• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

TV samsung com linhas na parte inferior da imagem

rui.pp.rodrigues

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 13, 2007
Mensagens
21
Gostos Recebidos
0
Boas a todos,

Tenho esta TV samsung Modelo CB-5062A com este defeito, está com a imagem de meio para baixo com linhas a outra metade está perfeita. Após estar a trabalhar algum tempo tipo 10 Minutos fica com a imagem completamente boa.

Tive a analisar e tinha uma resist. R414 aberta que é de 150R (fica na zona do IC do vertical) quando a coloco queima logo, sem ela a tv ao fim dos 10 minutos fica com a imagem boa, como afirmei em cima.

De inicio tinha o transístor linhas e uma resist. que leva os 125V ao B+ queimados.

Não consigo arranjar o esquema para esta TV se alguém me poder arranjar o esquema ou dar uma dica do que possa estar a provocar esta situação agradeço.


Abraço,
Rui Rodrigues
 

remocon

GF Ouro
Entrou
Out 10, 2008
Mensagens
1,235
Gostos Recebidos
3
colega logo a tarde envio foto do esquema.

cumprimentos

remocon:right:
 

remocon

GF Ouro
Entrou
Out 10, 2008
Mensagens
1,235
Gostos Recebidos
3
colega a r414 não é do vertical mas sim do horizontal......sub o cond elec C418, 1mf 250V.

quanto ao problema que inf tem haver com o vertical sub os electroliticos do circuito e veja os potenciometros se estao limpos.. e por ultimo o IC vertical.

junto envio esquema do circuito em causa.

cumprimentos

remocon:right:
 

remocon

GF Ouro
Entrou
Out 10, 2008
Mensagens
1,235
Gostos Recebidos
3
colega junto envio entao o esquema do circuito em causa.

remocon:right:
 

rui.pp.rodrigues

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 13, 2007
Mensagens
21
Gostos Recebidos
0
Obrigado pela resposta.

Em relação ao C418 o valor que lá esta è 470mf 25V e já o tinha substituído e a r414 continua a queimar instantaneamente.

Em relação ao vertical subst. alguns cond. electr que estam ali a volta dele C414, C419, C307 e C855, mas continua igual, ja pos spray Philips nos potenciómetro, vou ter de mudar o IC.

Estou indignado é em relação a r414 rebentar sempre que meto la uma e sem ela no circuito ao fim de algum tempo a imagem fica boa sem linhas.

É possível o IC do vertical estar "marado" e ao fim de algum tempo trabalhar bem???

Obrigado mais uma vez,
Rui

colega a r414 não é do vertical mas sim do horizontal......sub o cond elec C418, 1mf 250V.

quanto ao problema que inf tem haver com o vertical sub os electroliticos do circuito e veja os potenciometros se estao limpos.. e por ultimo o IC vertical.

junto envio esquema do circuito em causa.

cumprimentos

remocon:right:
 

carlosvale

GF Platina
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,229
Gostos Recebidos
0
Boas amigo , normalmente quando tenho problemas semelhantes de resistências a queimar sem saber a possível causa , vejo se na saida dela esta em curto , mede se esta em passagem directa a massa , se tiver , é só seguir o circuito e ir desçoldando ate detectar qual é o componente que esta aberto!
 

rui.pp.rodrigues

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 13, 2007
Mensagens
21
Gostos Recebidos
0
Bom dia,

obrigado a todos,

vou analisar essa situação.

Só uma observação estou a colocar uma resistência de carvão em vez de uma cerâmica que era o que lá estava, ambas de 1W acho que não há problema, já estou por tudo.

Mais uma vez obrigado,
Rui
 
Última edição:

rui.pp.rodrigues

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 13, 2007
Mensagens
21
Gostos Recebidos
0
se não for pedir muito podia enviar o esquema um pouco mais legível, quando se faz zoom para se tentar perceber esta um pouco desfocado ou então podia me dizer quais os condensadores elect. que estão no circuito do vertical para confirmar se não me esta a escapar nenhum.

Muito obrigado, :espi28:
Rui

colega junto envio entao o esquema do circuito em causa.

remocon:right:
 
Última edição:

rui.pp.rodrigues

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 13, 2007
Mensagens
21
Gostos Recebidos
0
Boas,

o problema da resistência r414 queimar já esta resolvido era o c418.

Agora o problema das linhas continua mesmo com o ic AN5512 novo e os condensadores electr. ali a volta, ja estou com falta de ideias.

Poderá ser o transformador de linhas? ele de inicio estava com fugas perto da saída do cabo para o cinescopio, mas isso já esta resolvido com isolante.

Help

Obrigado,
Rui
 

rui.pp.rodrigues

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 13, 2007
Mensagens
21
Gostos Recebidos
0
Boas,

não ha ninguem que dê uma ajudinha...tambem ja mudei o diodo D302 e nada continua com as linhas na imagem.

help.
 

remocon

GF Ouro
Entrou
Out 10, 2008
Mensagens
1,235
Gostos Recebidos
3
colega o problema das linhas em cima... pode ser ou IC com defeito.. o diodo D302 com defeito... penso que o colega verf. a alimentaçao do IC ..24V e Sub o cond C414 de 1000mf 35v.

cumprimentos

remocon:right:
 

remocon

GF Ouro
Entrou
Out 10, 2008
Mensagens
1,235
Gostos Recebidos
3
colega sub tambem o c305 de 3300mf 25v e c306 de 2,2mf 50v

remocon:right:
 

rui.pp.rodrigues

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 13, 2007
Mensagens
21
Gostos Recebidos
0
Boas,

colega ja substitui o ic do vertical AN5512 e o diodo tambem verifiquei a alimentação e tambem substitui o C414 e ta na mesma.


colega o problema das linhas em cima... pode ser ou IC com defeito.. o diodo D302 com defeito... penso que o colega verf. a alimentaçao do IC ..24V e Sub o cond C414 de 1000mf 35v.

cumprimentos

remocon:right:
 

rui.pp.rodrigues

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 13, 2007
Mensagens
21
Gostos Recebidos
0
Boas,

colega tambem já substitui esses dois condensadores e nada, tou a desconfiar que seja o IC TDA 8362B só que este é um bocado caro para tar a arriscar, o que acha?

Cumprimentos,
Rui

colega sub tambem o c305 de 3300mf 25v e c306 de 2,2mf 50v

remocon:right:
 
Topo