• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Tv Digital

Lavalar

GF Ouro
Entrou
Out 5, 2006
Mensagens
887
Gostos Recebidos
0
Muito se especula a respeito da escolha do padrão de TV Digital a ser adoptado.

1- Preciso comprar outra TV para assistir a programas da TV Digital?
Não, se você comprar um descodificador, ou conversor, também chamado de set-top-box, você poderá assistir à TV digital no seu receptor analógico. A qualidade observada, neste caso, será a mesma de um DVD, independente se a transmissão for em definição standard (SDTV) ou alta definição (HDTV).

2- Tenho que trocar de antena?
Se a sua antena for de má qualidade ou estiver em estado de conservação ruim, muito provavelmente, sim.

3- E no caso de antenas parabólicas? O que devo fazer?
Esta questão está em aberto.

4- Se eu quiser ver TV de alta definição (HDTV), tenho que comprar um novo aparelho?
É a única forma. Os aparelhos de plasma e LCD são os únicos adaptados para alta definição, se bem que existem alguns monitores de raios catódicos (tubo de imagem) que também o são, embora isso seja mais raro. Mas, provavelmente, você ainda não tem um desses em sua casa.

5- Haverá custos para ver TV Digital no celular?
Dependerá do modelo de serviços adoptado. Se for mantido como radiodifusão, será público e gratuito, mas você terá que comprar um aparelho que capte sinal de radiodifusão terrestre, ou seja, um aparelho que, além de um celular, será também um receptor de TV portátil. Se o modelo de serviço for baseado em telecomunicações, várias possibilidades tecnológicas existem, mas será um serviço pago.

6- Será preciso ter mais um conversor só para ver TV a cabo na TV Digital?
A TV a cabo já vem se digitalizando. Onde a digitalização já ocorreu, o conversor já foi trocado. Nos casos em que a TV a cabo ainda é analógica, continua a mesma coisa de hoje em dia, pois os conteúdos da TV aberta, mesmo que sejam digitais, deverão ser transmitidos durante muito tempo na forma analógica também.

7- Com a TV Digital as transmissões analógicas serão interrompidas?
Não, os sinais deverão ser transmitidos durante muito tempo na forma analógica também.

8- Acabo de comprar um televisor de plasma. O que faço com ele com a implantação da TV Digital?
Espere até começar as transmissões digitais e compre um receptor que vai captar o sinal digital radio difundido e ligar em alguma interface compatível com o seu monitor de plasma.

9- Posso ligar minha Tv digital no home theater?
Nada muda em relação ao que você já faz hoje com o seu DVD.

10- Posso aceder a Internet a partir da TV digital? O que é preciso para isso?
Aí é preciso cuidado. Primeiro, pelas questões legais: Internet e radiodifusão são serviços distintos e com regulamentações bem diferenciadas. Segundo, pelas questões mercado lógicas: utilizar a plataforma de transmissão terrestre de sinais digitais para oferecer serviços de acesso à Internet só deve ser feito em situações que se mostrarem economicamente viáveis.

11- Posso utilizar o computador para ver TV Digital? O que tenho que fazer para isso?
Isso será mais fácil, bastará comprar um de modulador, ou receptor, a exemplo do caso da questão 8, mas que seja compatível com seu PC. Algo como uma placa de captura de TV, só que totalmente digital.

12- Como será a interactividade com a TV Digital?
A exemplo das questões 5 e 9, dependerá muito do modelo de serviços que será definido. A interactividade poderá ser com ou sem canal de retorno e associada ou não à programação. No primeiro caso, sem canal de retorno, será a cessando dados e informações adicionais que serão descarregadas em seu conversor na forma de um carrossel, por exemplo, como acontece hoje nas TVs por assinatura por satélite.

No caso de haver canal de retorno, além do carrossel, pode-se solicitar informações adicionais ou enviar respostas a estímulos provocados pelo programa ou por serviços que venham a ser disponibilizados. O tipo de serviço será definido pelo modelo, mais uma vez. Se for radiodifusão, deve ser público e aberto e não poderá ser personalizado. Se for telecom, já poderia incorporar serviços dedicados ou personalizados ao caso anterior.

13- Vou poder baixar músicas e dados na televisão com a TV Digital?
Mais uma vez, depende do modelo de serviços. Em sendo radiodifusão, sim, desde que sejam abertos, públicos, gratuitos. Caso contrário, só se for um serviço de telecomunicações.

14- A TV digital pode transmitir vírus? Se sim como?
Isso dependerá muito da forma como serão transmitidos os sinais digitais e da forma como serão disponibilizados os set top boxes. Quanto mais flexível, mais aberto e configurável o set top box, mais vulnerável. Agora, transmitir sinais de UHF, VHF de forma não controlada, para injectar vírus, isso me parece pouco provável.

15- Posso ligar minha Máq.filmar ou webcam na TV digital?
Vai depender do seu set top box ou do seu televisor integrado. Isso independente totalmente se a TV é digital ou não, depende do seu equipamento.

16- O que é um terminal de acesso? É a mesma coisa que set top box?
Quase, na verdade, terminal de acesso foi utilizado para definir qualquer dispositivo capaz de receber sinais de radiodifusão terrestre digital, seja ele um set top box, um celular ou um televisor integrado.

17- Como instalo o terminal de acesso?
Da mesma foram que faria com um DVD player, mais a antena, claro.

18- Posso gravar programas da TV digital em DVD?
Mais uma vez, tecnicamente seria possível, mas isso geraria um sério problema de direito de propriedade. No Japão, por exemplo, os sinais digitais são cartografados para evitar cópia não autorizada.

19- A transmissão digital a cabo é a mesma da Tv digital?
Não. Em meio confinado (cabo) o processo de transmissão é bem diferente que em meio aberto (terrestre).

20- O que terei que pagar na TV Digital?
Em princípio, nada, a menos a aquisição dos equipamentos de recepção. No caso do Brasil, há uma premissa de que a TV digital terrestre continuaria a ser aberta e financiada apenas pela publicidade.

21- A TV actual terá a mesma qualidade dos modelos de plasma e cristal líquido?
Se o que você chama de actual são os analógicos de tubo de raios catódicos, não.

22- Quanto tempo levará para a programação das Tv's abertas e a cabo serem em alta definição?
Depende muito do modelo de negócio. Os investimentos são significativos e o espaço (banda) necessário é muito maior que para a transmissão standard. Poucas produtoras de conteúdo teriam condições de produzir em HDTV nos próximos anos. Se olharmos para o resto do mundo que já iniciou a transmissão digital, isso pode significar de cinco a 10 anos.

Alguns programas (os do chamado prime time, como novelas, ou eventos desportivos, pois só há a captação) devem ser em alta definição, a maioria da grade deve ser em definição standard por muito tempo ainda, pois, mais uma vez, a publicidade não será mais bem remunerada pela alta definição, mas sim pelo índice de audiência.

23- Poderei comprar coisas na Internet e aceder Internet banking pela TV Digital?
De novo, depende do modelo de serviços.

24- Conseguirei navegar na Internet pelo controle remoto na TV Digital?
Também depende do modelo de serviços. Nas localidades onde valer a pena utilizar a plataforma de radiodifusão como rede de acesso para serviços de Internet e o usuário tiver apenas o set top box como receptor e o aparelho de TV como monitor, sim. O controle remoto poderá ser utilizado como um instrumento de navegação, mas bem limitado, se comparado a um teclado e a um mouse, obviamente.
 
Topo