• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Cavalo de troia para Linux disfarçado

jairobel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,098
Gostos Recebidos
0
0,,33395381-EX,00.jpg


Um indivíduo mal-intencionado conseguiu enviar um código malicioso ao site Gnome-Look, conhecido local para temas visuais para Linux. Um protetor de tela que prometia ser uma cachoeira na verdade era apenas um código que, aparentemente, realizava um ataque de negação de serviço. Porém, o código poderia ter se encarregado de baixar qualquer código para o sistema do usuário, ficando a critério dos responsáveis o que seria feito.

Também nesta semana: Microsoft e Adobe corrigem falhas de segurança no Windows, Office, Flash e Air.

Usuários do Ubuntu suspeitaram de códigos instalados por um suposto protetor de tela hospedado no site Gnome-Look. O site é um dos mais populares para o download de temas visuais para o ambiente GNOME, o padrão de algumas das principais distribuições Linux como Ubuntu, Debian e Fedora. O protetor de tela, que prometia ser uma cachoeira, não era instalado. Ao invés disso, um código que realizava um ataque de negação de serviço (DDoS) era configurado para ser iniciado junto com o PC.

O código, segundo os usuários, vinha no pacote “.deb”, padrão para a instalação de programas e arquivos. A maioria dos arquivos desse tipo exige a senha de “root” que, no Linux, dá ao programa acesso total ao PC. Com isso, o cavalo de troia conseguia se instalar.

“O ponto é que eu fui ingênuo o suficiente para pensar que Ubuntu era tão segura aqui no país das maravilhas do Linux que eu tanto amo, que eu acabei indo no gnome-look e baixando tudo que parecia legal sem examinar antes”, escreveu um usuário do fórum do Ubuntu que admitiu ter instalado o protetor de tela.

G1
 
Topo