• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

[Tutorial] Activar mapas no Tomtom com o Albert Easy Activator

gerson alves

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Jan 28, 2009
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
tomtom

ola tedioboy fico feliz em saber que vc esta disposto a ajudar o modelo do tal e xl 340s apos uma dessas atualizações free da tmtm ele da a sequinte mensagem impossivel usar esse mapa com este equipamento:brasil-144 estou no aguardo para dicas valeu... se preferir msn gersonlima_******@******.com
 
Última edição por um moderador:

Tedioboy

GF Ouro
Entrou
Ago 12, 2010
Mensagens
988
Gostos Recebidos
1
ola galera estou com pau apos atualizar meu gps tomtom xl iQ routes não reconhece mais o mapa do brasil alguem socorro!!!

Boas!
Com as informações que dás, é quase impossível tal ajuda...
Podes dizer o modelo do GPS (ou os dois primeiros dígitos do serial number) e o mapa em questão?
Já agora, diz o que fizeste ao certo para teres perdido tudo...

:espi28: Cumps e bom 2011.
 

JMAS

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Abr 11, 2008
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
tenno um tom tom 910 , falas no navcore (etapa 2) , o que é isso
 

quedalivre

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 3, 2011
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
ligas o tomtom ao pc e copias o conteudo para a raiz do cartão pelo menos foi assim que fiz e correu bem pelo menos no meu a pasta não tem o nome navecore mas pelas indicações que são dadas no tutorial é esse o conteudo se seguires tudo certinho como tá no tutorial não vais ter problema pelo menos comigo correu 5*
 

Tedioboy

GF Ouro
Entrou
Ago 12, 2010
Mensagens
988
Gostos Recebidos
1
Navcore

tenno um tom tom 910 , falas no navcore (etapa 2) , o que é isso

O Navcore é o sistema operativo do GPS, está para o GPS como o Windows está para o computador. É constituído por vários ficheiros que se encontram na raiz da memória/cartão do GPS e em algumas pastas.
Não precisas de te chatear com o Navcore se o GPS estiver a funcionar bem. Podes até pesquisar por actualizações grátis através do Tomtom HOME2.
Esse ponto 2 serve apenas para quem está a preparar um GPS de raiz ou um cartão de raiz, a partir do zero. Se o teu GPS está a funcionar bem, passa por cima desse passo.

:espi28: Cumps e bom 2011.
 

tiagopt2

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 9, 2011
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
Mais um utilizador feliz com o Tutorial:) A instalação foi um sucesso, e eu sou totalmente novo nestas andanças! É só para agradecer:espi28:
 

ruireis77

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2009
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
ola,precisava de uma ajuda tenho tomtom one e um outro go720.
em ambos instalei a navecore9.026.xxxxxagora tenho um problema nao consigo instalar os mapas pois nao precebo nada e nao sei o que fazer com albert easy
 

Tedioboy

GF Ouro
Entrou
Ago 12, 2010
Mensagens
988
Gostos Recebidos
1
ola,precisava de uma ajuda tenho tomtom one e um outro go720.
em ambos instalei a navecore9.026.xxxxxagora tenho um problema nao consigo instalar os mapas pois nao precebo nada e nao sei o que fazer com albert easy

Amigo, o problema está no Navcore, que é da versão 9.
Existe uma versão do Albert Easy Activator recente (já de 2011) que será eventualmente capaz de te resolver o problema da activação de Navcore versão 9.
Vou mandar-te Private Message com pormenores.

:espi28: Cumps e bom 2011.
 

tiagopt2

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 9, 2011
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
Boa tarde,
Estou com um problema a actualizar o GPS da minha namorada. No meu consegui sem problemas mas o dela não me deixa nem fazer uma cópia de segurança (diz que a versão do equipamento não permite fazer cópias de segurança) nem me deixa ver o mapa mais recente (só dá a opção de instalar mapa mais recente e actualizações trimestrais). No meu, quando aparecia essa opção, eu cancelava e apareciam diversas outras versões, podendo ver o número e versão de mapa. No dela não aparecem mais opções. Como poderei saber qual é a versão mais actual do mapa, que devo pesquisar? O equipamento é um One 3ª edição de 512 Mb (4N01.000) S/N: Y45*****
Obrigado pela ajuda
 

Tedioboy

GF Ouro
Entrou
Ago 12, 2010
Mensagens
988
Gostos Recebidos
1
Boa tarde,
Estou com um problema a actualizar o GPS da minha namorada. No meu consegui sem problemas mas o dela não me deixa nem fazer uma cópia de segurança (diz que a versão do equipamento não permite fazer cópias de segurança) nem me deixa ver o mapa mais recente (só dá a opção de instalar mapa mais recente e actualizações trimestrais). No meu, quando aparecia essa opção, eu cancelava e apareciam diversas outras versões, podendo ver o número e versão de mapa. No dela não aparecem mais opções. Como poderei saber qual é a versão mais actual do mapa, que devo pesquisar? O equipamento é um One 3ª edição de 512 Mb (4N01.000) S/N: Y45*****
Obrigado pela ajuda

Amigo, se te dá a opção de instalares o mapa mais recente (Iberia 860.3126), aceita essa opção, pois ele não ta obriga a comprar e vai acabar por te mostrar o «menu» dos mapas que poderás comprar. Ninguém é obrigado a comprar nada sem antes poder escolher o que quer. Desde que não pagues a encomenta e a canceles, nada te será cobrado sem tua autorização...
Quando se fala de «Cópia de Segurança», não é aquela feita pelo Tomtom HOME2. Basta-te ligar o GPS ao computador e copiar TODO o conteúdo da memória do GPS para uma pasta qualquer do teu computador, com a ajuda do Explorador do Windows, como se estivesses a copiar o conteúdo de uma pen para o PC. Vais ver que consegues desta forma e o GPS colabora...
Faz o seguinte:
1. Faz cópia de segurança do conteúdo do GPS (como expliquei acima).
2. Obtém o mapa Iberia 860.3126 na net (pelas regras do forum, não é permitido este tipo de informação aqui).
3. Apaga o conteúdo da pasta do mapa no GPS e põe lá dentro os ficheiros do novo mapa.
4. Cria o ficheiro Meta.txt com a info do mapa e coloca-o junto aos ficheiros do novo mapa, na mesma pasta.
5. Copia o Albert Activator para a raiz do GPS e executa-o a partir daí. Se usares o Windows Vista/Seven, executa-o como administrador, e desactiva o antivírus (que por vezes pensa que o Activator é um vírus).
6. Com o Activator, cria o ficheiro .meta.dct do mapa e «prepara» o TTSystem para os aceitar. Segue o tutorial do post #1 deste tópico.

Se surgirem dúvidas, volta aqui e expõe-as. Se as dificuldades não puderem ser postas aqui por causa das regras, contacta alguém por Private Message.

Boa sorte.
:espi28: Cumps.
 
Última edição:

tiagopt2

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 9, 2011
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
Muito Obrigado, Tedioboy,
Eu já tenho essa versão do Iberia, foi a que instalei no meu GPS. Mas como no dela não me deixava ver qual era a versão do mapa (mesmo aceitando, não dizia qual era a versão, ao contrário do meu). Assim, vou instalar a 860.3126.
Quando à cópia de segurança, assim é mais fácil! Vou fazer isso.
Uma vez mais obrigado, o teu trabalho tem-me ajudado imenso.
Abraço
 

Tedioboy

GF Ouro
Entrou
Ago 12, 2010
Mensagens
988
Gostos Recebidos
1
Muito Obrigado, Tedioboy,
Eu já tenho essa versão do Iberia, foi a que instalei no meu GPS. Mas como no dela não me deixava ver qual era a versão do mapa (mesmo aceitando, não dizia qual era a versão, ao contrário do meu). Assim, vou instalar a 860.3126.
Quando à cópia de segurança, assim é mais fácil! Vou fazer isso.
Uma vez mais obrigado, o teu trabalho tem-me ajudado imenso.
Abraço

Agora já ficaste a saber que o teu GPS «come» os mesmos mapas que o da tua namorada.
Quanto decidires actualizar um, actualizas o outro de igual forma.
Se tiveres contigo os dois GPS, basta-te copiar o conteúdo da pasta que preparaste com o mapa para o teu GPS para o outro GPS e usar apenas o activator para «mexer» no TTSystem.

Boa sorte!
:espi28: Cumps.
 

tiagopt2

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 9, 2011
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
Não consegui :Espi42:
Fiz tudo normalmente como tinha feito para o meu e parece ter sido tudo feito correctamente. Mas aparece "Nenhum mapa Localizado". Alguma sugestão?
 

Tedioboy

GF Ouro
Entrou
Ago 12, 2010
Mensagens
988
Gostos Recebidos
1
Não consegui :Espi42:
Fiz tudo normalmente como tinha feito para o meu e parece ter sido tudo feito correctamente. Mas aparece "Nenhum mapa Localizado". Alguma sugestão?

Boas!

Tenta estas duas alternativas:
A. Verifica se o nome da pasta do mapa não tem um espaço lá pelo meio ou se tem uma letra vogal com acento (tipo Ibéria, por exemplo).
B. Apaga a pasta do mapa no GPS da tua namorada e copia, simplesmente copia a pasta do mapa do teu GPS para o da tua namorada. Subentende-se, neste caso, que tens o TTSystem já apto pelo Albert...

Se nada disto resultar, contacta-me por Private Message para resolvermos isso de outra forma...

:espi28: Cumps.
 

tiagopt2

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 9, 2011
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
Para tentar a sugestão A: O mapa que tirei da net chama-se mesmo Iberia 860.3126. O mapa que ela tinha anteriormente chamava-se simplesmente Iberia. Deixei ficar o nome que o ficheiro trazia porque tinha visto que não se deve alterar. No meu GPS resultou assim, não entendo o que se passa no dela... Devo manter o nome Iberia 860.3126?
Outra coisa, o ficheiro meta deve estar dentro da pasta Iberia ou na raiz do aparelho? Esse passo não me lembro como fiz no meu...
 

tiagopt2

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 9, 2011
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
Tentei as 2 sugestões e não resultou... Na segunda opção, disse que aquele mapa não era suportado por aquele equipamento. Não sei porquê! Tentei com o do meu pai e deu, sem problemas, tal com o meu. Apenas com uma diferença! Ele tinha alerta dos radares fixos e depois desapareceram! Como se pode voltar a meter os alertas? Se o meu desse também gostava... Alguma sugestão?
 

Tedioboy

GF Ouro
Entrou
Ago 12, 2010
Mensagens
988
Gostos Recebidos
1
Tentei as 2 sugestões e não resultou... Na segunda opção, disse que aquele mapa não era suportado por aquele equipamento. Não sei porquê! Tentei com o do meu pai e deu, sem problemas, tal com o meu. Apenas com uma diferença! Ele tinha alerta dos radares fixos e depois desapareceram! Como se pode voltar a meter os alertas? Se o meu desse também gostava... Alguma sugestão?

Para tentar a sugestão A: O mapa que tirei da net chama-se mesmo Iberia 860.3126. O mapa que ela tinha anteriormente chamava-se simplesmente Iberia. Deixei ficar o nome que o ficheiro trazia porque tinha visto que não se deve alterar. No meu GPS resultou assim, não entendo o que se passa no dela... Devo manter o nome Iberia 860.3126?
Outra coisa, o ficheiro meta deve estar dentro da pasta Iberia ou na raiz do aparelho? Esse passo não me lembro como fiz no meu...

Amigo:
Se o mapa funciona no teu GPS, seja qual for o nome que a pasta tenha, é porque está bem configurado e também funcionará em qualquer outro GPS que use esse mapa! Por que estás preocupado com o nome dele ou o meta dele? Ele não está funcionante? Se funciona no teu, copia-o tal qual ele está para o outro GPS que ele funcionará também lá!
Caso esse mapa, tal como está, não funcionar no outro GPS, terás que usar o Easy Activator e crackar o TTSystem (é o último passo do tutorial, não precisas fazer mais nada!) para que te mostre os mapas, tal como o teu GPS tos mostra...
Não ligues a metas, nomes de pastas ou seja mais o que for. APENAS copia a pasta do mapa do teu GPS, tal como está, para o outro GPS, OK?
Já os radares, pelo que falas, acho que andaste a apagar coisas que não devias, e quase de certeza que nem te lembraste que deverias ter feito cópias de segurança antes... Se não apagaste nada, copia todos os ficheiros OV2 que contêm a info dos radares, na pasta do mapa, para o teu GPS, junto com os do mesmo nome BMP e OGG. Por vezes a estrutura é diferente, teremos que falar acerca disso em Private Message.

:espi28: Cumps.
 

tiagopt2

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 9, 2011
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
Em relação aos radares, eu tinha feito uma cópia de segurança. O que é estranho é que ao re-copiar os ficheiros de origem para o gps do meu pai, numa tentativa de recolocar os radares, o mapa foi recolocado mas a opção dos radares desapareceu. E os ficheiros OV2 continuam lá, na cópia de segurança. Juntamente com os dct e ver, que provavelmente serão a tal alteração de estrutura de que falas. Já tentei copiar todos esses ficheiros para a pasta do mapa, mas a opção radares desapareceu de vez
 
Topo