• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

32 e 64 bits

golfinho.3

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 8, 2007
Mensagens
121
Gostos Recebidos
0
Boa tarde a todos.
Gostaria que alguém me ajuda-se a perceber as diferenças entre o sistema operativo 32 e 64 bits. Já agora se não for pedir muito quais as vantagens e desvantagens em usar um ou outro?
cumprs golfinho.3
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Qual é a diferença entre as versões 32 bits e 64 bits do Windows?
Os termos 32 bits e 64 bits referem-se à maneira como o processador (CPU), lida com a informação. A versão 64 bits do Windows é mais eficaz com o uso de grande quantidade de memória (RAM) do que a versão de 32 bits do Windows.

Posso usar programas 32-bits num computador com a versão 64 bits do Windows instalado?
A maior parte dos programas que foram criados para serem usados na versão 32 bits do Windows também funcionarão nas versões 64 bits do Windows. No entanto existem algumas excepções como alguns programas antivirus e drivers.



Vantagens de usar a versão 64 bits do Windows?
◦Suporta mais do que 4GB de memória, enquanto a versão 32 bits só consegue endereçar até 4GB de memória.
◦Aumento do desempenho dos programas escritos para tirarem partido de um sistema operativo de 64 bits.
◦Maior capacidade de processamento. Numa arquitectura 32 bits se um cálculo ultrapassar o número 4294967296 ( = 2^32) este terá que ser dividido em dois cálculos, logo mais trabalho para o processador. Já na arquitectura 64 bits este cálculo seria feito apenas uma vez.
◦Funcionalidades de segurança avançadas.
◦É compatível com software 32 bits.


Desvantagens de usar a versão 64 bits do Windows?
◦Os drivers de 32 bits não são suportados (a maior parte dos computadores comprados actualmente já vem com hardware que inclui drivers de 64 bits).
◦Alguma dispositivo hardware poderá não ser compatível com a versão 64 bits do Windows (o que é muito raro!).


Actualmente uso o Windows Vista Business 64 bits (e tou à espera que saia o Windows 7 64 bits) para ter acesso aos 6GB de memória que tenho instalados no computador e também para tirar o máximo partido do processador. Em relação aos drivers não estou com problemas, mas segundo várias sites o Windows Vista 64 bits vem com um plugin que permite a compatibilidade com drivers 32 bits. Comparando com o meu portátil HP, onde uso o Windows Vista Business 32 bits e também software 32 bits, sinto uma diferença enorme desde ao ver filmes, jogos, no Adobe Photoshop CS4, etc.

Em suma se usas o computador apenas para escrever textos, navegar na internet e falar no MSN então nem vale a pena instalar a versão 64 bits do Windows.


fonte:superdicas

espero que ajude a dissipar as duvidas :espi28:
 

golfinho.3

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 8, 2007
Mensagens
121
Gostos Recebidos
0
Amigo helldanger1 obrigado, deu para entender.
cumprs
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Amigo helldanger1 obrigado, deu para entender.
cumprs

os 64bits sao muito mais rapidos em termos de aplicaçoes, é pena é existir poucos programas capazes de trabalhar em arquitectura de 64 bits, talvez num futuro proximo poderemos disfrutar deles, quando ja surgem rumores de nova arquitectura de 128 bits....
 
Topo