Resultados 1 a 5 de 5

DVI/HDMI/HDCP o que são?

  1. #1
    GForum Vip Avatar de Lavalar
    Registo: Oct 2006
    Localização: Portugal
    Idade: 49
    Posts: 887

    Arrow DVI/HDMI/HDCP o que são?

    O que é o DVI?
    O Digital Visual Interface (DVI) é um standart desenvolvido pela Digital Display Working Group, que permite transportar um sinal video digital não comprimido e "livrar-se" da conversação digital/analógico (D/A) que ocasiona perdas ao nivel da qualidade do sinal. Originalmente utilizado na informática, o DVI foi adoptado pelos fabricantes para os seus televisores planos, pouco antes do HDMI ser oficializado.
    O que é o HDMI?
    O High-Definition Multimedia Interface (HDMI) é a primeira interface 100% digital normalizada. Permite transportar, num único cabo, um som multicanais e video de Alta Definição (de 480p a 1080p) com uma largura de banda que ascende aos 5 Gbps. Na realidade, a interface HDMI junta duas normas já utilizadas: a Digital Visual Interface (DVI), para o transporte da imagem; e a IEEE1394 (FireWire), para o transporte de som.
    O que é o HDCP?
    O High Definition Content Protocol (HDCP) é um sistema de protecção anti-cópia, que elimina a possibilidade de gravar um programa em digital entre a fonte e o televisor. Desenvolvido pela Intel e pela Sillicom Image ( são elas as distribuidoras dos circuitos HDCP), o HDCP permite tornar totalmente seguro o transporte de dados. Um procedimento de identificação é assim necessário ( a fonte e o televisor "trocam" entre eles a chave de codificação) antes da afixação da imagem e do som. Se a fonte audio/video enviar um sinal codificado HDCP em DVI ou HDMI, o televisor deve obrigatóriamente ser compativel HDCP para o afixar correctamente; caso contrário, teremos apenas "chuva" no ecrã, ou, na melhor das hipóteses, uma imagem SD!
    O que é o 720p e 1080p?
    Trata-se dos dois formatos escolhidos para a TVAD. O 720 corresponde a 780 linhas de 1280 pontos cada, afixadas em modo progressivo: a imagem é transmitida numa única vez, da primeira à última linha. O 1080 corresponde a 1080 linhas de 1920 pontos cada, mas em modo entrelaçado: a imagem completa é afixada em duas fases.

    Espero ter contribuido para o esclarecimento de algumas dúvidas.

  2. #2
    Gforum Sénior Avatar de kao
    Registo: Sep 2007
    Posts: 138

    Padrão

    Obrigadinho pela explicação valeu amigo

  3. #3
    Gforum Iniciado Avatar de zakzor
    Registo: Mar 2009
    Posts: 2

    Padrão 1080i vs 1080p

    Lavalar, muito boa explicação mas apenas uma correcçãozinha.
    O 1080p não é interlaçado, é progressivo tal como o 720p. Daí o uso do "p" de "progressive scan".
    A imagem interlaçada existe no 1080i ("i" de "interlaced"), formato adoptado por alguns aparelhos (TVs e DVDs) para conseguirem Full HD (1920x1080 pixels) sem a capacidade de reproduzir essa imagem em modo progressivo.
    Neste momento esse formato é inexistente. Foi completamente substituido pelo 1080p.

    Acerca da tua explicação. Foi um fenómeno. Pensava que já sabia tudo sobre HDTV mas afinal não. Pensava que o HDMI era DVI + Coaxial Digital e não IEEE1394. Obrigado pela informação

  4. #4
    Administrador Avatar de jchaves
    Registo: Nov 2006
    Localização: por ai
    Idade: 50
    Posts: 7.894

    Padrão

    Citação Postado originalmente por zakzor Ver Post
    Lavalar, muito boa explicação mas apenas uma correcçãozinha.
    O 1080p não é interlaçado, é progressivo tal como o 720p. Daí o uso do "p" de "progressive scan".
    A imagem interlaçada existe no 1080i ("i" de "interlaced"), formato adoptado por alguns aparelhos (TVs e DVDs) para conseguirem Full HD (1920x1080 pixels) sem a capacidade de reproduzir essa imagem em modo progressivo.
    Neste momento esse formato é inexistente. Foi completamente substituido pelo 1080p.

    amigo tens que ver que o post iniçial ´já tem mais de 2 anos
    e como sabes estas coisas mudam muito rapidamente


    não se admirem se os actuais FULL HD ficarem rapidamente ultrapassados

  5. #5
    Gforum Iniciado Avatar de zakzor
    Registo: Mar 2009
    Posts: 2

    Padrão Ultra HD

    Eu sei que o post é muito antigo em "anos electrónicos" e daí o Lavalar referir os 1080 interlaçados que já não existem mas eu vim aqui parar só agora e deparei-me com este erro e outros também podem só ver este post agora e ficarem mal informados, por isso eu corrigi.

    jchaves: acerca dos full hd ficarem ultrapassados... já faltou mais para termos Ultra HD (ou Super Hi-Vision) em casa com uma resolução de 7680 × 4320, ou seja, quarto vezes mais que o Full HD.
    Eu vi um filme de animação open source, o "Elephants Dream" que recomendo a todos os que querem ver o que o seu Full HD realmente consegue reproduzir.
    Descarrguei a versão Full HD e era um AVI com quase 1GB. Até aí tudo bem... o problema é que o filme só tem 11 minutos :
    Não há qualquer compressão.
    Eu levantei-me do sofá a meio do filme e colei-me ao TV à procura de falhas e não as encontrei.

    OK. Não estou mesmo a ver a necessidade de 4x mais resolução mas pronto. O olho humano tem limites e esses limites são inclusivé abaixo dos 1080.
    Também os Blu-Rays actuais gravados em 1080p são quase todos double-layer (50GB). Para lançar discos com filmes em Ultra HD também vamos precisar dos HVDs que vão de 200GB a 1TB que ainda só Hollywood tem.

    Ai ai ai......

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  

Já fez "Like" na nossa página do facebook?


Assina a nossa newsletter. Recebe todas as novidades semanais no teu email e habilita-te a ganhar premios fantasticos que temos para sortear!

* indicates required