• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Licença de arma

Vargr

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 20, 2010
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Saudações a todos,

Acabei de me juntar a este fórum porque tenho uma duvida (de principiante) e pelo que vi aqui sois as pessoas indicadas para me clarificar. Desde já as minhas desculpas se o que vou perguntar já foi respondido por aqui, mas com tanto material a disposição para ler, prefiro optar pelo modo directo.

A questão e a seguinte. Ganhei recentemente o interesse por armas de fogo e e um passatempo que gostaria de me começar a dedicar. Nunca manejei uma arma na vida, nem sequer um cartucho de munição. Todo o conhecimento que tenho limita-se a teoria advinda de leituras na net e num par de livros.

Obviamente, o meu primeiro passo foi buscar na net por informação sobre como obter treino no uso e licença para porte de arma em Portugal.

E foi aqui que a confusão (para mim) começou. Já vasculhei vários sites (incluindo o da PSP) e os requerimentos parecem do tipo "preso por ter cão e por não o ter".

Segundo o que entendi, para se obter uma licença Classe C ou D (rifles e caçadeiras) e necessário provar "a necessidade" que temos dela; ou seja: "Sou caçador, preciso de uma pra ir a caça." Mas para a licença de caça e aparentemente preciso uma licença de porte de arma.

Afinal em que ficamos? Ou estou a confundir tudo?
 

mop 1966™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
11,152
Gostos Recebidos
2
Saudações a todos,

Acabei de me juntar a este fórum porque tenho uma duvida (de principiante) e pelo que vi aqui sois as pessoas indicadas para me clarificar. Desde já as minhas desculpas se o que vou perguntar já foi respondido por aqui, mas com tanto material a disposição para ler, prefiro optar pelo modo directo.

A questão e a seguinte. Ganhei recentemente o interesse por armas de fogo e e um passatempo que gostaria de me começar a dedicar. Nunca manejei uma arma na vida, nem sequer um cartucho de munição. Todo o conhecimento que tenho limita-se a teoria advinda de leituras na net e num par de livros.

Obviamente, o meu primeiro passo foi buscar na net por informação sobre como obter treino no uso e licença para porte de arma em Portugal.

E foi aqui que a confusão (para mim) começou. Já vasculhei vários sites (incluindo o da PSP) e os requerimentos parecem do tipo "preso por ter cão e por não o ter".

Segundo o que entendi, para se obter uma licença Classe C ou D (rifles e caçadeiras) e necessário provar "a necessidade" que temos dela; ou seja: "Sou caçador, preciso de uma pra ir a caça." Mas para a licença de caça e aparentemente preciso uma licença de porte de arma.

Afinal em que ficamos? Ou estou a confundir tudo?

para caçador antes da licença de caça, tens de ir tirar carta de caçador, que cada vez está mais complicado, depois de isso é que vais tirar o uso e porte de arma,depois um seguro para teres a arma em casa e outro para caçares, e claro a licença de caça.
Podes obtar por tirar licença no domicílio mas aí só pode chegar com a mesma á porta
 

Vargr

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 20, 2010
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Obrigado Mop 1966. Já estou um pouco mais clarificado. Ainda assim tenho mais questões. :Espi61:

. E se uma pessoa desejar ter uma arma não para caçar, mas para tiro desportivo (alvos, pratos, etc). Como funciona o processo? Ou e necessário sine qua non envolver a caça a mistura?

. E onde se adquire a experiência para passar os testes práticos na PSP? Para demonstrar que sei utilizar uma com segurança, tenho de primeiro aprender a fazê-lo-lo. Mas parece que os testes vem antes da obtenção da licença para uso e porte.

. E já agora, a nível de curiosidade, qual e a diferença entre uma carta de caçador e uma licença de caça?
 

mop 1966™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
11,152
Gostos Recebidos
2
tens de estar inscrito em um clube de tiro, aí é facilitado o uso e porte de armas mas tens de te inscrever para ficar federado.

a carta de caçador é o que te tens de ter para poderes caçar tens de fazer um exame
a licença é o documento que te permite caçar na região cinegética que escolheres e é tirada anualmente, que podes tirar para caçar caça menor "pardiz coelho etc." caça maior "javali , veado etc."
 

Vargr

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 20, 2010
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Obrigado pela tua ajuda mop. :espi28:

Já me informei e descobri que existe um clube de tiro aqui na minha terriola, portanto vou passar por la amanha e ver se me inscrevo. Depois e ver...

A minha ambição e um dia participar numa das caçadas ao javali que se fazem por aqui; deve ser uma sensação bestial comer um naco de um javali abatido pelo próprio.
 

DiogoAG

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 30, 2008
Mensagens
27
Gostos Recebidos
0
mas para poderes caçar um javali tens de ter carta de caçador, licença de caça, uso e porte de arma de caça classe c ou d, e depois quando estiveres legal podes fazelo por processo de espera, batida, salto, etc

tens de saber o que realmente queres... o melhor seja talvez tirares a carta de caçador e uso e porte de arma classe c. da para caçares, e ires ao tiro aos pratos na mesma
 

Vargr

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 20, 2010
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Claro, cada coisa a seu tempo.

Tenho de começar pelo clube de tiro porque e o único modo de aprender a manusear uma arma; não tenho nenhum caçador na família que me possa sequer dar umas luzes. Sem essa experiência seria impossível passar aquele teste pratico da PSP. Pelo que li aqui parece que as vezes ate ja exigem uma prova de tiro.

Quanto a parte teórica estou menos preocupado, porque me costumo safar bem em exames teóricos. E depois, toda a informação disponível neste fórum sempre vai ajudar. :msnm_com_br007-03:
 

DiogoAG

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 30, 2008
Mensagens
27
Gostos Recebidos
0
na psp aprendes a manusear as armas, pelo menos eu em leiria tve um bom instrutor da psp que nos ensinou a manusear bem as armas...
 

devotrio

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 14, 2008
Mensagens
68
Gostos Recebidos
0
Obrigado Mop 1966. Já estou um pouco mais clarificado. Ainda assim tenho mais questões. :Espi61:

. E se uma pessoa desejar ter uma arma não para caçar, mas para tiro desportivo (alvos, pratos, etc). Como funciona o processo? Ou e necessário sine qua non envolver a caça a mistura?

. E onde se adquire a experiência para passar os testes práticos na PSP? Para demonstrar que sei utilizar uma com segurança, tenho de primeiro aprender a fazê-lo-lo. Mas parece que os testes vem antes da obtenção da licença para uso e porte.

. E já agora, a nível de curiosidade, qual e a diferença entre uma carta de caçador e uma licença de caça?

Imagina a carta de caçador como a de condução....
E a licença de caça como o seguro de frota de todos os carros que conduzes em teu nome.
 
Topo