 

Freundlich

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2007
Mensagens
14,804
Gostos Recebidos
1
Problema do canhão de chave tb me aconteceu no astra eles mudaram-me o canhão a partir dai nunca mais surgiu esse problema.. e qdo essa chave aparece a piscar esquece nao consegues por o carro a trabalhar..

Espero ter ajudado
 

69alentejano

GF Prata
Entrou
Set 19, 2008
Mensagens
295
Gostos Recebidos
0
boas amigos

tenho uma opel zafira 1.7cdti á cerca de um ano, acontece k desde os primeiros dias dela, em viagem por
vezes acende a luz de erro (luz com uma chave inglesa), e o motor do carro perde potencia, kuase k pára.
seguidamente tenho k desligar o motor e voltar a ligá-lo , apagando-se a luz e o carro normaliza.
por ventura mais tarde voltaria a acontecer a mesma coisa.
já por diversas vezes foi ás oficinas da opel, ligam-no á maquina, actualizam o software,detectam um erro mas
nao sabem kual, e volta acontecer sempre a mesma coisa.
uma coincidencia ,ou nao, isto só aconteceu no verao (neste e no passado) com o ar condicionado ligado.
alguem me sabe explicar o k pode estar a acontecer?
isso aparentemente indica ser problema da unidade de comando.
convem fazeres a reclamação por escrito num concessionário Opel, porque origina que a garantia de 2 anos que te dão fica interrompida até te darem solução ao problema.
 

jonhyman

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 24, 2006
Mensagens
16
Gostos Recebidos
0
boas,

foi-me dito que a avaria detectada foi uma sobrepressao do motor e foi novamente actualizado o software.
 

joaovzl

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 21, 2010
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
]

Viva Pessoal, eu tenho uma opel zafira dti 2000 de 2001, e acontece-me a mesma coisa que a este amigo e posso garantir que não é avaria do cnhão de ignição pois até isso eu já mandei subestituir....se houver ai algum que perceba do assunto ajude por favor, pois ir´há marca não é solução pois ja gastei imenso dinheiro na opel em viseu e o carro acaba por voltar sempre ao mesmo.
Obrigado, e se poderem ajudem
 

bluethunder82

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 16, 2008
Mensagens
70
Gostos Recebidos
0
]

Viva Pessoal, eu tenho uma opel zafira dti 2000 de 2001, e acontece-me a mesma coisa que a este amigo e posso garantir que não é avaria do cnhão de ignição pois até isso eu já mandei subestituir....se houver ai algum que perceba do assunto ajude por favor, pois ir´há marca não é solução pois ja gastei imenso dinheiro na opel em viseu e o carro acaba por voltar sempre ao mesmo.
Obrigado, e se poderem ajudem


Isso é problema na EGR.

a EGR controla os gases de escape, devido ao carvao que fica nos tubos , a egr fica toda entupida(tal como os tubos) é só porcaria lá dentro. caso tenham umas luzes de mecanica podem fazer uma limpeza à egr e tubos, se não recomendo um mecanico.

Atenção... podera ser mesmo avaria da EGR e nesse caso so substituindo.

Nao sei se me é permitido mas deixo aqui um link para tentarem perceber melhor o funcionamento da EGR.

http://www.google.pt/imgres?imgurl=...mage_result&resnum=4&ct=image&ved=0CBMQ9QEwAw

Espero ter ajudado.

Cumps
 

doraxpto

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 24, 2007
Mensagens
33
Gostos Recebidos
0
Boas, eu tenho uma vectra 2000 de 2001 e tive um problema semelhante, passo a descrever, aquando da entrada em funcionamento do turbo acendia essa luz, quando desligava o motor ele obviamente apagava e voltava a acender.
resolução: Por cima do colector de admissão encontra-se um involucro redondo, que poderá ser de plastico ou de metal, com uma saida com um tubo fino, esse tubo irá ligar a uma valvula atraves duma ligação em borracha, que estará fissurada e não irá funcionar correctamente. Para verificar se isso acontece, desliga-se o tubo da valvula egr e sopra-se com a boca e verifica-se se existe alguma fuga. Isso resolveu o meu problema. Informo tambem que a valvula egr só é vendida com o colector de admissão e que em 2007 custava + ou - 200 euros.

abraços
 

joaovzl

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 21, 2010
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
Avaria zafira.

Boas.
Como já disse antes eu tenho uma zafira 200dti de 2001 e aconteceme quase tudo como acontece ao amigo "jonhyman", só com a diferenca que a min acontece tanto de verão como de inverno e não tenho que ter a ac ligado, tambem ja fui varias vezes a opel a Viseu detectaram uma avaria masñão conseguem indentificar, depois volta tudo ao mesmo.
Já foi subestituido o canhão de ignição mas não reflectiu efeitos pois voltou a acontecer.
Acontece-me sempre que o carro está em esforço maior, ou seja mais carregado e sempre em subidas, o que se nota uma perda de potencia tão grande que a carrinha quase para, tenho que encostar desligar o motor e voltara a por a trabalhar que tudo volta a normalidade "por mais algum tempo".
Obrigado pela ajuda que me tem sido prestada pelo pessoal do forum em especial ao "bluethunder82" vou experimentar a sua sugestão, voces são espataculares, mas já agora se mais alguem tiver alguma ideia, venha dai essa ajuda.:GForumfixe:
 

doraxpto

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 24, 2007
Mensagens
33
Gostos Recebidos
0
Tentar ver o tal tubo que eu disse, pois na saida da Egr está um tubo fino que está relacionado com o turbo, e com fuga nesse tubo o carro deixa de ser sobrealimentado e passa a ser um simples motor aspirado...

não custa nada verificares.......eu resolvi o meu problema definitivamente....


abraços
 

bluethunder82

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 16, 2008
Mensagens
70
Gostos Recebidos
0
Boas.
Como já disse antes eu tenho uma zafira 200dti de 2001 e aconteceme quase tudo como acontece ao amigo "jonhyman", só com a diferenca que a min acontece tanto de verão como de inverno e não tenho que ter a ac ligado, tambem ja fui varias vezes a opel a Viseu detectaram uma avaria masñão conseguem indentificar, depois volta tudo ao mesmo.
Já foi subestituido o canhão de ignição mas não reflectiu efeitos pois voltou a acontecer.
Acontece-me sempre que o carro está em esforço maior, ou seja mais carregado e sempre em subidas, o que se nota uma perda de potencia tão grande que a carrinha quase para, tenho que encostar desligar o motor e voltara a por a trabalhar que tudo volta a normalidade "por mais algum tempo".
Obrigado pela ajuda que me tem sido prestada pelo pessoal do forum em especial ao "bluethunder82" vou experimentar a sua sugestão, voces são espataculares, mas já agora se mais alguem tiver alguma ideia, venha dai essa ajuda.:GForumfixe:

Ola caro joaovzl,

não tem que agradecer, sempre que posso e tenho conheimento em causa tento ajudar, pois também gosto de ser ajudado.
Espero que com isso resolva o seu problema.

cumprimentos
 

Nando1127

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Mar 16, 2010
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Boas tenho uma Zafira2.2dti e acontece-me o mesmo tanto no inverno como no verâo especialmente em viagens acima dos 30km a partir dai acende vezes seguidas.
Ja foi ligada a maquina mas passado algum tempo fica na mesma.
Agora vou mandar ver o tubo da egr.
 

joaovzl

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 21, 2010
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
Boas.
Cá estou eu outra vez e por causa do mesmo assunto, a minha zafira, depois de lhe ter tirado a EGR fora para ver como estava, e depois de a limpar embora estivesse pouco suja voltei a coloca-la e ja voltou a dar a mesma avaria.
Os electricistas auto dize-me que só podem reparar a avaria quando ela der entrada na oficina com aluz acesa,o que não e facil.
Se alguem me poder ajudar com mais alguma sujestão, ... venha ela.
Obrigado, pessoal....:espi28:
 

scatmanviz

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 18, 2010
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
Boas.
Sou novo cá e desde ja um abraço a todos
Tenho um astra 1.7 tdi 2001 e desde janeiro deste ano que os problemas começaram a aparecer.
Qd ando em auto-estrada o carro após algum tempo perde potencia e acende a luz amarela com o simbolo de uma chave. Já fui com o carro a Opel e a outros sitios e nunca detectaram nada. Alguem me sabe sabe explicar o q que passa com o carro?
 

pmdias

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2008
Mensagens
396
Gostos Recebidos
0
Boas.
Sou novo cá e desde ja um abraço a todos
Tenho um astra 1.7 tdi 2001 e desde janeiro deste ano que os problemas começaram a aparecer.
Qd ando em auto-estrada o carro após algum tempo perde potencia e acende a luz amarela com o simbolo de uma chave. Já fui com o carro a Opel e a outros sitios e nunca detectaram nada. Alguem me sabe sabe explicar o q que passa com o carro?
È preciso saber qual o codigo que fica registado na unidade de comando....tens que dar mais dados a ver se alguem te pode ajudar. Pode ser a geometria do turbo que fique presa.
 

joliveira33

GF Bronze
Entrou
Set 30, 2006
Mensagens
55
Gostos Recebidos
0
scatmanviz Boas eu tambem tenho um astra 1.7 dti e estes carros tem um problema cronico
na unidade de controlo da bomba injectora, é uma centralina que fica mesmo junto á bomba.
Ou seja as soldas dos componentes costumam estalar e originar problemas parecidos com estes, nao quer dizer que seja o teu caso mas este problema é muito comum.
 

scatmanviz

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 18, 2010
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
[

ola joliveira, desde ja obrigado.
ja me tinham dito que poderia ser esse o problema da centralina junto da bomba injectora, que os pernos se partem.
tambem ja me disseram que poderia ser o catalizador, pois pode acomular gases a mais e para desativar o respectivo catalizador.
qt a centralina o tecnico disse q se fosse isso ele consegue soldar.
outro problema q apareceu no carro foi oleo no reservatorio da agua.
sera a junta da colaça ou o radiador do oleo??
 

joliveira33

GF Bronze
Entrou
Set 30, 2006
Mensagens
55
Gostos Recebidos
0
scatmanviz Se nao tens agua a desaparecer em principio é permutador ( radiador de oleo )
Tive recentemente um caso mais grave mas com agua a desaparecer em grande quantidade
e tambem um pouco de oleo no reservatorio, o motor chegou mesmo a trancar demanhã quando ia por a trabalhar.
Isto foi por causa de uma camisa de injector que começou a dar passagem.
Mas no teu caso deve ser apenas o radiador de oleo.
 

scatmanviz

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 18, 2010
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
joliveira33
olha por vezes tenho mesmo que meter agua. nao com muita frequencia, mas quando vou ver o reservatorio acrescento sempre alguma...desta ultima vez é q tirei a agua do reservatorio e vi q tinha bastante oleo ...
e se for isso da camisa é caro???
 
Topo